quinta-feira, 19 de julho de 2012

Lisboa

16º C

Em tempo de crise, ser fiador pode constituir factor risco, que pode levar ao sobreendividamento



Crédito: Já é terceira causa, a seguir ao desemprego e aos cortes

Fiadores caem no endividamento

Os fiadores já estão em terceiro lugar na lista dos mais sobreendividados, logo a seguir aos desempregados e aos que sofrem cortes salariais, segundo dados recolhidos pela Deco. Muitos dos fiadores sobreendividados são pais que garantiram os empréstimos dos filhos.

Por:Raquel Oliveira com agência

Dos 2648 processos de sobreendividamento que chegaram nos primeiros seis meses deste ano à associação de defesa dos consumidores, cerca de 14 por cento foram de pessoas que se tornaram fiadores de familiares ou de amigos, tomando sobre si a responsabilidade de pagar as dívidas destes em caso de incumprimento, e que agora estão também em situação de sobreendividamento.

"Assistimos todos os dias à degradação da vida económica das famílias. Estamos a atingir estados de pobreza incalculáveis, e isso é terrível, porque se estão a arrastar familiares, geralmente os pais, para essa situação", disse o secretário-geral da Deco, Jorge Morgado. O empobrecimento dos pais, muitos já reformados e que se vêem nanecessidade de ajudar os filhos, é um dos problemas com que o gabinete de apoio ao sobreendividado da Deco se tem deparado.

Para facilitar o atendimento das famílias com dificuldades em pagar créditos, a Deco criou um novo portal (www.gasdeco.net), que não só responde a um largo conjunto de questões como ainda permite aos interessados fazerem o pedido de intervenção on-line

Sem comentários:

Enviar um comentário