sexta-feira, 18 de maio de 2012

18 de Maio de 2012, 14:26


Novas oportunidades

Gastos cerca de 1.800 milhões de euros com adultos

O ministro da Educação, Nuno Crato, afirmou hoje que foram gastos cerca de 1.800 milhões de euros no programa Novas Oportunidade, no eixo adultos, um investimento “muito grande” que é necessário rentabilizar
LAVAGEM DE MILHÕES DE EUROS




Edição de 18-05-2012 (1ª parte)

18.05.2012 14:13
Primeiro Jornal

Operação: Negócios ilícitos envolviam tráfico de pedras preciosas

Rede lava milhões em Portugal

A rede de crime organizado dedicava-se a todo o tipo de negócios ilícitos: fomentava o tráfico de diamantes e outras pedras preciosas, de droga, de chifres de rinoceronte e mercúrio e chegavam até a clonar cartões. Lavavam também dinheiro através de transferências milionárias, que tinham a América do Sul na origem e Portugal como ponto de passagem.

Por:Tânia Laranjo/ Ana Isabel Fonseca

Os cinco membros que constituíam o núcleo duro do grupo, no qual está um advogado de Lisboa e um engenheiro do Mercado Abastecedor da Região de Lisboa (MARL), foram detidos anteontem pela Unidade Nacional de Combate à Corrupção da PJ durante a operação ‘Miscelânea'. Os inspectores conseguiram ainda travar uma transferência de 50 milhões.

Os cinco detidos, que têm entre os 30 e os 45 anos, foram ontem presentes a tribunal. Ao fecho desta edição não eram conhecidas as medidas de co-acção.

Na operação, que culminou em 42 buscas domiciliárias e envolveu mais de cem inspectores, a PJ constituiu 19 arguidos, entre eles um advogado do Porto.

O núcleo duro da rede tinha como principal tarefa encontrar pessoas dispostas a prestar todo o tipo de serviços ilegais. Eram contactados por outros criminosos, que se dedicavam essencialmente ao tráfico de pedras preciosas e à lavagem de dinheiro. Depois cabia-lhes encontrar quem estivesse disposto a participar nos negócios ilícitos.

A rede era já investigada há mais de um ano. A PJ irá agora analisar em laboratório os diamantes encontrados, de forma a apurar o seu real valor.

SEM RENDIMENTO HÁ VÁRIOS ANOS

A operação foi levada a cabo pela Unidade Nacional que combate a criminalidade económica e financeira. As bus-cas foram feitas quase em simultâneo para evitar fugas de informação. Além dos advogados e empresários alvo de buscas, outros dos visados não têm qualquer actividade profissional. Dedicam-se apenas ao mundo do crime e não apresentam rendimentos há vários anos.

ORDEM ACOMPANHOU BUSCAS

Os escritórios dos dois advogados envolvidos na rede anteontem desmantelada pela Unidade Nacional Contra a Corrupção da PJ foram alvos de buscas. As diligências foram acompanhadas por um representante da Ordem dos Advogados e também por um procurador do Ministério Público.

Em causa está a necessidade de assegurar que o segredo profissional a que os advogados estão sujeitos não seja comprometido e garantir que apenas os documentos que dizem respeito à actividade criminosa em que os causídicos estão envolvidos sejam apreendidos. A Ordem é avisada antecipadamente pelos inspectores da Judiciária de que serão realizadas buscas a advogados.

O causídico de Lisboa, que pertencia ao núcleo duro e que foi um dos cinco detidos, poderá agora ser alvo de um processo disciplinar e o exercício da sua profissão poderá mesmo ser colocado em risco.

Já em relação ao advogado do Porto tal hipótese, para já, não se aplica, uma vez que durante a operação aquele apenas foi constituído arguido

A MAÇONARIA TRATARÁ O RESTO DA LIBERDADE DO LIMA


País

Duarte Lima deixa prisão até final da semana

Olívia Santos
Duarte Lima deixará até amanhã os calabouços da PJ. O advogado deixará de estar em prisão preventiva e ficará em regime de prisão domiciliária com pulseira electrónica.

Irmãos sucateiros lesam Estado em 21 milhões de euros

13 Abril 2012

Compravam metais à margem da lei e arranjavam faturas falsas para deduzir no IVA. O volume de negócios anual, entre 2003 3 2006, era de 30 milhões de euros.

O "Jornal de Notícias" escreve que três irmãos de Torres Novas com negócios de sucata montaram um esquema de fuga ao Físco que, de 2003 a 2006, lesou o Estado em 21 milhões de euros: além de não ter recebido 20 milhões de euros em IVA, IRC e IRS, o Físco fez reembolsos indevidos de IVA superiores a um milhão de euros.

Os valores constam do relatório da investigação da Polícia Judiciária de Coimbra, que acaba de ser enviado ao Ministério Público, com proposta de acusação dos 47 arguidos (34 indivíduos e 13 empresas), por fraude fiscal agravada, falsificação de documentos, branqueamento de capitais e associação criminosa

Frase do ano

“...um delinquente político chamado Sócrates, o pior exemplo que jamais, na História de Portugal, foi dado ao país...” Maria Filomena Mónica no I.

Oliveira Costa era cliente da rede suíça (Sol)
Investigação

Oliveira Costa era cliente da rede suíça (Sol)

O antigo presidente do BPN, Oliveira Costa, era um dos clientes da rede de evasão fiscal e de branqueamento de dinheiro sedeada na Suíça e ontem desmantelada pelas autoridades

O FUMEIRO DOS NOSSOS MAIS SELECTOS CHOURIÇOS

" O Ministério Público apanhou os líderes da maior rede de lavagem de dinheiro de sempre em Portugal. Há conhecidos empresários e políticos entre os clientes. E foi um dos chefes desta rede que transferiu 5 milhões da conta de Rosalina Ribeiro para a de Duarte Lima"

E AQUI O HEROI DA FITA ERA O ZÉ DAS MEDALHAS!!!

Os líderes da maior rede de evasão fiscal e de lavagem de dinheiro alguma vez detetada em Portugal foram detidos na quinta-feira.
Lavagem de dinheiro: fraude de mil milhões

17 de Maio, 2012por Felícia Cabrita

O DCIAP e a Inspecção Tributária prenderam ontem os líderes da maior rede de evasão fiscal e de lavagem de dinheiro até hoje apanhada em Portugal. Operava a partir da Suíça, aproveitava o BPN de Cabo Verde e é usada por empresários, advogados e políticos, como Duarte Lima. Os valores em causa são astronómicos.
Uma rede suíça que proporcionava a evasão fiscal e o branqueamento de capitais portugueses – fraude que se calcula atingir mil milhões de euros – foi esta semana desmantelada pelo Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP), numa investigação liderada pela Inspecção Tributária de Braga e do Porto.

Trata-se dos três sócios de uma empresa suíça, a Akoya Asset Management. Oficialmente, geriam e faziam aplicações de fortunas de clientes portugueses, mas na verdade agenciavam clientes para bancos da Suíça e actuavam como seus testas-de-ferro, criando empresas offshore nas quais era colocado o capital, em manobras de fuga ao fisco e branqueamento de capitais.

Entre os portugueses que utilizavam os serviços da rede encontram-se empresários, advogados e alguns políticos, como Duarte Lima.

A rede era encabeçada por Michel Canals – ex-director executivo do banco UBS (Union de Banques Suisses), onde geria, nomeadamente, as contas conjuntas do magnata Lúcio Tomé Feteira e da sua companheira, Rosalina Ribeiro, e também de Domingos Duarte Lima – e era integrada por dois portugueses residentes na Suíça, José Pinto e Nicolas Figueiredo, também ex-funcionários daquela casa de crédito suíça. Foram os três detidos ontem, no Porto.

Além destes três indivíduos, foi também preso um intermediário português, que aparentemente vivia da exploração de uma loja de medalhas, de onde lhe vinha a alcunha de ‘Zé Medalhas’. Os arguidos começam hoje a ser ouvidos pelo juiz Carlos Alexandre, do Tribunal Central de Instrução Criminal.

felicia.cabrita@sol.pt

(actualizada às 10h17 de 18 de Maio)

Portugal a caminho da declaração de Estado de Sítio?

Posted: 17 May 2012 08:44 AM PDT

.









No dia 11 deste mês de mai, foi discretamente promulgada uma alteração à Lei do Regime do estado de sítio e do estado de emergência. Esta Lei está cheia de alterações, a grande maioria incompreensíveis para o cidadão comum.


A Lei pode ser lida na integra no Diário da República, 1.ª série — N.º 92 — 11 de maio de 2012



As questões pertinentes que se colocam são:

- porquê rever uma lei que já tinha sido alterada no dia 30 de setembro do ano passado?

- porquê agora?

- será que se adivinham tempo difíceis em que esta lei terá de ser posta em prática brevemente?

- será que com o colapso da Grécia, seguido de Portugal, terá de ser imposto um regime de estado de sítio para fazer frente e controlar possíveis distúrbios populares?



De qualquer maneira, como dizia há dias o advogado Garcia Pereira: Portugal está a viver "uma espécie de Estado de Sítio que não foi declarado", com medidas que retiram direitos fundamentais aos cidadãos, a pretexto de isso estar no acordo da troika. Já só falta declara-lo
PORTUGAL





Aluno esfaqueado em rixa de gangs (COM VÍDEO)

Alunos da escola Professor Ruy Luís Gomes, no Laranjeiro, em Almada, entraram ontem de manhã com facas nas mochilas, dispostos a um ajuste de contas com o membro de um grupo rival. O alvo já estava traçado - era C.C., 16 anos - e no intervalo o grupo executou o plano.