domingo, 31 de outubro de 2010

QUAL CRISE ?

7,5 milhões de euros para salários de 46 gestores
31 de Outubro, 2010
Frederico Pinheiro
Desde ajudas ao arrendamento de 55 mil euros ao aluguer de carros por 40 mil euros, há gastos para todos os gostos. Leia alguns exemplos

2009 ficou marcado pela recessão, mas nem por isso os gestores das companhias públicas de transporte, da EP - Estradas de Portugal e dos CTT, uma das maiores empresas do Estado, deixaram de usufruir de regalias.

Só no ano passado, os gastos (salários e despesas) com 46 administradores de nove companhias tuteladas pelo Estado - ANA, STCP, EP, CTT, REFER, CP, ML, CARRIS E TAP - ascenderam aos 7,46 milhões de euros, ou seja, uma média de 162,2 mil euros mensais por gestor, segundo cálculos do SOL baseados nas contas anuais das empresas. Contas feiras, os gestores receberam seis vezes mais do que os trabalhadores das suas empresas, que auferiram 28 mil euros anuais.

Os gastos da administração TAP, liderada por Fernando Pinto - que recebeu 420 mil euros anuais de salário-base - representam um terço do total (ver tabela): cada um dos seis elementos da administração representou uma despesa média de 412 mil euros.

A contribuir para este valor estiveram as ajudas ao arrendamento de habitação de quatro administradores, no valor de 55,4 mil euros. Os gestores da TAP gastaram igualmente cerca de 74 mil euros no renting de viaturas e em combustível.

40 mil euros pelo aluguer de um carro

Os CTT, a segunda no ranking das administrações que mais gastaram em 2009, distribuiu um prémio de gestão de 213,8 mil euros aos seus cinco administradores. O presidente, Estanislau Costa - que circula num veículo de 84 mil euros adquirido pela empresa em 2004 - pagou, no ano passado, 42,5 mil euros para alugar quatro automóveis para os seus colegas de conselho.

As quatro linhas do metropolitano de Lisboa parecem não ser suficientemente utilizadas pelos administradores da empresa, que bateram o recorde de gastos com o aluguer de carros. A antigo administração de Joaquim Reis - agora presidente da Parpública - despendeu 85 mil euros no renting de carros, entre os quais se contam 40,3 mil euros para a viatura do vogal Miguel Roquette, durante nove meses.

Antes de abandonar a empresa, Joaquim Reis decidiu deixar ao seu sucessor um carro novo no valor de 30 mil euros.

Também o presidente da Carris, José Silva Rodrigues gastou 4.142 euros em combustível, no espaço de um ano.

E os administradores da empresa pública com o maior passivo de todas (15,8 mil milhões de euros), a Estradas de Portugal, não se coibiram de gastar 48 mil euros no aluguer de carros e combustível.

Passivo duplica

A aparente fartura do dia-a-dia destes gestores contrasta com a situação das suas empresas. Nos últimos quatro anos, o passivo (ver gráfico) destas nove companhias mais do que duplicou, de 13,3 mil milhões de euros em 2006 para 31,1 mil milhões de euros no final de 2009.

Confrontado com estes números, o Governo pediu, na semana passada, um corte de 15% nos custos das empresas do sector empresarial do Estado. O SOL contactou as empresas de transporte para apurar os seus planos de poupança, mas todos disseram «não ser oportuno falar deste assunto neste momento».

frederico.pinheiro@sol.pt


10 Comentários



E que tal a ideia de privatisar tudo?.,e o estado financiar uma parte,para que os serviços dessas empresas não subam demasiado de prêço?.não é fácil até porque as empresas privadas só tem um objectivo,ganhar dinheiro.
londonuk
31.10.2010 - 19:12
Isto e so o que vem a publico e que se pode saber.
o maior castigo para esta vagabundagem era confiscar tudo o que tem e polos a ganhar o ordenado minimo durante 10 anos ou entao cadeia porque isto e roubar e saquear o pais.Agora todos tem que comer no pelo para estyes vagabundos continuarem a esbanjar a grande.pior ainda e que se dizem hobnestos e no direito de faze-lo.pouca vergonha,pedrada neles.
Paulo Almeida
31.10.2010 - 19:11
Se o Sr Teixeira quer 4,6% de déficit nas contas públicas para 2011, então que privatize os capitais destas empresas de sanguessugas do estado, e vai ver que teremos transportes de qualidade com custos competitivos...Estes Gestores "NOMEADOS"a única empresa que sabem por a render é a sua carteira.
ram
31.10.2010 - 19:01
Venha o FMI.E, já agora o 28 de Maio. Os Gatunos e sanguessugas do Regime Socialista têm de ser liquidados.Democracia? Uma mer.da.Primeiro o ajuste de contas e depois falemos de liberdade.Metam a pseudo-democracia no olho do cú.-
BIAFRA
31.10.2010 - 18:53
Mas afastem a invêja.
BIAFRA
31.10.2010 - 18:48
bonito,fantástico,extraordinário,escandaloso.Ponto de vista contrário.Se as empresas do estado ,ou com maioría estatal, quer têr bons gestôres tem que dár regalias iguais ás empresas privadas,agora é so escolhêr qual é a nossa opinião,mas que não é fácil não é.
Allentejo
31.10.2010 - 18:48
E DEPOIS

VÊM DIZER-NOS

QUE A CRISE É "IMPORTADA" !!!

E AINDA NÃO VI NENHUM DESTES "SUPER-GESTORES"

SER RESPONSABILIZADO

PELOS PREJUÍZOS E DÍVIDAS DESTAS EMPRESAS...

O INSTITUTO JURÍDICO DA REVERSÃO SÓ SE APLICA

AOS DONOS,GESTORES E GERENTES DAS P.M.E. !!!
Grundleon
31.10.2010 - 18:42
Depois o Teixeira dos Prantos ainda diz, que não sabe onde cortar mais.....
Filipa Mello
31.10.2010 - 18:37
Agora é que eu percebo porque é que o meu amigo J. .Administrador da TAP, deixou a mulher e foi viver com a secretária num apartamento alugado pela TAP...
chaparral
31.10.2010 - 18:31
aqui estão os obreiros da crise

PORTUGUES QUER COMPRAR UM CARRO

Estado – Muito bem. Faça o favor de escolher.

Contribuinte – Já escolhi. Tenho que pagar alguma coisa?

Estado – Sim. Imposto sobre Automóveis (ISV) e Imposto sobre o Valor
Acrescentado (IVA)

Contribuinte – Ah... Só isso.

Estado – ... e uma “coisinha” para o pôr a circular. O selo.

Contribuinte – Ah!..

Estado – ... e mais uma coisinha na gasolina necessária para que o
carro >> efectivamente circule. O ISP.

Contribuinte – Mas... sem gasolina eu não circulo.

Estado – Eu sei.

Contribuinte – ... Mas eu já pago para circular...

Estado – Claro!..

Contribuinte – Então... vai cobrar-me pelo valor da gasolina?
Estado – Também. Mas isso é o IVA. O ISP é outra coisa diferente.

Contribuinte – Diferente?!

Estado – Muito. O ISP é porque a gasolina existe.

Contribuinte – ... Porque existe?!

Estado – Há muitos milhões de anos os dinossauros e o carvão fizeram
petróleo. E você paga.

Contribuinte – ... Só isso?

Estado – Só. Mas não julgue que pode deixar o carro assim como quer.

Contribuinte – Como assim?!

Estado – Tem que pagar para o estacionar.

Contribuinte – ... Para o estacionar?

Estado – Exacto.

Contribuinte – Portanto, pago para andar e pago para estar parado?

Estado – Não. Se quiser mesmo andar com o carro precisa de pagar
seguro.

Contribuinte – Então pago para circular, pago para conseguir circular
e pago por estar parado.

Estado – Sim. Nós não estamos aqui para enganar ninguém. O carro é
novo?

Contribuinte – Novo?

Estado – É que se não for novo tem que pagar para vermos se ele está
em condições de andar por aí.

Contribuinte – Pago para você ver se pode cobrar?

Estado – Claro. Acha que isso é de borla? Só há mais uma coisinha…

Contribuinte – ...Mais uma coisinha?

Estado – Para circular em auto-estradas

Contribuinte – Mas... mas eu já pago imposto de circulação.

Estado – Pois. Mas esta é uma circulação diferente.

Contribuinte – ... Diferente?

Estado – Sim. Muito diferente. É só para quem quiser.

Contribuinte – Só mais isso?

Estado – Sim. Só mais isso.

Contribuinte – E acabou?

Estado – Sim. Depois de pagar os 25 euros, acabou.

Contribuinte – Quais 25 euros?!

Estado – Os 25 euros que custa pagar para andar nas auto-estradas.

Contribuinte – Mas não disse que as auto-estradas eram só para quem
quisesse?

Estado – Sim. Mas todos pagam os 25 euros.

Contribuinte – Quais 25 euros?

Estado – Os 25 euros é quanto custa o chip.

Contribuinte – ... Custa o quê?

Estado – Pagar o chip. Para poder pagar.

Contribuinte – Não perc...

Estado – Sim. Pagar custa 25 euros.

Contribuinte – Pagar custa 25 euros?

Estado – Sim. Paga 25 euros para pagar.

Contribuinte – Mas eu não vou circular nas auto-estradas.

Estado – Imagine que um dia quer…tem que pagar.

Contribuinte – Tenho que pagar para pagar porque um dia posso querer?

Estado – Exactamente. Você paga para pagar o que um dia pode querer.

Contribuinte – E se eu não quiser?

Estado – Paga multa.

ASSIM SE AFUNDA UM ESTADO

- Underground de reflexões sobre tudo e nada -

Domingo, Outubro 31, 2010

Assim se afunda um estado

Pensionistas milionários na Face Oculta

Arguidos recebem pensões da Caixa Geral de Aposentações. REN pagou, em seis anos, 3 milhões a Penedos. Paiva Nunes, da EDP, recebeu um milhão.
Vara ganhou 2 milhões.
São mais quantos é que funcionários públicos são outros, são forças armadas, polícia, médicos, enfermeiros, cantoneiros, administrativos e por aí fora, as regras é que são outras...
posted by Toupeira at