sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

CORRUPÇÃO MAIS DO QUE MUITA

E AINDA POR CIMA CHIBO ?



Caixa no Jornal: Exílio em Argel. Para escapar à PIDE, Alegre refugiou-se em Argel, em 1964, onde foi locutor da rádio Voz da Liberdade e escreveu "Praça da Canção".

Nota do editor do site: Manuel Alegre nesta entrevista confirma que foi locutor da rádio Voz da Liberdade em Argel que, segundo os textos desta página, denunciava as posições das tropas portuguesas.

E é este "traidor" que quer ser Presidente de Portugal?

Manuel Alegre, Desertor...E ainda por cima Chibo?




"Hummm...Quem vou chibar, agora? A mim, ninguém me cala!"

Edificante! E andamos nós a incensar tal personagem!

Com palavras simples, puras, vividas...nesta vida...

"Conheço este problema pessoalmente. Estava em Luanda, quando Alegre se pirou. Mais tarde, quando entrei prá "guerra" o meu Batalhão foi colocado em Nóqui, lá em cima, encostado ao Zaire, junto à fronteira com Matadi. Nessa região ouvia-se através dos famosos rádios portáteis Hitachi, com uma boa onda média, a voz de Matadi e a voz da Argélia, emissores criados por desertores que, através de infiltrados nas forças armadas, denunciavam as nossas operações.

Muitas das emboscadas que sofremos resultaram da traição desses "grandes filhos da puta ". Uma das vozes que se ouvia era a desse pulha, Pateta Alegre. Lembro-me que 48 horas após se ter instalado um posto de observação, um grupo de combate, um canhão, um radar no cimo do morro de Noqui, donde nós observávamos toda a movimentação de aproximadamente, 2.000 "turras" concentrados numa sanzala no outro lado da fronteira, ouviu-se a voz do Alegre a denunciar a nossa posição. Andámos a levar porrada na estrada entre S. Salvador e Nóqui durante mais de 4 meses.

Numa das viagens sofremos 9 ataques.

Um dia, em Nóqui, junto ao Rio, onde se situava o nosso aquartelamento, o então Tenente-Coronel Isaltino, mandou tocar a formar. Formou-se o Batalhão e o corneteiro tocou a sentido, fez-se silêncio chegou o Tenente-Coronel e disse: o furriel Marta (mulato) dê um passo em frente. O sacana era o informador.

Fazia-o através dum preto que era vendedor das célebres colchas congolesas, em Nóqui. Nesta guerra a Pide teve um papel muito importante. Informávamo-nos dos movimentos desses traidores. Bem…. não sei se estás a ver…o cabrão não foi linchado porque foi imediatamente evacuado para Luanda. Cerca de 2 anos depois, estava eu ainda na guerra ouvi a voz deste traidor nas rádio Maatadí. Tinha fugido das cadeias de Luanda. Sofri no corpo os efeitos da atitude desses traidores."

Paulo Chamorra

PS: E quer este desertor (MANUEL ALEGRE), ser CHEFE SUPREMO DAS FORÇAS ARMADAS? Que belo exemplo para as tropas!

MANUEL ALEGRE