terça-feira, 13 de julho de 2010

SOL 7.2.2009

O FUTURO MUNDO DA ESQUERDA E A ESCRAVIAO

De: ALÔ PORTUGAL

Data: 11-07-2010 1:05:31

Para: Undisclosed-Recipient:,

Assunto: Povo escravo

O futuro Mundo de Esquerda e seu Povo escravo

Alguns profissionais meus conhecidos voltaram da China impressionados. Um determinado produto que o Brasil fabrica em um milhão de unidades, uma só fábrica chinesa produz quarenta milhões...
A qualidade já é equivalente. E a velocidade de reação é impressionante. Os chineses colocam qualquer produto no mercado em questão de semanas... Com preços que são uma fração dos praticados aqui.
Uma das fábricas está de mudança para o interior, pois os salários da região onde está instalada estão altos demais: 100 dólares.
Um operário brasileiro equivalente ganha 300 dólares no mínimo que acrescidos de impostos e benefícios representam quase 600 dólares.
Quando comparados com os 100 dólares dos chineses, que recebem praticamente zero benefícios.... estamos perante uma escravatura amarela e alimentando-a.
Horas extraordinárias? Na China? Esqueça!!!
O pessoal por lá é tão agradecido por ter um emprego que trabalha horas extras sabendo que nada vai receber por isso...
Essa é a grande armadilha chinesa.
Não se trata de uma estratégia comercial, mas sim de uma estratégia de poder.
Os chineses estão tirando proveito da atitude dos marqueteiros ocidentais, que preferem terceirizar a produção e ficando apenas com o que ela "agrega de valor": A marca.
Dificilmente você adquire nas grandes redes comerciais dos Estados Unidos da América um produto "made in Estados Unidos".
É tudo "made in China", com rótulo estadunidense.
As Empresas ganham rios de dinheiro comprando dos chineses por centavos e vendendo por centenas de dólares...
Apenas lhes interessa o lucro imediato e a qualquer preço. Mesmo ao custo do fechamento das suas fábricas. É o que se chama de "estratégia preçonhenta".
Enquanto os ocidentais terceirizam as táticas e ganham no curto prazo, a China assimila essas táticas para dominar no longo prazo.
Enquanto as grandes potências mercadológicas que ficam com as marcas, com os designes... Os chineses estão ficando com a produção, assistindo e contribuindp para o desmantelamento dos já poucos parques industriais ocidentais.
Em breve, por exemplo, já não haverá mais fábricas de tênis ou de calçado pelo mundo ocidental.
Só as haverá na China.
Então, num futuro próximo veremos os produtos chineses aumentando os seus preços, produzindo um "choque da manufatura", como aconteceu com o choque petrolífero nos anos setenta.
Então já será tarde de mais. E o mundo perceberá que reerguer as suas fábricas terá um custo proibitivo e irá render-se.
Perceberá que alimentou um enorme dragão e que dele ficou refém.
Dragão que aumentará ainda mais os preços, já que será ele quem ditará as novas leis de mercado pois quem manda é ele.
É ele e apenas ele quem possui as fábricas, inventários e empregos. É ele quem vai regular os mercados e não os "preçonhentos".
Iremos, nós e os nossos filhos, assistir a uma inversão das regras do jogo que terão impacto de uma bomba atômica... chinesa.

Nessa altura é que o mundo ocidental irá acordar, mas já será tarde.
Nesse dia, os executivos "preçonhentos" olharão tristemente para os esqueletos das suas antigas fábricas, para os técnicos aposentados, para as sucatas dos seus parques fabris desmontados, etc.
E então lembrarão, com saudade, o tempo em que ganharam dinheiro comprando baratinho dos "escravos" chineses, vendendo caro aos seus conterrâneos. Luciano Pires

Terça-feira, Julho 13, 2010

Qual reforma do Estado?

"O título do artigo era prometedor "Governo corta gastos na Função Pública", mas o conteúdo era desolador: "O Governo prepara cortes nos gastos diários da Função Pública. Em causa está a factura com consumos intermédios: papel, luz, água, estudos, material militar, detergente, ar condicionado...".

É esta a nossa sina: nenhum Governo corta despesa pública à séria. Toda a gente sabe que a despesa do Estado com salários e prestações sociais (aquela que não se corta de um dia para o outro) atinge cerca de 76% da despesa total. Ou seja, qualquer corte noutras áreas, por mais significativo que seja, tem impacte reduzido no défice orçamental.

É claro que dá jeito patrocinar "leaks" destes: passa para o mercado a ideia de que o Governo está realmente a fazer alguma coisa para conter os gastos do Estado... Quando está apenas a fazer marketing. Pior do que esta "cacha", só aquela que, sistematicamente, ocupa as manchetes da comunicação social: a reforma da Administração Pública.

Quem se der ao luxo de recortar as dezenas de informações que o Governo já libertou sobre esta malfadada reforma ficará a pensar que é um "work in progress". Que é um "work", já todos sabemos (anda a ser anunciada há cinco anos). Quanto ao "in progress", não restam dúvidas: é só olhar para o peso da despesa corrente no PIB para perceber como o Estado continua a engordar.

Se o Governo quer contribuir para uma redução estrutural do défice, só pode fazer duas coisas: fechar organismos do Estado que não servem para nada (ou para muito pouco) e cortar salários. E este é o momento para o fazer. O resto é "fait divers"."

FONTE:-http://carvalhadas-on-line.blogspot.com/

De: ALÔ PORTUGAL

Data: 07/07/10 19:02:42

Para: Undisclosed-Recipient:,

Assunto: A tragédia

A tragédia dos despedimentos

São quase 20.000 (vinte mil) as empresas que vão fechar portas,até ao fim do Verão.Os bancos já não lhes emprestam dinheiro, e já nem conseguem pagar salários e subsídios...no final de Setembro, milhares de portugueses (100.000, pelo menos) já não vão regressar ao habitual posto de trabalho.

As pequenas e médias empresas foram abandonadas por este governo,que,ao invés de tentar resolver o problema que é o drama do desemprego,o que soube fazer foi aumentar os impostos,e não distribui os fundos comunitários, que a Europa manda, para salvar a economia e as famílias portuguesas...UM ESCÂNDALO a juntar a tantos outros, que nenhum dos governantes quer assumir e reconhecer!!!

Recorde do desemprego

As previsões da Assoc. das PME'S não deixam lugar para dúvidas:a taxa de desemprego vai continuar a bater recordes, em Portugal, confirmando, assim, os dados do gabinete oficial de estatísticas da UE, que apontam para uma contínua subida da taxa de desemprego,em Portugal.

Em Fevereiro, era de 10.4, em Março 10.6, e 10.8, em Abril, atingindo em Maio o novo máximo de 10.9%,o valor mais alto dos últimos 20 anos.

Em comparação com 2009, a taxa subiu de 9.4 para 10.9,enquanto na UE a 27 subiu 0.7,e na zona EURO,0.6.

Telmo Correia recorda, e bem, que, quando integrou o governo, José Sócrates afirmava que"atingir a taxa de 0.6%,de desemprego, era sinónimo de erro grave de governação"!!!

É caso para perguntar:

Não se deverá, esta situação,a uma erradíssima forma de governar,com políticas económicas que ninguém

entende, com políticas que vão, mais e mais,cada vez mais,ao bolso do contribuinte,sem que se vejam resultados positivos?E porque não se demite Sócrates,uma vez que tanto criticou,noutros,o que não tem conseguido controlar, de forma alguma? A quem pretende iludir Sócrates, quando diz que está tudo bem, e o que temos visto,é que não está nada bem?

Gostaríamos muito de ter um primeiro-ministro sério,um HOMEM de Estado, competente... ao contrário, temos um primeiro-ministro que não passa de um aldrabão,indigno do lugar que ocupa, um desavergonhado!!!

Maria Celeste Amado- Miratejo