segunda-feira, 23 de maio de 2011

DERROTA ESTRONDOSA P.S. ESPANHA

Espanha vira à direita

Inserido em 22-05-2011 23:12


Regionais e Municipais confirmam o pior resultado de sempre do PSOE, de Zapatero.

O Partido Popular (PP) é o grande vencedor das eleições regionais e municipais realizadas este domingo em Espanha. Pode falar-se numa verdadeira “onda azul” nestas eleições no país vizinho que, assim, vira à direita.

Zapatero reconhece a derrota, mas rejeita eleições antecipadas

O primeiro-ministro espanhol já reconheceu publicamente a derrota. José Luis Zapatero afirmou que o PSOE "perdeu claramente as eleições", com um "retrocesso muito amplo relativamente há quatro anos". Zapatero rejeitou, no entanto, qualquer cenário de antecipação das eleições legislativas previstas para Março de 2012.

Nas eleições municipais, o PP obtém 37,57% dos votos. O PSOE fica-se pelos 27,82%, a Esquerda Unida é a terceira força política com 6,33%.

Mariano Rajoy agradece resultado histório do PP nas regionais

Destaque ainda para o recorde de votos em branco: foram mais de meio milhão.

No que respeita às regionais, o Partido Popular também é o grande vencedor, só perdendo nas Astúrias e em Navarra. A coligação Bildu, que chegou a ser ilegalizada pelo Supremo Tribunal, acabou por ser a segunda força mais votada no País Basco.

Por cá, o líder do CDS-PP, Paulo Portas, considerou um "forte sinal de mudança" a vitória do PP espanhol, numa mensagem enviada ao líder daquele partido, Mariano Rajoy.

Este é o pior resultado de sempre do Partido Socialista Operário Espanhol em eleições municipais. O valor mais baixo que havia alcançado foi em 1995, quando se ficou pelos 30% dos

Sem comentários:

Enviar um comentário