quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Igreja Matriz de Santiago do Cacém em risco de fechar

22-08-2013 9:39
Edifício, que é monumento nacional e propriedade do Ministério das Finanças, necessita de obras urgentes de conservação.   

 0




Comentar0
Imprimir Enviar por E-mail
Fonte Aumentar Letra Diminuir Letra
A Igreja Matriz de Santiago do Cacém corre o risco de encerrar, caso não sejam feitas obras de recuperação.

Trata-se de uma das mais importantes igrejas do património religioso do Alentejo.

O director do departamento do património Histórico e Artístico da Diocese de Beja, afirma que a única maneira de resolver os problemas do monumento passa por sensibilizar a sociedade civil.

“É um monumento nacional e propriedade do Ministério das Finanças, mas isto não tem obstado a que no decurso dos últimos anos tenham, surgido problemas de conversação – há problemas nas coberturas, portas e noutros sectores do edifício”, disse à Renascença José António Falcão.

Para chamar a atenção para o problema vai ser promovida uma Noite de Fado. No concerto participam um conjunto de artistas que vão interpretar fados de inspiração religiosa e espiritual. “Um pretexto para abrirmos as portas desta magnífica Igreja e de sensibilizarmos a comunidade local e as pessoas que vem de fora”.

O responsável do departamento do património histórico de Beja lembra ainda que nos últimos anos “infelizmente”, as igrejas do Alentejo litoral tem sido alvo de algumas investidas, sobretudo, no domínio do vandalismo.

Sem comentários:

Enviar um comentário