sexta-feira, 25 de junho de 2010

VANDALISMO EM SANTAREM

VANDALISMO EM SETUBAL ESTATUA GOLFINHO

MARIO SOARES HOJE HOMENAGEADO

ROLÃO PRETO

Mário Soares, enquanto Presidente da República, condecorou-o
“ ROLÃO PRETO “ a título póstumo, em 10 de Fevereiro de 1994, com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique pelo seu «estranhado amor pela liberdade».

Nasceu em Gavião, a 12 de Fevereiro de 1893;
morreu em Lisboa a 18 de Dezembro de 1977

sexta-feira, 25 de Junho de 2010 | 08:07

Imprimir Enviar por Email

Mário Soares é hoje homenageado em «Concelho de Estado»



Será ainda criado um díptico de homenagem ao estadista, da autoria do artista plástico Mário Vitória, e haverá a chamada «Tribuna dos Pequeninos», onde os mais novos vão poder conversar informalmente com Mário Soares.

Diário Digital / Lusa

Eduardo Lourenço, Francisco Assis, Jean Daniel, Raúl Morodo, Manuel Ferreira de Oliveira, Federico Mayor Zaragoza, Adriano Moreira, Lobo Antunes, José Pacheco Pereira, Carvalho da Silva e Soromenho Marques serão outros dos conferencistas.

As intervenções dos oradores serão posteriormente compiladas em livro, que será comercializado nos mercados português e brasileiro.

Este ciclo de debates integra a 1ª edição da iniciativa «Arcos de Valdevez - Concelho de Estado», que será realizada anualmente e que tem como principal objetivo prestar tributo e refletir sobre a importância histórica das maiores personalidades da política portuguesa.

Da primeira edição, que se enquadra nas comemorações do centenário da implantação da República, fazem ainda parte exposições, arte de rua, teatro e a edição de um livro.

Uma boa parte das iniciativas deste «Concelho de Estado» materializa-se em arte de rua, sendo a trajetória de Mário Soares retratada nas principais artérias de Arcos de Valdevez e a população local convidada a participar ativamente.

No perímetro urbano da vila, sobretudo no seu centro histórico e na marginal fluvial, haverá uma exposição de cartazes com fotos do homenageado, uma fotobiografia de Mário Soares e um «Xadrez Político» em ponto grande representando as pessoas ou instituições chave no percurso do estadista.

Representações teatrais relativas a episódios da vida de Soares e uma marcha pública de tributo são outras das iniciativas agendadas.

Na Casa das Artes, ficará patente a exposição «Mário Soares, o princípio sem fim», que retrata a vida pessoal e política do homenageado.

A exposição mostrará as condecorações de Soares, os trajes académicos, caricaturas e alguns objetos de caráter popular oferecidos e dedicados ao homenageado.

Será ainda criado um díptico de homenagem ao estadista, da autoria do artista plástico Mário Vitória, e haverá a chamada «Tribuna dos Pequeninos», onde os mais novos vão poder conversar informalmente com Mário Soares.

Diário Digital / Lusa

QUANDO O GOVERNO DE PORTUGAL HOMENAGEAVA OS SEUS HERÓIS….

E NÃO OS SEUS TRAIDORES