quarta-feira, 2 de janeiro de 2013




 JÁ VISTE UM ESPIRRO EM CAMARA LENTA?





 JÁ VISTE UM ESPIRRO EM CAMARA LENTA?





Dúvidas de Cavaco podem custar 1,7 mil milhões de euros a Gaspar

Publicado às 15.28

Lucília Tiago e Miguel Pacheco
 
 2 0 0
Retenção de um dos subsídios e contribuição especial de solidariedade valem quase dois mil milhões.
Não é fácil calcular o impacto das dúvidas de Belém sobre o Orçamento. Primeiro porque ainda é uma hipótese - falta o Tribunal Constitucional decidir sobre estas três medidas -, segundo porque os universos de referência (número de funcionários públicos e pensionistas) e a carga fiscal mudaram substancialmente entre 2012 e 2013.

Voando Sobre um Ninho de Cucos

por Fernando Melro dos Santos, em 02.01.13
Bom dia, e Bom Ano.

Estive fora de Portugal durante uns dias. Peguei no carro, atravessei a vastidão de Espanha, e cheguei a Lourdes, no meio dos Pirenéus, mesmo a tempo de experienciar um terremoto de magnitude 4.7 com epicentro a poucos quilómetros de onde me encontrava no preciso instante em que ocorreu o abalo. 

A França ainda é um país bem aproveitado, bonito, fértil e viçoso. Florescem a pequena indústria e o prestador de serviços, homens caçam à beira da estrada um pouco por toda a parte sem terem de olhar por cima do ombro à procura do fiscal e do bufo, e não consta nem parece que alguma versão gaulesa da ASAE ande por lá a chatear as boulangeries e patisseries que oferecem (e escoam) uma pluralidade dos mais suculentos e intrinsecamente abundantes bolos que é dado a uma pessoa atirar pelo gasganete a baixo.

Por outro lado, os franceses conduzem mal, a medo, são na generalidade capazes de levar a 40 km/h um carro, sobre uma recta de 2km, se ali houver um sinal a compeli-los nesse sentido. Não percebem nada de informática, o profissionalismo e a observação das regras tolda-lhes o pragmatismo, e também regra geral, a internet funciona pobremente fora das grandes cidades. Sem querer que isto pareça um assomo de pensamento mágico, arrisco dizer que esta peculiaridade genética, a propensão para espectar em rebanho, pode vir a ser a Queda da estirpe franca diante das convulsões que agitam a Europa.

Isto tudo para dizer que ouvi em directo os votos proferidos por François Hollande para 2013 e antevi, com tristeza, uma França entregue ao comunismo, versão islamizada, a prazo de 50 anos. Projectaram-se desse momento em diante, na minha mente e nos meus olhos, imagens desse quadro Dantesco sobrepostas às bucólicas e frondosas paisagens por onde me fiz levar.

Certo de que este mês de Janeiro será pródigo em notícias que irão ratificando o meu vaticínio, mais não direi agora sobre este assunto, qual arúspice que aguarda o regresso dos sinais no vôo das aves migratórias.

Tive ainda oportunidade de parar em duas cidades Espanholas: Donostia (San Sebastián para os homogenistas) e Valladolid. Na primeira, havia pessoas a correr às sete da manhã, com cinco graus e chuva, e bastante movimento. Respirava-se. Eu que abomino cidades, considerei com alguma seriedade ser-me possível viver inserido naquela urbe de gente fresca e idioma esdrúxulo. Já à passagem por Valladolid, constatei o pior da súmula socializante que assolou Espanha nos últimos anos. Ninguém nas ruas, muitas e largas vias ao abandono que desembocavam em áreas comerciais igualmente feéricas, e aquela sensação deprimente de estar numa povoação onde entrar ou sair vai dar ao mesmo.

Durante todo este tempo acompanhei sempre que pude os boletins noticiosos através da televisão, em ambos os países e em cada região. O gradiente depressivo é deveras impressionante, quando posto em perspectiva.  Pareceu-me que em França o torpor ainda não é completo, que se tiram consequências daquilo que é dito, que é possível esperar do cidadão televisionado um escrutínio mínimo da realidade. Nas terras onde se vive sob o jugo de Castela, contudo, impera o registo a que Arturo Pérez-Reverte, com o sortilégio que lhe é único na urdidura da palavra, apodou de tonterías del culo. Ao longo desta rampa descendente de insensatez e a caminho deste couto na periferia humana que é Portugal, quem é que ainda poderia ficar surpreendido ao chegar à santa terrinha e deparar com a continuação da saga que deixáramos para trás? Mais mil milhões para um banco, mais dez milhões para um jogador da bola, normas novas, taxas novas, tudo a cavalo na inveja do Portugazinho, para quem o problema não é ter X, mas sim que o vizinho tenha X+1. 

Bem dizia ontem José Nogueira entrevistado por Fernando Alvim. No tempo de Salazar, não podiam ser ditas certas coisas e assim ficavam por revelar muito do abuso e da miséria que grassariam. Mas hoje essas mesmas coisas são ditas e não acontece nada em consonância e consequência com a gravidade do que é revelado. Mais, a populaça vai cantando e rindo com a estaca entalada no recto sempre a queixar-se dos outros, dos outros, dos outros, dos outros. 

Só tenho um desejo para 2013: levemos o Estado à falência.

PR pede fiscalização de suspensão de subsídios e contribuição para solidariedade

PR pede fiscalização de suspensão de subsídios e contribuição para solidariedadeMário Silva, Lusa

O Presidente da República pediu ao Tribunal Constitucional que analise aos normas do Orçamento de Estado referentes à suspensão do subsídio de férias em geral, do subsídio dos reformados e a contribuição extraordinária de solidariedade.

O pedido de fiscalização sucessiva do Orçamento de Estado para 2013 (OE 2013) foi hoje anuncado no site da presidência da República, referindo serem três as dúvidas sobre a constitucuionalidade que Cavaco Silva quer ver analisadas.
MAÇONARIA, SEUS PEDREIROS E OS MERCENÁRIOS
Não publicamos as listas da generalidade dos pedreiros/mercenários porque o conteúdo é enorme!


O Castelo da D. Chica - Palmeira - Braga

Um País arruinado e a cair em ruínas....vejam...

From: José João Roseira
Foi mais uma ruinosa aventura há já muito desejada, pois este edifício constitui um dos mais faustosos e magnificos exemplos da arquitectura arte nova jamais construídos.

Tive ainda o privilégio de ser acompanhado por três novos amigos, que além da fotografia e das ruínas, cultivam valores cada vez mais raros nos dias de hoje, o que enriqueceu em muito o meu património emocional.

Não me vou desta vez debruçar muito sobre a história deste edifício, nem tampouco na sua arquitectura, pois estas descrições podem ser encontradas com facilidade neste mundo cibernético e estaria a plagiar ou reescrever tudo o que já foi dito e escrito.

Embora esta magnífica estrutura seja de um invulgar valor arquitectónico, e tenha sido traçado por um dos mais prestigiados arquiectos do seu tempo, Ernesto Korrodi, é um "elefante branco" que mancha a nossa história e reputação como povo civilizado.

O Castelo da D. Chica, não é propriamente uma ruína embora para lá caminhe. É sim, um desafortunado e devoluto edifício que espelha um espírito bem lusitano que o vitimou pela megalomania, pela burocracia, pela especulação e novo-riquismo.

Ao observarmos o seu breve percurso de quase cem anos, aqui encontramos vários erros humanos que o condenaram, tornando-o num belíssimo exemplo da crise que assola nosso amado e abandonado País.

Foi edificado nos "Gloriosos anos da Grande Guerra", conforme uma inscrição sobre a sua nobre entrada, obedecendo a um caderno de encargos em que nenhum gasto foi poupado, pois estava em jogo o ego da sua rica proprietária, a famosa D. Chica, herdeira de uma grande fortuna brasileira, que o idealizou para as suas faustosas festas e fantasias.

Pela separação do seu marido, casou com o amante de quem teve um filho, tendo sido o projecto nessa altura abandonado. Mais tarde voltou para a sua terra natal, onde veio a falecer já da década de 1960.

Mudando várias vezes de mãos, o castelo nunca foi devidamente acabado, pois as infindáveis burocracias e entraves autárquicos com que se depararam os seus proprietários, deitaram a perder esta jóia de arquitectura, impedindo o seu progresso como "Mansão Filosofal", logrando as nobres intenções de cada um dos frustrados donos.

Como sabemos, um edifício desta índole é essencialmente valorizado pela riqueza e acabamentos do seu interior, sobrepondo-se muitas vezes à exuberante fachada.

Tanto quanto se sabe, este era rico em madeiras, estuques, vitrais, ferragens, azulejaria, estatuária, cantarias e outros itens de grande valor artístico que o tornavam num valioso tesouro da autoria dos melhores mestres de cada ofício.

Foi mais tarde em 1990, adquirido por um valor simbólico pela junta de freguesia local, que cedeu quase de  imediato a sua exploração a uma empresa do ramo hoteleiro, a IPALTUR, num contrato que claramente favorecia esta entidade em prejuízo da autarquia, em que o compromisso das obras de "requalificação" e aproveitamento cultural lhe conferiram inexplicáveis regalias.

Aquando a última intervenção que o transformou num suposto investimento turístico, todo o seu interior foi desventrado para fazer uma discoteca, com restaurante, salas de congressos e reuniões, tendo sido completamente desvirtuado de todo o seu explendor.

Após as ditas obras não restaram sequer vestígios do seu primitivo projecto, todo este espólio se perdeu para sempre, inclusive os planos originais...

É caso para indagar, onde estavam os zelosos autarcas que em dada altura impediram a continuação do projecto inicial?

Como foi possível tão grande barbárie que matou este belo edifício e empobreceu todo o País?

Creio que nem um chimpanzé autista seria capaz de licenciar um projecto tão condenatório no ponto de vista moral e patrimonial, quanto mais doutores, engenheiros e outras pardas sumidades autárquicas e governamentais...

Embora o Castelo da D. Chica tenha sido reconhecido em 1985 como Imóvel de Interesse Público, não houve nenhum impedimento em realizar tamanha e tacanha obra de vandalismo e de lesa património, como se pode concluir pela devassidão de tão valioso espólio, e pelas licenças necessárias e concedidas pelas diversas entidades (in)competentes...

Alguém deveria pagar bem caro por abuso de poder ou por negligência...e quiçá, corrupção!!!

Noutro País seria feita uma rigorosa investigação a todo este processo, codenando com justiça todos os intervenientes, fazendo deles um exemplo para todas as gerações futuras...

Poderemos também e a avaliar pelo seu curto percurso de vida, que houve gestão danosa, pois os processos em tribunal por falta de pagamento, levaram muitos fornecedores ao desespero e enterraram bem fundo qualquer hipótese de revitalizar este empreendimento que animava as noites bracarenses.

Muitas vezes estes projectos de sucesso imediato, criam a ilusão de uma alegada falsa fortuna que é depauperada por níveis de vida exorbitantes e sinais exteriores de riqueza entre outras futilidades, não antevendo um declínio natural do negócio, pelo facto de simplesmente passarem de moda.

É igualmente difícil de entender porque é que esta propriedade foi  hipotecada por essa empresa com o acordo do seu legítimo proprietário (Junta de Freguesia), para cobrir as dívidas a inúmeros fornecedores da  concessionária, tendo apenas a CGD sido a única ressarcida dos valores acumulados pela aquisição do imóvel...

 
Nem o negócio da Bragaparques com a permuta de terrenos em Lisboa foi tão mau e lesivo, há que tirar o chapéu a estes negociantes e advogados que conduzem o País à ruína...

O castelo encontra-se hoje à venda pela módica quantia de 2.5 milhões de euros, o que é mais uma grave situação de especulação imobiliária digna de um país do terceiro mundo...

Quem quiser investir num imóvel deste calibre, encontrará em França castelos à venda por menos de metade do preço com o dobro das condições, o que nos leva a pensar uma vez mais na pequenez e na megalomania do nosso mercado imobiliário.

Enquanto isso, a D. Chica-ca assustou-se-se perante este rocambolesco cenário e certamente andará às voltas no seu túmulo, enquanto o seu gato berrará: Isto é o cúmulo!!!


Europa é o maior risco para a economia mundial, diz o nobel Joseph Stiglitz

Para o nobel norte-americano, as novas políticas do BCE são insuficientes e Espanha e Grécia são principais problemas da Europa.
Stiglitz diz que não vê saída para o fim da situação económica em Espanha e na Grécia Foto: Nuno Ferreira Santos

O nobel da economia norte-americano, Joseph Stiglitz, afirma que o maior perigo para a economia mundial em 2013 será a Europa e que a Espanha e a Grécia são os principais pontos de preocupação.
Posted: 01 Jan 2013 01:00 PM PST
Postado por Alexandre do Couto
Correspondente do Cone Sul


O assassino da Escola Primária Sandy Hook adorava o diabo e tinha uma página online dedicada a Satanás, revelou um ex-colega de classe.

A página de adoração satânica de Adam Lanza tinha a palavra “Diabo” escrita em vermelho, em letras de estilo gótico num fundo negro, Trevor L. Todd disse ao jornal The National Enquirer, algo que ele disse era “esquisito” e “lhe dava calafrios”.

O FBI está tentando consertar seu disco rígido esmagado para ver se seu rastro online revelará algum motivo para a matança, mas a agência da polícia federal americana crê fortemente que ele usava sites de suicídio e adoração ao diabo e se gabava de seus planos de assassinato em fóruns de mensagens.

Fonte: http://juliosevero.blogspot.com.br
Posted: 01 Jan 2013 12:05 PM PST
[Imagem: dinheiro-mega-sena.jpg][Imagem: DSC_00502.jpg]





Um exemplo:

A Casa caiu para Caixa Econômica Federal

Os números sorteados nos concursos Mega Sena: 1225 e 1226 !!!



1225- números sorteados = 31 / 32 / 34 / 40 / 50 / 55 ocorrido dia 23/10/2010.

1226 - números sorteados = 10 / 31 / 40 / 50 / 55 / 56 ocorrido dia 27/10/2010

O que foi que aconteceu? nunca tivemos tantos números repetidos em jogos consecutivos!

A GRANDE FARSA É DESCOBERTA! SE VOCÊ FAZ APOSTAS, ESTÁ SENDO ENGANADO!

A Polícia Federal desconfiou que estivesse havendo algum tipo de fraude na MEGA SENA e, mal começaram as investigações, pegaram várias pessoas envolvidas no esquema, entre elas, funcionários, auditores, e muito peixe grande, ligadas diretamente ao governo.
Era muita gente envolvida no esquema. Eles fraudavam o peso da bolinha, fazendo sempre dar os números que eles quisessem e botavam 'laranjas' para jogar em diferentes Estados.
Você que achava estranho a Mega Sena acumular tantas vezes seguidamente, e quando saía o prêmio, apenas uma pessoa ganhava, geralmente em algum lugar bem distante.. Só podia ser algum tipo
de fraude mesmo!!!
Descobriram membros da quadrilha com 4 Bilhões em contas nos paraísos fiscais; o que menos tinha, tinha 8 milhões..

Isso é sacanagem com o povo brasileiro, que trabalha demais; muitos deixam até de comer alguma coisa para fazer uma fezinha!O que muito me admira é que quase não houve divulgação!!!!!!

Na TV só passou uma vez no Jornal da Record, e outra na BAND...
Certamente foram censurados.... Está na cara que o governo não quer perder a bocada que fatura cada semana com os jogos, e nem quer mais CPIs...

Esta notícia não pode ficar na gaveta, espalhem!!!
Vamos nos unir e dar fim a essa grande rede de corrupção que envolve o nosso país.

Colabore com a DIVULGAÇÃO e ajude a desmantelar essa corja de corruptos que levam 45% do seu salário em impostos e ainda têm coragem de levar mais... Passe para todos da sua lista de contatos....

O BRASIL todo precisa saber!!!
O único jeito de acabarmos com essa patifaria é ninguém jogar mais em nada. Aí , a CAIXA ECONÔMICA vai ter um enorme prejuízo e,
talvez só assim fará alguma coisa. E o que as autoridades vão fazer agora?
Esconder como fizeram quando essa notícia vazou?
Posted: 01 Jan 2013 01:00 PM PST

Postado por Alexandre do Couto
Correspondente do Cone Sul


O assassino da Escola Primária Sandy Hook adorava o diabo e tinha uma página online dedicada a Satanás, revelou um ex-colega de classe.

A página de adoração satânica de Adam Lanza tinha a palavra “Diabo” escrita em vermelho, em letras de estilo gótico num fundo negro, Trevor L. Todd disse ao jornal The National Enquirer, algo que ele disse era “esquisito” e “lhe dava calafrios”.

O FBI está tentando consertar seu disco rígido esmagado para ver se seu rastro online revelará algum motivo para a matança, mas a agência da polícia federal americana crê fortemente que ele usava sites de suicídio e adoração ao diabo e se gabava de seus planos de assassinato em fóruns de mensagens.

Fonte: http://juliosevero.blogspot.com.br
Posted: 01 Jan 2013 12:05 PM PST
[Imagem: dinheiro-mega-sena.jpg][Imagem: DSC_00502.jpg]





Um exemplo:

A Casa caiu para Caixa Econômica Federal

Os números sorteados nos concursos Mega Sena: 1225 e 1226 !!!



1225- números sorteados = 31 / 32 / 34 / 40 / 50 / 55 ocorrido dia 23/10/2010.

1226 - números sorteados = 10 / 31 / 40 / 50 / 55 / 56 ocorrido dia 27/10/2010

O que foi que aconteceu? nunca tivemos tantos números repetidos em jogos consecutivos!

A GRANDE FARSA É DESCOBERTA! SE VOCÊ FAZ APOSTAS, ESTÁ SENDO ENGANADO!

A Polícia Federal desconfiou que estivesse havendo algum tipo de fraude na MEGA SENA e, mal começaram as investigações, pegaram várias pessoas envolvidas no esquema, entre elas, funcionários, auditores, e muito peixe grande, ligadas diretamente ao governo.
Era muita gente envolvida no esquema. Eles fraudavam o peso da bolinha, fazendo sempre dar os números que eles quisessem e botavam 'laranjas' para jogar em diferentes Estados.
Você que achava estranho a Mega Sena acumular tantas vezes seguidamente, e quando saía o prêmio, apenas uma pessoa ganhava, geralmente em algum lugar bem distante.. Só podia ser algum tipo
de fraude mesmo!!!
Descobriram membros da quadrilha com 4 Bilhões em contas nos paraísos fiscais; o que menos tinha, tinha 8 milhões..

Isso é sacanagem com o povo brasileiro, que trabalha demais; muitos deixam até de comer alguma coisa para fazer uma fezinha!O que muito me admira é que quase não houve divulgação!!!!!!

Na TV só passou uma vez no Jornal da Record, e outra na BAND...
Certamente foram censurados.... Está na cara que o governo não quer perder a bocada que fatura cada semana com os jogos, e nem quer mais CPIs...

Esta notícia não pode ficar na gaveta, espalhem!!!
Vamos nos unir e dar fim a essa grande rede de corrupção que envolve o nosso país.

Colabore com a DIVULGAÇÃO e ajude a desmantelar essa corja de corruptos que levam 45% do seu salário em impostos e ainda têm coragem de levar mais... Passe para todos da sua lista de contatos....

O BRASIL todo precisa saber!!!
O único jeito de acabarmos com essa patifaria é ninguém jogar mais em nada. Aí , a CAIXA ECONÔMICA vai ter um enorme prejuízo e,
talvez só assim fará alguma coisa. E o que as autoridades vão fazer agora?
Esconder como fizeram quando essa notícia vazou?
Artur Baptista da Silva Burlão deixa cargo na SAD do Sporting
Artur Baptista da Silva, o burlão da ONU, informou o conselho de administração da Sporting SAD da intenção de deixar a sociedade.
Posted: 01 Jan 2013 01:00 PM PST

Postado por Alexandre do Couto
Correspondente do Cone Sul


O assassino da Escola Primária Sandy Hook adorava o diabo e tinha uma página online dedicada a Satanás, revelou um ex-colega de classe.

A página de adoração satânica de Adam Lanza tinha a palavra “Diabo” escrita em vermelho, em letras de estilo gótico num fundo negro, Trevor L. Todd disse ao jornal The National Enquirer, algo que ele disse era “esquisito” e “lhe dava calafrios”.

O FBI está tentando consertar seu disco rígido esmagado para ver se seu rastro online revelará algum motivo para a matança, mas a agência da polícia federal americana crê fortemente que ele usava sites de suicídio e adoração ao diabo e se gabava de seus planos de assassinato em fóruns de mensagens.

 DAKI BRASIL...............


Loterias, alienação e roubalheira...
Posted: 01 Jan 2013 12:05 PM PST






Um exemplo:


A Casa caiu para Caixa Econômica Federal


Os números sorteados nos concursos Mega Sena: 1225 e 1226 !!!



1225- números sorteados = 31 / 32 / 34 / 40 / 50 / 55 ocorrido dia 23/10/2010.

1226 - números sorteados = 10 / 31 / 40 / 50 / 55 / 56 ocorrido dia 27/10/2010

O que foi que aconteceu? nunca tivemos tantos números repetidos em jogos consecutivos!

A GRANDE FARSA É DESCOBERTA! SE VOCÊ FAZ APOSTAS, ESTÁ SENDO ENGANADO!

A Polícia Federal desconfiou que estivesse havendo algum tipo de fraude na MEGA SENA e, mal começaram as investigações, pegaram várias pessoas envolvidas no esquema, entre elas, funcionários, auditores, e muito peixe grande, ligadas diretamente ao governo.
Era muita gente envolvida no esquema. Eles fraudavam o peso da bolinha, fazendo sempre dar os números que eles quisessem e botavam 'laranjas' para jogar em diferentes Estados.
Você que achava estranho a Mega Sena acumular tantas vezes seguidamente, e quando saía o prêmio, apenas uma pessoa ganhava, geralmente em algum lugar bem distante.. Só podia ser algum tipo
de fraude mesmo!!!
Descobriram membros da quadrilha com 4 Bilhões em contas nos paraísos fiscais; o que menos tinha, tinha 8 milhões..

Isso é sacanagem com o povo brasileiro, que trabalha demais; muitos deixam até de comer alguma coisa para fazer uma fezinha!O que muito me admira é que quase não houve divulgação!!!!!!

Na TV só passou uma vez no Jornal da Record, e outra na BAND...
Certamente foram censurados.... Está na cara que o governo não quer perder a bocada que fatura cada semana com os jogos, e nem quer mais CPIs...

Esta notícia não pode ficar na gaveta, espalhem!!!
Vamos nos unir e dar fim a essa grande rede de corrupção que envolve o nosso país.

Colabore com a DIVULGAÇÃO e ajude a desmantelar essa corja de corruptos que levam 45% do seu salário em impostos e ainda têm coragem de levar mais... Passe para todos da sua lista de contatos....

O BRASIL todo precisa saber!!!
O único jeito de acabarmos com essa patifaria é ninguém jogar mais em nada. Aí , a CAIXA ECONÔMICA vai ter um enorme prejuízo e,
talvez só assim fará alguma coisa. E o que as autoridades vão fazer agora?
Esconder como fizeram quando essa notícia vazou?
Posted: 01 Jan 2013 04:38 PM PST

Mais um "empecilho" a menos para o trem veloz da Nova Ordem...
Não que ele estava impedindo os globalistas de fazerem qualquer coisa, não, pois ele era mais uma peça no tabuleiro globalista, mas um dia, existem peças que são derrubadas... O papel dele como "inimigo bolivariano anti-imperialista" acabou...

E também pelo jeito, parece que não haverá mais impedimentos para a implementação da agenda globalista no continente Sul-americano: Brasil, Argentina, Paraguai (golpe...), Chile, Uruguai, Colômbia (base EUA), Venezuela e outros, não serão páreos ao estabelecimento da Nova Ordem... Quem será a próxima peça a cair?
Veja a notícia:

Segundo o jornal ABC da Espanha, o caudilho Hugo Chávez entrou nos últimos dias em coma induzido, com os sinais vitais muito debilitados, mantido graças à assistência artificial proporcionada por aparelhos. Fontes consultadas pelo diário espanhol informam que nesta segunda-feira teria sido programada para breve uma desconexão da assistência artifical que prorroga a vida do caudilho venezuelano. Essa desconexão, de acordo com ABC, com resultado previsível de falecimento, poderá produzir-se a qualquer momento.



O jornal revela que a situação e Chávez é terminal. O paciente está com febre constante, perda de consciência e sem responder aos antibióticos. O caudilho chegou ao final do ano na UTI, sem ingerir nada sólido desde que foi operado há três semanas. Sua alimentação é intravenosa devido a extração de quase meio metro de intestino, de acordo com as fontes de inteligência com acesso a sua equipe médica, revela o diário espanhol, acrescentando que a biópsia detectou células cancerígenas nas paredes internas do intestino e na bexiga.

Transcrevo na íntegra em espanhol a reportagem do jornal ABC:

EN ESPAÑOL - Hugo Chávez ha entrado en los últimos días en un coma inducido, con las constantes vitales muy debilitadas, mantenidas gracias a la asistencia artificial procurada el hospital de La Habana en el que fue internado. Fuentes consultadas por ABC aseguraron el lunes que se había programado una próxima desconexión de la asistencia artificial que prorroga la vida del presidente venezolano. Esa desconexión, con resultado previsible de fallecimiento, podía producirse en cualquier momento.

Las autoridades venezolanas aseguran que Chávez sigue con vida, aunque parecen estar preparando al país para la noticia de la muerte del líder bolivariano. Su yerno y ministro de Ciencia y Tecnología, Jorge Arreaza, dijo que Chávez había llegado al final del año «tranquilo y estable». Por su parte, el vicepresidente venezolano, Nicolás Maduro, indicó el domingo que su situación era «delicada».

Desde hace varios días, el estado de salud de Chávezse considera crítico, con sus funciones vitales asistidas artificialmente a raíz de la operación a la que fue sometido el 11 de diciembre debido al avanzado cáncer que padece y de las complicaciones del postoperatorio provadas por una infección.

Con fiebre constante, pérdida de conciencia y sin responder a los antibóticos, el presidente venezolano llegó a final de año en cuidados intensivos, sin ingerir nada sólido desde que fue operado hace tres semanas, con «ano contra natura» y alimentación intravenosa debido a la extracción de casi medio metro de intestino, de acuerdo con fuentes de inteligencia con acceso a su equipo médico. También sus funciones respiratorias se encontraban asistidas artificialmente tras la traqueotomía a la que fue sometido por una infección que motivó la retención de líquido en los pulmones. Ese cuadro se completa con insuficiencia renal.

En la operación llevada a cabo el día 11 para extirparle cuatro cultivos cancerígenos de pelvis e intestino, al presidente venezolano le fueron extraídos 43,4 centímetros de intestino delgado. Una biopsia llevada a cabo durante la cirugía también detectó células cancerígenas en las paredes internas del intestino y en la vejiga.

La operación, realizada por un equipo médico llegado expresamente de Rusia, con asistencia de médicos cubanos, también comprobó que la metástasis en hueso y médula espinal seguía progresando a paso constante. En condiciones normales esto hubiera requerido probablemente un próximo trasplante de médula, pero su estado ya tan deterioradono ha permitido más actuaciones.

Fonte: http://aluizioamorim.blogspot.com.br/2013/01/chavez-estaria-em-fase-terminal-com.html