sexta-feira, 16 de março de 2012

"INCÓMODOS SOBRE O ´CACAU´ ANGOLANO"


Quatro mil milhões de rendas só para o sector energético e a electricidade mais cara da Europa

António Mexia e a Marioneta made in China


Quatro mil milhões de rendas só para o sector energético e a electricidade mais cara da Europa. Assim também eu sou um grande gestor e defender que mereço um ordenado de milhões todos os anos. Quem paga?
TAILANDIA PAIS AMIGO CENTENAS DE ANOS



Despesas

Sócrates gasta 15 mil euros por mês em Paris

A vida milionária do ex-primeiro-ministro José Sócrates em Paris

Por:Pedro H. Gonçalves/ Diana Ramos


NOTA:- GAMOU EM CHEIO, CLARO DE VILA MAÇADA PARA PARIS O PARÔLO NÃO

QUER FAZER MA FIGURA

PORTUGAL NÃO VAI A LADO NENHUM


Governo gastou 160 mil euros por mês em viagens

Nos primeiros 231 dias de governação, o executivo realizou 246 viagens Nos primeiros 231 dias de governação, o executivo realizou 246 viagens Imagem: SXC

Segundo o jornal i, Bruxelas é o destino de eleição dos principais decisores políticos do país. Em 213 dias, foram 92 as vezes que a capital belga foi visitada por secretários de Estado ou ministros deste governo. Só o ministro das Finanças – ou um dos seus secretários de Estado – esteve em Bruxelas 29 vezes, entre junho e dezembro de 2011.

O gabinete do primeiro-ministro, com um total de 17 viagens realizadas durante os meses em questão, foi o que mais gastou para se deslocar a Madrid, Varsóvia, Bruxelas, São Tomé e Príncipe, Brasília, Paraguai ou Luanda, entre outros destinos. Passos Coelho precisou de quase 368 mil euros para financiar estas deslocações – ou 21,6 mil euros por visita –, valor bem acima das verbas gastas por outros gabinetes.

No entanto, é o ministério de Paulo Portas que lidera no total de deslocações: 58 viagens em sete meses e um gasto total de 291,4 mil euros – pouco mais de 5 mil euros por deslocação. Em segundo lugar estão Vítor Gaspar e Assunção Cristas, tanto no total de viagens como nos gastos por deslocação, por culpa das repetidas visitas que ambos fazem a Bruxelas.

As Finanças realizaram 42 deslocações e gastaram quase 67 mil euros, enquanto a Agricultura gastou 66 mil euros para 40 viagens – mais de 20 das quais à Bélgica.

Classe económica ou executiva?

A classe económica foi a escolha predominante da maioria dos gabinetes, à exceção do primeiro-ministro e de Paulo Portas que, nas viagens em que tal informação foi detalhada, recorreram sempre ao Falcon F50 da Força Aérea.

Já nas Finanças, a opção pela classe económica dominou quase todas as 42 viagens realizadas – mesmo as de longo curso como a Washington, para a reunião anual do Banco Mundial –, havendo, contudo, duas deslocações em que não é especificada a classe.

Na Economia, as cinco viagens de longo curso, de um total de 19 feitas pelo ministério, foram todas com direito a lugar na executiva.

Gripe: Portugal gastou 15 milhões em vacinas, mas destruiu mais de metade

Portugal comprou dois milhões de vacinas contra a gripe A, por 15 milhões de euros, mas acabou por destruir mais de metade, que equivale a 9,7 milhões, segundo a sub-diretora geral da Saúde. Graça Freitas explicou que foram administradas 700 mil vacinas e realçou que foram vários os fatores que estiveram na origem desta «reduzida adesão» à vacinação contra o H1N1 pandémico em 2009.