sexta-feira, 7 de setembro de 2012

KAOS:Cuidado, capitalismo

Não faltam assuntos para me darem motivos para fazer bonecos, mas no fim todos se acabam por resumir aos mesmo, uma politica ultra-liberal e capitalista de redução de direitos e nível de vida de todos em nome do enriquecimentos dos grandes grupos económicos.
Em nome da crise que eles próprios criaram e agora utilizam para chantagear os povos vale tudo. É por isso que já nem me apetece estar para aqui a escrever porque estou farto de dizer sempre o mesmo. Até me voltar a vontade ficam os bonecos e cada um faça a leitura que desejar.

Economia - Bons caminhos


Segundo o Jornal de Negócios (e mais uma resma deles), a economia da Europa está em queda... e «Portugal é o país da União Europeia onde o PIB mais caiu».
É o “bom caminho” de Portugal tão presidencialmente anunciado por Herman van Rompuy, caminho por onde estamos a ir com resultados que estão mesmo «a correr melhor do que aquilo que se pensava»... como disse o calhordas Borges, o talibã das privatizações, que alguns, ingenuamente, classificam como uma espécie de “ministro sem pasta”, quando é óbvio que ele está cheio... que ele está mesmo carregado de “pasta”!

Ele... e a mão-cheia de bandidos que está a enriquecer à custa da "crise"!
M.A.S.P.

ARDINA 1910




Portugal de HOJE
S. M. Feira: Homem julgado por matar a mulher no dia do casamento do filho
Hugo ouviu o pai a dizer que matava a mãe e não acreditou, porque as ameaças de morte nunca tinham passado das agressões. Mesmo assim, saiu de casa, na noite de núpcias, para impedir que Agostinho Mendes Santos agredisse a mãe, Maria da Glória. Ao telemóvel, o jovem de 24 anos avisou o pai que não admitia que ele batesse na mãe. "À minha frente não lhe bates. Ou tu me estendes ou sou eu que te estendo a ti", avisou Hugo. Agostinho ignorou a ameaça e esfaqueou a mulher em plena rua, no Bairro da Cantina, em Lamas, Santa Maria da Feira.
Portugal DE HOJE
Paredes: Juiz libertou-o mas a Judiciária procura mais vítimas
Obcecado por raparigas menores, virgens, criou perfis falsos em várias redes sociais da internet - como o Facebook e o Hi5 -, fazendo-se passar por adolescente. Só que Camilo, mecânico de 24 anos, desempregado, usou as identidades para se aproximar das suas presas. Abusou sexualmente de pelo menos uma jovem, de 14 anos, chantageada depois para arranjar amigas. Virgens. A PJ apanhou-o.

FNAM desconfia de títulos académicos de diretores de centros de saúde

Publicado a 05 SET 12 às 19:22

A Federação Nacional de Médicos diz que há situações em que dois diretores de centros de saúde dizem ter o título de mestre quando ainda não o obtiveram, havendo, por isso, «uso abusivo de títulos».


Rihanna nos MTV VMA (foto AP)
MTV VMA: Rihanna venceu prémio de melhor vídeo do ano

Hungria não aceita as condições do FMI

Hungria não aceita as condições do FMI
legenda da imagem

Após ter iniciado negociações com o FMI, a Hungria anunciou pela voz do seu primeiro-ministro que não vai aceitar o empréstimo do Fundo Monetário Internacional (FMI) e da União Europeia (UE) por não concordar com as condições impostas pelas duas instituições.

Figueiró dos Vinhos PORTUGAL DE HOJE

Três bebés mortos pela própria mãe

Confessou à PJ que matou três recém-nascidos. Todos seus filhos. Uma história de horror para ler no CM.

Por:Tânia Laranjo / Isabel Jordão

A MENINA PALMIRINHA DO PORTO TRIPEIRO

Palmira, a última das carquejeiras, é património da Humanidade

Mulher nascida na Sé do Porto em 1912 é hoje a última sobrevivente do mais hediondo e miserável modo de vida: carregadora de carqueja. Esta sexta-feira, ela faz 100 anos.

Publicado às 00.15

JOSÉ MIGUEL GASPAR - Jornal de Notícias
Palmira, a última das carquejeiras, é património da Humanidade
foto Pedro Correia/Global Imagens
Palmira nasceu há cem anos
Segurança Social reforça penhoras bancárias a 50 mil devedores


Acção nacional irá afectar titulares de contas bancárias que não tenham regularizado as dívidas. Mota Soares não diz qual o valor da dívida em causa.
A Segurança Social prepara-se para penhorar as contas bancárias de titulares que não estejam a regularizar os pagamentos em falta, numa operação que poderá abranger 50 mil devedores.

De acordo com o “Diário Económico”, o Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social iniciou, este mês, uma acção nacional de penhoras a empresas e trabalhadores independentes que não cumpram os acordos de pagamentos ou que não tenham mostrado intenção de regularizar as dívidas.

O ministério da Segurança Social não quis adiantar ao “Diário Económico” qual o montante que está em dívida por parte destes 50 mil devedores.

Com esta acção nacional, que se irá prolongar até ao final do ano, e com a operação de regularização das contas de gestores e responsáveis subsidiárias (num valor superior a 130 milhões de euros, como avançou o “Expresso”), o Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social pretende ultrapassar a meta prevista para a cobrança coerciva de dívida em 2012.

O objectivo inicial era de 600 milhões de euros, mas o “Diário Económico” avança que o instituto da tutela de Mota Soares acredita que a meta pode ser ligeiramente ultrapassada. Estes 600 milhões de euros correspondem a 23% da dívida activa registada (dívida que está em condições de ser cobrada coercivamente, num total de 2,6 mil milhões de euros), mas o jornal diz que o valor poderá chegar a 25% desse montante.
























França: medidas sociais em tempo de crise

Posted: 06 Sep 2012 07:24 AM PDT

.



François Hollande viaja de comboio para ir às reuniões em Bruxelas




Apesar dos partidos situados ao centro direita e ao centro esquerda nunca irem desenvolver qualquer mudança política de relevo, dado que fazem parte do mesmo projecto e são filhos dos grandes grupos económicos, os de esquerda sempre tiveram uma maior preocupação social.


O actual presidente da república francesa, François Hollande, socialista, tomou posse há apenas quatro meses e já concretizou algumas medidas sociais e económicas bastante interessantes.


Não estando sob resgate financeiro, a saúde económica da França sofre com alguns dos problemas a que estão sujeitos todos os países da zona euro, no entanto as medidas tomadas são a prova que durante as crises existe margem de manobra para uma maior equidade social.


As apostas são: uma maior transparência das políticas seguidas pelo Estado perante os seus cidadãos, taxar as grandes fortunas, taxar as transacções financeiras, apoio aos mais desfavorecidos, criação de emprego, aposta na educação e na cultura.



Segue uma lista de algumas medidas já realizadas:


- Redução de 30% nos salários dos ministros (que passam assim de 14 200 para 9 940 euros), do Primeiro Ministro e do Presidente da República.


- Criação de um "Pacto Deontológico" para os membros do governo, com uma declaração de não existência de conflito de interesses com o sector privado, a não aceitação de prendas com um valor superior a 150 euros, a não participação em qualquer organismo incluindo os sem fim lucrativo que interfira com as suas funções, a renuncia aos mandatos autárquicos, privilegiar as deslocações em comboio para percursos inferiores a três horas,...


- Retirada das tropas francesas do Afeganistão até ao final do ano.


- Criação de um "Livro Branco" sobre a defesa, em que será claramente definida a estratégia de defesa, as missões das forças armadas, as prioridades militares francesas e as colaborações com outras forças de defesa estrangeiras.


- Reforma aos 60 anos de idade para os trabalhadores com um longo período de descontos.


- Aumento de 25% no abono à famílias para a escolarização dos filhos.


- Baixa do tecto máximo salarial dos gestores públicos, que será agora de 450 000 euros anuais, ou seja este valor não poderá ser superior a 20 vezes a média dos ordenados mais baixos praticados nessas empresas.


- Construção de 150 000 alojamentos sociais em 2012, contra 110 000 em 2011.


- Baixa do imposto cobrado pelo estado sobre a venda de gasolina.


- Bonificação nas ajudas ao alojamento dos jovens.


- Imposto extraordinário de 74% para os rendimentos superiores a 1 milhão de euros anuais.


- Criação de mais 1 000 postos de trabalho para professores no ensino básico, 280 para o ensino superior e 14 500 para auxiliares de ensino.


- Aumento em 0,6% do salário mínimo, para além do aumento anual (1,4%) baseado sobre a taxa de inflação.


- Redução do IVA sobre os livros e os espectáculos culturais, que passa assim de 7 para 5,5%.


- Duplicação da taxa sobre transacções financeiras (que será agora de 0,2%) .


- Governo com o mesmo numero de homens e mulheres e criação de um ministro do Direito da Mulheres.


- Imposto excepcional, de 4%, sobre os stocks de produtos petrolíferos, para evitar a especulação.


- Limite de aumento anual em 2% sobre as tarifas regulamentadas do gás e electricidade.


- Aumento de 2,1% nas bolsas para estudantes.





ESTADO DA EDUCAÇÃO EM PORTUGAL

Professora com cerca de 2100 anos de idade a concorrer para docente na Amadora

Posted: 06 Sep 2012 04:27 PM PDT

Cadáver docente ou simples “brincadeira”? Ontem fizemos a denuncia de um caso, hoje outro. Cada um com contornos no mínimo duvidosos.

Professora com cerca de 2100 anos de idade a concorrer para docente na Amadora

São cerca de 2100 anos. As contas são feitas por uma fonte que explicou ao Tugaleaks a forma de obtenção desta nota: dado que a graduação é obtida entre a soma da média de final de curso com um valor por cada ano de serviço… esta pessoa terá, no limite, se a nota de final de curso for 20: 2102,584-20 = 2082 anos de serviço!”

Esta situação acontece no Agrupamento de Escolas Dr. Azevedo Neves na Amadora. Esta escola é a mesma que fez com que várias pessoas se deslocassem centenas de quilometros, um pouco por todo o país, para preencher um simples formulário A4. A notícia do Público explica toda a situação.

É absolutamente vergonhoso que a escola incorra agora num segundo problema, este “provavelmente” ligado a um simples erro informático.

O caso de ontem denunciado pelo Tugaleaks fazia referência a uma pessoa que tinha mais anos de serviço do que idade. Hoje, obtemos um novo marco histórico ao ter uma pessoa com 2100 anos de idade a tentar entrar para este agrupamento escolar.

O ficheiro foi gerado dia 30/08/2012 às 20:08:56 e ainda está online. Tal como anteriormente, o Tugaleaks fez uma cópia.

Este é mais um “erro informático”, mais um caso que vai ser esquecido com o tempo, mais uma vaga ocupada ilegalmente. É mais um professor “ajudado”, e mais outro desempregado. É o estado da educação em Portugal