quinta-feira, 8 de setembro de 2011

É PRECISO É SER DEMOCRATA

É PRECISO SABER GANHAR DINHEIRO, MAS OS OUTROS TÊM DE SABER FAZER SACRIFICIOS.

Diário de Notícias - 16.04.2010

Por cada reunião do conselho de administração das cotadas do PSI-20, os administradores não executivos - ou seja, sem funções de gestão - receberam 7427 euros. Segundo contas feitas pelo DN, tendo em conta os responsáveis que ocupam mais cargos deste tipo, esta foi a média de salário obtido em 2009. Daniel Proença de Carvalho, António Nogueira Leite, José Pedro Aguiar-Branco, António Lobo Xavier e João Vieira Castro são os "campeões" deste tipo de funções nas cotadas, sendo que o salário varia conforme as empresas em que trabalham.

Daniel Proença de Carvalho

Proença de Carvalho é o responsável com mais cargos entre os administradores não executivos das companhias do PSI-20, e também o mais bem pago. O advogado é presidente do conselho de administração da Zon, é membro da comissão de remunerações do BES, vice-presidente da mesa da assembleia geral da CGD e presidente da mesa na Galp Energia. E estes são apenas os cargos em empresas cotadas, já que Proença de Carvalho desempenha funções semelhantes em mais de 30 empresas. Considerando apenas estas quatro empresas (já que só é possível saber a remuneração em empresas cotadas em bolsa), o advogado recebeu 252 mil euros. Tendo em conta que esteve presente em 16 reuniões, Proença de Carvalho recebeu, em média e em 2009, 15,8 mil euros por reunião.

António Nogueira Leite

O segundo mais bem pago por reunião é João Vieira Castro (na infografia, a ordem é pelo total de salário). O advogado recebeu, em 2009, 45 mil euros por apenas quatro reuniões, já que é presidente da mesa da assembleia geral do BPI, da Jerónimo Martins, da Sonaecom e da Sonae Indústria. Segue-se António Nogueira Leite, que é administrador não executivo na Brisa, EDP Renováveis e Reditus, entre outros cargos. O economista recebeu 193 mil euros, estando presente em 36 encontros destas companhias. O que corresponde a mais de 5300 euros por reunião.

José Pedro Aguiar-Branco

O ex-vice presidente do PSD José Pedro Aguiar-Branco é outro dos "campeões" dos cargos nas cotadas nacionais. O advogado é presidente da mesa da Semapa (que não divulga o salário do advogado), da Portucel e da Impresa, entre vários outros cargos. Por duas AG em 2009, Aguiar-Branco recebeu 8080 euros, ou seja, 4040 por reunião.

António Lobo Xavier

Administrador não executivo da Sonaecom, da Mota-Engil e do BPI, António Lobo Xavier auferiu 83 mil euros no ano passado (não está contemplado o salário na operadora de telecomunicações, já que não consta do relatório da empresa). Tendo estado presente em 22 encontros dos conselhos de administração destas empresas, o advogado ganhou, por reunião, mais de 3700 euros.

Vítor Gonçalves

Apesar de desempenhar apenas dois cargos como administrador não executivo, o vice-reitor da Universidade Técnica de Lisboa, Vítor Gonçalves, recebeu mais de 200 mil euros no ano passado. Membro do conselho geral de supervisão da EDP e presidente da comissão para as matérias financeiras da mesma empresa, o responsável é ainda administrador não executivo da Zon, tendo um rácio de quase 5700 euros por reunião



FAMÍLIA DE SÓCRATES MOVIMENTOU CERCA DE 383 MILHÕES EM OFFSHORES

Governo Sócrates foi um Inferno para os portugueses, mas para a sua família o Paraíso...

O Correio da Manhã conta hoje que a família de do ex-primeiro-ministro José Sócrates tem 383 milhões em offshores. Os documentos foram entregues por Mário Machado. Acrescenta o CM que a empresa criada em 2000 no paraíso fiscal de Gilbraltar movimentou autênticas fortunas. Gestores são tio, tia e primos de Sócrates. O número, astronómico, é o somatório dos movimentos bancários de uma empresa com sede em Caimão, cujos gestores são o tio, uma tia e primos dos ex-primeiro-ministro José Socrates. A escritura da empresa foi feita em Gibraltar em 2000 e os documentos bancários relativos à mesma encontram-se no Departamento Central de Investigação e Acção Penal do Ministério Público. A família de José Sócrates, tem offshores há quase três décadas, segundo o que consta em documentos que estão na posse do Ministério Público há mais de um ano, mas que só agora vão começar a ser analisados pelos procuradores. Segundo o jornal, os documentos foram entregues por Mário Machado, líder da extrema-direita que está numa cadeia, ao procurador-geral da República, Pinto Monteiro, em Julho do ano passado. Os papéis foram então remetidos para o Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) de Lisboa, dirigido por Maria José Morgado e posteriormente reencaminhados para o Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP), que tem como directora a procuradora Cândida Almeida.

Segundo apurou o “Correio da Manhã”, os documentos são autênticos e mostram elevadas quantias que diversos familiares de José Sócrates transferiram para fora do País ao longo de quase três décadas. A maior parte dos documentos trata-se de extractos bancários. E há também documentos sobre a compra e venda de acções, designações de empresas sediadas nas ilhas Caimão, Man e Gibraltar, certificados de participações, operações em Bolsa, ofícios a diversas entidades e operações de valores mobiliários, refere o CM. Segundo o jornal, os documentos “são autênticos e mostram elevadas quantias que diversos familiares de José Sócrates transferiram para fora do País ao longo de quase três décadas”. Antes de prender Mário Machado, a Polícia Judiciária terá interceptado conversas telefónicas onde o líder da extrema-direita fazia referência às provas que teria contra Sócrates, o que pode explicar a sua súbita prisão, durante o Governo Sócrates, bem como a sua vingança ao divulgar uma "bomba" deste tamanho..

O DESAPARECIMENTOS DESTE LIVRO DAS BANCAS É QUE O MARIO SOARES SE DEVIA SENTIR MUITO PREOCUPADO

Thursday, 8 September 2011
MÁRIO SOARES: "QUEM BOCAS DÁ.... BOCAS RECEBE DE VOLTA"
Mário Soares preocupado com austeridade, considera ministro das Finanças político ocasional
01h41m

O antigo presidente da República Mário Soares manifestou-se "preocupado" com as medidas de austeridade anunciadas pelo Governo, dizendo não ter percebido a entrevista dada pelo ministro das Finanças a um diário.




foto Gonçalo Villaverde/Global Imagens


Mário Soares preocupado com a austeridade

Questionado pela jornalista Fátima Campos Ferreira numa tertúlia no Casino da Figueira da Foz, sobre a entrevista dada por Vítor Gaspar, Mário Soares rotulou-a de confusa.
.
"Para dizer a verdade não percebi. Acho que é confusa. Acho que não sou destituído. Já tenho provado que não sou destituído, mas não sei onde quer chegar, nem onde vai e o que pretende", frisou Mário Soares.
.
O ex-Presidente da República afirmou-se "relativamente preocupado" com as medidas de austeridade que, defendeu, têm de ser assumidas por políticos.
"[O ministro das Finanças] é um técnico de economia. Penso que é um bom técnico. Mas é um político ocasional. Acho que neste momento precisamos de políticos", afirmou Mário Soares.
.
Defendeu a necessidade das medidas de austeridades terem "alguns limites", dando o exemplo do sector da saúde, que reputou de fundamental.




Comentários

Data | Nº de Respostas

1

Utilizador Não Registado

maria joão

08.09.2011/08:32

Partilhar: Email | Facebook | Twitter

denunciar este comentário »

este palhaço que desgraçou a vida a milhares de portugueses, está preocupado com o quê?devia ser responsabilizado pelo que fez e estar caladinho.

Utilizador Não Registado

Fernando Vieira

08.09.2011/07:34

Partilhar: Email | Facebook | Twitter

denunciar este comentário »

Com o devido respeito tenho a lamentar mais uma vez o seu jeito de criticar,o senhor cometeu muitos erros e agora peço-lhe que se recolha e se entretenha com a sua Fundação, pois de contrário tera tambem de fechar pois não deixa de criar despesa aos Portugueses, sossegue npor favor

Utilizador Não Registado

sila

08.09.2011/07:28

Partilhar: Email | Facebook | Twitter

denunciar este comentário »

Das poucas vezes que falou verdade. Como é que havia de perceber, se nunca percebeu ?Sim, sempre demonstrou não ser destituido para tratar dos seus interesses.Foi sempre um oco em relação aos técnicos. A politica, o blé-blé, foi a sua profissão.Por isso, chamou nomes a todos os que criticaram "o Socrates da banacarrota", que foram, entre eles, os que agora vai buscar para apoiar as suas criticas a este governo. Realmente, com politicos desta estirpe não nos podemos admirar do estado desgraçado a que chegámos. Vai sendo tempo de o Sr.Soares provar definitivamente que não é destituído. Recolha-se.

Utilizador Não Registado

pois!

08.09.2011/06:38

Partilhar: Email | Facebook | Twitter

denunciar este comentário »

tah preocupado, tem uma fundação e possivelmente não vai ver cheta!!!! tem um colégio, possivelmente vai ter menos alunos... possivelmente menos lucros.tah preocupado..

Utilizador Não Registado

Tartaruga

08.09.2011/02:42

Partilhar: Email | Facebook | Twitter

denunciar este comentário »

Claro que está preocupado com a austeridade! Já não pode ir para as Seychelles andar de tartaruga. Oh!...

Utilizador Não Registado

preocupado

08.09.2011/02:25

Partilhar: Email | Facebook | Twitter

denunciar este comentário »

eu também me preocupo... e em breve para muita boa gente na miséria total a morte vai ser um luxo....

Utilizador Não Registado

Antonio

08.09.2011/04:20

Partilhar: Email | Facebook | Twitter

denunciar este comentário »

Ora eu tenho opinião contrário e acho que em vez dos patetas dos políticos, como este tal de Mário Soares, a quem andamos a alimentar há anos e anos, precisamos sim é de técnicos e cada vez menos de políticos.Seria muito bom se os pudéssemos dispensar, principalmente os do género dele, do Sócrates e do filho dele. Que foi que estes fulanos fizeram pelo País sem ser servirem-se do País? Será que o filho dele tinha capacidades para ter algum emprego na vida se não fosse filho dele? Quando será que estas abéculas metem a viola no saco e nos deixam em paz?

Utilizador Não Registado

malula

08.09.2011/08:45

Partilhar: Email | Facebook | Twitter

denunciar este comentário »

Comungo inteiramente da opinião deste senhor.

Jose Martins

Thursday, 8 September 2011
ALGUÉM ACREDITA EM LEIS ANTI-CORRUPÇÃO FEITAS POR CORRUPTOS?




Senhas de Presença do Dr. Jorge Sampaio - Fundação Cidade de Guimarães "vejam os anexos tb"

SÃO TODOS UMA CAMBADA DE FDP!!!

Reencaminhem, p.f., ao maior nº de contactos possível!
.

É imperioso e urgente que o nº máximo possível de Portugueses tomem conhecimento destas vergonhas!!!
Verdadeiro crime social!!! (entre muitos outros).


Folha salarial da Fundação Cidade de Guimarães
.

Folha salarial (da responsabilidade da Câmara Municipal) dos
administradores e de outros figurões, da Fundação Cidade de Guimarães, criada para a Capital da Cultura 2012:

.
- Jorge Sampaio - Presidente do Conselho de Administração:
14.300 € (2 860 contos) mensais + Carro + Telemóvel + 350 € por reunião
- Carla Morais - Administradora Executiva
12.500 € (2 500 contos) mensais + Carro + Telemóvel + 300 € por reunião
- João B. Serra - Administrador Executivo
12.500 € mensais + Carro + Telemóvel + 300 € por reunião
- Manuel Alves Monteiro - Vogal Executivo
2.000 € mensais + 300 € por reunião
.
Todos os 15 componentes do Conselho Geral, de entre os quais se
destacam Jorge Sampaio, Adriano Moreira, Diogo Freitas do Amaral e Eduardo Lourenço, recebem 300 € por reunião, à excepção do Presidente (Jorge Sampaio) que recebe 350 €.
.
Em resumo: 1,3 milhões de Euros por ano (dinheiro injectado pelo Estado Português) em salários. Como a Fundação vai manter-se em funções até finais de 2015, as despesas com pessoal deverão ser de quase 8 milhões de Euros !!!
Reparem bem: Administradores ganhando mais do que o PR e o PM !
.
Esta obscenidade acontece numa região, como a do Vale do Ave, onde o desemprego ronda os 15 % !!!
.
Alguém acredita em leis anti-corrupção feitas por corruptos?

Jose Martins