quarta-feira, 23 de julho de 2014

UE enfrenta dilema para ampliar sanções à Rússia após tragédia do MH17

Por BBC Brasil | - Atualizada às

 
s do MH17 foi m
Chefe de relações exteriores do bloco disse que nova lista de indivíduos e entidades russas a serem punidos sairá até quinta
BBC
Chanceleres da União Europeia debatem nesta terça-feira (22) em Bruxelas a adoção de mais sanções econômicas contra a Rússia por seu suposto papel em armar os rebeldes ucranianos, acusados por países ocidentais de terem causado a queda do voo MH17 da Malaysia Airlines com 298 pessoas a bordo, na semana passada.
Reuters
Teme-se que pistas em meio aos destroços estejam sendo danificadas ou perdidas

Ontem: Premiê britânico ameaça Putin com sanções setoriais por crise na Ucrânia
A chefe de relações exteriores do bloco, Catherine Ashton, disse que até quinta deverá ser produzida uma nova lista de indivíduos e entidades russas a serem punidos. Tanto os EUA como a UE têm imposto sanções à Rússia desde a anexação da Crimeia pela Rússia, em março, e a deterioração dos conflitos no leste da Ucrânia. 
Mas até o momento os europeus têm evitado sancionar setores inteiros da economia russa em reação à crise - a escolha tem sido banir viagens e congelar bens de indivíduos em vez de apertar o cerco contra o círculo próximo ao presidente Vladimir Putin. Tanto os EUA como a UE têm imposto sanções à Rússia desde a anexação da Crimeia pela Rússia, em março, e a deterioração dos conflitos no leste da Ucrânia.
A realidade é que, até o momento, a UE tem tido dificuldades em encontrar uma unidade em sua resposta à Rússia. Sanções exigem consenso, e os países europeus têm tido que se contentar em aplicar mínimo denominador comum entre eles.
Investigação: Especialistas holandeses analisam corpos do voo da Malásia
A Alemanha e a Itália, por exemplo, têm laços muito próximos com a Rússia: Roma, com sua economia fragilizada, é muito dependente da energia russa; Berlim tem 6 mil empresas que negociam com os russos - e muitos de seus empresários são abertamente contra sanções.
A França, por sua vez, vem resistindo à pressão contra a venda de dois porta-helicópteros Mistral à Rússia. E, só no mês passado, 400 marinheiros russos estiveram no porto francês de Saint-Nazaire para treinamento.
Impacto econômico
Eis o dilema: a UE entende que a vulnerabilidade da Rússia é a sua economia, que está à beira de uma recessão. Mas a zona do euro também está economicamente enfraquecida.
Investigação: Putin exige acesso de especialistas a local onde voo malaio caiu
A produção industrial alemã caiu durante três meses consecutivos (alguns economistas do país argumentam que a crise na Ucrânia já está tendo efeitos negativos sobre a economia da Alemanha). A França está estagnada. E autoridades reconhecem que, a não ser que os países europeus estejam dispostos a sofrer danos econômicos, sua punição às ações de Putin não terão grande convicção.
Agora, o tema ganha urgência por conta da tragédia do voo MH17. O premiê britânico, David Cameron, afirmou que "alguns no Ocidente, em vez de buscar uma solução, têm simplesmente esperado que o problema desapareça".
A malaia Siti Dina chora após ver o nome da filha na lista de passageiros a bordo do voo MH17 da Malaysia Airlines em aeroporto de Sepang, Malásia (18/07). Foto: Reute1/Domingo: Corpos resgatados do MH17 são colocados em trem, mas destino é incerto
Cameron, François Hollande (presidente da França) e Angela Merkel (chanceler alemã) falaram ao telefone e, segundo o governo britânico, "concordaram que a UE tem de rever sua abordagem à Rússia, e seus ministros de Relações Exteriores devem estar preparados para impor mais sanções aos russos".
O Reino Unido argumenta que as punições devem abranger o cículo próximo a Putin, mas alguns países propõem apenas acrescentar nomes à lista de 70 pessoas que já tiveram seus bens congelados na Europa.
Outros pedem um embargo financeiro, que tornasse mais difícil a empresas russas conseguir linhas de crédito, além de um veto à exportação de equipamentos militares à Rússia.
Os EUA certamente estão frustrados com o que veem como medidas europeias "mornas" contra Moscou. Mas a Europa tem muito mais acordos com a Rússia do que os EUA - ou seja, os países europeus têm mais a perder ante a deterioração dos laços com o Kremlim.
Quinta: Avião da Malásia cai na Ucrânia perto da fronteira russa
Putin
Mas as sanções americanas sobre os russos estão tendo impacto. Putin afirmou que as restrições têm levado a relação russo-americana a um "beco sem saída". Já Angela Merkel argumenta que é importante manter o diálogo com Putin e se opõe a um racha mais profundo entre Ocidente e Oriente.
Por isso, o mais provável é que novas sanções sejam graduais. Nos bastidores, há vozes poderosas advertindo contra a ideia de encurralar Putin - que nesta terça foi à TV dizer que a Rússia fará todo o possível para pôr fim ao conflito ucraniano.
Caberá aos chanceleres europeus tomar decisões difíceis: para manter sua própria credibilidade, eles deverão adotar medidas contra Moscou, mas ao mesmo tempo deixar a porta aberta para o diálogo.
Corpos das vítimas do avião malaio
Um trem com os restos mortais das vítimas do voo MH17 chegou nesta terça à cidade ucraniana de Kharkiv, fora do território controlado por rebeldes pró-Kremlim no leste da Ucrânia.
Dos 298: Equipes de emergência dizem ter achado 196 corpos do avião da Malásia
Países ocidentais alegam que há crescentes indícios de que esses rebeldes derrubaram o avião da Malaysia Airlines com um míssil fornecido pela Rússia, no momento em que o voo sobrevoava a região controlada por eles na quinta-feira passada, com 298 pessoas a bordo. A Rússia nega isso e responsabiliza o governo ucraniano pela queda do avião.
Agora, os corpos das vítimas serão levados de Kharkiv para a cidade de Eindhoven, na Holanda, na quarta-feira, disse o premiê holandês Mark Rutte. A maioria das vítimas era de nacionalidade holandesa.
Enquanto isso, monitores internacionais dizem que parte dos destroçoCodificada e danificada desde a primeira vez que os analisaram. Países que perderam cidadãos na tragédia, como Holanda, Austrália e Reino Unido, apontam que o local do desastre não está devidamente protegido, e pistas sobre a tragédia podem estar sendo perdidas ou destruídas.
Maiores parceiros comerciais da Rússia (em 2012):
UE - 267,5 bi de euros;
China - 64,1 bi de euros;
Ucrânia - 24,3 bi de euros;
Belarus - 24,1 bi de euros;
EUA - 18,9 bi de euros.
Leia tudo sobre: voo mh17europaputinrussiaueeuamalasia

Sem comentários: