Posted:
17 Dec 2013 12:12 PM PST
É uma das maiores empresas de trabalho temporário. Empresas deste grupo
trabalham para a ZON, Nokia Solutions and Networks e até para o Banco de
Portugal.
As alegações são feitas por vários pessoas a trabalhar para várias empresas, sob um total anonimato, pois as chefias avisaram para este assunto ficar “escondido” até 15 de Janeiro. A Reditus, contactada pelo Tugaleaks, afirmou que não comenta a situação. O Natal pode ser mais “pobre” para muitos dos empregados deste grupo empresarial que tem várias empresas a trabalhar até para o Banco de Portugal. Alguns trabalhadores foram contactados na passada sexta-feira para serem informados de que não iriam receber o subsídio de Natal conforme estava previsto até ao dia 15 de Dezembro.
Callcenter Reditus em Évoram – ano 2011 – foto Callcenter
Magazine
De acordo com uma das nossas fontes, foram designadas determinadas pessoas da empresa, para serem “portadoras de más notícias” que lêem ao trabalhador da empresa de trabalho temporário um script de onde se podem destacar os seguintes informações para justificar estas medidas: “são medidas impostas pela troika”, “não temos liquidez suficiente” e “o cliente onde você está não nos pagou ainda este mês”. O Tugaleaks contactou a ZON, onde alguns trabalhadores estão sem receber os subsídios, que não comentou a situação até ao momento. Quando as pessoas que já sabiam da situação são informadas, é-lhes dito algo como isto:
O seu colega não tinha nada que lhe dar essa
informação, isso demonstra falta de carácter e de formação, mas não se preocupe
que isso será comunicado ao superior dele. A senhora trabalha para uma empresa e
não tem nada a ver com o que se passa aqui connosco. O que fazemos ao dinheiro
da empresa não lhe diz respeito, Você só tem de se preocupar em
trabalhar.
Quando o trabalhador apresenta alguma discordância, o discurso passa a ser
outro:Mas já que faz tanta questão, posso-lhe dizer que a estratégia da administração tem sido comprar muitas empresas em pouco tempo e por isso as entidades bancárias com quem trabalhamos neste momento não nos concedem crédito, crédito esse que iríamos usar para pagar os subsídios, pois estão elas próprias sujeitas a testes de stress pela troika. se quer culpar alguem culpe os bancos e a troika
Você prefere ter prendas e não pagar contas? É que, neste momento, ou nós
temos dinheiro para vos pagar o salário no final de Dezembro ou para vos pagar o
subsídio de Natal hoje. Optámos obviamente, por pagar o salário de Dezembro,
pois é essa a nossa prioridade e pagaremos o subsídio de Natal até dia 15 de
Janeiro, quando houver liquidez”.
Embora sem comentários da empresa Reditus, o Tugaleaks sabe que isto acontece
apenas em algumas empresas. A ZON e a NSN são apenas algumas das
empresas com subsídio em atraso, mas por exemplo na EDP que tem
trabalhadores pela Reditus no callcenter de Seia o subsídio foi recebido a tempo
e horas.Há também a informação de que hoje começaram algumas pessoas a receber o subsídio, fruto provavelmente da pressão, mas ainda há algumas pessoas sem receberem, estimando-se em algumas centenas de trabalhadores. De acordo com o Artigo 263º do Código do Trabalho, “[o] trabalhador tem direito a subsídio de Natal de valor igual a um mês de retribuição, que deve ser pago até 15 de Dezembro de cada ano”. O mesmo documento afirma ainda que “[c]onstitui contra-ordenação muito grave a violação do disposto neste artigo”. |
Posted:
17 Dec 2013 04:12 AM PST
Há anos que muitos deles trabalham para a EDP. Na realidade, têm um vínculo
laboral precário, fazem horas ilegais e
mentem aos clientes, tudo em nome da EDP.
Onze da manhã, em frente à sede da EDP no Marquês de Pombal. O aparato policial era pouco, e do outro lado da estrada os manifestantes faziam barulho e diziam “porquê, porquê, não somos EDP”. A resposta nunca chega. São trabalhadores, alguns com formação superior e alguns acima dos 30 anos. A sua função é atender chamadas nos callcenters da EDP em Lisboa e Seia. O seu ordenado em Lisboa ronda os 600EUR e em Seia os 485EUR. A disparidade entre os salários não se entende, mas sempre foi assim. São a voz da EDP, são o conforto do cliente quando liga por causa de uma avaria, são as pessoas que resolvem problemas de contratos que magicamente mudam para o mercado liberalizado sem assinaturas e são precários. Trabalhadores que até mentem para a EDPAlguns contadores da EDP estão a contar mais electricidade do que deviam.. É uma situação recorrente com alguns contadores que a EDP adquiriu.Esta situação é bem conhecida nos callcenters da EDP, mas os trabalhadores estão instruídos para não revelaram aos clientes esta situação. Em vez disso, efectuam consumos por estimativa durante alguns meses na esperança dos clientes se “esquecerem” das reclamações. Fonte oficial da EDP informou ao Tugaleaks que “a concentração de hoje [ontem] junto à sede da EDP tem como participantes colaboradores de um prestador de serviços da empresa, pelo que a EDP não fará qualquer comentário sobre o assunto”. Fotos e vídeos da manifestação |
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