sábado, 25 de junho de 2011

NÃO,NÃO FOI EM PORTUGAL

Egipto

Ex-ministro do Comércio condenado a 5 anos de prisão

por LusaHoje

O ex-ministro do Comércio e Indústria do Egito, Rachid Mohamed Rachid, foi condenado hoje à revelia a cinco anos de prisão por desvio de fundos públicos, noticiou a agência oficial egípcia Mena.

O tribunal penal do Cairo considerou Rachid culpado de desvio de fundos da Caixa de Desenvolvimento das Exportações. O antigo ministro, que é procurado pela Interpol, foi também condenado a pagar uma multa de mais de nove milhões de libras egípcias (mais de um milhão de euros). Rachid fugiu do país nos dias que se seguiram ao derrube do regime e o seu paradeiro é desconhecido. Em Fevereiro o ex-ministro deu uma entrevista à televisão Al-Arabiya nos Emirados Árabes Unidos e negou as acusações de que foi alvo.

Vários empresários e antigos responsáveis do regime de Hosni Mubarak, derrubado a 11 de Fevereiro por uma revolta popular, são alvo de inquéritos ou de processos por enriquecimento ilícito e corrupção. Também o ex-presidente e os seus dois filhos vão ser julgados, a partir de 03 de Agosto, por enriquecimento ilícito e pela sua responsabilidade na morte de centenas de manifestantes durante a revolta.

No início de Junho, o ex-ministro das Finanças, Yussef Boutros Ghali, também procurado pela Interpol, foi condenado à revelia a 30 anos de prisão por corrupção.

Sem comentários:

Enviar um comentário