sexta-feira, 20 de setembro de 2013

rder
Tecnologia
2013-09-19 23:20h

Vida «extraterrestre» descoberta na atmosfera

tvi24, AR
Uma equipa de cientistas da Universidade de Sheffield, no Reino Unido, acredita ter encontrado partículas vivas provenientes do Espaço depois de ter enviado um balão de pesquisas para a estratosfera. Uma experiência, que de acordo com a mesma equipa de cientistas, demonstra a chegada à Terra de vida extraterrestre.

Bebé morre esmagado em tapete de bagagens de aeroporto

Bastou um momento de distração para que o pior acontecesse. Um bebé de cinco meses morreu, esta quinta-feira de manhã, depois de ter sido pousado pela mãe num tapete rolante para recolha de bagagens especiais no aeroporto de Alicante, em Espanha.

VACINAÇAO.....MUITA ATENÇAO







Hora de acordar em

"A vacinação. A verdade escondida. "
por
lahoradedespertar

-

Um documentário a ser transmitido para o nosso próprio bem (continuamente censurado e nunca dar na TV. Baixe-o, pode salvar muitas vidas)

"
Vacinação: A Verdade Oculta" (1998) é um documentário enorme que mostra os horrores da vacinação, e fá-lo extremamente informativo. Nela, quinze pessoas, incluindo o Dr. Viera Scheibner (pesquisador PhD), cinco médicos e outros pesquisadores, revelam o que realmente aconteceu e está acontecendo em relação às doenças e vacinas.

É
um documentário australiano que inclui o movimento anti-vacinação em todo o mundo, analisando os danos e as dúvidas nas mentes dos médicos como na dos pais.

-


Este documentário
apresenta algumas respostas documentados para perguntas como:

-


Você realmente
são as vacinas que nos salvar?

Por que eles são
apenas contraproducente?

Quantas
estatísticas enganosas?

O que está em
vacinas?

Quais são os efeitos
em nossos corpos, os sistemas imunológico e até mesmo em nossos genes?

São
doenças da infância realmente perigoso para a saúde das crianças?

Por que continuar
a vacinação?

Quais são
os nossos direitos?

Pode ser avaliada
e compensar os danos das vacinas?

Qual é
a verdadeira chave para a imunidade?

-


O
levanta a questão fundamental de saber se deveríamos tentar prevenir as doenças da infância de qualquer maneira, de modo a ajudar a desenvolver um sistema imunológico saudável. Se o que o vídeo mostra é verdade, por que a vacinação é tão enfaticamente apresentada pelas autoridades governamentais?



Portas diz que país “já saiu do fundo” (Renascença)

O presidente do CDS-PP garante que a economia portuguesa já saiu do fundo e que a questão agora é saber a que ritmo vai crescer, de forma a garantir riqueza e emprego.

A nossa Maior Tragédia dos últimos Séculos : Cavaco Silva




Uma MAGISTRATURA de VINGANÇA
Para Memória Futura

Cavaco Silva nasceu rural e cresceu numa Escola Primária . Na cidade , tirou um curso comercial aos solavancos …
.
O seu Pai pretendia que ele fosse contabilista e enviou-o para o Instituto Comercial de Lisboa .
.
Cedo aprendeu a ser ambicioso a qualquer preço e não só … Mas teve de obter com “cuspo” uma disciplina de filosofia para poder entrar no Instituto Superior de Economia e Finanças .
.
Arranjou alojamento em Campo de Ourique e “apaixonou-se” pela sobrinha do hospedeiro a qual viria a ser a D. Maria II desta Republica ora tão democrática .
.
Foi aluno “brilhante” numa disciplina de “marranço” dita “finanças publicas”, cujo professor, aliás, “personalidade sinistra”, o convidou para seu assistente, e ainda,  a par das suas ligações “pidescas”,  para o Centro de Estudos da Fundação Gulbenkian, não obstante estar ainda no inicio do seu curso .
.
E é numa aula de “finanças publicas” que diz aos seus alunos (nos quais se incluía Ferro Rodrigues)  que um dia seria “ministro das finanças” !... E foi …
 
Chegou o seu “serviço militar” e com o curso inacabado , casa e vão ambos  para o Ultramar fazer aquele serviço .
.
E não só … À sombra do regime do “serviço militar”  lá foi fazendo os “exames de aviário” das disciplinas que lhe faltavam .
.
E assim terminou o seu curso de “finanças publicas”.
Regressados do Ultramar, foram ambos para York (U.K.), onde Cavaco Silva concluiu o seu doutoramento com a tese “A Divida Publica e o Crescimento Económico”. Curioso !...
.
Regressados a Portugal, “corrida” a “velhada” pelo 25A, não lhe foi difícil chegar a “professor catedrático”  !
 
Não obstante as facilidades,  teve um “processo disciplinar” por faltas injustificadas,  numa Universidade cujo Reitor  afirmava que Cavaco Silva não percebia nada de economia !... 
.
Contudo, Cavaco Silva auto intitula-se  “economista”.
Processo que seria  duvidosamente arquivado pelo seu correligionário Deus Pinheiro, então Ministro da Educação, o qual posteriormente seria principescamente compensado  por Cavaco Silva por aquele grande favor …
.
A vida de Cavaco Silva v.g. politica está recheada de imensos “golpes de enguia”, desde a sua relação com Sá Carneiro, no Banco de Portugal, a sua “rodagem” à Figueira da Foz, até à Urbanização da Coelha, passando pelo inexistente IVA da sua nova ”marquise”, as “Escutas a Belém”, e o seu enriquecimento ilícito à custa do BPN, i.e. à custa dos contribuintes !...
.
Isto só pode acontecer em Portugal …
Cavaco Silva foi Primeiro-Ministro  i.e. o Criador do Monstro que hoje nos está já digerindo … Impune e sem julgamento !...
.
E sintetizamos o inexistente humanismo de Cavaco Silva com a sua seguinte frase em 2002 , numa conferência na Universidade do Porto, a propósito da insustentabilidade da Segurança Social,  referindo-se à quantidade de funcionários públicos em Portugal (cujo número aumentou significativamente durante os dez anos em que ele foi primeiro-ministro), Cavaco Silva disse "Como é que nos vemos livres deles?
Reformá-los não resolve o problema, porque deixam de descontar para a Caixa Geral de Aposentações e, portanto, diminui também a receita do IRS. Só resta esperar que acabem por morrer."

E não é o melhor exemplo de lealdade !...
Cavaco Silva não necessitou de “nascer duas vezes para ser honesto”  mas “à mulher de César não basta ser honesta , é necessário parece-lo”.

Cavaco Silva é o governante com mais colaboradores a contas com a Policia !... “Diz-me com quem andas , dir-te-ei quem és” …. A Vox Populi .

Cavaco Silva “nunca tem duvidas” e “nunca  se engana” !...  Isto só revela a sua cultura primária !... Apenas com uma educação básica !...

A analfabeta cultura dos “joaquinzinhos com feijão frade” …
V.P.V. escreveu que Cavaco Silva foi (é e será…) a nossa maior tragédia dos últimos séculos !... E depois do que disse M.S.T., o que diria hoje Albino Forjaz de Sampaio ?

Cavaco Silva tornou-se o poderoso “Padrinho” deste tão danoso “cavaquismo” … Ambicioso e calculista . Vingativo e perigoso .

Cavaco Silva tentou ser Presidente da Republica mas Sampaio não deixou.

Persistente, esperou dez anos !...
Sampaio sai e Cavaco Silva  tenta de novo !...  Agora , o sacrifício de dez anos é nosso … 

Contudo , para o seu primeiro mandato é eleito com menos votos do que aqueles que votaram para ele não ser eleito !... 
Temos uma Democracia surrealista e não só …    
Assim, Cavaco Silva não quer arriscar e passar pela vergonha de não ter um segundo mandato.

Por isso, “casa” com Sócrates e avaliza todas as suas loucuras.
Cavaco Silva tornou-se cúmplice do insustentável crescimento do Monstro que ele criou , o qual  nos está cada vez mais digerindo …

Já reeleito , Cavaco Silva corre com Sócrates .
Repete o erro de Sampaio .
Quanto nos custou aquela danosa cumplicidade? Quanto nos custa a Presidência da Republica ?
Um verdadeiro escândalo …
.
Quando abre a boca , ou entra mosca ou …
Sempre calado mas com imensas histórias de “troca-tintas” …                              
.
Hoje diz uma coisa , amanhã diz outra … Promete o que não cumpre … Promete o que não pode …
E quanto nos vai custar esta actual desastrosa Magistratura de Vingança ?
J

EXCLUSIVO


Sócrates vai lançar um livro em Outubro

António Costa e Mariana Adam  
19/09/13 11:28
José Sócrates prepara-se para lançar um livro sobre Ciência Política com prefácio assinado por Lula da Silva, sabe o Económico.
.
José Sócrates vai lançar um livro sobre Ciência Política no final de Outubro, poucos dias após a apresentação do Orçamento do Estado para 2014 e cerca de um mês depois das eleições autárquicas, apurou o Económico.
. Lula da Silva, antigo presidente brasileiro, prefaciou o livro de José Sócrates e marcará presença no lançamento, em Lisboa.
. Contactado pelo Económico, José Sócrates recusou falar sobre o assunto.
O Económico sabe que se trata de uma obra sobre Ciência Política que reflecte a passagem de José Sócrates pelo Sciences Po - Institut d'Études Politiques de Paris, para onde foi após se ter demitido do cargo de primeiro-ministro, em Março de 2011.
. Até ao momento não foi possível apurar se o livro inclui alguma reflexão sobre os seus seis anos de governação.
. O Económico sabe também que 23 de Outubro é a data mais provável para o lançamento do livro, embora o dia não esteja ainda fechado. Nessa altura o antigo presidente do Brasil, Lula da Silva, tem na agenda da sua visita a Portugal a participação numa sessão pública da Odebrecht, a maior empresa de construção brasileira, que a 22 de Outubro celebra 25 anos em Portugal, confirmou o Económico junto de fonte da empresa.
. (Notícia actualizada às 15h05 com informação adicional sobre aniversário da Odebrecht). 

A verdade Nua & Crua sobre os Protestos no Brasil 

[OGiganteAcordou] Protesto Passe Livre Brasil: Veja o que você nao vê na televisao






Posted: 19 Sep 2013 03:12 PM PDT
chuck norris gena barack obama
Assim no Brasil, como nos Estados Unidos...
Eu já disse que a onda comunista é global, não somente no Brasil e na América Latina. Ele será o sistema da Nova Ordem Mundial.
E Chuck Norris tem consciência das intenções do comunista e agente da KGB, Barack Obama, para comunizar os EUA, a pedido dos globalistas.

Famoso pelos diversos filmes de luta, o ator norte-americano Chuck Norris publicou um vídeo no YouTube no último sábado clamando para que os milhões de evangélicos do país, assim como ele, votem contra a reeleição do presidente Barack Obama nas eleições presidenciais de novembro.

“Nós não podemos mais ficar sentados quietos ou parados nos cantos assistindo nosso país ir para o caminho do socialismo ou algo muito pior”, ataca o astro de “Os mercenários 2″, em cartaz no Brasil, ao lado de sua esposa, Gina.



A mulher de Norris faz as contas e concluiu que, se não tivessem ficado em casa há quatro anos, os evangélicos poderiam ter eviado a vitória de Obama.

“É estimado que nas eleições de 2008, 30 milhões de cristão evangélicos ficaram em casa no dia da votação e Obama ganhou por 10 milhões de votos”. Em tom apocalíptico, o casal cristão alerta que se não agirem, os americanos enfrentarão “mil anos de escuridão” e diz que tudo pode estar perdido para sempre, “se não mudarmos de rumo”.

Assista ao vídeo:
Posted: 19 Sep 2013 02:36 PM PDT
É, pelo jeito as coisas não andam boas há tempo para os EUA. É a situação financeira caótica, não nos esqueçamos disto, guerras que mancharam a reputação dos EUA perante o mundo ( sem falar desta cartada russo-síria que quebrou a determinação de momento de um ataque do Tio Sam a Síria ). Um governo Obama tomado por escândalos e ações misteriosas em questão, desastres naturais, seguem-se diversos exercícios "femáticos" que tiram o sono de qualquer um. E finalizando, as questões sociais começam a pipocar, mostrando um processo de terceiro mundialização dos EUA. A casa está caindo pro Obama?

Advertência: a estocar por 30 dias comida! Caminhoneiros querem parar a América em outubro



Caminhoneiros na América estão pensando em ' parar a América' durante três dias, entre 11 de outubro e 13 de outubro de 2013 , em parte, para protestar contra as políticas desastrosas de Barack Obama. Um e-mail está sendo enviado advertindo americanos para estocar com 30 dias de fornecimento de alimentos e para estarem prontos para a ruptura potencial de outras cadeias de suprimentos , incluindo combustível e suprimentos médicos . O alerta de e-mail recebido por Beforeitsnews e um clipe curto de Outpost Liberdade , bem como dois vídeos são postados abaixo. :

Como alguém cuja família opera uma empresa de camionagem , não foi nenhuma surpresa quando o anúncio de organizar uma marcha de um milhão de caminhoneiro em outubro apareceu online em reagancoalition.com e em uma página do Facebook.

Há uma página no Facebook chamada ( página do Facebook tem agora mais de 16.000 gostei !) Esta é uma das mensagens que postou " Caminhoneiros vão parar a América". : Meu colega patriota neste esforço é o de apoiar os caminhoneiros em uma grande parada da América em 3 dias de greve de 11 a 13 de Outubro.Obamacare estará em vigor e a maioria das pessoas estará pronta para entrar em ação. No comércio naqueles dias de estoque até em itens que você irá precisar. No banco não compras nenhuma transação de dinheiro.

Não importa se um milhão ou 50 rolos através de DC neste esforço . Congresso vai nos ouvir. Nós, o Povo .Qual será a remover Obama do cargo por crimes de traição e contravenções . Queremos audiência no Congresso sobre Benghazi e Seal Team 6. Louis Lerner coloca na cadeia . Sem anistia , remova todos os muçulmanos em nosso governo que não defendem a Constituição . Remover Eric Holder do cargo por crimes contra o povo e a Constituição . Por último, mas não menos importante é os preços dos combustíveis . Muito mais abaixo, incluindo o aviso para estocar 30 dias de alimentos / suplementos agora .

Se por algum motivo , este " desligamento da América 'não causar uma interrupção de alimentos ou de abastecimento de combustível , é sempre bom ter um fornecimento de 30 dias de comida de emergência , combustível e suprimentos médicos na mão , de qualquer maneira . Na verdade, todos os americanos que deve ser preparado. O alerta de e-mail do nosso leitor!
Eu, por exemplo , a intenção de apoiar a comunidade caminhoneiro em seus empreendimentos. Isso deve vir como nenhuma surpresa de alguém que foi descrito como "um ignorante , estúpido, cérebro morto mulher direita ", já que a empresa de camionagem família estará participando .
Um milhão de motociclistas percorreram Washington , milhares de caminhões com certeza podem. Eu acho que os caminhoneiros , juntamente com alguns americanos patrióticos em automóveis, picapes e utilitários esportivos , seria apenas o bilhete para dizer a todos aqueles que têm a intenção de destruir nossa Constituição que eles estão lidando com os americanos - um gigante adormecido se você quiser. Isso pode ser feito América.Nós devemos estar juntos.
Marque em sua agenda pessoal para 11 de outubro a 13 de outubro e apoiar a Million camionista de março.Certifique-se de que você tem provisões suficientes para durar aproximadamente 30 dias , uma vez que poderia levar tanto tempo para reabastecer lojas com mercadorias .
Vou deixar você com algumas letras de músicas apropriadas por William D. Fries, Jr. :
Porque nós temos um pouco comboio rockin ' através da noite

Sim, nós temos um pouco de comboio não é ela uma bela vista Venha e junte-se a nossa caravana não é nada vai entrar no nosso caminho
Nós vamos rolar comboio deste Truckin ' através dos EUA



Via: Before It's News e http://horizontenews.blogspot.com.br/
Posted: 19 Sep 2013 08:38 AM PDT
Absurdo! O Brasil está prestes a se transformar em um caos! A massa de manobra manipulada pelos comunistas apelam para força quando não possuem argumentos?
Além dos agentes comunistas, ops... médicos cubanos escravos trabalharem sem a avaliação, os soldadinhos de Lula ainda partem para a violência?
Será que este Brasil ainda tem jeito?
Estão assassinando o país!

Duzentos trabalhadores rurais sem terra ligados ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) invadiram a sede do Conselho Regional de Medicina do Ceará (Cremec) no final da tarde desta quarta-feira, 18. O motivo da invasão seria a não concessão do registro provisório para os 34 médicos estrangeiros atuarem no programa federal Mais Médicos no Estado.

A Polícia está no local. O clima é tenso. O Cremec fica na Rua Floriano Peixoto, no Centro de Fortaleza. Os 34 médicos só aguardam o registro para começarem a trabalhar em 14 cidades cearenses.
Posted: 18 Sep 2013 08:31 PM PDT

Posted: 18 Sep 2013 07:17 PM PDT
O que vimos no STF foi apenas troca de favores entre amigos de longa data!

Meus pêsames Brasil... O futuro deste país é incerto...
Se os crimes do governo (de um partido) estão acima das leis e da constituição, imagine o que eles podem fazer depois com o povão???
Quem pára estes esquerdopatas?

E tudo isso com financiamento e apoio dos globalistas capimunistas!

Compartilhe via Facebook!!!
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=626065404104464&set=a.300306916680316.77991.193779297333079&type=1&theater

CUBA:(Após os 6 anos, tomar leite é crime)



"Para que todos sejam iguais perante a lei, é preciso que a lei seja igual perante todos!"
.
 "O que mais sinto é que vou morrer sabendo que a estupidez humana não tem solução!" Voltaire
.
O MEU AMIGO CUBANO CHOROU - Eu acho que chorei também.
-
Estava eu há alguns dias em Havana junto com uma delegação do ministério da saúde e Secretaria de Saúde do DF. Um representante do governo cubano, poliglota, formado em turismo e geografia, que se tornou meu amigo, nos acompanhava nas diferentes visitas aos locais permitidos pelo regime.
.
Nem o cubano tem o direito de ir e vir dentro do próprio país, nem ao turista é permitido andar livremente. Fugindo ao programado consegui conhecer moradia, esposa e filha deste meu amigo cubano, e eles tinham um sonho, que era comprar uma janela, sim você leu bem, uma janela, para tapar o buraco do cubículo banguela de um cômodo em que viviam.
.
Todos os dias pela manhã, meu amigo cubano aguardava a delegação brasileira em pé, de prontidão, na entrada do refeitório do hotel enquanto tomávamos o café da manha. Cubanos não podem entrar em hotel, a não ser para trabalhar, é crime.
.
Uma manhã, constrangido com aquela situação de vê-lo em pé nos aguardando, procurei os responsáveis pelo hotel, mostrei minha indignação e achando que me impunha, falei que ele tomaria sim o café da manhã conosco, eu pagaria.Depois de alguma discussão, meu amigo sentou-se a mesa, muito constrangido, enquanto eu servia o leite, ele me informou que isto poderia ser problema, não poderia se sentar a mesa e muito menos tomar leite, pois adulto tomar leite em cuba é crime.
Isto mesmo crime.
.

Quando de repente três brutamontes entram o ambiente e arrancam brutalmente o nosso amigo da mesa e o retiram do ambiente aos tapas, safanões e bofetões.
.
Posteriormente ele voltou, de prontidão como habitualmente, na entrada do refeitório, nos aguardava em pé para agenda de compromissos do dia. Observei que ele periodicamente limpava uma lagrima e chorava silenciosamente.
.
Tinha as marcas da violência no rosto.
Isto não é exceção, desrespeito ao ser humano e aos direitos humanos é rotina e faz parte da política de estado cubano, e o Brasil, infelizmente, se torna extensão deste crime contra a humanidade ao permitir que leis de cuba tenham validade para cubanos em território nacional.
.
Grande parte dos membros da delegação brasileira que presenciaram o ocorrido ocupam cargos importantes na Republica, mas eu posso declinar nomes se for necessário.
tomar leite em cuba é proibido aos maiores de seis anos de idade. Os comitês de defesa da revolução - dedos duros do estado - presente em toda parte se encarregam de denunciar o cubano infrator ou criminoso, não sei bem.
.
Existem exceções: Turistas e dirigentes do regime podem tomar leite a vontade. Eu tinha leite a qualquer horário no hotel e vi as jarras de leite nas salas das autoridades visitadas.
.
OBS; A filha de meu amigo cubano, que tinha como sonho ter uma janela, também tinha um sonho, tomar um pouco de leite. Ela não podia, estava acima da idade permitida. Tinha 7 anos de idade.

Walter Gaia Souto - Amigo e solidário ao povo cubano. Ao povo cubano.

CUBA:(Após os 6 anos, tomar leite é crime)



"Para que todos sejam iguais perante a lei, é preciso que a lei seja igual perante todos!"
.
 "O que mais sinto é que vou morrer sabendo que a estupidez humana não tem solução!" Voltaire
.
O MEU AMIGO CUBANO CHOROU - Eu acho que chorei também.
-
Estava eu há alguns dias em Havana junto com uma delegação do ministério da saúde e Secretaria de Saúde do DF. Um representante do governo cubano, poliglota, formado em turismo e geografia, que se tornou meu amigo, nos acompanhava nas diferentes visitas aos locais permitidos pelo regime.
.
Nem o cubano tem o direito de ir e vir dentro do próprio país, nem ao turista é permitido andar livremente. Fugindo ao programado consegui conhecer moradia, esposa e filha deste meu amigo cubano, e eles tinham um sonho, que era comprar uma janela, sim você leu bem, uma janela, para tapar o buraco do cubículo banguela de um cômodo em que viviam.
.
Todos os dias pela manhã, meu amigo cubano aguardava a delegação brasileira em pé, de prontidão, na entrada do refeitório do hotel enquanto tomávamos o café da manha. Cubanos não podem entrar em hotel, a não ser para trabalhar, é crime.
.
Uma manhã, constrangido com aquela situação de vê-lo em pé nos aguardando, procurei os responsáveis pelo hotel, mostrei minha indignação e achando que me impunha, falei que ele tomaria sim o café da manhã conosco, eu pagaria.Depois de alguma discussão, meu amigo sentou-se a mesa, muito constrangido, enquanto eu servia o leite, ele me informou que isto poderia ser problema, não poderia se sentar a mesa e muito menos tomar leite, pois adulto tomar leite em cuba é crime.
Isto mesmo crime.
.

Quando de repente três brutamontes entram o ambiente e arrancam brutalmente o nosso amigo da mesa e o retiram do ambiente aos tapas, safanões e bofetões.
.
Posteriormente ele voltou, de prontidão como habitualmente, na entrada do refeitório, nos aguardava em pé para agenda de compromissos do dia. Observei que ele periodicamente limpava uma lagrima e chorava silenciosamente.
.
Tinha as marcas da violência no rosto.
Isto não é exceção, desrespeito ao ser humano e aos direitos humanos é rotina e faz parte da política de estado cubano, e o Brasil, infelizmente, se torna extensão deste crime contra a humanidade ao permitir que leis de cuba tenham validade para cubanos em território nacional.
.
Grande parte dos membros da delegação brasileira que presenciaram o ocorrido ocupam cargos importantes na Republica, mas eu posso declinar nomes se for necessário.
tomar leite em cuba é proibido aos maiores de seis anos de idade. Os comitês de defesa da revolução - dedos duros do estado - presente em toda parte se encarregam de denunciar o cubano infrator ou criminoso, não sei bem.
.
Existem exceções: Turistas e dirigentes do regime podem tomar leite a vontade. Eu tinha leite a qualquer horário no hotel e vi as jarras de leite nas salas das autoridades visitadas.
.
OBS; A filha de meu amigo cubano, que tinha como sonho ter uma janela, também tinha um sonho, tomar um pouco de leite. Ela não podia, estava acima da idade permitida. Tinha 7 anos de idade.

Walter Gaia Souto - Amigo e solidário ao povo cubano. Ao povo cubano.

"Se não estás satisfeito, a porta de saída é ali"



 
Um exemplo das condições de verdadeira escravatura em que o trabalho está a ser exercido no Portugal das troikas

17 de Agosto de 2013

.
Trabalhar num call center é viver num mundo de pobreza, instabilidade, pressões e humilhações. O centro da PT em Coimbra é descrito por muitos como “um inferno”

.
Para Nuno, o pior de tudo era ter de enganar os clientes. Trabalhou no enorme call center da Portugal Telecom em Coimbra, antes de vir para a Teleperformance, em Lisboa. Em Coimbra trabalhou no sector outbound (quando é o operador que faz a chamada, geralmente para vender) da MEO. “Tínhamos de dar a entender às pessoas que, se não comprassem o serviço MEO, ficariam sem televisão, o que era mentira”, recorda Nuno, ao PÚBLICO. 
.
Era o período em que foi introduzida a Televisão Digital Terrestre (TDT). Quem não tinha qualquer serviço por cabo teria de instalar um descodificador para continuar a ter sinal de televisão. Não era necessário aderir ao MEO, mas os operadores só explicavam isto se o cliente o perguntasse explicitamente. As instruções que tinham eram claras quanto a isto.

.
Carlos ainda trabalha no call center da PT de Coimbra. Ou melhor, em teoria é empregado da Vertente Humana, uma empresa de trabalho temporário com a qual tem um contrato de 15 dias, renovável automaticamente, embora com uma curiosa modalidade de funcionamento.

.
Carlos, que vende igualmente serviços da MEO, conta que também é obrigado a enganar os clientes. Ao contactar clientes de outras redes, aliciando-os a aderirem ao serviço M4O, tem instruções para não referir nunca que o cliente terá de mandar desbloquear o seu telemóvel, com os custos implícitos. Só se tal for perguntado explicitamente – “E eu terei de mandar desbloquear o meu telemóvel?” o operador pode confirmar. Mas se o cliente perguntar, por exemplo, “E não terei de fazer mais nada? O serviço fica logo disponível?”, o operador está proibido de lhe dizer que terá de mandar desbloquear o telemóvel.

.
Se o cliente, mais tarde, se sentir enganado e protestar, o operador é penalizado. Carlos relata outro caso, que aconteceu no mês passado. Na venda do serviço M4O (que inclui chamadas grátis de telemóvel), os operadores têm instruções para nunca dizer ao cliente que, ao aderir, terá anulado todo o saldo que possa ter no Cartão Sim. Mais uma vez, só poderá dar essa informação se o cliente se lembrar de o perguntar explicitamente. Ora no caso em questão o cliente chegou a dizer, na tentativa de recusar a oferta: “Mas eu tenho muito dinheiro no cartão…” Não era a pergunta certa, e Carlos não lhe pôde dizer que todo o seu saldo de 90 euros seria anulado. Quando descobriu, o cliente protestou.

.
“Fui penalizado por causa disso, na minha remuneração variável”, conta Carlos, “apesar de eu ter ao meu lado uma folha onde está escrita claramente essa regra, que eu não posso informar o cliente”.

.
O call center da PT em Coimbra vive essencialmente da mão-de-obra dos estudantes da universidade. Na opinião dos operadores (que não confirmámos junto da PT) a ideia de colocar o centro de atendimento na cidade deve-se a esse motivo.

.
A carta de despedimento

No período de férias universitárias, a PT emprega outras pessoas, que não estudantes, que muitas vezes são despedidas mal se inicia o ano lectivo. Dito de uma forma mais técnica, a rotatividade dos trabalhadores é enorme. Todos os que contactámos afirmaram estar contratados por agências de trabalho temporário, e terem contratos de 15 dias. Mas eis como funciona: a meio de cada mês, o trabalhador recebe em casa uma carta de despedimento.

.
Com alguns, isto acontece quase todos os meses, com outros, em apenas alguns meses por ano. Depende da produtividade, e eventualmente de outros factores. Carlos acaba de receber uma, registada, como sempre. Data: 18 de Julho de 2013. “Serve a presente… nos ternos da Lei n.º 1, artigo 344 do Código do Trabalho, aprovado pela Lei n.º 7/2009, de 12 de Fevereiro… o seu contrato de trabalho caducará a 3 de Agosto de 2013…” Seguem-se as instruções sobre subsídio de desemprego, etc.

.
Chegado ao local de trabalho, no dia seguinte, o supervisor explica que a produtividade não tem sido a melhor, e que, a continuar assim, o contrato não será renovado, como a carta de resto já formaliza. “Tens 15 dias para melhorar a performance“, diz o supervisor. Será então preciso trabalhar a dobrar, para “cumprir os objectivos”. Isso significa trabalhar durante os fins-de-semana e dias de férias, e a possibilidade de fazer isso ainda é considerada um grande favor da empresa, para que o trabalhador consiga “cumprir os objectivos” e não seja despedido. Esses objectivos são fixados pelas chefias, mas “muitas vezes a meio do mês mudam os objectivos”, diz Carlos. “A pressão é enorme, e a instabilidade também. Há pessoas a chorar nos intervalos, há pessoas que não aguentam.”
.
Nuno, que trabalha na Teleperformance (embora o seu contrato seja com uma outra empresa, de trabalho temporário, que pertence à própria Teleperformance), tal como Maria, ou Júlia, que é operadora da ZON, todos se referem à mesma instabilidade, ao salário baixo (nunca muito acima do salário mínimo) e às formas de pressão para fazer aumentar a produtividade. A frase que todos disseram já ter ouvido repetidas vezes, nas várias empresas, é: “Se não estás satisfeito, a porta de saída é ali”.

.
Nuno e um grupo de pessoas a trabalhar em várias empresas de call center estão a tentar organizar-se para criar um sindicato do sector. Reuniram-se e redigiram um Boletim para um Sindicato dos Trabalhadores dos Call Centers, n.º 0, intitulado “Tás logado?. Chamam a atenção para a precariedade, para os baixos salários, as formas de pressão e a necessidade de se juntarem. Mas misturam tudo isto com um discurso muito ideológico (com referências à Primavera Árabe e às manifestações no Brasil), o que decerto não facilitará a adesão de pessoas que, pela natureza do seu trabalho e vínculos contratuais, tendem a estar dominadas pelo medo.

.
Os nomes de todos os operadores citados nesta reportagem são fictícios, a pedido dos mesmos. O nosso pedido à PT para visitar o call center de Coimbra foi recusado, com a explicação de que seria “uma falta de respeito pelas pessoas que estão a trabalhar”. Uma entrevista com um responsável também foi negada. Apenas chegou uma resposta por email às nossas questões sobre os contratos e as cartas de rescisão, dizendo que “não é verdade”. 
.
Quanto aos casos concretos em que os operadores são instruídos para enganar os clientes, a “fonte oficial da PT” escreveu: “Os casos concretos que refere não têm qualquer significado face às centenas de milhares de serviços vendidos no M4O.”

Paulo Moura

"Se não estás satisfeito, a porta de saída é ali"



 
Um exemplo das condições de verdadeira escravatura em que o trabalho está a ser exercido no Portugal das troikas

17 de Agosto de 2013

.
Trabalhar num call center é viver num mundo de pobreza, instabilidade, pressões e humilhações. O centro da PT em Coimbra é descrito por muitos como “um inferno”

.
Para Nuno, o pior de tudo era ter de enganar os clientes. Trabalhou no enorme call center da Portugal Telecom em Coimbra, antes de vir para a Teleperformance, em Lisboa. Em Coimbra trabalhou no sector outbound (quando é o operador que faz a chamada, geralmente para vender) da MEO. “Tínhamos de dar a entender às pessoas que, se não comprassem o serviço MEO, ficariam sem televisão, o que era mentira”, recorda Nuno, ao PÚBLICO. 
.
Era o período em que foi introduzida a Televisão Digital Terrestre (TDT). Quem não tinha qualquer serviço por cabo teria de instalar um descodificador para continuar a ter sinal de televisão. Não era necessário aderir ao MEO, mas os operadores só explicavam isto se o cliente o perguntasse explicitamente. As instruções que tinham eram claras quanto a isto.

.
Carlos ainda trabalha no call center da PT de Coimbra. Ou melhor, em teoria é empregado da Vertente Humana, uma empresa de trabalho temporário com a qual tem um contrato de 15 dias, renovável automaticamente, embora com uma curiosa modalidade de funcionamento.

.
Carlos, que vende igualmente serviços da MEO, conta que também é obrigado a enganar os clientes. Ao contactar clientes de outras redes, aliciando-os a aderirem ao serviço M4O, tem instruções para não referir nunca que o cliente terá de mandar desbloquear o seu telemóvel, com os custos implícitos. Só se tal for perguntado explicitamente – “E eu terei de mandar desbloquear o meu telemóvel?” o operador pode confirmar. Mas se o cliente perguntar, por exemplo, “E não terei de fazer mais nada? O serviço fica logo disponível?”, o operador está proibido de lhe dizer que terá de mandar desbloquear o telemóvel.

.
Se o cliente, mais tarde, se sentir enganado e protestar, o operador é penalizado. Carlos relata outro caso, que aconteceu no mês passado. Na venda do serviço M4O (que inclui chamadas grátis de telemóvel), os operadores têm instruções para nunca dizer ao cliente que, ao aderir, terá anulado todo o saldo que possa ter no Cartão Sim. Mais uma vez, só poderá dar essa informação se o cliente se lembrar de o perguntar explicitamente. Ora no caso em questão o cliente chegou a dizer, na tentativa de recusar a oferta: “Mas eu tenho muito dinheiro no cartão…” Não era a pergunta certa, e Carlos não lhe pôde dizer que todo o seu saldo de 90 euros seria anulado. Quando descobriu, o cliente protestou.

.
“Fui penalizado por causa disso, na minha remuneração variável”, conta Carlos, “apesar de eu ter ao meu lado uma folha onde está escrita claramente essa regra, que eu não posso informar o cliente”.

.
O call center da PT em Coimbra vive essencialmente da mão-de-obra dos estudantes da universidade. Na opinião dos operadores (que não confirmámos junto da PT) a ideia de colocar o centro de atendimento na cidade deve-se a esse motivo.

.
A carta de despedimento

No período de férias universitárias, a PT emprega outras pessoas, que não estudantes, que muitas vezes são despedidas mal se inicia o ano lectivo. Dito de uma forma mais técnica, a rotatividade dos trabalhadores é enorme. Todos os que contactámos afirmaram estar contratados por agências de trabalho temporário, e terem contratos de 15 dias. Mas eis como funciona: a meio de cada mês, o trabalhador recebe em casa uma carta de despedimento.

.
Com alguns, isto acontece quase todos os meses, com outros, em apenas alguns meses por ano. Depende da produtividade, e eventualmente de outros factores. Carlos acaba de receber uma, registada, como sempre. Data: 18 de Julho de 2013. “Serve a presente… nos ternos da Lei n.º 1, artigo 344 do Código do Trabalho, aprovado pela Lei n.º 7/2009, de 12 de Fevereiro… o seu contrato de trabalho caducará a 3 de Agosto de 2013…” Seguem-se as instruções sobre subsídio de desemprego, etc.

.
Chegado ao local de trabalho, no dia seguinte, o supervisor explica que a produtividade não tem sido a melhor, e que, a continuar assim, o contrato não será renovado, como a carta de resto já formaliza. “Tens 15 dias para melhorar a performance“, diz o supervisor. Será então preciso trabalhar a dobrar, para “cumprir os objectivos”. Isso significa trabalhar durante os fins-de-semana e dias de férias, e a possibilidade de fazer isso ainda é considerada um grande favor da empresa, para que o trabalhador consiga “cumprir os objectivos” e não seja despedido. Esses objectivos são fixados pelas chefias, mas “muitas vezes a meio do mês mudam os objectivos”, diz Carlos. “A pressão é enorme, e a instabilidade também. Há pessoas a chorar nos intervalos, há pessoas que não aguentam.”
.
Nuno, que trabalha na Teleperformance (embora o seu contrato seja com uma outra empresa, de trabalho temporário, que pertence à própria Teleperformance), tal como Maria, ou Júlia, que é operadora da ZON, todos se referem à mesma instabilidade, ao salário baixo (nunca muito acima do salário mínimo) e às formas de pressão para fazer aumentar a produtividade. A frase que todos disseram já ter ouvido repetidas vezes, nas várias empresas, é: “Se não estás satisfeito, a porta de saída é ali”.

.
Nuno e um grupo de pessoas a trabalhar em várias empresas de call center estão a tentar organizar-se para criar um sindicato do sector. Reuniram-se e redigiram um Boletim para um Sindicato dos Trabalhadores dos Call Centers, n.º 0, intitulado “Tás logado?. Chamam a atenção para a precariedade, para os baixos salários, as formas de pressão e a necessidade de se juntarem. Mas misturam tudo isto com um discurso muito ideológico (com referências à Primavera Árabe e às manifestações no Brasil), o que decerto não facilitará a adesão de pessoas que, pela natureza do seu trabalho e vínculos contratuais, tendem a estar dominadas pelo medo.

.
Os nomes de todos os operadores citados nesta reportagem são fictícios, a pedido dos mesmos. O nosso pedido à PT para visitar o call center de Coimbra foi recusado, com a explicação de que seria “uma falta de respeito pelas pessoas que estão a trabalhar”. Uma entrevista com um responsável também foi negada. Apenas chegou uma resposta por email às nossas questões sobre os contratos e as cartas de rescisão, dizendo que “não é verdade”. 
.
Quanto aos casos concretos em que os operadores são instruídos para enganar os clientes, a “fonte oficial da PT” escreveu: “Os casos concretos que refere não têm qualquer significado face às centenas de milhares de serviços vendidos no M4O.”

Paulo Moura