sábado, 29 de outubro de 2011

Chuvas torrenciais
Tailândia prepara-se para o pior

Embaixador português em Banguecoque explica que ainda está tudo tranquilo
O embaixador português em Banguecoque explica que ainda está tudo tranquilo, mas teme-se pelo pior nas próximas horas.
29-10-2011 11:52
Estas são horas e dias determinantes em Banguecoque. As chuvas torrenciais dos últimos dias provocaram uma acumulação anormal da água nas barragens que ameaça agora chegar a capital tailandesa. O embaixador português em Banguecoque explica que está ainda tudo tranquilo, mas teme-se pelo pior nas próximas horas.

A acumulação de água nas barragens, “que a certa altura já não podiam suportar mais pressão e começaram a descarregar”, juntamente “com chuvas muito violentas das monções, que acabaram há pouco tempo”, explica Jorge Torres Pereira, inundaram parte “significativa do território, a norte de Banguecoque”.

O embaixador português explica que “essa água vai paulatinamente, para sul, para o mar, e pensa-se que passará por Banguecoque por estes dias”.

PARTILHAR


INUNDAÇÕES NA TAILÂNDIA: NOTÍCIAS DE 29.10.2011 (1ªPEÇA)

Clique no mapa
Portugueses e lusos descendentes residentes em Banguecoque
.
1 – Marco da Silva do Vale. Em casa há 9 dias. Tem muita água, comida e bacalhau;
2- Família Manuel Campos a 50klms ao Oeste de Banguecoque. Não há inundação. Água e comida é coisa que por lá não faltará;
3- Eu, minha mulher,filha e dois cães. Casa enxuta, protegida, muita água potável, comida e bacalhau (15 quilos);
4- Embaixada de Portugal . Espero por lá tudo bem... Estranha-se o silêncio do embaixador Torres Pereira...!!!;
5- Família de Manuel Cambeta. Casa enxuta, protegida e muita comida para a esposa e três filhas luso descendentes;
6 – Esperança Rodrigues enxuto o seu palácio e protegido. Carros topo de gama igualmente. Muita comida e da boa.... Sua empresa de família importa fina iguarias de França;
7 – Carlos Santos a viver há muitos anos em Banguecoque. Casa enxuta, protegida mas o exterior inundado:
8 – Engenheiro Rui Belo. Está ausente de Banguecoque. Quando partiu para o estrangeiro já uma sua fábrica, tinha sido inundada e 100 operários sem poderem trabalhar.

Oeste da cidade pode enfrentar metros, cobertos de água, de inundação
The Nation

Chao Phraya definido em ter galgado as margens em muitas áreas; barreiras contra inundações foram violadas em vários lugares
.
O oeste de Banguecoque enfrenta o risco de estar sob um metro de água no próximos dias, um alto funcionário de Banguecoque Metropolitano Administração (BMA), disse.
.
"A água provavelmente vai cobrir toda a zona ocidental de Banguecoque, com o nível variando entre 50 centímetros e um metro", Chainat Niyomthoon, vice-diretor do Departamento de Drenagem e Esgotos BMA, disse ontem.
.
Chainat disse que o Canal Maha Sawas está prestes a transbordar e a BMA o que pode fazer é encorajar as pessoas a evacuar.
.
Zona oeste de Banguecoque fica do lado Thon Buri do rio Chao Phraya.
.
Muitas áreas do distrito Watthana Thawee na margem direita do rio Chao Prya e do lado Thon Buri, já estavam submersos e moradores da Thammasop Sala subdistrito foram obrigados a evacuar nesta quinta-feira.
.
Governador de Banguecoque MR Sukhumbhand Paribatra sugeriu ontem a possibilidade de evacuar mais áreas. "Podemos ordem de evacuação na Watthana Thawee subdistrito bem", disse ele.

As evacuações tiveram de ser estudadas, porque o diques construídos para controlar os milhões de metros cúbicos de água seguindo para o Golfo do Sião, parece, danificado o curso, em muitos lugares. Por exemplo, a barreira de sacos de areia no Templo Puranawas já desmoronou.
.
Além do volume, constante, corrente vinda das províncias a montante, o rio Chao Phraya está, em algumas margens, a transbordar.
.
Governador Sukhumbhand Paribatra informou que o nível do rio iria provavelmente crescer entre 2,5 e 2,6 metros acima do nível do mar esta manhã.
.
O Rio Chao Phraya transbordou para além do aterro de 2,5 metros de altura em muitas partes de Banguecoque na manhã de ontem, dando aos moradores uma noção do que eles podem esperar.
.
A água correu em algumas zonas interiores da capital, como Charoenkrung e estradas Maharaj.
.
Uma parte da estrada Charoenkrung, desde a travessa 35 da rua Charoenkrung a Yaowaraj (China Town) estava intransitável para carros.
.
Além disso, áreas ao redor dos embarcadouros Phrachan e Chang Tha também suportou a carga das inundações em Maharat e estradas Phrachan ascendendo a quase um metro, de altura, muito rapidamente.
.
Água do rio Chao Phraya também transborda para a estrada Na Phra, indo em direção ao santuário Pilar da Cidade, em seguida, para o Tribunal Supremo. Uma parte da estrada de Arun-Amarin que leva ao Hospital Siriraj também, a inundação, estava a dar pelo peito e na alta da inundação.
.
"A situação é preocupante", admitiu Sukhumbhand.
.
Inundações já devastaram muitas partes da capital, mesmo sem a maré alta. A chegada de milhões de metros cúbicos de água das províncias do norte/este são agora barreiras, contra inundações, violando e causando estragos no norte de Banguecoque.
.
A estrada Vibhavadi-Rangsit, em frente ao aeroporto de Don Mueang Airport foi fechada ao trânsito devido à inundação.

A fúria do transbordamento da água das margens do rio Chao Prya estão enchendo muitos canais até a borda, e a torrente que segue para o Canal Phra Khanong, com um dique para a suster tem uma fissura de 15 metros de extensão, inundando comunidades locais, como a comunidade de Sai Suan, com a inundação a dar pelo peito . Sois Sukhumvit 50, 54 e 56 também foram inundados.
.
"Nós já corrigiu o problema", Khlong Toei Distrital de diretor Acharawadee Chaisuwirat disse.
.
Até agora, cerca de 8.205 Bangkokians têm procurado abrigo em 81 centros de evacuação em 20 distritos da capital.


- The Nation 2011/10/29

O PAÍS DE FUMEIROS DE CHOURIÇOS

Marques Mendes denuncia negócio de Paulo Campos

Caso envolve SCUT de Lisboa e do Norte

Por: Redacção / FC | 28- 10- 2011 0: 0

Scut
Relacionados

Marques Mendes denunciou um negócio feito pelo antigo secretário de Estado Paulo Campos e envolvendo o grupo Mota Engil.

Em causa estão duas concessões de SCUT, a da Grande Lisboa e do Norte, um negócio em que o estado português foi claramente prejudicado, segundo estimativas da própria Direcção Geral do Tesouro.


«Nestas duas concessões, que não eram SCUT, porque já tinham portagens normais, por isso não tinham nada de ser renegociadas, até ao ano passado o Estado não tinha receita, não tinha custo, não tinha prejuízo. Agora, tem receitas de 1,2 mi milhões, custos de 2,6 mil milhões, ou seja, um prejuízo de 1,4 mil milhões de euros. Isto ao longo de quase 20 anos, que é o tempo ainda das concessões», disse no «Política Mesmo», da
TVI24.

«Eu diria que estamos perante um caso de polícia. Ou isto é muito bem explicadinho, ou é caso de polícia, porque isto não é servir o interesse público. Pode ser incompetência, desleixo, mas enquanto não houver investigação pode pensar-se que há promiscuidade e negociata pelo meio», vincou.


«Nestas duas concessões, que não eram SCUT, porque já tinham portagens normais, por isso não tinham nada de ser renegociadas, até ao ano passado o Estado não tinha receita, não tinha custo, não tinha prejuízo.
.
Agora, tem receitas de 1,2 mi milhões, custos de 2,6 mil milhões, ou seja, um prejuízo de 1,4 mil milhões de euros. Isto ao longo de quase 20 anos, que é o tempo ainda das concessões», disse no «Política Mesmo», da TVI24.

Este é o Sr. Paulo Campos................................. não era o indivíduo que trabalhava na empresa do chips "obrigatórios"??? É preciso muita lata...... GOSTAVA DE VER AS SUAS DECLARAÇÕES DE RENDIMENTOS!!! Apenas as visíveis..... as invisíveis fica para uma próxima...

O PERFIL DE UM "GAJO" NASCIDO NA PÁTRIA DE GENTE BOA


.
Quem é Rui Pedro Soares?
11 Fevereiro 2010 | 20:01
Alexandra Machado - amachado@negocios.pt

Rui Pedro Soares entrou, discretamente, na Portugal Telecom, mas hoje faz manchete nas notícias por estar envolvido nas alegadas escutas do caso "Face Oculta" publicadas pelo jornal "Sol", a quem moveu uma providência cautelar para impedir a divulgação de mais escutas que o citassem.
Rui Pedro Soares entrou, discretamente, na Portugal Telecom, mas hoje faz manchete nas notícias por estar envolvido nas alegadas escutas do caso "Face Oculta" publicadas pelo jornal "Sol", a quem moveu uma providência cautelar para impedir a divulgação de mais escutas que o citassem.

É administrador executivo da "holding" Portugal Telecom desde 2006, ano em que Henrique Granadeiro assume a presidência executiva, acumulando com a não executiva. A nomeação foi, logo, interpretada como sendo uma escolha ligada ao Governo. Afinal, Rui Pedro Soares era do PS.

E depois de um primeiro mandato, foi novamente nomeado em 2009 para novo mandato de três anos, onde reforçou pelouros. Entre eles, a responsabilidade da PT ACS, que é a entidade que gere os cuidados de saúde.

Quando em 2006 entrou para a administração executiva da PT, Rui Pedro Soares ficou com as relações com as regiões autónomas e autarquias, com o marketing institucional, com o imobiliário e segurança. Em 2008, quando houve reorganização na estrutura administrativa da PT e Zeinal Bava assumiu a presidência executiva, Rui Pedro Soares saiu reforçado. Além de manter o imobiliário, a segurança, as relações com autarquias e os patrocínios institucionais, ficou com algumas outras áreas - participações financeiras como a CTM (macau), Timor Telecom e Archway (vendida nesta ocasião), ambiente e eficiência energética.

Já em 2009, acumula a estes pelouros (excepto a gestão da participação da CTM), a PT ACS.

Os contactos com os clubes de futebol, patrocinados pela PT, são da sua responsabilidade. Rui Pedro Soares é portista.

Rui Pedro Soares tem 36 anos. É do Porto, mas na adolescência rumou a Lisboa. Estudou no IPAM - Instituto Português de Administração de Marketing, tendo tirado uma formação no INSEAD em telecomunicações: estratégia e marketins.

No curriculum disponível no "site" da PT é referido que Rui Pedro Soares entrou na PT em 2001. Sabe-se que em 2005 era administrador executivo da PT Compras. Antes tinha sido assessor na PT Multimédia.

Antes da PT esteve no Grupo Banque Nationale de Paris/Paribas, onde integrou a Direcção de Marketing do Banco Cetelem. O que aconteceu entre 2000 e 2001. Chegou a esta função depois de ter sido assistente do gurpo socialista no Parlamento Europeu desde 1998.

Chegou a vereador, sem pelouro, na Câma de Lisboa, quando concorreu na lista de João Soares, a disputá-la com Santana Lopes e que este ganhou. Segundo a revista "Visão", Rui Pedro Soares ainda foi candidato à liderança da JS, mas, quase sem apoios, perdeu. Foi na JS que conheceu Paulo Penedos, o advogado que acabou por ser seu assessor jurídico na PT. E com quem manteve as conversas telefónicas, alvo de escutas e que motivaram todo este mediatismo.

Rui Pedro Soares e Paulo Penedos foram "apanhados", segundo as escutas do "Sol", a falarem sobre a compra da TVI pela PT, para alegadamente servir o propósito de controlar a comunicação social. Segundo o "Sol", é também na JS que conhece Marcos Perestrello (hoje secretário de Estado), que o leva para o grupo de apoio a José Sócrates. Trabalha no "site" da candidatura de Sócrates a secretário-geral do PS.

Além de administrador executivo da PT, Rui Pedro Soares participa noutras administrações por via da PT. Uma delas é a do Taguspark, onde é administrador não executivo, colega de Américo Thomatti, presidente executivo do Taguspark, também apanhada numa conversa com Paulo Penedos sobre o negócio da TVI.

As escutas levaram Rui Pedro Soares a avançar com uma providência cautelar contra o "Sol". E mantém-se incontactável
por Luís Rosa

A Estamo, sociedade responsável pela compra e venda de imóveis do Estado, alienou em Novembro de 2004 os terrenos do antigo Hospital de Arroios – um imóvel já muito degradado, em Lisboa – por 11,2 milhões de euros, a duas empresas do grupo Fibeira. No mesmo notário e imediatamente a seguir, o terreno localizado na avenida Almirante Reis foi revendido por 21 milhões de euros a uma sociedade imobiliária espanhola (a Reyal Urbis).

Quatro dias antes destas operações, a Câmara de Lisboa aprovara a construção de habitação e comércio no terreno do antigo hospital quando este ainda era propriedade da Estamo. Este facto poderia explicar a diferença de valores, mas, mesmo assim, o preço pago pelos espanhóis levantou dúvidas à Inspecção-Geral de Finanças (IGF). Segundo este organismo, que investigou o caso em Junho de 2010, o valor de 21 milhões de euros «ultrapassou largamente, em cerca de 48%, o valor máximo de mercado disponível para a zona» naquele momento – lê-se no relatório da IGF a que o SOL teve acesso.

Corrupção e fraude fiscal, entre outros

O actual presidente da Estamo, Francisco Cal, nega peremptoriamente a possibilidade de ter havido pagamento de ‘luvas’, mas o valor sobre-avaliado pago pela Reyal Urbis levantou suspeitas, tendo a Direcção-Geral de Contribuições e Impostos (DGCI) enviado toda a documentação para o Departamento de Investigação e Acção (DIAP) de Lisboa.

No departamento liderado por Maria José Morgado estão agora a ser investigadas suspeitas de corrupção, fraude fiscal, branqueamento de capitais e peculato.

Ao que o SOL apurou, Ondas Fernandes, administrador da Estamo responsável pelas vendas de imóveis, foi constituído arguido. Ondas Fernandes confirma que foi a Polícia Judiciária quem o constituiu arguido aquando da realização de buscas, mas acrescenta: «Não tendo sido validada a minha constituição de arguido pelo Ministério Público (MP) nos dez dias subsequentes, considero que, neste momento, já não estou nessa condição», afirmou. Contudo, o facto de o MPainda não ter ouvido Ondas Fernandes não significa que ele não seja arguido.

O administrador da Estamo considera ainda o inquérito do DIAP como «normal», mas enfatiza que a IGF não detectou nenhuma ilegalidade e que até elogiou a Estamo.

luis.rosa@sol.pt

Riqueza

Boy de Sócrates na mira da Justiça

Rui Pedro Soares, amigo do ex-primeiro-ministro, está outra vez a contas com a Justiça


Saiba todos os pormenores na edição em papel do jornal 'Correio da Manhã'.

CHOCANTE E REAL

Uma das maiores empresas de marketing do mundo resolveu passar uma
mensagem para todos através de um vídeo criado pelo TAC (Transport
Accident Commission) e teve um efeito fantástico na Austrália.

Depois desta mensagem, 40% da população da Austrália deixou de usar
drogas e de consumir álcool nas datas comemorativas.

Espero que todos assistam, mesmo que não se alcoolizem ou usem algum
tipo de drogas, e que reflitam e passem para os seus contatos.

Orientem os seus filhos, sobrinhos, amigos etc...
Repasse para todos que você sabe que bebem e dirigem
:

http://www.youtube.com/watch?v=Z2mf8DtWWd8