terça-feira, 9 de agosto de 2011

Água da torneira pode ser perigosa
Hoje



Bactérias detectadas na água potável e em estações de tratamento de águas podem tornar outras bactérias mais perigosas resistentes a antibióticos.
O "Jornal de Notícias" escreve que um estudo nacional detectou bactérias ambientais resistentes a antibióticos na água da torneira. Por si só, aqueles organismos não são perigosos. Porém, podem transmitir essa resistência a bactérias nocivas, tornando-as igualmente imunes à medicação.
Para já, ainda não há motivo para alarme, mas, "dentro de algum tempo, as autoridades têm de começar a olhar para isto de outra forma", aconselha a responsável pelo estudo da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica no Porto, que detectou a presença das bactérias em água potável e estações de tratamento de águas.
As bactérias detectadas são de origem ambiental, ou seja, predominam sobretudo no ambiente e não são as que habitualmente se encontram em doenças infecciosas nos humanos. Contudo, estão longe de ser totalmente inofensivas. Em casos de debilidade imunitária podem provocar doenças. "Não sendo elas próprias um perigo para as pessoas, ao estarem presentes na água, podem ser uma fonte de transmissão de resistências a outros organismos, estes sim, perigosos para a saúde", explica a responsável.

Sem comentários:

Enviar um comentário