Os refrigerantes aumentam o risco de diabetes por 22%
Outros estudos realizados nos EUA já tinham verificado que as pessoas que ingerem uma bebida açucarada por dia aumentam em 25% o seu risco de desenvolvimento de diabetes do tipo 2.
Agora investigadores do London’s Imperial College estudaram o consumo de refrigerantes de 28.000 europeus para ver se o efeito era o mesmo deste lado do oceano atlântico – e é.
Os investigadores compararam 12.000 europeus com diabetes do tipo 2 com 16.000 europeus saudáveis e descobriram que a ingestão de apenas uma bebida de 336 ml com açúcar – o tamanho normal de um refrigerante na Europa – aumentou em 22% o risco de vir a desenvolver a doença.
A Dra. Dora Romaguera, autora do estudo, afirmou:
Dado o aumento do consumo de bebidas açucaradas na Europa, devem
ser transmitidas à população mensagens claras dos efeitos prejudiciais para a
saúde dessas bebidas.
Esta investigação também encontrou uma ligação entre a ingestão
de bebidas com adoçantes artificiais e a diabetes tipo 2. Mas essa correlação
desapareceu quando os investigadores tiverem em conta o peso corporal dos
participantes.Os autores concluíram que essa ligação provavelmente foi causada pelo fato das pessoas com excesso de peso que tinham mais probabilidades de desenvolver diabetes do tipo 2 também tinham maiores probabilidades de consumir bebidas com adoçantes artificiais.
O estudo verificou também que o consumo de fruta pura e néctar não está significativamente associado à diabetes.
Os investigadores analisaram o consumo de refrigerantes de residentes no UK, Alemanha, Dinamarca, Itália, Espanha, Suécia, França, Itália e da Holanda que estavam a participar num estudo maior sobre o cancro e a nutrição.
Fonte: http://www.medicalobserver.com.au/news/one-daily-soft-drink-increases-diabetes-risk-by-22
Sem comentários:
Enviar um comentário