terça-feira, 20 de setembro de 2011

MADEIRA/CONTAS
Jardim quer saber valor da dívida perdoada às ex-colónias

por LusaHoje

O líder do PSD-Madeira desafiou esta segunda-feira o Estado português a divulgar o montante da dívida que perdoou às antigas colónias africanas que se tornaram independentes, desde o 25 de Abril.
"Desafio o Estado português a pôr cá fora, desde o 25 de Abril, qual foi o montante que perdoou de divida aos países africanos, que hoje são independentes, não são portugueses", afirmou o cabeça de lista social-democrata às eleições legislativas de outubro, esta noite.
"Temos que derrotar os poderes económicos, financeiros e políticos de Lisboa. Mostrar ao País que Lisboa pode ser derrotada democraticamente, dando uma lufada de esperança, que a maçonaria pode ser derrotada, não é o tal poder absoluto que tem Portugal na não", proclamou, ao discursar num jantar-comício na freguesia do Caniçal, concelho de Machico, que reuniu aproximadamente 1.300 pessoas.
Jardim disse que "os madeirenses querem saber desde 1975 que quantidade de dinheiro o Estado português deu a países estrangeiros e vão ver que quem anda de gatas é Portugal debaixo dos países africanos. Até agora com o acordo ortográfico que não serve para nada, e querem continuar a tratar a Madeira como colónia", que consideram "rebelde".
Salientou que "de todos os povos que tiveram de lidar com o povo português, os madeirenses foram os mais fiéis", garantindo: "Continuamos e queremos continuar a ser portugueses".
A polémica em torno da dívida da Madeira foi outro dos temas destacados pelo líder madeirense no discurso neste comício, mencionando que se fala desta situação regional sem mencionar o passivos das várias empresas públicas, do Metro do Porto, do BPN e das Estradas de Portugal.

Sem comentários:

Enviar um comentário