quinta-feira, 5 de novembro de 2009

A CRUZ DO NOSSO CRISTO REFLEXÃO




União Europeia

Portugal é um dos países europeus com mais toxicodependentes infectados com HIV
Hoje às 09:01

Portugal continua entre os países da União Europeia que lideram a tabela quanto a consumidores de droga infectados com HIV, embora se tenha verifica um ligeiro decréscimo dos casos de 2007 para 2007. O relatório do Observatório da Droga e Toxicodependência, divulgado esta quinta-feira, aponta ainda Portugal como uma das portas de entrada da cocaína da Europa.
Enviar por email Link



· Célia Marques Azevedo dá conta das conclusões do relatório anual do Observatório Europeu da Droga e da Toxicodependência

Em 2007, Portugal registou 670 casos novos de HIV sida entre os consumidores de droga injectada. Apesar deste número ter diminuído ligeiramente em relação a 2006, não foi o suficiente para Portugal deixar de ser um dos piores países da União Europeia.
Os números sugerem uma persistência de altos níveis de transmissão de vírus entre os consumidores, diz o Observatório Europeu da Droga e da Toxicodependência (OEDT), que mostra ainda que Portugal está, juntamente com Espanha, Itália e França, entre os países com maior taxa de mortalidade entre os consumidores que se injectam.
No documento do OEDT, Portugal é ainda apontado como uma das portas de entrada da cocaína da Europa, embora a Espanha continue a ser o país que mais intercepta esta droga.
Em termos europeus, a cánabis é a droga mais consumida, sobretudo entre os mais jovens, mas o seu consumo tem registado uma queda. Já o consumo de cocaína e heroína tem vindo a aumentar.
O OEDT chama também a atenção para o policonsumo de drogas, que aumenta o risco para quem consome e dificulta o tratamento.