sábado, 21 de novembro de 2009

ESTÃO DOIDOS...OU QUÊ. OS MESMOS DIREITOS DOS EX-COMBATENTES IGUAIS AOS DE TERRORISTAS?


De: Contra os Canhões
Data: 11/21/09 14:29:42
Para: Undisclosed-Recipient:,
Assunto: Não quero ver...

Não quero ver... (1)

O caso "Face Oculta" esbarra de frente com o primeiro-ministro. O País inteiro pára para ver. Vem o presidente do Supremo Tribunal e diz: "É tempo de repensar toda a estrutura de investigação criminal." Vem o procurador--geral da República e diz: "Os políticos devem acabar com o segredo de justiça ou então mudar a lei." Sobre o primeiro-ministro, durante uma semana, nenhum deles disse coisa alguma. Meus caros amigos: isto é o mesmo que ter um homem encarcerado num acidente e os dois médicos do INEM chamados ao local optarem por ficar na berma da estrada a discutir questões de anatomia. Isto é o mesmo que ter um avançado caído dentro da área e o árbitro e o fiscal de linha decidirem que naquele momento o que se impõe é uma reflexão sobre as regras do penálti. Isto é o mesmo que ter uma casa a arder e dois bombeiros sentarem-se a debater a qualidade do seu equipamento em vez de irem buscar a mangueira da água.
Está tudo doido? Não. Está tudo cheio de medo. Porque nunca ninguém viu nada assim desde que existe democracia e Noronha do Nascimento e Pinto Monteiro preferiam manifestamente não ter sido eles a ver. Estas são circunstâncias absolutamente excepcionais e eu não sei se temos homens à altura destas circunstâncias. Parece-me muito sintomático que os dois mais altos magistrados do País se tenham refugiado em questões políticas (o segredo de justiça e a estrutura da investigação) no preciso momento em que aquilo que se lhes exige é clareza absoluta nas decisões judiciais. Pinto Monteiro, aliás, só emitiu um comunicado com alguns esclarecimentos depois de José Sócrates ter exigido publicamente que queria ser esclarecido.
Sejamos cristalinos: acreditar que Jesus Cristo andou sobre as águas exige menos fé do que acreditar que as conversas entre Sócrates e Vara têm a inocência de um episódio da Abelha Maia. Supondo que o juiz de instrução criminal de Aveiro não enlouqueceu, o simples facto de enviar certidões para o Supremo envolvendo Sócrates tem só por si um efeito devastador e que exige uma dupla resposta: jurídica (saber se as escutas são legais) mas também política. E, para a resposta política, a legalidade das escutas interessa pouco. Sócrates disse: "A questão mais importante para mim é saber se, durante meses a fio, fui escutado e se isso é legal num Estado de direito." Mas a questão mais importante para mim, e suponho que para a maioria dos portugueses, não é saber se as escutas são legais, mas se o primeiro-ministro teve conversas inaceitáveis com Armando Vara à luz de um Estado de direito. Isso até devia sossegar Pinto Monteiro e Noronha do Nascimento. Só que eles conhecem demasiado bem a política para ainda serem capazes de confiar no poder solitário da justiça. João Miguel Tavares.
@@@@@@@@@@@@@@@@
Não quero ver... (2)
O TGen Chito, uma vez mais, exorbita. ------------- Lê-se, com perplexidade, o seguinte: - «A Liga dos Combatentes portuguesa pretende desenvolver acções de carácter humanitário, que beneficiem, nomeadamente, ex-elementos das forças armadas portuguesas na guerra do Ultramar e combatentes da Liberdade da Pátria.» Que beneficiem, simultaneamente, todos quantos cumpriram o seu dever como Portugueses, ...E, também uns ditos "combatentes da Liberdade da Pátria", ou seja, os que pegaram em armas contra os Portugueses?! Mas que indecente misturada vem a ser esta? Que tem a Liga dos Combatentes, Portuguesa, nos seus estatutos, que lhe permita, ou que a obrigue (?), a um tal propósito?! Sr. Tenente-General Chito Rodrigues, explique-se.
#######################################
Isto é o máximo! Então agora a Liga dos Combatentes vai por em pé de igualdade os Combatentes de Portugal com os Combatentes dos Movimentos de Libertação das antigas Províncias Ultramarinas!!

Quer dizer, que o General Chito Rodrigues está às ordens do Ministério da Defesa!
E os nossos Combatentes sabem disto?
Acho que é altura de tomarem uma atitude e varrerem esse General da Direcção da Liga!
Os Combatentes devem movimentar-se e exigir uma Assembleia Geral para que esse "mainato" do Governo se explique!!
Já não nos bastava que os Chefes Militares tenham colocado as Forças Armadas na situação de submissão relativamente ao Poder e agora vem este General completar a "obra" com esta decisão!
Quando é que estes Generais de agora se levantam e exigem dos Chefes Militares uma posição de " Verdadeiros e Honrados Generais"?
Em vez de se armarem em "gestores" carreiristas, tomem uma atitude que mostre aos seus comandados que ainda há Generais a sério!!
Se estes políticos ( que têm levado o País à ruina e apenas servem de exemplo na arte do "orientanço" e da corrupção) continuam a sabotar as homenagens aos Combatentes então que a Liga as organize com o apoio dos tais Chefes (?) Militares!
José Morais Silva - Cor. Reformado da Força Aérea