quinta-feira, 20 de dezembro de 2012


Posted: 19 Dec 2012 09:12 AM PST

Postado por Brandon Taylor
Correspondente no Reino Unido


Cerca de 900 mil britânicos foram infectados desde o verão (do Hemisfério Norte) com o norovírus, doença que provoca crises de vômitos, informa o site do jornal britânico Daily Mail. Os casos de pessoas infectadas atingiram os índices mais altos em cinco anos, o que levou a alguns hospitais a proibirem visitas para evitar que a doença se espalhe ainda mais.

Segundo o Daily Mail, apenas na semana passada, 100 mil adultos e crianças eram afetados pelo norovírus, 83% a mais do que o registrado na mesma época do ano passado. De acordo com o departamento de saúde britânico, 2.398 leitos de hospital estão sendo utilizados por pacientes de norovírus, o que representa uma a cada 50 camas disponíveis. O vírus é conhecido em inglês como winter vomiting bug (vírus de vômitos do inverno).


Para piorar a situação, cerca de 5 mil funcionários do sistema nacional de saúde britânico (de um universo de 1,4 milhão) têm faltado ao trabalho diariamente em decorrência da doença. Em novembro, 128.800 dias de trabalho foram perdidos por funcionários que estavam doentes, informa o Daily Mail.

Os sintomas do norovírus incluem vômito, diarreia, dores de cabeça e febres. Geralmente, a os sintomas acabam por se resolver sem o auxílio de remédios em poucos dias. Contudo, o vírus pode ser perigoso para idosos e pessoas com outras condições de saúde grave. Segundo o Daily Mail, acredita-se que 80 mortes tenham sido causadas este ano pelo norovírus no Reino Unido.

O vírus pode ser transmitido através da ingestão de alimentos crus manipulados por mãos infectadas, por isso se recomenda lavar as mãos frequentemente para evitar o contágio.

Fonte: http://noticias.terra.com.br e Daily Telegraph

Sem comentários:

Enviar um comentário