segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012


Sunday, 26 February 2012

RESPONSÁVEIS PELA CRISE ISLANDESA COMEÇAM A SER PRESOS.



Islândia, um País civilizado
.
Era o que deviam fazer nos EUA depois da derrocada do Lemman Brothers, em Portugal depois do afundamento do BPN e do BPP e noutros sítios do mundo onde a economia está identificada com um casino ou com a caverna do Ali-Babá…
.
O nível civilizacional que é sinónimo de respeitabilidade mede-se de facto por aqui, não por pôr homens na lua ou criar tecnologia de ponta…
.
RESPONSÁVEIS PELA CRISE ISLANDESA COMEÇAM A SER PRESOS.
.
Julgamento a sério dos culpados de crimes financeiros contra a Pátria?...
.
Enfim, a Islândia é outra sociedade, com uma democracia a sério.
.
Vejam (leiam) o que se passou no passado mês de Novembro de 2011:
.
Os directores de bancos islandeses que arrastaram o país para a bancarrota em finais de 2009 foram presos por ordem das autoridades, sob a acusação de conduta bancária criminosa e cumplicidade na bancarrota da Islândia.
.
Os dois arriscam-se a uma pena de pelo menos oito anos de cadeia, bem como ao confisco de todos os bens a favor do Estado e ao pagamento de grandes indemnizações. A imprensa islandesa avança que estas são as primeiras de uma longa lista de detenções de responsáveis pela ruína do país, na sequência do colapsobancário e financeiro da Islândia.
.
Na lista estão maisde 125 personalidades da antiga elite política, bancária e financeira, com destaque para o ex-ministro da Banca, o ex-ministro das Finanças, dois antigos primeiros-ministros e o ex-governador do banco central.
.
A hipótese de cadeia e confisco de bens paira também sobre uma dezena de antigos deputados, cerca de 40 gestores e administradores bancários, o antigo director da Banca, os responsáveis pela direcção-geral de Crédito e vários gestores de empresas que facilitaram a fuga de fortunas para o estrangeiro nos dias que antecederam a declaração da bancarrota.
.
Em Outubro de 2008, o sistema bancário islandês, cujos activos representavam o equivalente a dez vezes o Produto Interno Bruto do país, implodiu, provocando a desvalorização acentuada da moeda e uma crise económica inédita

Sunday, 26 February 2012

KAOS E OS NEGÓCIOS DE AMIGOS

Vira o disco e toca o mesmo

.
Para além dos 767 milhões de euros que o Governo acaba de meter no BPN, pelo acordo para a sua venda ao BIC, o jornal “Público” noticia que o Governo se comprometeu com mais um empréstimo de 300 milhões de euros da CGD ao BPN, a três anos e a uma taxa de juro igual à Euribor, sem qualquer spread (ou seja, sem que o banco público ganhe alguma coisa com o negócio).
.
A história deste banco é algo de fantástico e atravessa vários governos. Criado na era do Cavaquismo este banco dos seus amigos foi um local de bandidagem.
.
Durante anos o roubo e a corrupção foram a prática e muitos lucraram e ficaram ricos com as trafulhices ai feitas sem que hoje sejam chamados a qualquer responsabilidade. Também quem devia supervisionar o que por ali se passava não viu nada e hoje até foi promovido a vice-presidente do Banco Central Europeu.
.
Quando a crise trouxe ao de cima o buraco criado pelos roubos houve logo quem tomasse como imperiosa a sua salvação para evitar contágios no sistema financeiro. Um buraco sem fundo onde milhões de milhões eram enterrados sem qualquer hipótese de retorno.
.
Finalmente chega a este governo que o decide vender a saldos por 40 milhões para depois ainda lá colocar mais de mil milhões. No total já ultrapassa os 5500 milhões o que nos custou a todos nós a roubalheira do BPN.

DO BLOGUE "O PAIS DO BURRO": POR ONDE ANDA O DINHEIRO DA TROIKA?


Por onde anda o dinheiro da troika?

A Roche Farmacêutica anunciou que interrompe hoje as vendas a crédito a 23 hospitais públicos com dívidas há mais de 500 dias.
.
Em causa fica principalmente o fornecimento de medicamentos de última geração para o tratamento de doenças oncológicas. O laboratório lembra que os hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) acumulam neste momento dívidas "superiores a 135 milhões de euros”, além de juros de mora no valor de seis milhões de euros, e um atraso médio no pagamento superior a 420 dias, mas que, em alguns casos, ultrapassam já os 1000 dias.
.
A versão oficial do Governo é que nos têm a pão e laranjas porque houve necessidade de obter um financiamento externo que permitiria pagar dívidas como estas.
.
Para onde foi o dinheiro? Estamos a pagar juros agiotas à troika e, ao mesmo tempo, a pagar juros de mora pelas dívidas que aqueles milhões não pagaram.
.
E agora, porque não pagaram, haverá doentes que pagarão com a vida a falta dos medicamentos que, em muitos casos, são a diferença entre viver e morrer. Não existe prioridade maior do que esta. Que apareça o dinheiro. E já.
.

AS GRAÇAS DELES QUE CONTRIBUIRAM PARA A NOSSA DESGRAÇA

Clique na imagem para ver bem a malta toda

AO QUE MISERÁVEIS GOVERNOS, DE PORTUGAL, LEVARAM O PAÍS!

Os militares da GNR procuram cada vez mais os empréstimos para fazer face às despesas correntes