terça-feira, 1 de junho de 2010

SNS paga mais à indústria que estados de outros países

Diabéticos vão pagar tiras-teste


A indústria farmacêutica cobra mais caro a Portugal as tiras-teste de medição da glicemia dos diabéticos do que a outros países europeus. Em breve, os doentes começarão a pagar estas tiras, que até aqui eram cedidas gratuitamente.

Por:Cristina Serra

Segundo o CM apurou, o Serviço Nacional de Saúde (SNS) paga aos laboratórios, em média, por 50 tiras, 23,46 euros (85% do preço final, correspondente à comparticipação). Outros países pagam menos: o Reino Unido paga à indústria 16,27 euros pelas 50 tiras, a Áustria, 15,46 euros, e a Hungria, 14,25 euros.

A indústria prepara-se para deixar de oferecer os dispositivos de medição da glicemia, depois de o Ministério da Saúde ter anunciado a redução em 10% do preço de venda ao público das tiras-teste. João Nabais, da Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal, estima um agravamento de casos de diabetes. "Haverá doentes que não irão controlar a diabetes para evitar a despesa e isso provoca o agravamento da doença". Há 900 mil diabéticos em Portugal.

Rui Ivo, da Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica, afirma ao CM que será "difícil suportar os custos depois da alteração das margens de lucro, que não existiam". As farmácias passam a ter margem de 20% e os grossistas têm um aumento de 4% para 8% de lucro.


COMENTÁRIO MAIS VOTADO


"tristesa de pais metadona e fornecida gratuitamente que nao ajuda praticamente ninguem.mas um bem necissario para contrular doenca e pago."

maria

Hoje, 9h22m

Sem comentários:

Enviar um comentário