terça-feira, 20 de setembro de 2011


Soares dos Santos

"Estamos falidos"

Rita Paz com Diogo Carreira
20/09/11 11:45


O presidente da Jerónimo Martins diz não ter dúvidas de que Portugal é hoje um País falido.

"Estamos falidos e quando se está falido, está-se falido. Não vale a pena andar-se a discutir. A única coisa a fazer, todos em conjunto, é não assistir a este espectáculo triste de nos estarmos sempre a queixar na televisão, mas darmos as mãos e recuperarmos o país a trabalhar", argumentou hoje Alexandre Soares dos Santos durante uma conferência promovida pela AEP, em Lisboa.

O ‘chairman' da Jerónimo Martins declarou também que o buraco nas contas da Madeira é mais um sinal da "total irresponsabilidade dos nossos governantes". "A questão da Madeira é igual à questão da dívida pública do País que foi feita antes. Não é diferente nem mais importante. Isto é a total irresponsabilidade dos nossos governantes em gerir os nossos impostos e depois vêem-nos pedir mais dinheiro", defendeu gestor

Dívida dos PALOP a Portugal está próxima de 1800 milhões de euros

Posted: 19 Sep 2011 01:00 PM PDT

A dívida dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) ao Estado português registou, no ano passado, o maior crescimento em 15 anos, aumentando para 2407 milhões de dólares (1764 milhões de euros, à taxa de câmbio actual) no final de 2010. Face ao ano anterior, Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe somaram mais 201 milhões de euros em dívida a Portugal, ou seja, mais 12,9%, mostram dados hoje revelados pelo Banco de Portugal (BdP) num documento sobre a evolução das economias nos PALOP e em Timor Leste. Já a dívida directa ao Estado caiu, no ano passado, 13 milhões de euros, uma tendência que já se verificou em 2009. Angola é, dos cinco países, aquele com a maior fatia da dívida, cerca de 60%, equivalente a 1056 milhões de euros. O aumento foi de 62 milhões de euros. Cabo Verde, o terceiro dos PALOP com maior percentagem de dívida a Portugal, foi o que registou o maior crescimento real, em 72 milhões de euros face a 2009, “um novo e...
SOMÁLIA

Crianças recebem armas de prémio por recitação do Alcorão

por LusaHoje

Três crianças da Somália, vencedoras de um concurso de recitação do Alcorão, receberam como prémios armas, bombas e livros religiosos, entregues por uma estação de rádio com ligações à Al-Qaida, noticia a agência AP.

A estação de rádio Andulus, administrada pela milícia al-Shabab, anunciou na segunda-feira que o vencedor do primeiro prémio do concurso tinha ganho uma espingarda e 700 dólares (514 euros), o segundo uma espingarda e 500 dólares (367 euros) e o terceiro duas bombas.

As três crianças receberam ainda livros religiosos

MADEIRA/CONTAS
Jardim quer saber valor da dívida perdoada às ex-colónias

por LusaHoje

O líder do PSD-Madeira desafiou esta segunda-feira o Estado português a divulgar o montante da dívida que perdoou às antigas colónias africanas que se tornaram independentes, desde o 25 de Abril.
"Desafio o Estado português a pôr cá fora, desde o 25 de Abril, qual foi o montante que perdoou de divida aos países africanos, que hoje são independentes, não são portugueses", afirmou o cabeça de lista social-democrata às eleições legislativas de outubro, esta noite.
"Temos que derrotar os poderes económicos, financeiros e políticos de Lisboa. Mostrar ao País que Lisboa pode ser derrotada democraticamente, dando uma lufada de esperança, que a maçonaria pode ser derrotada, não é o tal poder absoluto que tem Portugal na não", proclamou, ao discursar num jantar-comício na freguesia do Caniçal, concelho de Machico, que reuniu aproximadamente 1.300 pessoas.
Jardim disse que "os madeirenses querem saber desde 1975 que quantidade de dinheiro o Estado português deu a países estrangeiros e vão ver que quem anda de gatas é Portugal debaixo dos países africanos. Até agora com o acordo ortográfico que não serve para nada, e querem continuar a tratar a Madeira como colónia", que consideram "rebelde".
Salientou que "de todos os povos que tiveram de lidar com o povo português, os madeirenses foram os mais fiéis", garantindo: "Continuamos e queremos continuar a ser portugueses".
A polémica em torno da dívida da Madeira foi outro dos temas destacados pelo líder madeirense no discurso neste comício, mencionando que se fala desta situação regional sem mencionar o passivos das várias empresas públicas, do Metro do Porto, do BPN e das Estradas de Portugal.