Makro propõe rescisão a todos os funcionários
Negócios
07/03/12, 01:05
Com o objetivo de racionalizar os recursos humanos, a Makro Portugal propôs, ontem, a rescisão amigável a todos os colaboradores, reservando-se o direito de não aceitar todos os casos. A empresa tem, em Portugal, 1500 efetivos espalhados por 11 lojas.
O objetivo não é descontinuar a operação, de acordo com uma nota de imprensa, mas "racionalizar e reduzir o número de efetivos da sua força laboral".
A empresa acrescenta, na mesma nota, que precisa de "custos mais baixos e maior eficiência operacional", considerando que estes atributos são essenciais para "garantir a competitividade necessária no mercado atual".
Na nota oficial, o retalhista afirma que deu ontem a conhecer "a todos os seus funcionários, a oportunidade de rescindir ou reduzir os seus contratos de trabalho com a empresa em acordo mútuo, beneficiando das condições mais favoráveis agora oferecidas". Fontes do setor falam no pagamento de 1,5 salários por ano de efetividade.
No comunicado, não se fala da estratégia que será desenhada depois deste "emagrecimento", algo que já tinha sido tentado no ano passado, e com uma redução mínima de 100 efetivos.
Globalmente, a empresa pretende adaptar-se "aos novos desafios do cenário económico", onde é assumida uma redução drástica do consumo das famílias e das empresas.
A forma de ultrapassar a situação conjuntural difícil passa pela eficiência. A empresa refere, na mesma nota, que tem feito investimentos nesse sentido, com novos serviços, novas tecnologias e novos modelos operacionais de negócio.
Os resultados foram ganhos de eficiência e aumento dos níveis de produtividade que terão de chegar a valores standard internacionais.
A empresa relembra que tem "um enfoque claro e objetivo no futuro", para além de que quer "garantir um crescimento sustentável do seu negócio".
O grupo Metro
O grupo Metro alcançou, em 2011, uma faturação de 67 mil milhões de euros, com 280 mil funcionários e a operar com mais de 2100 lojas, em 33 países. No grupo estão a Metro/Makro e os hipermercados Real, Media Markt e Saturn.
O mundo Makro
A Makro, integrada no grupo Metro Cash & Carry, como divisão de vendas, tem cerca de 700 lojas grossistas em livre serviço em 30 países. Com mais de 100 mil colaboradores em todo o mundo, fez vendas de 31 mil milhões de euros em 2011
O objetivo não é descontinuar a operação, de acordo com uma nota de imprensa, mas "racionalizar e reduzir o número de efetivos da sua força laboral".
A empresa acrescenta, na mesma nota, que precisa de "custos mais baixos e maior eficiência operacional", considerando que estes atributos são essenciais para "garantir a competitividade necessária no mercado atual".
Na nota oficial, o retalhista afirma que deu ontem a conhecer "a todos os seus funcionários, a oportunidade de rescindir ou reduzir os seus contratos de trabalho com a empresa em acordo mútuo, beneficiando das condições mais favoráveis agora oferecidas". Fontes do setor falam no pagamento de 1,5 salários por ano de efetividade.
No comunicado, não se fala da estratégia que será desenhada depois deste "emagrecimento", algo que já tinha sido tentado no ano passado, e com uma redução mínima de 100 efetivos.
Globalmente, a empresa pretende adaptar-se "aos novos desafios do cenário económico", onde é assumida uma redução drástica do consumo das famílias e das empresas.
A forma de ultrapassar a situação conjuntural difícil passa pela eficiência. A empresa refere, na mesma nota, que tem feito investimentos nesse sentido, com novos serviços, novas tecnologias e novos modelos operacionais de negócio.
Os resultados foram ganhos de eficiência e aumento dos níveis de produtividade que terão de chegar a valores standard internacionais.
A empresa relembra que tem "um enfoque claro e objetivo no futuro", para além de que quer "garantir um crescimento sustentável do seu negócio".
O grupo Metro
O grupo Metro alcançou, em 2011, uma faturação de 67 mil milhões de euros, com 280 mil funcionários e a operar com mais de 2100 lojas, em 33 países. No grupo estão a Metro/Makro e os hipermercados Real, Media Markt e Saturn.
O mundo Makro
A Makro, integrada no grupo Metro Cash & Carry, como divisão de vendas, tem cerca de 700 lojas grossistas em livre serviço em 30 países. Com mais de 100 mil colaboradores em todo o mundo, fez vendas de 31 mil milhões de euros em 2011
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