quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

O MAIOR PORTUGUES

MAMA SUMAE

GERAÇÃO Á RASCA





Basilio Horta "face-a-face" e negócios em "barda" de Portugal na Líbia.

O PLANO INCLINADO FOI PELO CAMINHO DO JORNAL DAS 6ªS DA MANUELA MOURA GUEDES

OS AMIGOS SÃO PARA AS OCASIÕES

O VÍGARO DE UNHA COMPRIDA DO DEDO MINDINHO

Domingo, 20 de Fevereiro de 2011

A unha comprida do dedo mindinho

Corria o ano de 2004 (por aí) estava eu a ver o noticiário na televisão e apareceu-me um tipo de blazer e cabelo à pato bravo que quer parecer queque, com a legenda em rodapé: Ministro da Juventude e Desporto. “Deve ter sido futebolista, ou jogador de basquete, ou qualquer coisa assim na área do desporto” pensei eu. Mas aí reparei que o dito senhor tinha a unha do dedo mindinho comprida. E reparei porque ele, ao ser parado por uma repórter, levou a mão à altura do rosto, em ângulo recto, e limpou vigorosamente o ouvido com a unha. “Oh diabo!” pensei, “é mas é pato bravo”.

Porque vou-lhes dizer, nem na altura do PREC, nem quando a classe trabalhadora esteve a uma unha negra do poder, eu tinha visto um ministro limpar o ouvido com a unha comprida do dedo mindinho. Fiquei seriamente preocupado.

Mal sabia eu. O fulano era nem mais nem menos do que Armando Vara, pós-graduado e licenciado (por essa ordem) da nossa praça, subsecretário de secretário, secretário, ministro – um homem com uma carreira política meteórica e um tanto disléxica: afinal de contas, o que é que um funcionário da CGD em Vinhais, Trás-os-Montes, com o 12º ano, sabe de Administração Interna, Juventude, Desporto e Prevenção Rodoviária?

Mas essa escalada de elevador pelas escadas do Poder foi apenas a primeira parte da vida deste fura-vidas. Terminou com um escândalo incómodo, relacionado com uma tal Fundação para a Prevenção da Segurança Rodoviária – mas a simpática e eficiente Justiça portuguesa arquivou o processo por falta de provas.

A segunda parte é a vida Armando António Martins Vara como grande gestor da banca. Pelo menos aí pode dizer-se que estava no seu elemento, pois com certeza que conseguia contar maços de notas com presteza, ajudado por aquela unha do dedo mindinho. Começou na Administração da Caixa Geral de Depósitos, esse poço sem fundo onde caem todos os ex-políticos. E três dias antes de entrar na CGD já era licenciado. Dois anos depois passava a vice-presidente do maior banco português, o Millennium, com pelouros suficientes para meia dúzia de pessoas.

Helás! Salários sumptuosos não lhe tiraram o apetite por dinheiro pequeno. No processo Face Oculta constam de envelopes com 15 mil euros, caixas de robalos e almoços em restaurantes meia leca.

E assim chegamos à terceira parte da vida e obra de Armando António: Presidente do Conselho de Administração da cimenteira Camargo Corrêa África. A ida para Angola podia lembrar um pouco o desterro dos degredados no século XIX, que iam cumprir pena nas colónias com a ideia que as doenças tropicais os matassem. Mas os tempos africanos mudaram, claro. Angola é hoje em dia uma powerhouse de desenvolvimento, a precisar de cimento, muito cimento. No meio da nomenklatura de Luanda, e com os métodos de negócio que lá se praticam, Vara está como um peixe na água.



A última vez que ouvi falar de dele foi há poucos dias. Testemunhas e intervenientes concordam que Vara adentrou pelo Centro de Saúde de Alvalade, passou à frente de vinte velhinhos reformados e exigiu da médica um atestado de saúde, depressa porque tinha de apanhar o avião.


Um dos velhinhos, José Francisco Tavares, pai de seis filhos, apresentou queixa contra ele - coitado, acha que Vara é um cidadão igual aos outros, processável. Conhecendo os modos da Justiça, não me surpreenderia se num ano ou dois o Tavares não visse a reforma penhorada para pagar um processo por difamação.



Agora, uma coisa eu já tinha reparado, ao ver Vara dois dias antes, à saída do tribunal onde decerto será declarado inocente por falta de provas: o homem já cortou a unha do dedo mindinho.


Aprendeu. Agora é que ele vai arrasar.


publicado por Perplexo às 23:01
link do post | comentar | adicionar aos favoritos




Blogar isto

52 comentários:
De Divagante a 22 de Fevereiro de 2011 às 08:42
Custa a acreditar! E rio-me só de imaginar uma cena dessas. Mas para ser sincera, causa-me é um certo asco, que está de acordo com todas as outras acções do senhor em causa. Falta-lhe elegância e bom senso.

responder a comentário | discussão

De Paulo. a 23 de Fevereiro de 2011 às 00:51
E as calças lewis "marteladas" que vendia em Bragança? Vão lá e perguntem.

responder a comentário | início da discussão

De Luke a 23 de Fevereiro de 2011 às 02:55

Dir-lhe-ei mais minha cara, ao Armandinho falta-lhe é HONESTIDADE e VERGONHA na cara assim como a muitos outros CHULOS e VIGARISTAS que pululam neste miserável país à beira-mar plantado.

Enquanto houver contribuintes honestos e trabalhadores que vão alimentando estes ASNOS, este país não sai da cepa torta mas, por incrível que possa parecer, a populaça gosta destes FANTOCHES porque senão já tinha corrido TODOS eles a pontapé.

Faz-nos falta uma Maria da Fonte ou uma Padeira de Aljubarrota para limpar esta ESCULMALHA toda.

responder a comentário | início da discussão | discussão

De csd a 23 de Fevereiro de 2011 às 09:19
Venha ela!

responder a comentário | início da discussão

De fernanda maria a 23 de Fevereiro de 2011 às 09:58
E você não faz parte da populaça? É também das hostes? Você porque não faz como a Maria da Fonte ou Padeira de Aljubarrota? Se calhar até foi votar neles e agora quer que os outros cidadãos os tirem de lá. Avance você com a rebelião e os outros irão todos atrás, ou quer ficar sentado a ver? Pois ... bem me parecia.

responder a comentário | início da discussão | discussão

De Jairsinho a 23 de Fevereiro de 2011 às 10:16
esta não é genuína.....

responder a comentário | início da discussão

De Guilherme a 23 de Fevereiro de 2011 às 10:59
Sr. Lilo.
Desculpe, mas eu sempre fuí votar, mas não votei "neles", sabe porquê? Para quem não saiba, o voto tanto pode ser secreto como à vista, e para que não haja "confusões" voto à vista de todos os presentes, o meu voto é BRANCO, sabe o que quer dizer o voto em branco, é que não confio em nenhum dos políticos, sejam de que partido, e segundo a "nossa" Constituição, se houver uma maioria de votos Brancos, terá que haver novas eleições, em que os partidos terão que apresentar outros nomes, e esta é uma maneira de "eles" ficarem a saber que o povo é que defato manda. Repare que nenhum Partido, mesmo os pequenos, não estão interessados em perder a "mama", fez-se a Petição Pública para baixar os Deputados de 230 para 150, (Em que eu assinei) mas logo os "pequenos" disseram que não, que ficavam em desvantagem, como, cada Partido ficaria com menos 35% de deputados, e lógicamente quem mais tem, com menos fica, mas o Estado que somos nós ficávamos com mais $$$...
Diga aos seus amigos, família e a todos os Portugueses, que nas próximas eleições, vão todos votar, que não fiquem em casa, que vão votar, mas que votem em branco, não confiem no que "eles" políticos vos prometem, pois o que eles dizem que fazem, é o que não fazem, ou seja: só a farão para eles. Viva Portugal, Viva a Democracia Séria.


responder a comentário | início da discussão

De Amarelinho a 22 de Fevereiro de 2011 às 23:18
Gosto especialmente de "acha que Vara é um cidadão igual aos outros, processável".
Enquanto não soubermos fazer essa distinção na sociedade vamos andar sempre a brincar aos tribunais, o que é uma chatice... Fazia-se uma lista pública, colocava-se na internet e antes de processar alguém consultava-se a dita lista e evita-se todo o trabalho que os processoa envolvem....

responder a comentário

De Jaime Ferreira a 22 de Fevereiro de 2011 às 23:34
Obrigado, por este deliciosos momentos de leitura. Cumprimentos.

responder a comentário | discussão

De Jorge Soares a 22 de Fevereiro de 2011 às 23:42
É só mais um do bando de patos bravos que tomou de assalto o poder... este para além de pato bravo, é de uma falta de vergonha de bradar aos céus.

Belo post.

Jorge Soares

responder a comentário | início da discussão

De carlos a 22 de Fevereiro de 2011 às 23:47
Este é sem duvida o melhor retrato escrito desta obscura personagem.... Assim vai este pais...

responder a comentário

De Joaquim Alcaravela a 22 de Fevereiro de 2011 às 23:50
Estava na Administração Interna este senhor Vara quando num Verão em Vila de Rei ardia o pinhal, disse:..é apenas mato... desvalorizando o que estava a acontecer . Arderam dessa vez milhares de hectares de pinhal. Não tem vergonha, nem responsabilidade.

responder a comentário

De porco bravo a 23 de Fevereiro de 2011 às 00:05
nós gozamos, mas quem se ri são os patos-bravos.
para quando a abertura à caça? mas com chumbo grosso...

responder a comentário

De BANZÉ a 23 de Fevereiro de 2011 às 00:27
Delicioso comentário !... Toda a gente conhece factos idênticos , deste "impostor" e de outros quejandos similares... mas valerá a pena denunciar algo, neste território "à beira mar plantado" ? Desgastamo-nos a apontar estas evidencias, consumimo-nos a clamar justiça, revoltamo-nos contra o poder "canalha", mas fará sentido esta luta contra os "moinhos de vento" ?
Quem elege esta malha politica que nos governa ? Dois milhões e duzentos mil, reelegeram o marido da 1ª Dama, reconhecidos pelo passado brilhante dos Tabus e Incertezas, nas próximas irão outros eleger o Líder da JSD, para salvar a Nau Catrineta , feito timoneiro...! É triste trabalhar há trinta e cinco anos e ter no horizonte somente o espectro da "porca miséria"
desta terra, que nos fez permanecer aqui, na esperança que isto seria um PAÍS...!!! Não quero invocar o passado mais longinquo , mas aquilo que foram as esperanças de quem fez vinte anos no 25abril74 , vê cairem por terra muitos sonhos... lindos !!! Ingénuos ?

responder a comentário | discussão

De Um cidadão como os outros a 23 de Fevereiro de 2011 às 11:19
O drama da "revolução" é que foi engendrada por oficiais oportunistas, (eu estive em contacto com alguns deles e conheço alguns dos fundamentos) que se aliaram aos comunistas e socialistas que todos conhecem bem e que convenceram o povo de que a democracia é que era bom para o pais. Mas há 2 factores que provam que não é bem assim, um é a "cartelização" do sistema politico em que os partidos se apoderaram do poder e o partilham à vez, ironicamente, eleitos democraticamente pelo povo e a outra é a ilusão que o cidadão tem de que é representado nos órgãos do poder e, porque ninguém quer ser rotulado de antidemocrático ou fascista, não faz nada e fica à espera que aqueles em quem votou sejam íntegros e façam o que deve ser feito.
E se não vejamos a ironia da situação, o professor SALAZAR foi "ditador" durante quase 50 anos seria de esperar que tivesse uma fortuna imensa fruto do aproveitamento da sua função e no entanto quando faleceu quase foi necessário fazer um peditório para lhe fazer o enterro, mas os nossos actuais democráticos " governantes passam pelo poder por 8 ou 10 anos e quando saem, para além do que se aproveitaram enquanto lá estiveram, ainda lhes são atribuídas pensões milionárias e privilégios vitalícios, tudo isto a custa do cidadão que trabalha, ou tenta trabalhar, toda a vida para sobreviver e reforma-se com uma pensão de miséria
Penso que a ultima manifestação de existência de espinha dorsal no povo português data de 1640.
O Professor conhecia-nos bem quando dizia "o povo não precisa de pensar, tem cá (no governo) quem pense por ele...", e na realidade ainda hoje não pensa quando deve de pensar e é por isso que somos governados por uma corja de oportunistas.
Acho que esta na altura de fazer o que deve ser feito, acabar de vez com o oportunismo e ter a coragem de acabar com esta "democracia" que apenas serve os interesses de uma minoria que dita regras como se de uma ditadura se tratasse.

responder a comentário | início da discussão

De a.marques a 23 de Fevereiro de 2011 às 00:30
A toda a vara e á vara larga. As pontas da dita e da comprida unha não passam de minúsculas amostragens, assomadas nos rasgões delicados de pesados fardos dos vastos e pulverizados armazéns da confraria de peleiros contrabandistas. Trás-os-Montes, Vinhais, Mogadouro ou Carviçais até podem dar de quando em vez o seu cheirinho tipo trac , ou mesmo envergonhado tisnete , mas coitados ao pé de um geral pivete. Cheira mal, cheira a capital de tanto pó de naftalina. No saber meter a unha é que está o gato.

responder a comentário

De UM CIDADÃO DAQUELES IGUAIS AOS OUTROS a 23 de Fevereiro de 2011 às 00:32
Está um espectáculo o post ... mas o assunto merece mais atenção e seguimento: o que é que nós cidadãos ( daqueles iguais aos outros ... ) podemos fazer para acabar com estas poucas vergonhas destes chicos-espertos ? Quando é nós cidadãos e contribuintes que sustentamos esta corja vamos dizer BASTA e exigir que seja feita JUSTIÇA ? Quando é que esta cambada de oportunistas será punida e tenha que pagar pelas vigarices, aldrabices, e crimes ( sim ... crimes ) que cometeram ( e continuam despudorada e impunemente a cometer ) lesando gravemente o País e o Estado, aquilo que é público, e que é de todos os cidadãos ? Caros concidadãos temos mesmo que tomar consciência que é absolutamente necessário e inadiável fazermos algo que possa mudar efectivamente este País que é de todos os cidadãos ( também daqueles iguais aos outros ) e não é apenas destes chicos-espertos e afins.

responder a comentário | discussão

De Luke a 23 de Fevereiro de 2011 às 03:13
Amigo.

Por mim, era já hoje que deveríamos ir TODOS para a RUA EXIGIR que esta CORJA que nos ROUBA, HUMILHA e ESCARNECE, fosse corrida dos poleiros dourados onde se instalaram com a conivência daqueles que neles votaram e que ainda os apoiam.

Se for preciso pegar em armas para correr com esta CAMBADA, pois que se pegue.

Antes morrer em Portugal a combater estes LADRÔES e UZURPADORES que num qualquer Afeganistão numa guerra que não nos diz respeito.

Por mim, como diz a canção "Haja o que houver, estou para o que der e vier".

responder a comentário | início da discussão

De sentaqui a 23 de Fevereiro de 2011 às 00:53
Excelente CV deste pato de unha comprida!
O retrato perfeito de um vigarista, aqui descrito de forma brilhante!