segunda-feira, 10 de agosto de 2009



TAP É FARTAR VILANAGEM


10 Agosto 2009 - 00h30

Aviação: Empresa garante que vai poupar 199 mil euros
42 novos carros para directores da TAP

No mês de Julho a TAP decidiu renovar a frota de carros de serviço. Ao que o CM apurou, 30 viaturas da marca Peugeot foram trocadas por 42 automóveis da marca Citroën, na sua maioria modelos de gama alta e adquiridos para os directores.


Numa altura em que os sindicatos receberam, por carta, a notícia de que a proposta de revisão salarial para 2009 que apresentaram em Dezembro foi recusada pela administração, que mais uma vez argumentou com a crise, os 42 novos carros no parque da TAP causaram grande contestação entre os trabalhadores.

Num comunicado interno, a que o CM teve acesso, os diversos sindicatos da transportadora aérea nacional consideram que os carros novos que vão ser adquiridos constituem "mais um exemplo digno de realce de medidas drásticas de contenção e redução de custos, quando diariamente é notória a falta de equipamentos e veículos para trabalhar!"

A TAP por sua vez, e também numa comunicação interna enviada aos trabalhadores, justificou a compra dos 42 veículos da marca francesa dado que "de acordo com compromissos contratuais com alguns dos seus quadros, o Grupo TAP teve nos últimos anos um contrato de aluguer operacional que envolvia cerca de 30 automóveis de marca Peugeot" e que como o respectivo já tinha atingido os limites previstos foi feita uma avaliação.

Segundo o mesmo documento, a empresa chegou à conclusão de que não havia vantagem em adquirir estes 30 automóveis uma vez que se tratavam "de viaturas já com uma antiguidade média de 50 meses e com valor de mercado mais baixo e custos de manutenção mais altos". Assim, foi decidido substituir as viaturas.

A empresa argumenta que: "Para além de incluir viaturas novas, com as vantagens de manutenção inerentes, permite à TAP alcançar nos próximos quatro anos uma poupança de 199 mil euros."

PORMENORES

SALÁRIO

Tal como o CM noticiou, o presidente da TAP, Fernando Pinto, recebeu mais de 816 mil euros em 2008, quase o dobro do valor estipulado no estatuto remuneratório fixado para o período entre 2006 e 2008.

SEM AUMENTOS

A transportadora aérea nacional informou os sindicatos, na passada semana, que não será possível rever os salários dos trabalhadores, alegando uma "crise gravíssima". Os sindicatos exigem aumentos de 1,5 por cento.

RESULTADOS

A administração do Grupo TAP, prevê encerrar o ano de 2009 com lucros de 8,1 milhões de euros, apesar dos prejuízos de 280 milhões de euros apresentados em 2008, segundo o próprio orçamento.


uma vergonha... eles precisam dos carros para que? não tem? e os premios? nchega para comprar popo? lisboa
10 Agosto 2009 - 09h05 Paulo

O meu peugeot dura 12 anos. Venham queixar-se que andam a perder dinheiro TAP.Não querem é viajar num carro antigo.
10 Agosto 2009 - 09h02 JSantos

E assim se rouba o dinheiro dos contribuintes.Quando é que se acaba com o lordismo destes Srs??
10 Agosto 2009 - 08h51 Manuel Benvisto

Os trabalhadores que paguem a crise...Lx
10 Agosto 2009 - 06h13 antonio adao

Carros para directores só em Portugal. Nos outros paises cada um compra para si.
10 Agosto 2009 - 04h22 Olhar

Vergonhoso, lembro-me que à uns meses queriam despedir pessoas, não aumentaram os ordenados, e agora.....PUB
L