terça-feira, 4 de junho de 2013

Governo reforça argumentos para despedir no Estado

Hélder Rosalino discute hoje o diploma com os sindicatos PEDRO MAIA
Nova proposta do Governo diz que segurança no emprego no Estado "não é um direito absoluto".

Governo reforça argumentos para despedir no Estado

Hélder Rosalino discute hoje o diploma com os sindicatos PEDRO MAIA
Nova proposta do Governo diz que segurança no emprego no Estado "não é um direito absoluto".

  AKI ANGOLA

 

Grupo que detém o DN, JN e TSF negociado com fundo angolano

Capital de risco liderada pelo empresário angolano António Mosquito poderá ficar com mais de 50% do capital da Controlinveste.

José Sarmento Matos



Um fundo de capital de risco, liderado pelo empresário angolano António Mosquito, está em negociações para a compra do grupo que detém o Diário de Notícias, o Jornal de Notícias, O Jogo e a TSF. Caso se concretize a operação, o fundo passará a deter mais de 50% do capital da Controlinveste. A notícia foi avançada nesta terça-feira pelo jornal i e confirmada pelo PÚBLICO.
O restante capital será dividido em duas parcelas: uma para o BCP e BES, os principais credores da Controlinveste que reconvertem dívida em capital, outra para Joaquim Oliveira, actual presidente do conselho de administração.
António Mosquito M’Bakassy, 56 anos, é um dos grandes investidores do Banco Caixa Geral Totta Angola, detido pela Caixa Geral de Depósitos e pelo Santander. O empresário detém 12% da instituição bancária e está à frente do grupo António Mosquito, com interesses em áreas como o automóvel, petrolífero e diamantes. É da província do Huambo.
O jornal i adianta ainda que os novos donos do grupo de comunicação social ponderam a saída de 200 trabalhadores. A criação do fundo pode ainda implicar a venda de activos como o Jornal de Notícias, O Jogo e a TSF, para amortizar a dívida, continua o diário. Quanto ao DN, será alvo de uma “profunda reestruturação”.
O PÚBLICO tentou, sem sucesso, contactar Joaquim Oliveira e Rolando Oliveira, administradores da Controlinveste.

 

 


  1. A vingança dos colonizados, poderia dizer-se. Mas na verdade são as holdings e a miríade de multi-cruzamentos de capitais bancários com os interesses das elites angolanas directa ou indirectamente ligados à família Dos Santos que dominam boa parte das empresas portugueses, enquanto o povo angolono está abaixo do limiar da pobreza, como o deixámos há quase 40 anos.
     

Posted: 03 Jun 2013 08:22 PM PDT
Os CTT já fecharam 60 estações de correios este ano, de acordo com dados fornecidos pela própria empresa, que não diz quantas ainda irão fechar. Os CTT garantem que os locais para onde as estações, que são lojas próprias da empresa, são “transferidas” (os CTT usam a palavra “transferência” em vez de encerramento), terão também postos de correio, tendo sido criados 31 este ano, pelo que os habitantes não ficarão sem serviços na zona. Mesmo assim, nas últimas semanas têm sido constantes os protestos das populações perante o encerramento de várias estações. No total, os CTT possuem 689 estações de correios no país, mas não esclarecem quantas ainda irão fechar, por se tratar de um processo ainda em apreciação, segundo a empresa presidida por Francisco Lacerda. Não obstante, o Sindicato Nacional dos Trabalhadores dos Correios e Telecomunicações diz que ainda haverá mais 70 encerramentos este ano, que fazem parte da estratégia de preparação para a privatização da empresa. Além das...

[Esta mensagem é um resumo do texto original. Para ler a história completa visite a respectiva página]
Posted: 28 May 2013 08:16 PM PDT
A história repete-se a cada Domingo, sem desistências nem interrupções. Pela quinta vez consecutiva, um punhado de irredutíveis, que não se limitam a falar, mas antes a agir em conformidade, transforma as entradas e saídas de Sócrates na RTP num quebra-cabeças e num indiscutível incómodo para quem se habituou a que isto era tudo fácil e a impunidade não existia. Numa constante rotatividade de presenças, e com caras novas que vão aparecendo a cada semana, mantém-se o nosso protesto de resistência, em nome da mais elementar justiça – termos voz na televisão pública – e da mais legítima indignação – demonstrarmos revolta face ao despudor da RTP e de Sócrates, com os seus comentários semanais. Na entrada do recinto, Sócrates teve pessoas pelo caminho, mostrando cartazes com certas verdades. Mais uma vez, teve escolher a porta de saída, já que as três possíveis tinham elementos do PNR, num total de mais de vinte, optando desta feita pela saída “vip” onde, novamente, ouviu o que...

[Esta mensagem é um resumo do texto original. Para ler a história completa visite a respectiva página]
Posted: 28 May 2013 08:11 PM PDT
Ricardo Salgado, presidente do BES, referiu na passada sexta-feira que uma das razões para a falta de mão-de-obra na região do Alqueva era o “facto” de que “os portugueses preferem ficar com o subsídio de desemprego”. O sr. Salgado garantiu contudo que esse não será um problema pois “se os portugueses não querem trabalhar e preferem estar no subsídio de desemprego, há imigrantes que trabalham alegremente”. Mais uma vez, os principais culpados da crise, os agiotas do capital não produtivo (ou seja, o sector bancário) insultam os trabalhadores portugueses e acenam com a falácia da imigração. O problema aqui não é os portugueses não quererem trabalhar, mas sim não quererem ser explorados. Com casas para pagar aos mesmos bancos a que as sanguessugas como o sr. Salgado presidem, há de facto salários a que os portugueses não podem sujeitar-se. Por outro lado, convém não esquecer que têm sido a própria banca e os municípios locais a “chumbar” cegamente o avanço de certos projectos que...

Terça-feira, 4 de Junho de 2013

Mais uma "ONG" internacionalista marxista: ICLEI

O ICLEI é uma forma de tropa de choque marxista para implementação, a nível local, de imbecis políticas "ambientalistas".

A derrocada da teoria do "aquecimento global" irá sendo substituída por acções a nível, tão nefastas quanto a agora p
ericlitante teoria "cientifica".

Uma coisa é certa. Os marxistas não desarmam, os marxistas nunca desarmam, os marxistas odeiam quem faz pela vida, o marxismo é uma ideologia de morte.

Os marxistas tudo farão, não importa por que meios, para arrasar a sociedade que mais gente alguma vez tirou da miséria e permitiu condigna vida: o capitalismo
.

Click Here

Em Portugal “há uma fadiga da austeridade que se começa a ver nas ruas”

Economista Nouriel Roubini defendeu que a austeridade fiscal deve ser reduzida quando se fazem reformas estruturais.
Nouriel Roubini diz que em Portugal há vontade política Fred Prouser/Reuters
A austeridade tem sido “terrível” para a zona euro. Nouriel Roubini, o economia que previu a crise financeira de 2008, admite que a austeridade até é necessária mas os seus efeitos não devem ser ignorados.

Sorria. Hoje assinala-se o Dia da Libertação de Impostos em Portugal

Autor: Miguel Moreira
Terça-feira, 04 Junho 2013 11:11
Quatro de junho é o Dia da Libertação de Impostos, data em que os portugueses se libertam das obrigações fiscais. Cinco meses e quatro dias de trabalho, 155 dias, é o tempo necessário para pagar todos os impostos e começar a retirar dividendos do trabalho.


A anedota do dia

Da imprensa:


Hospital Júlio de Matos


TRRIIIMM. TRRIIIMM... TRRIIIMM...

Responde o atendedor de chamadas:

"Obrigado por ter ligado para o (Hospital) Júlio de Matos, a companhia mais adequada aos seus momentos de maior loucura."

* Se é obsessivo-compulsivo,
marque repetidamente o 1;

* Se é  codependente, peça a alguém que marque o 2 por si;

* Se tem múltipla personalidade,
marque o 3, 4, 5 e 6;

* Se é paranóico, nós sabemos quem é você, o que você faz e o que quer.
Aguarde em linha enquanto localizamos a sua chamada;

* Se sofre de alucinações, marque o 7 nesse telefone colorido gigante que você, e só você, vê à sua direita;

* Se é esquizofrénico,
oiça com atenção, e uma voz interior indicará o número a marcar;

* Se é depressivo, não interessa que número marque.  Nada o vai tirar dessa sua lamentável situação;

* Porém,
se VOCÊ votou PASSOS, não há solução, desligue e espere até 2014
 Aqui atendemos LOUCOS e não INGÉNUOS !   

Obrigado !

Sem privacidade: Google é obrigado a fornecer informações de usuários ao FBI

Enviado por Fernando Silveira
Uma decisão do júri federal dos EUA determinou que oGoogle terá de compartilhar informações secretas de usuários com o FBI.

A juíza Susan Illston, de São Francisco, EUA, negou os pedidos da companhia americana para modificar ou descartar 19 Cartas de Segurança Nacional, nas quais a polícia solicita dados eletrônicos de usuários. A decisão é de 20 de maio, mas foi publicada apenas na última sexta-feira, 31.

Em casos anteriores a mesma juíza havia declarado que tal tipo de solicitação era anticonstitucional. Em março, Illston afirmou que as Cartas “representam um perigo muito grande à liberdade, que está sendo restringida desnecessariamente”.

Kurt Opsah, advogada da Electronic Frontier Foundation, que milita pelos direitos cibernéticos, disse que estava “desapontada com o fato de que a mesma juíza que declarou as cartas anticonstitucionais agora concorda com elas”.

FBI não precisa de autorização para ler e-mails privados

Toda a comunicação digital feita nos Estados Unidos tem de estar à disposição de agências de investigação sem a necessidade de mandados - incluindo e-mails, mensagens do Facebook, tweets...pelo menos é esta a posição do FBI e do Departamento de Justiça do país.

Documento interno obtido pela American Civil Liberties Union (ACLU) revelara que o pensamento dos órgãos está em linha com o do governo da Índia, que lançou um sistema de monitoramento para vigiar os passos digitais da população (veja aqui).

O Guia de Investigações e Operações Domésticas (DIOG) do FBI, publicado ano passado, afirma, por exemplo, que no caso dos e-mails, os agentes só precisam de mandados quando as mensagens tiverem menos de 180 dias (disponível aqui, em PDF).

É o padrão estabelecido em âmbito federal pela Lei de Privacidade em Comunicações Eletrônicas (ECPA), de 1986, que muitos críticos dizem estar obsoleta, conforme noticiado pelo Mashable.

Em 2010, a Sexta Corte de Apelações, em Ohio, decidiu que o mandado é necessário em qualquer situação. Tecnicamente, o parecer só vale nos quatro estados abrangidos pelo Sexto Circuito, mas companhias como o Googleusam-no para questionar autoridades sempre que lhes é pedido acesso a informações dos clientes.

O problema é que nos EUA, em termos legislativos, é praticamente cada um por si. Em Nova York, uma procuradoria decidiu que é possível obter informações sem mandado; outro procurador, este em Illinois, segue o parecer de Ohio de que o mandado é necessário.

 
 
 
TURQUIA

Leia mais: http://www.libertar.in/2013/06/sem-provacidade-google-e-obrigado.html#ixzz2VEzISj8y
Posted: 03 Jun 2013 06:56 PM PDT
The Syrian army has conducted successful operations against foreign-backed militants. (File photo)
O exército sírio conduziu com sucesso operações contra os militantes apoiados por estrangeiros. (Foto de arquivo)

Hoje, os israelenses acordaram para um novo mundo. A Síria possui defesas aéreas com sistemas S-300 totalmente operacionais que cobre, se desejarem, não apenas o Líbano, mas boa parte de Israel também

Israel acordou com as “calças arriadas.”
Como Israel realmente deu de cara contra os sistemas S-300

Ontem, O Daily Beast, uma publicação de notícias semanais de propriedade de Jane Harmon, uma ex-membro do Congresso que deixou o cargo depois de receber acusações de espionagem a favor de Israel, publicou uma história alegando que o Presidente Obama ordenou uma “zona de proibição de voo” na Syria.

Uma hora depois, o governo ordenou que a publicação de Harmon emitisse uma retratação.
Hoje, a Síria tem sua própria “zona de proibição de voo.”

Nós já estamos em uma guerra nuclear



Como se trata de uma guerra, a primeira vítima é a verdade. O primeiro tiro aconteceu em 4 de Maio, com o ataque nuclear à Síria, tão óbvio quanto inegável.

A imprensa norte-americana está cheia de monstruosidades conspiratórias loucas e imprecisas, uma após a outra, todas rapidamente provando-se falsas. As histórias que têm se provado verdadeiras, como os “esquadrões de estupro” que sequestram e assassinam jovens mulheres nas zonas ocupadas da Síria estão censuradas.”

Ah, mas não é estupro quando Wahhabistas Sauditas declaram os “casamentos de três dias” que resguardam as gangues de estupradores rebeldes do apedrejamento merecido, como manda a lei do Alcorão.

Relatos de sequestros, de vilarejos cristãos inteiros massacrados pelos aliados da Al Qaeda alinhados com os rebeldes do “Conselho Nacional” são suprimidos, assim como relatos confirmados do uso de armas químicas por mercenários chechenos, trabalhando para a CIA e para a Al Qaeda contra o governo de Damasco.

Linhas de batalha estão sendo traçadas

Linhas foram traçadas, uma guerra está ocorrendo agora, mas uma diferente de todas as outras. Os “aliados” são liderados pela Rússia de Vladimir Putin. O mundo de hoje trás a Rússia para a linha de frente pela primeira vez, em confronto aberto com seus próprios oligarcas sionistas.

Com Putin, leia com atenção, estão os seguintes grupos:

- O Presidente Obama, o Departamento de Defesa, o Departamento de Estado e o Pentágono

- A República Islâmica do Irã

- A Síria

- O Iraque

- O Hezbollah

As forças “Centrias” ou do “Eixo” são formadas pelos seguintes:

- Alemanha

- Turquia (e o Curdistão iraquiano)

- Israel

- Arábia Saudita e Qatar

- Grã Bretanha e França

- O Senator John McCain e a Al Qaeda

- O lobby AIPAC/Israel no Congresso

- A mídia corporativa mundial (N. T.: Incluindo a Globo, Bandeirantes, SBT, Record, Rede TV, etc.) como porta-voz do crime organizado mundial

A guerra começou, não apenas na Síria, mas com ataques terroristas dentro dos EUA apoiados uma uma camapnha minuciosamente orquestrada pela imprensa para espalhar o medo e mentiras, abrindo o caminho para o aumento contínuo de atos de terrorismo de bandeira falsa, mais recentemente os de Boston e de Woolrich.

Pano de fundo

Quando o mundo entrou em guerra em Agosto de 1914, as nações colonialistas da Europa e o Império Otomano começaram um massacre de 4 anos, guiados por alianças e tratados secretos. Para a comunidade intelectual do mundo, a “Grande Guerra” sinalizou o final da civilização. Eles podem muito bem estar certos.

Hoje, apesar da desorientação e da censura em larga escala, o Estado de Israel está perto da aniquilação. A Rússia está preparada, acuada e sem outra opção, senão obliterar o Estado de Israel com armas termonucleares.

Da mesma forma que em 1914, tudo começou de maneira simples. Um anarquista Sérvio assassinou o Arquiduque Franz Ferdinand, criando uma reação em cadeia de eventos que levaram a Rússia defender a Sérvia, a França defender a Rússia, a Alemanha defender a Áustria-Hungria e assim por diante.
Sarajevo 2013, 99 anos depois

As realidades do conflito mundial de hoje, lutado tanto como “guerra fria”, como “guerra quente”, através de terrorismo de bandeira falsa, revoluções encenadas, holocaustos econômicos e uma grande lista de baixas, agora contada em milhões, está mais próximo do de 1914 do que a maioria imagina.

1914 foi uma guerra puramente desencadeada pelos Rothschild, pura e simplesmente. As maquinações do colonialismo, os bancos centrais, as moedas baseadas em dívidas e as autoridades governamentais chave, que compraram tanto quanto compram hoje, nos levaram ao nosso primeiro conflito mundial.

A guerra hoje é, na verdade, uma continuação da conquista mundial que se iniciou naquela época, movendo-se de etapa em etapa, revolução comunista, a obliteração da Alemanha, o novo “colonialismo suave”, “conflitos de baixa intensidade” intermináveis, a guerra ao terror, teatral, delineada e falsa.

Talvez o mundo possa estar pronto para aprender as lições da história às quais a ignorância tem nos levado numa repetição sem fim.

Parece que uns poucos corajosos, uma “grupo de irmãos,” pode acabar com a narrativa da vitimização, com a mitologia e com a corrupção.

O que vemos agora, assistindo a mídia controlada, é o desespero.

Essa guerra começou às 2:30 da manhã de 2 de Maio de 2013 com o afundamento de um submarino tripulado Dolhin Israelense, fabricado na Alemanha, que dava apoio a uma tropa de infiltração na costa da Síria. O submarino foi flagrado, submergiu a 150 metros e foi atingido por um sofisticado torpedo guiado.

Helicópteros Sírios permaneceram no local do desastre naval até a chegada de uma frotilha russa, que escoltava uma embarcação de salvamento para resgatar em segurança os mísseis nucleares de cruzeiro Tomahawk que estavam à bordo do submarino Israelense.

Em retaliação, Israel começou um bombardeio de artilharia contra posições na Síria nos arredores de Damasco em 4 de Maio. Durante esse bombardeio, um submarino israelense na costa do Líbano lançou um míssil nuclear de cruzeiro. Vídeos de alta resolução de locais a 25 km de distância mostram claramente um grande brilho, o famoso cogumelo atômico e o trovão, não deixando dúvidas que tenha sido um ataque nuclear.

A explosão foi registrada pelos satélites americanos Vela e confirmada.

Por que a Casa Branca agora está do lado da Rússia, da Síria e do Irã?

O presidente russo Vladimir Putin entrou em contato com o presidente norte-americano Barak Obama. Putin confirmou que a Rússia não permitiria nenhum outro ataque nuclear sem resposta à altura contra Israel e que, nessas circunstâncias, os EUA estavam avisados de que “Israel fez sua aposta, e, se escolher assim, morrerá com ela.”

A administração de Obama concordou em ficar fora do caminho. Como recompensa parcial, os EUA compraram helicópteros russos para as forças armadas no Afeganistão e concordaram não se opor ativamente contra a instalação dos sistemas de defesa aérea S-300 na Síria, que faz com que a superioridade aérea de Israel na região se torne apenas uma lembrança.

A “bomba” de 23 de Maio de Obama

Em 23 de Maio, o presidente Obama discursou por 48 minutos, delineando as políticas norte-americanas. O discurso, de importância épica, foi mal interpretado, mentiras foram ditas sobre ele e, eventualmente, foi censurado pela imprensa. Por quê? O que disse Obama? - O programa de detenção dos Estados Unidos é um crime de guerra e que os prisioneiros estão sendo sequestrados ilegalmente e “torturados.” Sim, o presidente Obama chamou a detenção de “illegal” e a prancha de “torture.” - Todos os ataques de drone (fora do Iraque e do Afeganistão) foram autorizados pelo Congresso e que os próximos ataques de drones exigirão supervisão. Obama admitiu que muitos ataques de drones foram errados, que houve uma responsabilização inadequada e que as políticas de ataques de drones estavam erradas e foram irresponsáveis.

- Por ordem presidencial, nenhum drone armado poderria voar nos EUA.

GD/NN

Tradução do original: http://www.presstv.ir/detail/2013/05/31/306374/1st-supergovernmental-world-war-begins/
Via: http://www.varekai.org/disclosure/2013/05/31/a-terceira-guerra-mundial-ja-comecou-e-voce-nem-percebeu/
Rio Minho

Dois irmãos morrem no rio

Buscas continuam para encontrar o corpo de uma das vítimas
Por:Cláudio Carvalho


Dois irmãos morreram ontem ao final da tarde afogados no rio Minho, já na zona de Salvaterra, na Galiza, que faz fronteira com Monção.
Posted: 03 Jun 2013 04:26 PM PDT
Os dois convidados portugueses para a reunião dos “Senhores do Mundo” deste fim-de-semana são os líderes do PS e CDS. Passos Coelho ficou de fora dos planos

Por: Frederico Duarte Carvalho, jornalista e escritor (blog - facebook)

Pedro Passos Coelho tem os dias contados à frente do Governo, isto a acreditar na lista dos convidados do encontro do Grupo Bilderberg, que vai ter lugar perto de Londres durante o próximo fim-de-semana. Os dois convidados portugueses escolhidos por Pinto Balsemão – que é o representante permanente português no grupo conhecido como “Senhores do Mundo” -, são o ministro dos Negócios Estrangeiros e líder do CDS, Paulo Portas, e o secretário-geral do PS, António José Seguro. Esta é a primeira vez nos últimos anos que Pinto Balsemão, militante número 1 do PSD, não convida uma figura de relevo do seu próprio partido.


Os líderes do PS e CDS vão estar juntos e sem jornalistas por perto
Ao convidar os líderes do PS e CDS, o dono da televisão SIC e do semanário “Expresso” mostra que está preparado para aceitar um futuro governo de coligação entre PS e CDS. Esta é uma solução que não é inédita na democracia portuguesa e já foi testada no passado quando, em 1978, o primeiro-ministro socialista Mário Soares fez um acordo de incidência parlamentar com o líder centrista, Freitas do Amaral, “saltando” assim de um entendimento com o PSD, então conduzido por Francisco Sá Carneiro. Face às dificuldades do Governo, o clima político poderá levar a eleições antecipadas e, se o PS ficar à frente do PSD, mas não conseguir obter a maioria absoluta, então a solução poderá passar por uma coligação com o CDS. Em alternativa, teria de ser com um PSD sem Passos Coelho.
Apesar de Pinto Balsemão ser dono de um importante semanário e de uma televisão, estes encontros anuais com políticos e homens da finança mundial ocorrem sem a presença de jornalistas, sem reportagens de enviados especiais, sem reportagens de fundo e sem crónicas ou comentários alusivos ao encontro. Mas, a presença de António José Seguro e Paulo Portas é um indicador tão sério do desencontro entre o militante número 1 do PSD e o primeiro-ministro, que dificilmente poderá passar despercebido da Opinião Pública.
A queda do Governo já poderá estar em marcha e, para tal, basta lembrar como foi em 2004. Nessa altura, Balsemão convidou para o encontro, em Itália, igualmente no primeiro fim-de-semana de Junho, um político social-democrata e um socialista. Um mês depois, o social-democrata foi nomeado primeiro-ministro e o socialista viria a ser eleito meses depois. Chamavam-se Santana Lopes e José Sócrates.

Consultar a lista completa dos convidados


"OS TÓXICOS"




E assim vai a moral deste governo, com gente como esta.
 
1. Maria Luís Albuquerque era directora financeira da REFER.
.
2. A REFER contratou swaps tóxicos enquanto Maria Luís Albuquerque era a sua directora financeira.
.
3. Maria Luís Albuquerque é nomeada secretária de Estado e tutela o IGCP.
.
4. O IGCP, sujeito às orientações de Maria Luís Albuquerque, define o que são swapstóxicos.
.
5. O IGCP, tutelado por MLA, vem dizer que os swaps tóxicos contratados pela REFER enquanto ela era directora financeira não são, afinal, tóxicos — apenas exóticos.
.
6. A REFER fica com os prejuízos e Maria Luís Albuquerque continua a ser secretária de Estado de Vítor Gaspar (um ministro tóxico ou exótico?)
«Dilma quer que brasileiro compre a TAP» - DN

«Dilma quer que brasileiro compre a TAP» - DN
Por Redação

«Dilma Rousseff, presidente do Brasil, gostaria que o empresário americano-brasileiro, David Neeleman, dono da Azul Brazilian Airlines, comprasse a TAP. O Banco de Desenvolvimento do Brasil (BNDES) ter-se-á mesmo oferecido para abrir uma linha de crédito para viabilizar o regresso, conta A Folha de S. Paulo. O empresário não terá mostrado abertura ao pedido de Dilma, que vem a Portugal a 10 de junho.»

Viatura particular do presidente da Câmara do Funchal vandalizada

Miguel Albuquerque reage: "Se é para intimidar, é tempo perdido".

OIT considera Portugal entre os países em risco de convulsões sociais

OIT considera Portugal entre os países em risco de convulsões sociais
legenda da imagem
Denis Balibouse, Reuters

Um relatório da Organização Internacional do Trabalho (OIT) considera que Portugal é um dos países em que se agravou exponencialmente no último ano o risco de confrontos violentos devido à degradação da situação económica e, em especial, ao agravamento do desemprego. Os outros países com risco acrescido são Chipre, República Checa, Grécia, Itália, Eslovénia e Espanha



Portugueses confiam cada vez menos no Governo e na comunicação social

Portugueses confiam cada vez menos no Governo e na comunicação social

Os portugueses confiam cada vez menos no Governo, na comunicação social, no rumo da Europa e até nas organizações não-governamentais, revela o estudo Edelman Trust Barometer, realizado há 13 anos em 26 países por uma das maiores empresas mundiais de relações públicas.