quinta-feira, 18 de agosto de 2011

OS RESPONSAVEIS DA NOSSA DESGRAÇA TÊM DE SER PROCESSADOS CRIMINALMENTE


O Ministério do Trabalho brasileiro encontrou trabalho escravo em várias fábricas de confecção da Zara, no Estado de São Paulo. A inspecção foi acompanhada pelas câmaras de uma televisão brasileira. A empresa espanhola Inditex, dona da marca Zara, já reagiu e exige ao fornecedor brasileiro que resolva, de forma urgente, a situação.

A questão foi divulgada pela imprensa brasileira que noticiou também a confirmação pelo Ministério do Trabalho brasileiro da existência do caso numa empresa subcontratada por um dos fornecedores de roupa para a marca Zara.

A imprensa referiu que se confirmaram "irregularidades" na unidade em Campinas, tendo a investigação levado a 52 autos de infração contra a Zara, um dos quais faz referência à "discriminação étnica das tribos Quechua e Aimará que recebiam prior tratamento que os outros trabalhadores".

Os trabalhadores, cerca de 15, estavam com "contratações ilegais, condições degradantes e jornadas exaustivas de até 16 horas diárias".

A Inditex respondeu de imediato ao caso e pediu ao fornecedor para resolver a situação, incluindo através do pagamento de indemnizações aos trabalhadores, por considerar que a prática viola o seu Código de Conduta para Fabricantes de Unidades Externas.

O grupo espanhol, em colaboração com as autoridades brasileiras, reforçará ainda a revisão do sistema de produção, tanto deste fornecedor como das restantes empresas com as quais colabora no Brasil, para garantir que o caso não se volta a repetir.

Atualmente, a Inditex tem no Brasil 50 fornecedores estáveis que empregam mais de sete mil trabalhadores.

O grupo realiza anualmente mais de mil auditorias a fornecedores em todo o mundo, para garantir o cumprimento do Código de Conduta.

Com Lusa

FRANÇA DÁ ARMAS AOS REBELDES DA LIBIA


Portugal também enviou (hoje) uma fragata para combater os piratas. Mas quem são os verdadeiros piratas? Seremos nós também?





Portugal também enviou (hoje) uma fragata para combater os piratas. Mas quem são os verdadeiros piratas? Seremos nós também?




VIDEO DA GREVE DE FOME POR CAUSA DA CORRUPÇAO NA INDIA, NÃO PODE SER VISTO NESTE BLOG ( CENSURA A ESTE BLOG)







MILAGRE, MILAGRE,MILAGRE
R.T.P




MAIS PAPISTA DO QUE O PAPA



JMJ - Resposta a marcha laica e ateísta em Madrid

QUEM DIRIA ESPANHA UM PAÍS LAICO, O SOCIALISMO LAVA BEM AS CABEÇAS

Jacques Delors

"Moeda única e Europa estão "à beira do precipício"

por LusaHoje

Moeda única e Europa estão "à beira do precipício"

O euro e a União Europeia estão "à beira do precipício", afirmou o antigo presidente da Comissão Europeia Jacques Delors numa entrevista hoje publicada nos jornais Le Soir (belga) e Le Temps (suíço)

Brasil denuncia "condições de escravatura"
em fábrica da Zara
(ESPANHOLA)








Trabalho


Económico
18/08/11 09:05

enviar noticia



As autoridades detectaram 52 infracções numa fábrica de uma participada da Zara.

A multinacional espanhola vai responder no Brasil por 52 infracções às leis laborais no país.

O caso foi denunciado pela televisão brasileira e está também a ser acompanhado pela imprensa espanhola, depois de uma inspecção a uma fábrica em São Paulo ter detectado condições de trabalho de "escravatura".

Indícios de trabalho infantil - entre os trabalhadores estava um adolescente de 14 anos -, pagamento de salários inferiores ao mínimo exigido e turnos de 16 horas foram algumas das irregularidades detectadas pela inspecção. A mão-de-obra era sobretudo boliviana e peruana, sendo que os empregadores descontavam nos salários os custos da viagem para o Brasil e outros gastos, com comida, por exemplo.

Segundo relata o Expansión, apesar de se tratar de uma fábrica de uma participada da Zara, a AHA, as autoridades brasileiras consideram que é a multinacional espanhola quem tem de responder pelas infracções detectadas.

QUINTA DO MOCHO
Loures: Jovem esfaqueado nas costas na Quinta do Mocho em alegado ajuste de contas
18 de Agosto de 2011, 09:35

Um jovem de 20 anos foi esfaqueado nas costas na noite de quarta-feira, na Quinta do Mocho, em Loures, um caso que as autoridades suspeitam ter-se tratado de um ajuste de contas e que está a ser investigado pela Polícia Judiciária.

Fonte da Polícia de Segurança Pública (PSP) disse à Agência Lusa que o incidente ocorreu às 22:20 de quarta-feira, quando um “indivíduo de 20 anos foi esfaqueado nove vezes nas costas”, depois do autor do crime ter disparado um tiro.

“Suspeita-se que se tenha tratado de um ajuste de contas”, acrescentou a mesma fonte, que indicou não ter sido realizada ainda nenhuma detenção nem encontradas as armas de fogo e branca, “que poderão ter sido levadas por alguma das muitas pessoas que se encontravam no local”.

A vítima foi transportada para o hospital, tendo sido “ferida com alguma gravidade, mas não corria perigo de vida”, explicou a PSP.

A Polícia Judiciária está a investigar o caso qualificado como tentativa de homicídio.

@Lusa