quinta-feira, 20 de dezembro de 2012
PORTUGAL O PAIS MAIS OBERVADOR DO MUNDO
Observatório do medicamentos
e dos produtos da saúde
Observatório nacional de
saúde
Observatório português dos sistemas de saúde
Observatório da doença e morbilidade
Observatório vida
Observatório do ordenamento do território
Observatório do comércio
Observatório da imigração
Observatório para os assuntos da família
Observatório permanente da juventude
Observatório nacional da droga e toxicodependência
Observatório europeu da droga e toxicodependência
Observatório geopolítico das drogas
Observatório do ambiente
Observatório das ciências e tecnologias
Observatório do turismo
Observatório para a igualdade de oportunidades
Observatório da imprensa
Observatório das ciências e do ensino superior
Observatório dos estudantes do ensino superior
Observatório da comunicação
Observatório das actividades culturais
Observatório local da Guarda
Observatório de inserção profissional
Observatório do emprego e formação profissional
Observatório nacional dos recursos humanos
Observatório regional de Leiria
Observatório sub-regional da Batalha
Observatório permanente do ensino secundário
Observatório permanente da justiça
Observatório estatístico de Oeiras
Observatório da criação de empresas
Observatório do emprego em Portugal
Observatório português para o desemprego
Observatório Mcom
Observatório têxtil
Observatório da neologia do português
Observatório de segurança
Observatório do desenvolvimento do Alentejo
Observatório de cheias
Observatório das secas
Observatório da sociedade de informação
Observatório da inovação e conhecimento
Observatório da qualidade dos serviços de informação e conhecimento
Observatório das regiões em reestruturação
Observatório das artes e tradições
Observatório de festas e património
Observatório dos apoios educativos
Observatório da globalização
Observatório do endividamento dos consumidores
Observatório do sul Europeu
Observatório europeu das relações profissionais
Observatório transfronteiriço Espanha-Portugal
Observatório europeu do racismo e xenofobia
Observatório para as crenças religiosas
Observatório dos territórios rurais
Observatório dos mercados agrícolas
Observatório dos mercados rurais
Observatório virtual da astrofísica
Observatório nacional dos sistemas multimunicipais e municipais
Observatório da segurança rodoviária
Observatório das prisões portuguesas
Observatório nacional dos diabetes
Observatório de políticas de educação e de contextos educativos
Observatório ibérico do acompanhamento do problema da degradação dos povoamentos de sobreiro e azinheira
Observatório estatístico
Observatório dos tarifários e das telecomunicações
Observatório da natureza
Observatório qualidade
Observatório quantidade
Observatório da literatura e da literacia
Observatório nacional para o analfabetismo e iliteracia
Observatório da inteligência económica
Observatório para a integração de pessoas com deficiência
Observatório da competitividade e qualidade de vida
Observatório nacional das profissões de desporto
Observatório das ciências do 1º ciclo
Observatório das ciências do 2º ciclo
Observatório nacional da dança
Observatório da língua portuguesa
Observatório de entradas na vida activa
Observatório europeu do sul
Observatório de biologia e sociedade
Observatório sobre o racismo e intolerância
Observatório permanente das organizações escolares
Observatório médico
Observatório solar e heliosférico
Observatório do sistema de aviação civil
Observatório da cidadania
Observatório da segurança nas profissões
Observatório da comunicação local
Observatório jornalismo electrónico e multimédia
Observatório urbano do eixo atlântico
Observatório robótico
Observatório permanente da segurança do Porto
Observatório do fogo
Observatório da comunicação (Obercom)
Observatório da qualidade do ar
Observatório do centro de pensamento de política internacional
Observatório ambiental de teledetecção atmosférica e comunicações aeroespaciais Observatório europeu das PME
Observatório da restauração
Observatório de Timor Leste
Observatório de reumatologia
Observatório da censura
Observatório do design
Observatório da economia mundial
Observatório do mercado de arroz
Observatório da DGV
Observatório de neologismos do português europeu
Observatório para a educação sexual
Observatório para a reabilitação urbana
Observatório para a gestão de áreas protegidas
Observatório europeu da sismologia
Observatório nacional das doenças reumáticas
Observatório da caça
Observatório da habitação
Observatório Alzheimer
Observatório magnético de Coimbra
Observatório português dos sistemas de saúde
Observatório da doença e morbilidade
Observatório vida
Observatório do ordenamento do território
Observatório do comércio
Observatório da imigração
Observatório para os assuntos da família
Observatório permanente da juventude
Observatório nacional da droga e toxicodependência
Observatório europeu da droga e toxicodependência
Observatório geopolítico das drogas
Observatório do ambiente
Observatório das ciências e tecnologias
Observatório do turismo
Observatório para a igualdade de oportunidades
Observatório da imprensa
Observatório das ciências e do ensino superior
Observatório dos estudantes do ensino superior
Observatório da comunicação
Observatório das actividades culturais
Observatório local da Guarda
Observatório de inserção profissional
Observatório do emprego e formação profissional
Observatório nacional dos recursos humanos
Observatório regional de Leiria
Observatório sub-regional da Batalha
Observatório permanente do ensino secundário
Observatório permanente da justiça
Observatório estatístico de Oeiras
Observatório da criação de empresas
Observatório do emprego em Portugal
Observatório português para o desemprego
Observatório Mcom
Observatório têxtil
Observatório da neologia do português
Observatório de segurança
Observatório do desenvolvimento do Alentejo
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Observatório das secas
Observatório da sociedade de informação
Observatório da inovação e conhecimento
Observatório da qualidade dos serviços de informação e conhecimento
Observatório das regiões em reestruturação
Observatório das artes e tradições
Observatório de festas e património
Observatório dos apoios educativos
Observatório da globalização
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Observatório europeu do racismo e xenofobia
Observatório para as crenças religiosas
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Observatório dos mercados agrícolas
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Observatório nacional dos sistemas multimunicipais e municipais
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Observatório ibérico do acompanhamento do problema da degradação dos povoamentos de sobreiro e azinheira
Observatório estatístico
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Observatório nacional para o analfabetismo e iliteracia
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Observatório ambiental de teledetecção atmosférica e comunicações aeroespaciais Observatório europeu das PME
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Observatório da economia mundial
Observatório do mercado de arroz
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Observatório para a reabilitação urbana
Observatório para a gestão de áreas protegidas
Observatório europeu da sismologia
Observatório nacional das doenças reumáticas
Observatório da caça
Observatório da habitação
Observatório Alzheimer
Observatório magnético de Coimbra
Como rentabilizar um negócio ruinoso? Escolha bem o sócio!!
Posted: 14 Aug 2012 02:57 AM PDT
Temos que concluir que: Melhor negócio do que investir num projecto rentável é investir num negócio ruinoso mas em parceria com os otários do estado. Não acredita? Então veja a lista que se segue e indigne-se...
Algumas "compras" ruinosas, para o estado, foram
travadas... outras foram e serão levadas a cabo.
AEROPORTO DE BEJA
Em novembro de 2010, um relatório da auditoria do Tribunal
de Contas (TC) divulgou que o encargo público com aquele que foi apelidado de
"aeroporto low cost" pelo ex-ministro das Obras Públicas Mário Lino já
é de quase €35,4 milhões, mais €1,3 milhões do que os €34,1 milhões previstos
em 2006. O secretário de Estado das Obras Públicas, Paulo Campos, contrapõe que
"o investimento público realizado para a abertura daquela pista foi de
cerca de €30 milhões (cerca de 10% inferior ao previsto), encontrando-se a obra
já finalizada". O relatório do TC avança que "será necessário
despender mais €39 milhões (total de €74 milhões) para operacionalizar o
aeroporto" e "dar cobertura a défices de exploração" da Empresa
de Desenvolvimento do Aeroporto de Beja (EDAB) até 2015. Expresso
O estado paga os prejuízos e
oferece o negócio ruinoso à ANA /estado
"Jorge Pulido Valente, que é acionista e preside à
assembleia geral da EDAB, mostrou-se preocupado “com o facto de a EDAB estar
sem dinheiro para pagar os salários dos funcionários e assegurar as despesas
correntes”. Os acionistas minoritários defendem que, “terá que ser o
Estado”, enquanto acionista maioritário, “a assumir o pagamento dos salários
dos funcionários e as despesas correntes” da empresa.“Não faz sentido serem
os outros acionistas, que não o Estado, a entrar com capital” para pagar os
salários dos funcionários e as despesas correntes da EDAB, disse Jorge Pulido
Valente." fonte
Não resultou?? Que pena... o estado compra a sucata
e o prejuízo!!!
AUTOESTRADAS
Nove das 25 autoestradas eram dispensáveis. Apresentam um
Tráfego Médio Diário (TMD) inferior a 10 mil unidades. Este é o critério
internacional utilizado para avaliar a necessidade de uma autoestrada.
Consultando os dados do INIR - Instituto das Infraestruturas Rodoviárias (março
de 2010) concluiu-se que quase um terço da rede (700 km) não cumpre o
critério do tráfego. A A6 (Marateca-Elvas-Fronteira) e a A13
(Almeirim-Marateca) são as que têm um TMD mais reduzido. Nos últimos troços da
A6 circulam pouco mais de 2000 veículos por dia. A média é de 4947. A A13 (80 km) só se justifica em agosto. Nos restantes
meses do ano, o TMD é reduzido em toda a extensão. A média é de 3359. Numa
análise por troços, verifica-se que o valor mínimo está na A10 (Bucelas-Benavente).
No último troço, o TMD é inferior a 1900 veículos. No conjunto, a média é de
6428. E, todavia, tem três faixas em cada sentido.
Os estudos são claros, 9 das estradas não
são úteis nem rentáveis. Adivinhem quem vai pagar o que falta
para que sejam rentáveis? Mesmo nas que obtenham lucro o estado comprometeu-se
a pagar, aos privados, um lucro fixo, esses lucros garantidos negociados a
favor dos privados rondam os 14%. Quem inventou um negócio destes merecia o
prémio Nobel, aliás 2 prémios... Da traição contra o estado que
representa, e o prémio Nobel do Chico Esperto que sabe muito bem lixar os
inocentes, que não têm quem os represente ou defenda - o Zé Povinho.
Mais uma vez os governos negociaram de forma a
que o estado fique com o risco e o prejuízo, e os privados fiquem
apenas com o "ouro".
Há ainda que realçar que este estudo foi realizado em 2011
e que actualmente o quadro é ainda mais negro, pois devido ao empobrecimento
dos portugueses, as estradas estão
a perder cada vez mais utentes.
PORTUGAL LOGÍSTICO
Durante 2011, o secretário de Estado dos Transportes,
Correia da Fonseca, deverá reavaliar os projetos de logística lançados pela
equipa ministerial anterior. Essa rede nacional - designada Portugal Logístico
- tinha programado a construção de 13 plataformas logísticas, de norte a sul.
Mas, tal como foram projetadas, essas plataformas estão sobredimensionadas para
o volume de trocas que existe no sector logístico e o que se espera agora é que
o Governo apresente uma nova versão mais adaptada à realidade do país. As duas
maiores plataformas são as do Poceirão (gerida pela sociedade LogZ - Atlantic
Hub, liderada pelos brasileiros da Odebrecht em associação
com a Mota-Engil) e de Castanheira do Ribatejo (a Logisticspark Lisboa,
liderada pelo grupo espanhol Abertis). O Banco Europeu de Investimento (BEI)
ficou de disponibilizar cerca de €60 milhões para o Poceirão.
METRO DO MONDEGO
Metro do Mondego é um projeto que aguarda a luz do dia há
mais de 30 anos. Uma avaliação recente aponta para um custo de €450 milhões,
repartido pelas três autarquias (que terão de assegurar 40% das verbas, ou
seja, €180 milhões). Este valor é considerado pelo Governo como excessivo para
a situação financeira atual do Estado. Este projeto foi integrado na Rede
Ferroviária Nacional (Refer) e agora aguarda-se uma nova redução do
investimento total, devido ao recurso a soluções menos onerosas.
Conhecida como
o albergue de Boys
METRO SUL DO TEJO
Temos que concluir que : Melhor negócio do
que investir num projecto rentável é investir num negócio ruinoso mas
em parceria com os otários do estado.
Depois de o Governo ter procedido à recente extinção do
Gabinete do Metro Sul do Tejo e de ter passado as respetivas competências
para a Autoridade Metropolitana de Transportes de Lisboa, juntamente com a
Rede Ferroviária Nacional (Refer), quer proceder agora à reavaliação do
contrato de concessão do MST. O seu plano de expansão terá de ser analisado à
luz das regras de racionalidade financeira e ponderado entre os ministérios das
Obras Públicas e das Finanças. Mesmo assim, o Governo procedeu recentemente ao
pagamento de indemnizações compensatórias que estavam pendentes e que, no
segundo semestre de 2010, chegaram a colocar em risco a manutenção dos seus
serviços.
Em termos de encargos para as gerações futuras, o Metro
Sul do Tejo é "porventura o projeto mais grave neste momento", afirma Carlos
Moreno, juiz jubilado do Tribunal de Contas "O Estado aceitou
projeções de tráfego completamente irrealistas, ao validar e acordar com a concessionária
um tráfego de 80 mil passageiros diários. A realidade veio demonstrar que o
tráfego efetivo não ia além de 35 mil passageiros. Este surrealista erro de
previsão está a custar aos contribuintes cerca de €8 milhões anuais, com
tendência para crescer nos próximos anos", acrescenta. Expresso
"A concessão do Metro Sul do Tejo vai ser renegociada
em 2011. Conforme previa o contrato de concessão estabelecido entre o Estado
e o agrupamento privado liderado pelo grupo Barraqueiro, as duas partes
deveriam reavaliar o negócio caso as receitas previstas não fossem atingidas ao
fim dos primeiros três anos de operação desta PPP - Parceria Público-Privada.
Um cenário que se concretizou." fonte
Ou seja mais uma vez negoceiam de forma a que o estado
fique com o lixo, se desse lucro certamente teriam retirado o estado do
negócio, mas como foi um fracasso, oferecem ao estado??? Onde é que é permitido
negociar desta forma? na Etiópia? E apenas quando o lesado é analfabeto?
"O valor total das responsabilidades do Estado
aproximar-se-á dos 500 milhões de euros, quando contabilizados os encargos
com o défice de tráfego nos próximos 20 anos (140 milhões), os investimentos na
rede (283 milhões) e no material circulante (55 milhões) e ainda as
compensações por todos os investimentos de capital e juros de suprimento
efectuados pelo privado, cujo montante a concessionária não
revelou."
De acordo com o TC, «se se constatar que durante os
três anos civis completos o volume de tráfego não atingiu, em cada um desses
anos, o limite mínimo da banda de tráfego de referência, a concessionária terá
o direito de exigir que seja resgatada a concessão».
Este é exactamente o cenário actual. «Com efeito», lê-se
no relatório, «verificou-se que o tráfego real em 2009 e em 2010 representou
28,1% e 33,2% do limite mínimo da banda de tráfego de referência. O mesmo
sucede com as previsões da concessionária para 2011, que prevêem um tráfego de
36,3% do limite mínimo da banda de tráfego».
O Governo tem de finalizar, até Fevereiro, a renegociação
que ainda não começou sequer. «Ainda não fomos contactados sequer, por estranho
que pareça», refere o administrador do grupo Barraqueiro.
O secretário de Estado dos Transportes, Sérgio Silva
Monteiro, disse ao SOL que uma comissão de renegociação está a trabalhar no
dossier. «É objectivo do Governo terminar o processo de renegociação ainda este
ano», respondeu o governante, por escrito. O secretário de Estado admite que um
dos pontos centrais da renegociação será «reduzir os encargo que recaem sobre
todos os contribuintes». Uma visão partilhada por José Luís Brandão, da
Barraqueiro.
Para isso deverá ser reduzida a banda de tráfego de referência
– 80 mil passageiros diários –, pois o Estado paga 7,5 milhões por ano
em indemnizações compensatórias devido à diferença entre este tráfego estimado
e tráfego real. Um aumento dos preços será inevitável. Por outro lado,
tal como disse em entrevista ao SOL, publicada em Julho, Brandão converge com o
Governo na necessidade de se cortar nas frequências e acabar com o transporte a
partir das 22 horas, «pois há pouca gente a andar e quem anda não paga». Fonte
7,5 milhões ao ano, garantidos ao privado...
mais um negócio interessante para os contribuintes!
SATU OEIRAS
Depois de a Câmara Municipal de Oeiras se ter
mostrado disponível para assumir a totalidade do SATU - continua por
definir o futuro da estrutura acionista da empresa, que é detida a 51% pela
autarquia e a 49% pela Teixeira Duarte. Em causa está o prejuízo de
€17,3 milhões que a ligação entre a estação ferroviária de Paço de Arcos e o
centro comercial Oeiras Parque tem acumulado e que tem sido suportado pelo
parceiro privado desde o início da exploração, em 2004. "A razão dos resultados
negativos deve-se, essencialmente, ao facto de o atual trajeto, construído e em
exploração ter apenas 1,2 km,
quando o sistema tem por objetivo um trajeto final de cerca de 11 km, que é a ligação de
Paço de Arcos ao Cacém, ligando as duas linhas ferroviárias (Lisboa-Cascais/
Lisboa-Sintra)", explica Miguel Costa, presidente do conselho de
administração da empresa. Expresso
"Na reunião da
Assembleia Municipal foram apreciadas três propostas sobre a empresa municipal
SATU(O), anteriormente aprovadas pela Câmara. A empresa SATU(O) é uma sociedade
em que a Câmara tem 51% do capital e a Teixeira Duarte (TD) tem, apenas,
49%. Em contrapartida a TD tem dois administradores e a Câmara, apenas,
um. Convém referir que as decisões são tomadas, por maioria de dois terços do
Conselho de Administração (CA), ou seja as deliberações da empresa estão
nas mãos da TD.
(Logo aqui os privados a serem
priviligiados, se o estado detem o maior capital, porque razão são os privados
a ter mais administradores com peso nas decisões a tomar? POIS...)
Sobre a situação financeira o Bloco de
Esquerda apresentou as seguintes questões:
- Já se acumularam 15 milhões de euros de
prejuízos até ao final do primeiro semestre de 2009;
- Em 2009 as receitas diminuíram 3% (em
2006 já tinham diminuído 50 %);
- Em 2009 as despesas aumentaram 4 %
(em 2007 já tinham aumentado 17 %);
- O SATU(O) custa 10 mil euros por dia, com as receitas já
incluídas.Relativamente ao Pessoal informou o seguinte:
- O presidente do (CA) recebe, desde 2007, 50 mil euros por ano;
- No primeiro semestre de 2009 foram pagos ao
presidente do CA e aos quatro trabalhadores do SATU(O) prémios e incentivos em
valor superior a 10 mil euros.
No que diz respeito a Suprimentos e Dívidas à
TD, o Bloco de Esquerda prestou as seguintes afirmações:
- Estão 1 milhão e 850 mil euros por pagar à
TD registados como dívidas a terceiros (dívidas de médio e longo prazo);
- Em 2009 foram transferidos mais de 2
milhões de euros à TD para equilíbrio das contas de 2008 e 2009;
- Em 2009 estão 830 mil euros em dívida à TD
e registados como dívidas a terceiros (dívidas de curto prazo);
- Em 2009 estão 62 mil euros em dívida à TD e
registados como dívidas a fornecedores.
A TD exige 21 milhões de euros pela
construção da primeira fase, relativo a prestações acessórias – valor
estipulado pela própria TD – e que diz respeito a obras de construção, valor
esse que nunca foi avaliado em termos de mercado.
Em 2010 está previsto que sejam gastos 4
milhões e 700 mil euros em material circulante.
São precisos mais 37 milhões e 600 mil euros,
a preços de 2004, para construir a segunda fase. Este valor, a preços actuais, será
superior a 60 milhões de euros.
É de notar que a SATU(O) não gera dinheiro
porque os passageiros são raros.
A TD é o sócio que apresenta facturas
sem cálculos e que cobra juros a uma taxa de 7,7%, taxa esta superior à do
mercado. Ou seja a TD, além de parceiro da Câmara, é o banco que financia a
empresa.
Conclui o Bloco de Esquerda que a empresa
SATU(O), com 2 milhões de euros de capital e com tantos milhões de euros de
prejuízos e de dívidas, está em falência técnica.
Porque é que esta empresa é um fiasco?
Os motivos são os seguintes:
- Em Oeiras não há plano de mobilidade que
permitisse concluir que aquele meio de transporte teria passageiros;
- Não houve estudo de viabilidade económica
que garantisse o retorno financeiro do investimento;
- Tem graves problema técnicos, facto
confirmado em todos os Relatórios de Gestão nos quais se afirma que, no ano
seguinte, resolver-se-ão os problemas de alguns componentes fundamentais;
- O facto de ser um elevador só cria
dificuldades (deveria ser um veículo eléctrico tal como acontece com o metro do
Porto ou o metro da margem sul).
Como se resolve o problema?
Só há uma solução. Transforma-se o Conselho
de Administração em
Comissão Liquidatária e encerra-se a empresa SATU(O).
Assim se acaba com a utilização para este fim
das receitas do IMI, IMT, imposto sobre veículos e aqueles “brindes” que os
cidadãos e as cidadãs oferecem quando pagam a factura da água. FONTE
10 estádios
"Os estádios do Euro 2004 são o caso mais dramático.
Foram, desde o início, uma ideia abstrusa - pensar em construir 10
estádios de raiz - e estão a arruinar as respetivas câmaras
municipais", afirma o economista João César das Neves. Em alguns destes
estádios "o volume de receitas geradas é claramente insuficiente para
fazer face às despesas de exploração e manutenção e, por isso, os municípios
envolvidos têm necessidade de recorrer a avultados meios financeiros para
responder aos défices de exploração", acrescenta Carlos Moreno.
"O economista Augusto Mateus voltou no final da semana
passada a defender a demolição de cinco dos estádios do Euro 2004: Braga,
Aveiro, Coimbra, Leiria e Faro/Loulé. De acordo com o antigo ministro da
Economia, estes cinco estádios são um luxo demasiado caro para estas cidades,
sobretudo porque o seu estado normal é vazio. Ao todo, são mais de 13 milhões
de euros que seis autarquias pagam, anualmente, à banca pela amortização e
juros das dívidas contraídas pela construção dos estádios.
“A construção dos estádios foi uma precipitação, uma opção pelo
presente. Estes projectos foram derrotados, não têm viabilidade”, explicou
Mateus ao DN. fonte
Portugal campeão das PPP
Segundo as contas de Carlos Moreno, em finais de 2009,
tomando por referência o volume dos empréstimos, Portugal, com €1,559 mil
milhões, tinha já contratado três vezes mais PPP do que a França e 23 vezes mais
do que a Itália. É, assim, o país com maior percentagem de PPP em relação
ao Produto Interno Bruto (PIB) e ao Orçamento do Estado.
Há um ano, estimava-se que os encargos com as PPP em
execução, a pagar pelas gerações futuras, superasse os €48 mil
milhões. "Se a estes se somassem encargos com projetos de PPP previstos e
decididos lançar, aquele montante ultrapassaria os €50 mil milhões. E no
período de 10 anos, de 2013/14 a 2023/24, representariam um encargo médio
anual de mais de €1600 milhões", estima Carlos Moreno.
Durante mais de 10 anos, adianta Carlos Moreno, as PPP
foram decididas e negociadas sem legislação específica que impusesse,
por exemplo, uma adequada partilha dos riscos.
"Assistiu-se ao lançamento de projetos PPP sem avaliação nem justificação
prévias das respetivas vantagens para o erário público, em relação à
opção tradicional de financiamento direto. As SCUT foram lançadas sem qualquer
avaliação preliminar do respetivo custo-benefício", exemplifica. expresso
O centro de estágios do Olival
Em Vila Nova de Gaia, o
centro de estágios tem cinco campos de futebol, bancada para duas mil pessoas,
ginásio e centro de imprensa. A Câmara de Gaia pagou 1,5 milhões de euros
pelos terrenos e em 2004
a Inspecção Geral de Finanças revelou numa fiscalização que
a autarquia de Luís Filipe Menezes tinha pago a totalidade dos custos do centro
de treinos: 16 milhões de euros. O FC Porto, que desde 2002 usa o espaço,
conseguiu assegurar o direito de superfície dos terrenos por 50 anos e paga
apenas uma renda mensal de 500 euros, revela o ‘Negócios'. CM
Estádio do Leixões e do Leça
O negócio ainda não se concretizou, mas
só o facto de saber que é permitido pensar sequer "investir" dinheiro
público de forma claramente ruinosa, já é preocupante e um sintoma
dos políticos que temos. É urgente denunciar para se poder colocar um
travão naqueles que compram toda a sucata falida com o
dinheiro dos impostos dos portugueses, e vendem o "ouro" por
uma bagatela...
Câmara de Matosinhos pretendia
comprar 2 estádios de futebol por cerca de 6 milhões de
euros.
As intenções foram travadas pelo TC mas o autarca que gere
o dinheiro dos cidadãos, deixou bem claro as suas intenções quanto ao
destino que pretendia dar a 6 milhões de euros dos contribuintes, com o único
intuito de favorecer clubes de futebol.
"Narciso Miranda, vereador independente na Câmara
Municipal de Matosinhos, apelidou de “imoral, chocante e uma afronta aos
pobres” a intenção da autarquia de comprar os estádios de futebol do Leixões e
Leça. O presidente da Câmara de Matosinhos Guilherme Pinto (PS) anunciou a
intenção de municipalizar os dois estádios penhorados por dívidas
fiscais. Só o estádio do Leixões, penhorado pelas Finanças por uma
dívida total de 209.700 euros de IRC e de IRS, foi colocado à venda em hasta
pública por 3,02 milhões de euros, enquanto o Leça deve mais
de 5 milhões de euros às Finanças, à Segurança Social e a outros
credores. O principal é o BPN, que detém a penhora do estádio.
“Há fome em Matosinhos e esta decisão é uma afronta a quem
vive mal, aos desempregados, e um insulto aos novos pobres. É imoral e
chocante. A compra dos estádios não obedece a nenhuma estratégia, não resulta
de nenhuma política de desporto, apenas a uma decisão avulsa
sustentada em interesses e promiscuidade nas relações entre politica, futebol,
construção civil." fonte
"O estádio do Leça, cujo negócio tem contornos que
precisam de ser muito bem esclarecidos, vejamos: o Leça tem uma dívida ao BPN
garantida por uma hipoteca. Esta dívida é considerada pelo BPN como incobrável
e por isso transferida para uma empresa, a Parvalorem, criada justamente para absorver
os créditos tóxicos do BPN. O que faz a Câmara de Matosinhos? Propõe-se pagar,
pelo estádio, à Parvalorem o que eles próprios consideram incobrável. Isto é, o
Estado, entenda-se, Governo, considera a dívida incobrável e o Estado,
entenda-se Câmara de Matosinhos, paga essa dívida ou pelo menos parte dela.
Quem entende isto? Em nome de quê?"
A Câmara desculpa-se com a crise para
- reduzir despesa com os apoios aos Bombeiros.
- reduzir na segurança do concelho
- Não paga aos seus fornecedores, pondo em causa
empresas e postos de trabalho
mas a crise dissipa-se quando o assunto é futebol,
uma actividade muito interessante mas que está longe de poder ser considerada
prioritária.
A câmara pretende ainda vender o Parque de
Campismo de Angeiras, alegando que não está vocacionada para a gestão de
Parques de Campismo, nem tem dinheiro para efectuar investimentos no Parque.
Não está vocacionada para gerir Parques de Campismo mas
está vocacionada para gerir estádios de futebol? Não pode investir no parque
mas já pode investir nos estádios? Fonte
Festas delirantes
3,5
milhões de euros gastos com os “250 anos” em Oeiras. São prova da
loucura despesista que grassou no Executivo de 2005/2009, com a conivência do
Partido Socialista. Isaltino Morais permite o despesismo como o SATUO, o
COMBUS, o Centro de Congressos, a 2.ª fase do Parque dos Poetas são sinónimo, mais
do que desnorte, de uma loucura financeira, para não dizer de
irresponsabilidade. Lança-se o SATUO EM (2050 FICA PARA O POVO) sem haver um
estudo de tráfego; lança-se o COMBUS sem um estudo de tráfego; constrói-se o
Centro de Congressos e só um ano depois se avança para o estudo de viabilidade
económica e financeira. Hoje o SATUO é buraco que todos conhecemos, o COMBUS
está a ser desactivado, o Centro de Congressos tem futuro incerto quanto à
viabilidade e a 2.ª fase do Parque dos Poetas é uma das grandes hipotecas do
futuro. De fora deste panorama megalómano e sombrio não poderiam ficar os
“outsourcing” cada vez mais recorrentes para satisfação de necessidades que
poderiam ser satisfeitas pelos meios humanos, técnicos e materiais da CMO,
nomeadamente a manutenção dos espaços verdes, verdadeiro sorvedouro de
dinheiros públicos. fonte
s
Cavaco assegura reformas no mesmo valor em janeiro ao adiar para fevereiro os cortes nas pensões
Autor: João Miguel Ribeiro |
Quinta-feira, 20 Dezembro 2012 13:41 |
O Presidente da República, ao não promulgar o Orçamento de Estado, garante que os pensionistas vão receber, em janeiro, o mesmo valor que este mês. Todas as medidas que penalizam as reformas só poderão ser aplicadas em fevereiro, mas depois haverá lugar a correções. |
Suspeitas de fraude no SNS levam PJ a deter dois médicos, um delegado e um farmacêutico
Autor: João Miguel Ribeiro |
Quinta-feira, 20 Dezembro 2012 15:31 |
Um suposto esquema de fraude esteve na origem da detenção, pela Polícia Judiciária, de dois médicos, um delegado de propaganda médica e um farmacêutico. Na base da operação “Remédio Santo” esteve a “emissão de receituário falso” para posterior exportação de medicamentos |
ONDE CORTAR??? NAO FALTA.
Boys de Passos Coelho, salvos da crise. Governo decide quem morre de fome, e quem se salva.
Passos Coelho já escolheu quem sobrevive!! |
Cortes? Só se for no teu salário.
Impressionante!! os motoristas, licenciados com o diploma "carta de condução" ganham mais que um engenheiro ou um médico, nos dias que correm... É assim no nosso Portugalzinho, o valor das pessoas mede-se pela cunha, não pelo conhecimento ou pela competência.
Função - Nome - Idade - Nomeação - Vencimento €
- Chf, Gabinete - Francisco Ribeiro de Menezes - 46 anos - 06-08-2011 − 4.592,43
- Assessor - Carlos Henrique Pinheiro Chaves - 60 anos - 21-06-2011 − 3.653,81
- Assessor - Pedro Afonso A, Amaral e Almeida - 38 anos - 18-07-2011 − 3.653,81
- Assessor - Paulo João L, Rêgo Vizeu Pinheiro - 48 anos - 11-07-2011 − 3.653,81
- Assessor - Rudolfo Manuel Trigoso Rebelo - 48 anos - 21-06-2011 − 3.653,81
- Assessor - Rui Carlos Baptista Ferreira - 47 anos - 21-06-2011 − 3.653,81
- Assessora - Eva Maria Dias de Brito Cabral - 54 anos - 12-10-2011 − 3.653,81
- Assessor - Miguel Ferreira Morgado - 37 anos - 21-06-2011 − 3.653,81
- Assessor - Carlos A Sá Carneiro Malheiro - 38 anos - 01-12-2011 − 3.653,81
- Assessora − Marta Maria N, Pereira de Sousa − 34 anos − 21-06-2011 − 3.653,81
- Assessor − Bruno V de Castro Ramos Maçaes − 37 anos − 01-07-2011 − 3.653,81
- Adjunta − Mafalda Gama Lopes Roque Martins − 35 anos − 01-07-2011 − 3.287,08
- Adjunto − Carlos Alberto Raheb Lopes Pires − 38 anos − 21-06-2011 − 3.287,08
- Adjunto − João Carlos A Rego Montenegro − 34 anos − 21-06-2011 − 3.287,08
- Adjunta − Cristina Maria Cerqueira Pucarinho − 46 anos − 23-08-2011 − 3.287,08
- Adjunta − Paula Cristina Cordeiro Pereira − 41 anos − 22-08-2011 − 3.287,08
- Adjunto − Vasco Lourenço C P Goulart Ávila − 47 anos − 21-11-2011 − 3.287,08
- Adjunta − Carla Sofia Botelho Lucas − 28 anos − 25-01-2012 − 3.287,08
- Técnica Especialista − Bernardo Maria S Matos Amaral − 38 anos − 07-09-2011 − 3.287,08
- Técnica Especialista − Teresa Paula Vicente de Figueiredo Duarte − 44 anos − 21-07-2011 − 3.653,81
- Técnica Especialista − Elsa Maria da Palma Francisco − 40 anos − 16-01-2012 − 3.653,81
- Técnica Especialista − Maria Teresa Goulão de Matos Ferreira − 49 anos − 18-07-2012 − 3.653,81
- Secretária pessoal − Maria Helena Conceição Santos Alves − 54 anos − 18-07-2011 − 1.882,76
- Secretária pessoal − Inês Rute Carvalho Araújo − 46 anos − 18-07-2011 − 1.882,76
- Secretária pessoal − Ana Clara S Oliveira − 38 anos − 13-07-2011 − 1.882,76
- Secretária pessoal − Maria de Fátima M L Hipólito Samouqueiro − 47 anos − 21-06-2011 − 1.882,76
- Secretária pessoal − Maria Dulce Leal Gonçalves − 52 anos − 01-07-2011 − 1.882,76
- Secretária pessoal − Maria M, Brak-Lamy Paiva Raposo − 59 anos − 13-07-2011 − 1.882,76
- Secretária pessoal − Margarida Maria A A Silva Neves Ferro − 53 anos − 21-06-2011 − 1.882,76
- Secretária pessoal − Maria Conceição C N Leite Pinto − 51 anos − 21-06-2011 − 1.882,76
- Secretária pessoal − Maria Fernanda T C Peleias de Carvalho − 45 anos − 01-08-2011 − 1.882,76
- Secretária pessoal − Maria Rosa E Ramalhete Silva Bailão − 58 anos − 01-09-2011 − 1.882,76
- Coordenadora − Luísa Maria Ferreira Guerreiro − 48 anos − 01-01-2012 − 1.506,20
- téc, administrativo − Alberto do Nascimento Cabral − 59 anos − 01-01-2012 − 1.506,20
- téc, administrativo − Ana Paula Costa Oliveira da Silva − 42 anos − 01-01-2012 − 1.506,20
- téc, administrativo − Elisa Maria Almeida Guedes − 47 anos − 01-01-2012 − 1.500,00
- téc, administrativo − Isaura Conceição A Lopes de Sousa − 59 anos − 01-01-2012 − 1.506,20
- téc, administrativo − José Manuel Perú Éfe − 60 anos − 01-01-2012 − 1.506,20
- téc, administrativo − Liliana de Brito − 50 anos − 01-01-2012 − 1.500,00
- téc, administrativo − Maria de Lourdes Gonçalves Ferreira Alves − 61 anos − 01-01-2012 − 1.506,20
- téc, administrativo − Maria Fernanda Esteves Ferreira − 57 anos − 01-01-2012 − 1.506,20
- téc, administrativo − Maria Fernanda da Piedade Vieira − 61 anos − 01-01-2012 − 1.506,20
- téc, administrativo − Maria Umbelina Gregório Fernandes Barroso − 47 anos − 01-01-2012 − 1.500,00
- téc, administrativo − Zulmira Jesus G Simão Santos Velosa − 47 anos − 01-01-2012 − 1.506,20
- téc, administrativo − Artur Vieira Gomes − 53 anos − 01-01-2012 − 1.600,15
- téc, administrativo − Benilde Rodrigues Loureiro da Silva − 58 anos − 01-01-2012 − 975,52
- Apoio Auxiliar − Fernando Manuel da Silva − 68 anos − 01-01-2012 − 975,52
- Apoio Auxiliar − Francisco José Madaleno Coradinho − 45 anos − 01-01-2012 − 1.472,82
- Apoio Auxiliar − Joaquim Carlos da Silva Batista − 57 anos − 01-01-2012 − 975,52
- Apoio Auxiliar − José Augusto Morais − 51 anos − 01-01-2012 − 975,52
- Apoio Auxiliar − Maria Lurdes da Silva Barbosa Pinto − 58 anos − 01-01-2012 − 975,52
- Apoio Auxiliar − Maria de Lurdes Camilo Silva − 65 anos − 01-01-2012 − 975,52
- Apoio Auxiliar − Maria Júlia R Gonçalves Ribeiro − 58 anos − 01-01-2012 − 975,52
- Apoio Auxiliar − Maria Natália Figueiredo − 64 anos − 01-01-2012 − 975,52
- Apoio Auxiliar − Maria Rosa de Jesus Gonçalves − 58 anos − 01-01-2012 − 975,52
- Motorista − António Francisco Guerra − 52 anos − 01-01-2012 − 1.848,53
- Motorista − António Augusto Nunes Meireles − 61 anos − 01-01-2012 − 2.028,28
- Motorista − António José Pereira − 48 anos − 01-01-2012 − 1.848,53
- Motorista − Arnaldo de Oliveira Ferreira − 49 anos − 01-01-2012 − 1.848,53
- Motorista − Jaime Manuel Valadas Matias − 52 anos − 01-01-2012 − 1.848,53
- Motorista − Jorge Henrique S Teixeira Cunha − 52 anos − 01-01-2012 − 1.848,53
- Motorista − Jorge Martins Morais − 46 anos − 01-01-2012 − 1.848,53
- Motorista − José Hermínio Frutuoso − 53 anos − 01-01-2012 − 1.848,53
- Motorista − Nuno Miguel R Martins Cardoso − 37 anos − 01-01-2012 − 1.848,53
- Motorista − Paulo Jorge Pinheiro da Cruz Barra − 40 anos − 01-01-2012 − 1.848,53
- Motorista − Rui Miguel Pedro da Silva Machado − 42 anos − 01-01-2012 − 1.848,53
- Motorista − Vitor Manuel G Marques Ferreira − 42 anos − 01-01-2012 − 1.848,53 .Fonte
01 Chefe de Gabinete
10 Acessores
07 Adjuntos
04 Técnicos Especialistas
10 Secretárias Pessoais
01 Coordenadora
13 Técnicos Administrativos
09 Apoio Auxiliar
12 Motoristas
Total − 67
Total/Mês − 149.486,76 €
Mas...
- A CULPA É DA MERKEL QUE GERIU CRIMINOSAMENTE OS IMPOSTOS DOS PORTUGUESES
- A CULPA É DA MERKEL QUE INVENTOU O BPN
- A CULPA É DA MERKEL QUE ACEITOU OS CONTRATOS RUINOSOS DAS PPP
- A CULPA É DA MERKEL QUE "DOOU" O EMPRÉSTIMO DA TROIKA À BANCA
- A CULPA É DA MERKEL QUE ELEGE CORRUPTOS E CRIMINOSOS PARA GOVERNAR PORTUGAL
- A CULPA É DA MERKEL QUE EMPRESTOU DINHEIRO PARA OS CORRUPTOS TAPAREM OS BURACOS DA CORRUPÇÃO E MÁ GESTÃO
- A CULPA É DA MERKEL QUE DÁ ORDENS CLARAS AO GOVERNO PARA NÃO CORTAR NOS LUXOS E CORTAR NOS POBRES
Só para inglês ver, Passos coelho cortou nos ministérios, "Os 10 ministérios do Governo reduzido de Passos Coelho",
fingindo que era um ministro poupado, no entanto a demagogia ficou
bem visível quando ele acabou por gastar muito mais do que o que
poupou, em novos gabinetes e nos boys que insiste em semear por todo o
país
ARTIGO COMPLETO: http://apodrecetuga.blogspot.com/2012/12/boys-de-passos-coelho-salvos-da-crise.html#ixzz2Fajge1Gs
Mulheres colhidas pelo Alfa Pendular em zona de difícil acesso pedonal |
Autor: António Henriques |
Quinta-feira, 20 Dezembro 2012 10:49 |
Há novos dados sobre a morte das duas mulheres, colhidas pelo Alfa Pendular, perto da estação de comboio de Alverca. Segundo o Correio da Manhã, não eram mãe e filha, ao contrário das informações divulgadas ontem. Por outro lado, o Público refere que as duas mulheres, de 30 e 13 anos de idade, circulavam numa zona de “acesso pedonal quase impossível”. |
Posted:
19 Dec 2012 04:55 PM PST
O Paragould Daily Press relata que a polícia e o prefeito local planejam lançar uma estratégia de fiscalização para 2013 em uma nova lei que envolve equipar todos os oficiais da SWAT com armaduras, instruindo a polícia para carregar seus rifles AR-15 em todos os lugares, e exigindo que todos os cidadãos se submetam a verifica ID quando andar em público. Cidadãos em Paragould em breve estarão vivendo em condições semelhantes às do Afeganistão se essas políticas não sejam revertidas. Altas taxas de crime são utilizadas pelos funcionários para justificar a Lei Marcial Fonte: Silver Underground |
Posted:
19 Dec 2012 09:12 AM PST
Correspondente no Reino Unido Cerca de 900 mil britânicos foram infectados desde o verão (do Hemisfério Norte) com o norovírus, doença que provoca crises de vômitos, informa o site do jornal britânico Daily Mail. Os casos de pessoas infectadas atingiram os índices mais altos em cinco anos, o que levou a alguns hospitais a proibirem visitas para evitar que a doença se espalhe ainda mais. Segundo o Daily Mail, apenas na semana passada, 100 mil adultos e crianças eram afetados pelo norovírus, 83% a mais do que o registrado na mesma época do ano passado. De acordo com o departamento de saúde britânico, 2.398 leitos de hospital estão sendo utilizados por pacientes de norovírus, o que representa uma a cada 50 camas disponíveis. O vírus é conhecido em inglês como winter vomiting bug (vírus de vômitos do inverno). Para piorar a situação, cerca de 5 mil funcionários do sistema nacional de saúde britânico (de um universo de 1,4 milhão) têm faltado ao trabalho diariamente em decorrência da doença. Em novembro, 128.800 dias de trabalho foram perdidos por funcionários que estavam doentes, informa o Daily Mail. Os sintomas do norovírus incluem vômito, diarreia, dores de cabeça e febres. Geralmente, a os sintomas acabam por se resolver sem o auxílio de remédios em poucos dias. Contudo, o vírus pode ser perigoso para idosos e pessoas com outras condições de saúde grave. Segundo o Daily Mail, acredita-se que 80 mortes tenham sido causadas este ano pelo norovírus no Reino Unido. O vírus pode ser transmitido através da ingestão de alimentos crus manipulados por mãos infectadas, por isso se recomenda lavar as mãos frequentemente para evitar o contágio. Fonte: http://noticias.terra.com.br e Daily Telegraph |