segunda-feira, 8 de agosto de 2011

VANDALOS Á SOLTA EM LONDRES

França continua política de expulsões e tenta bater recorde

Inserido em 08-08-2011 16:05


Executivo francês espera expulsar 30 mil pessoas até ao final do ano.

A França expulsou 17.500 estrangeiros ilegais em sete meses e espera atingir as 30 mil expulsões até final de 2011, anunciou o ministro do Interior, Claude Guéant.

“Por enquanto, parece-nos possível atingir este objectivo. Se o conseguirmos, será o melhor resultado que alguma vez atingimos historicamente”, afirmou o ministro à agência France-Presse.

Claude Guéant, antigo chefe de gabinete do Presidente da República francês, Nicolas Sarkozy, nomeado em Fevereiro para a pasta do Interior, considerou que a luta contra a imigração ilegal é agora “mais eficaz” graças a uma nova lei, promulgada a 16 de Junho, que estende o prazo de detenção dos clandestinos de 32 para 45 dias.

Esse prazo, segundo o ministro francês, permite obter mais facilmente as autorizações de viagem dos consulados dos respectivos países de origem.

A lei alonga também o prazo de intervenção de um juiz nos casos de detenção, de dois para cinco dias, motivo que originou uma crítica forte da oposição de esquerda e de certas associações de estrangeiros em França, que denunciaram um aumento da extrema-direita no país.

Trata-se, explicou o ministro, de evitar que se vá no sentido de “uma França de comunitarismo, de justaposição de comunidades, de culturas, de grupos cada um com a sua história e a sua religião”.

Futebol

08 de Agosto de 2011 12:11h

Seleção do Luxemburgo assaltada no Algarve

Por Bruno Miguel Dias c/Redação

A- A+ Imprimir

A seleção do Luxemburgo encontra-se em Portugal para jogar um particular com a seleção nacional.

A comitiva da seleção do Luxemburgo foi vítima de assalto numa unidade hoteleira algarvia, onde se encontra a preparar o jogo particular com a seleção portuguesa na próxima quarta-feira.

De acordo com uma fonte da Federação Portuguesa de futebol, alguns jogadores e dirigentes da comitiva luxemburguesa foram roubados na unidade hoteleira, que assumiu a perda de todos os valores roubados dos hóspedes.

A FPF fez saber que disponibilizou todo o auxílio e material de que a comitiva luxemburguesa possa necessitar.

Sobrelotação das prisões

Número de reclusos à beira de recorde histórico

Hoje

Número de reclusos à beira de recorde histórico

População prisional aumentou 16% em ano e meio. Apesar de haver menos presos preventivos, tribunais estão a aplicar mais penas de prisão efectiva.

Cadeias centrais e regionais com ocupação acima dos 100%, um guarda para quase três reclusos, uma população prisional que não pára de aumentar e dez prisões novas cuja construção foi adiada por causa da crise. Só no último semestre entraram mais 753 reclusos nas cadeias nacionais, o que significou um aumento de 6,4% da população prisional: de 11 674 presos em Dezembro de 2010 para 12 427 em 1 de Agosto último, segundo dados da Direcção-Geral dos Serviços Prisionais trabalhados pelo DN. Os números estão perto do máximo de presos em Portugal, que foi 14 mil, há dez anos.

Leia mais no e-paper do DN.

SELVAGENS Á SOLTA EM LONDRES

Cacém/Esquadra de São Marcos

Discussão entre ex-casal culmina na agressão a três polícias

08 | 08 | 2011 09.14H

Um homem foi detido por agressões a três agentes da Polícia de Segurança Pública, no Cacém, depois de ter utilizado um spray de gás pimenta nas instalações da esquadra de São Marcos.

Destak/Lusa | destak@destak.pt

O incidente ocorreu ao início da noite de domingo, com a “ex-mulher do agressor a dirigir-se à esquadra para apresentar queixa por maus-tratos”, disse hoje à Lusa fonte do Comando Metropolitano de Lisboa da Polícia de Segurança Pública (PSP).

O homem seguiu a ex-mulher até às instalações da esquadra da PSP com a criança do casal, tendo continuado aí a discussão.

A polícia interveio e deteve o homem por "agressões e injurias à autoridade", referiu a mesma fonte.

A PSP foi obrigada a “reforçar o dispositivo policial com agentes da esquadra de Oeiras”, porque o “agressor utilizou um spray de gás” e “três agentes tiveram de receber tratamento hospitalar”, acrescentou.

Com a chegada do reforço policial, os agentes “dispararam um tiro de aviso para o ar, sem qualquer consequência e para serenar os ânimos”, explicou a fonte.

O autor das agressões será hoje presente a tribunal, concluiu a mesma fonte da PSP.

QUINTA DO MOCHO

Loures: Agente da esquadra de Sacavém atingido com pedra na cabeça

Desordeiros unem-se para atacar Polícia

Um agente da PSP de Sacavém, Loures, foi ontem apedrejado na cabeça quando tentava pôr termo a uma desordem desencadeada durante uma festa de rua, no bairro da Quinta do Mocho. A Polícia deteve dois homens, tendo um deles recebido tratamento médico por ter sido esfaqueado na mesma desordem.

Por:Miguel Curado

A madrugada de ontem no bairro foi marcada por uma festa africana. "Isso é hábito na Quinta do Mocho, aos fins-de--semana", disse ao CM um morador naquele bairro do concelho de Loures.

Pouco depois das 06h00, uma discussão entre vários participantes na festa ganhou proporções de grande violência. "As pessoas estavam tranquilas a ouvir música, quando um grupo de homens iniciou uma cena de pancadaria", acrescentou o mesmo morador. A desordem arrastou-se para a praceta Agostinho Neto, uma das artérias principais da Quinta do Mocho.

A PSP foi chamada, tendo uma patrulha da esquadra de Sacavém acorrido ao bairro. Três agentes tentaram de imediato pôr termo à desordem, mas os grupos em confronto uniram-se e responderam à intervenção policial com pedradas. Um polícia, de 32 anos, foi atingido na cabeça.

A maior parte dos intervenientes na desordem escaparam mal notaram a presença da Polícia. Apenas dois homens, um de alcunha ‘Caçulinha’, de 28 anos, e outro conhecido como ‘Paizinho’, de 22, foram detidos.

O primeiro tinha ferimentos na cabeça, por alegadamente ter também sido atingido com objectos contundentes. Já o segundo, garantem os moradores no bairro, foi esfaqueado nas costas. Os dois civis, bem como o agente da PSP, foram transportados ao Hospital de São José, em Lisboa.

Os três feridos deram entrada pelas 07h00 e, segundo fonte hospitalar, tiveram alta pelas 10h00. O mesmo responsável assegurou que todos os feridos foram ligeiros, não confirmando a existência de esfaqueados. A PSP permaneceu no bairro até às 08h30, não se registando quaisquer outras desordens.

BAIRRO ESTÁ CHEIO DE LIXO

Os moradores da Quinta do Mocho, em Sacavém, estão fartos de ver o lixo acumular-se pelas ruas. Uma breve passagem pelas artérias do bairro do concelho de Loures permite, de facto, constatar a acumulação de montes de objectos de grande volume, sacos com detritos domésticos e lixo de outros tipos, em redor dos caixotes.

"Há cerca de três meses que os carros da câmara passam pelo bairro, mas só recolhem o lixo dos contentores", explicou ao Correio da Manhã uma moradora da Quinta do Mocho.

Além de saltar à vista, a acumulação de lixo tem trazido, segundo vários moradores, "a presença de ratos e outros bichos". "Já escrevemos à câmara, directamente ou através da Junta de Sacavém, mas a situação continua", acrescentou outro residente.

COMENTÁRIO MAIS VOTADO

"Será que é mesmo nos contentores o local ideal para colocar o lixo? São tão civilizados que metem o lixo pelo chão em qualquer lado agridem Polícias, têm casa quase de borla e ainda reclamam!.. Enfim! "


"Há autarquias a pagar ordenados com as receitas da água"

Por Carlos Filipe e Idálio Revez (textos) Virgílio Rodrigues (fotos)

Macário Correia antevê a falência de câmaras. "Ou o Governo toma decisões nos próximos dias, ou podemos ter municípios em estrangulamento total