quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

ESTADO LADRÃO

Padre irritado chama ladrão ao Estado

O cónego Armando Duarte teceu ontem duras críticas à Câmara de Lisboa no final da missa da Imaculada Conceição, na Basílica dos Mártires, em Lisboa. "Vivemos num Estado ladrão", referiu Armando Duarte, perante a recusa da autarquia de autorizar a instalação de uma tenda frente à Basílica durante o Natal. Ontem, os fiéis lamentaram ainda o roubo da imagem da Virgem do presépio.


Por:João Saramago





Inconformado, o cónego Armando Duarte referiu - no final da cerimónia em que foi efectuada a bênção dos presépios - que a tenda seria instalada no átrio da Basílica. Armando Duarte recordou que o terreno é propriedade da Igreja, mas que, "a pedido da câmara, há uns anos, foi retirado o gradeamento a fim de facilitar a passagem dos peões".


Por sua vez, Sofia Guedes, coordenadora do projecto ‘O Presépio na Cidade', referiu que o gesto da câmara não desanima os fiéis e que, a partir de hoje, "instalados no interior da cobertura que acolhe o presépio, irão fazer Meninos Jesus de pano para oferecer nas cadeias, hospitais e lares de idosos". Segundo Sofia Guedes "a câmara justifica a decisão com o argumento de que a tenda impedia a circulação das pessoas".

A mesma responsável referiu não compreender "a maldade das pessoas", perante o roubo da imagem da Virgem, "logo na primeira noite em que foi montado o presépio".

"É o terceiro ano que o presépio é alvo de vandalismo. Na primeira vez, partiram a orelha ao burro, no segundo ano, roubaram o burro, agora foi a vez da Virgem", disse, acrescentando que "houve o cuidado de prender bem as imagens ao chão, mas que, mesmo assim, não foi possível evitar o roubo".

"O que nos resta fazer é colocar uma nova imagem de Maria", avançou.

Contactada pelo CM, fonte da câmara de Lisboa referiu não poder avançar com uma explicação sobre a decisão de proibir a tenda, por os serviços estarem encerrados.