domingo, 9 de setembro de 2012

Austeridade – Apenas uma singela opinião


É verdade, meus amigos! Eu sei que não pertenço à classe dos trabalhadores mais oprimidos e explorados, não estou no desemprego (nem empregado!), não sou comentador profissional, não “faço opinião” nas colunas de um qualquer jornal... e muito menos sou economista.
Porém, nada disso me retira o direito a ter a minha opinião sobre o Governo do meu país, a sua política em geral... e, em particular, sobre estas novas medidas de ruinosa austeridade adicional (na íntegra, aqui, para quem tiver estômago), anunciadas por Pedro Passos Coelho
Paulo Portas

Ministro de Estado. Ministro dos Negócios Estrangeiros

CDS.PP , ponderamos seriamente abandonar a coligação , governamental . as nossa posições não estão de acordo com as medidas tomadas por Passos Coelho , primeiro ministro de Portugal . sendo assim , eu Paulo Portas anuncio que a partir de segunda feira , deixo de exercer funções governativas , abandonando a pasta Ministro de Estado. Ministro dos Negócios Estrangeiros , ficando a lugar a disposição do primeiro ministro Passos coelho . assina : Paulo Portas . 2012-09-09 15:41

Partido Socialista

Seguro recusa Orçamento de Passos Coelho

por Artur Cassiano com LusaHoje

António José Seguro, secretário-geral do PS
António José Seguro, secretário-geral do PS Fotografia © Ricardo Estudante - Global Imagens

O líder socialista, António José Seguro, considera que os cortes anunciados pelo Governo ultrapassam todos os limites e por isso "o PS não será cúmplice das políticas seguidas pelo Governo".




CDS


Ana Peixoto Fernandes - JN
Vaias à chegada e à partida. O ministro da Segurança Social, Pedro Mota Soares foi este sábado à tarde apupado em Ponte de Lima, onde se deslocou para assistir, como convidado de honra, ao cortejo etnográfico das Feiras Novas.
foto Sérgio Freitas/Global Imagens
Ministro Mota Soares vaiado duas vezes no único concelho do CDS

Quando Pedro Mota Soares chegou à tribuna de honra o povo manifestou-se com apupos e assobios, acabando depois por acalmar. A expressão da indignação repetiu-se quando o ministro se retirou.
.
Durante o desfile, que durou cerca de duas horas, dois homens que integravam um dos carros alegóricos regaram os convidados da tribuna com água e ouviram-se ainda alguns comentários de incentivo por parte de populares.
.
À MARGEM: Regar com água não chega.... com merda caldeada na água sim! Regai esta gente, incompetente, com muita, mas muita merda!
Saúde
Varizes fazem sofrer 2 milhões de mulheres

Para dois milhões de mulheres portuguesas, os dias soalheiros não são um chamariz para deixar as calças de lado e investir em peças de vestuário com menos tecido. Inestéticas e bem visíveis, as varizes são uma doença séria, crónica e evolutiva, que nada tem de cómico ou de apelativo. Quanto mais cedo começarem a ser tratadas, mais eficazes são os resultados.
Portugal DE HOJE
"Disse bom dia e esfaqueou-o"


"Dei-lhe coisas que não dei aos meus filhos, e agora ele esfaqueou o meu marido. Nunca pensei que ele fosse capaz de uma coisa destas", desabafou em lágrimas Maria Ilídia Silva, poucas horas depois de ver o marido ser atacado por Domingos Saleiro - um homem que ela acolheu em casa, quando ele tinha seis anos. O agressor está a monte

DGS estima aumento de doenças mentais e de suicídios devido à crise

A Direção-Geral da Saúde (DGS) considera que atual crise financeira vai ter impactos «muito significativos» na saúde mental, estimando um aumento de algumas doenças mentais e da taxa do suicídio em alguns setores da população.

No Programa Nacional para a Saúde Mental (PNSM), elaborado pela DGS e hoje divulgado, o organismo do Ministério da Saúde refere que «a crise financeira que vivemos vai ter seguramente impactos muito significativos na saúde mental das populações», sendo «plausível a ocorrência de um aumento da prevalência de algumas doenças mentais, assim como o aumento da taxa de suicídio em alguns setores da população».

Nesse sentido, a DGS considera ser necessário que o PNSM tome «em devida conta» esta nova realidade, reforçando as medidas já previstas em relação ao desenvolvimento de serviços na comunidade, à promoção de programas de prevenção da depressão e do suicídio, e ao desenvolvimento da capacidade de intervenção em crise.

Diário Digital / Lusa

Portugueses vão pagar mais à Segurança Social que os alemães

Publicado às 00.58

LUCÍLIA TIAGO
136 5 2

Só os trabalhadores franceses vão pagar mais de contribuição para a Segurança Social do que os portugueses quando a taxa subir para 18%. Empresas lusas vão pagar menos do que as belgas, italianas e gregas.

Gregos protestam contra sacrifícios

Milhares de gregos saíram hoje à rua contra as medidas de austeridade. Primeiro-ministro garante que não pedirá mais sacrifícios, mas lembra que o país atravessa um "momento crucial"

Posição da Associação Sindical

Juízes vêem as novas medidas como “afronta ao Tribunal Constitucional”

09.09.2012 - 10:12 Por Lusa, PÚBLICO



(Foto: Pedro Cunha)
A Associação Sindical dos Juízes Portugueses (ASJP) disse hoje que as novas medidas de austeridade anunciadas pelo Governo são “uma afronta ao Tribunal Constitucional”, considerando que penalizam “mais uma vez” os rendimentos do trabalho