domingo, 4 de setembro de 2011


Em Jose Eduardo dos Santos "ninguém toca" (Enric Vives-Rubio (arquivo))

Número de detidos na manifestação de sábado continua por determinar

Manifestantes presos em Luanda vão ter julgamento sumário

04.09.2011 - 20:44 Por João Manuel Rocha

Jovens manifestantes detidos no sábado pela polícia angolana em Luanda, durante um protesto contra o Presidente da República, José Eduardo dos Santos, deverão ser nesta segunda-feira levados a tribunal para julgamento sumário. A informação foi prestada ao PÚBLICO neste domingo pelo presidente da Associação Justiça, Paz e Democracia, António Ventura.

O número de detidos e feridos na repressão violenta da manifestação continua por determinar com rigor. A Polícia Nacional informou no sábado à noite ter feito 24 prisões, mas o número rondará as 40 pessoas, que permaneciam detidas em diferentes esquadras, disse o activista. Na maior parte dos casos, as famílias dos jovens desconheciam para onde tinham sido levados.

O Bloco Democrático, onde militam professores universitários e advogados, alertou para a “gravidade da situação que se vive” e denunciou a “arbitrariedade da Polícia Nacional, sob ordens do Executivo”.

O partido, liderado por Justino Pinto de Andrade, quantificava ontem de manhã as detenções em cerca 50, entre as quais as de três organizadores da manifestação — Carbono Casimiro, Mizinge e Sábio — e de uma militante sua, Ermelinda Freitas. Dois manifestantes foram “barbaramente agredidos” e tiveram de receber assistência hospitalar, denunciou também.

O mesmo partido qualificou as detenções como “prisões políticas”, contestou a falta de acesso aos detidos e apelou a uma mobilização que leve à sua libertação. A manifestação de sábado, promovida pelo Grupo de Jovens Revolucionários, que junta poetas e cantores de rap, foi autorizada.

“Este comportamento não é novo. Já se tem dado várias vezes, a nível de falta de protecção aos cidadãos que querem manifestar ideias e opiniões contrárias às políticas ou ao Presidente. No Presidente ninguém toca”, disse António Ventura.


LUANDA


O QUE VAI RESTAR AOS PORTUGUESES




TURQUIA

Primeiro-ministro ameaça ir de barco até Gaza

por DN.ptHoje

Comunidade internacional pede à Turquia e Israel que privilegiem o diálogo.

No dia em que a comunidade internacional apelou à reconciliação entre os dois países, a Turquia anunciou a sua determinação de contestar o bloqueio marítimo que Israel mantém à Faixa de Gaza e que está, afinal, na origem do diferendo entre os dois países. Ontem, 24 horas após ter anunciado medidas de retaliação contra Israel, Ancara revelou que vai aumentar de forma significativa a sua presença no Mediterrâneo oriental e o primeiro-ministro Recep Erdogan fez saber que tenciona visitar Gaza por via marítima.


Angola

Polícia prende com "brutalidade" 12 pessoas em manifestação em Luanda, diz um detido

.

AS REVOLUÇÕES PARA DERRUBAR DITADORES COMEÇAM ASSIM...!!!





SE "PRETO" LEVANTA VOZ PORRADA NELE...PATRÃO PRETO NÃO RESPEITA PRETOS!








Protestos contra Eduardo dos Santos podem voltar hoje às ruas
Inserido em 04-09-2011 09:23



Ontem, a polícia angolana fez 24 detenções, mas um dos organizadores da manifestação diz à Renascença que foram detidas, pelo menos, 45 pessoas.

:: NOTÍCIAS RELACIONADAS
Vários detidos e feridos em manifestação em Luanda

Os jovens que ontem em Luanda pediram a saída do presidente Angolano José Eduardo dos Santos, há 32 anos no poder, poderão voltar esta manhã às ruas. O protesto deste sábado juntou dezenas de jovens na capital do país e acabou de forma violenta.

A manifestação chegou ao palácio Presidencial onde as forças de segurança carregaram sobre manifestantes e jornalistas. Um deles, o repórter da Rádio Voz da América, Alexandre Salombe, contou à Renascença que foi alvo de agressões.

O jornalista diz que tem “ainda zumbidos nos ouvidos, creio que terá sido das agressões” e ficou “sem meios materiais, como os telefones, os documentos pessoais e as câmaras”.

“Felizmente consegui salvar este telefone [do qual estou a falar], que estava no bolso”, relata ainda.

A polícia angolana confirma que prendeu 24 pessoas e que sete foram feridas por elementos não identificados. Já João Carlos, um dos organizadores da manifestação, diz à Renascença que foram detidas, pelo menos, 45 pessoas.


MUDOU-SE A "MERDA" MAS O FEDOR O MESMO...!!!

O Matadouro de São bento






O ministro das Finanças, Vítor Gaspar apresentou no Parlamento, o primeiro plano de cortes efectivos na despesa corrente primária do Estado para 2012. O sector da saúde será o mais afectado, prevendo-se uma redução de 810 milhões de euros e ainda cortes de 507 milhões na Educação e 205 milhões na Segurança Social.

Este governo primeiro tira-nos a pele com impostos e depois é que nos mata com a redução da despesa, feita não pela redução das gorduras do Estado, nas nomeações de boys, concessões público-privadas, institutos públicos e mordomias, mas pela redução de salários e pensões bem como em cortes nos direitos sociais.

.

Seja pelo aumento de impostos ou das taxas moderadoras nos hospitais quem vai pagar são sempre os mesmos, os que não têm recursos para ir aos hospitais privados, e que se terão de contentar com um serviço que obrigatóriamente terá de baixar de qualidade com o corte previsto.
.

Também o corte da Segurança Social é incompreensivel numa altura em que a crise tem atirado tantas familias para a pobreza e para a miséria. Confiar na caridadezinha para fazer o trabalho que competia ao Estado é vergonhoso. .

Com este governo os portugueses só podem aspirar a um futuro de pobreza e miséria. Correr com este governo e com estas políticas é necessário e urgênte.

Jose Martins



Violência: Seis amigos assaltados por trio armado é o último episódio

Crime assusta Margem Sul

Seis amigos que conversavam ontem de madrugada junto a um ringue de futebol na Sobreda de Caparica, Almada, foram atacados por três homens armados. Os ladrões agrediram mesmo à cotovelada uma das vítimas e roubaram tudo o que lhes foi possível.

Por:Miguel Curado

O assalto ocorreu menos de 24 horas depois de, na mesma localidade, um sobrinho ter morto a tiro um tio por causa de heranças, e é apenas o último episódio de uma semana muito violenta. Os moradores da Margem Sul do Tejo estão alarmados com tamanha vaga de violência e pedem um reforço urgente de policiamento.

O ataque da madrugada de ontem na rua Jaime Cortesão, Sobreda de Caparica, surpreendeu pela agressividade dos assaltantes. "Os três ladrões quase nem disseram nada. As vítimas têm entre 17 e 22 anos e eles começaram logo a apontar uma pistola e caçadeira", explicou ao CM fonte policial. A GNR da Charneca de Caparica tomou conta da ocorrência e ainda teve de assistir um dos jovens, atacado com pelo menos duas cotoveladas na cabeça.

Apesar de assustados com a violência deste ataque, moradores na zona disseram ao CM que o crime é algo com que convivem "diariamente". "O que mais assusta aqui são os esticões, em especial a idosos", disse uma comerciante. "A GNR passa por aqui com regularidade. Mas faltam efectivos", acrescentou.

Menos de 24 horas antes, na sexta-feira à tarde, no Alto do Índio, Edgar Carvalho, de 48 anos, foi morto a tiro pelo sobrinho, Carlos Rúben, de 22. O último está ainda internado no hospital, sob detenção.

Ainda no concelho de Almada, mas desta feita no Monte de Caparica, uma jovem de 18 anos, estudante da Universidade Nova, foi violada na quarta--feira por um homem à saída do Metro Sul do Tejo. Foi encontrada em choque pelos pais, junto à estação da Fertagus do Pragal. A PJ investiga.

O crescimento explosivo dos roubos por esticão, um pouco por todos os concelhos da Margem Sul do Tejo é, neste momento, o crime que mais preocupa as Forças de Segurança. Por isso mesmo, tanto a PSP como a GNR reforçaram os patrulhamentos à civil com vista à detecção e prisão de grupos organizados de assaltantes que se dedicam a este tipo de ataques violentos.

JOVEM DE 14 ANOS ATACADO POR GANG

Na semana passada, comerciantes e utilizadores habituais da estação da Fertagus do Pragal, Almada, ficaram impressionados com o caso de um menino de 14 anos que foi atacado por um numeroso grupo de assaltantes no interior do terminal de transportes.

Segundo várias pessoas contaram ao CM, o jovem foi rodeado pelos ladrões pouco depois de ter saído do Metro Sul do Tejo. Fazendo uso de forte coacção física e psicológica, os assaltantes espoliaram o menor de todos os bens, sem qualquer preocupação por estarem a ser vistos.

CAPARICA QUER POSTO DA GNR

Há muito que os moradores dos bairros sociais do Monte de Caparica pedem a instalação de um posto da GNR na zona. As instalações policiais mais próximas (PSP do Pragal e GNR da Trafaria) ficam a alguma distância dos bairros.