sexta-feira, 12 de agosto de 2011

ESPANHA

12/08/2011 12h54 - Atualizado em 12/08/2011 12h59

Polícia Federal vai investigar morte de juíza no Rio

Investigação será conduzida pela superintendência da PF no Rio.
Presidente do Supremo, Cezar Peluso, pediu 'empenho' da PF no caso.



Notícias » Brasil » Brasil

Presidente do TJ-RJ diz que juíza assassinada não pediu proteção

12 de agosto de 2011 12h40 atualizado às 12h54

Desembargador Manoel Alberto Rebêlo dos Santos concede entrevista no Rio e diz que caso é "questão de honra"
Foto: Luís Bulcão/Especial para Terra


Luís Bulcão

Direto do Rio de Janeiro

O presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, Manoel Alberto Rebêlo dos Santos, afirmou que a juíza Patrícia Acioli, assassinada na noite de quinta-feira, não havia solicitado segurança à justiça. O desembargador confirmou que a magistrada recebeu proteção de três policiais entre 2002 e 2007 por iniciativa do próprio tribunal. Segundo ele, também foi o TJ que julgou desnecessária a manutenção da escolta, reduzindo para apenas um policial a partir de 2007.

"O tribunal chegou à conclusão de que não havia necessidade de continuar com a segurança intensa. Muitos magistrados que recebem proteção por um tempo acabam eles mesmos pedindo para que ela seja aliviada quando não julgam mais necessária", afirmou. Segundo o desembargador, a juíza optou por dispensar a proteção quando foi proposta a redução da segurança de três policiais para um.

Rebêlo contou que havia encontrado a juíza há poucos dias e ela não teria relatado nenhuma ameaça. "Ela parecia feliz. Até brincou comigo", relatou. O desembargador afirmou que o Judiciário está de luto pela morte de Patrícia. "Era uma pessoa extremamente rigorosa, que enfrentava os processos com coragem", afirmou.

O desembargador disse que vai convocar uma força-tarefa de três juízes para dar agilidade aos processos que Patrícia era responsável. Segundo ele, o o gabinete dela no Fórum de São Gonçalo foi lacrado e todas as informações necessárias para a investigação serão preservadas.

Rebêlo afirmou estar confiante na ação da polícia. Ele relatou que o secretário de segurança, José Mariano Beltrame, colocou os efetivos necessários da Polícia Civil e da Polícia Militar para que o caso seja investigado. Segundo o desembargador, os quatro autores dos disparos abordaram o veículo da juíza a bordo de duas motocicletas. "Eles estavam encapuzados, mas estou confiante porque eles podem não terem usado capuz durante todo o trajeto", afirmou.

Rebêlo disse que o assassinato não vai intimidar o judiciário: "O crime não vai ficar impune. É um caso de honra para a magistratura Fluminense".

Juíza estava em "lista negra" de criminosos

A juíza Patrícia Lourival Acioli, da 4ª Vara Criminal de São Gonçalo, foi assassinada a tiros dentro de seu carro, por volta das 23h30 do dia 11 de agosto, na porta de sua residência em Piratininga, Niterói, na região metropolitana do Rio de Janeiro. Segundo testemunhas, ela foi atacada por homens em duas motos e dois carros. Foram disparados pelo menos 15 tiros de pistolas calibres 40 e 45, sendo oito diretamente no vidro do motorista.

Patrícia, 47 anos, foi a responsável pela prisão de quatro cabos da PM e uma mulher, em setembro de 2010, acusados de integrar um grupo de extermínio de São Gonçalo. Ela estava em uma "lista negra" com 12 nomes possivelmente marcados para a morte, encontrada com Wanderson Silva Tavares, o Gordinho, preso em janeiro de 2011 em Guarapari (ES) e considerado o chefe da quadrilha. Familiares relataram que Patrícia já havia sofrido ameaças e teve seu carro metralhado quando era defensora pública.






Executada juíza odiada por polícias

Patrícia Lourival Acioli, juíza famosa no Rio de Janeiro pelo rigor com que combatia o crime organizado, principalmente grupos de extermínio formados por polícias, foi executada na madrugada de ontem ao chegar a casa, em Niterói, arredores da capital carioca
Por:Domingos de Grilo Serrinha, correspondente no Brasil
A magistrada, de 47 anos, que não tinha escolta apesar das ameaças de morte, foi atingida por pelo menos 10 dos 16 tiros disparados por homens encapuzados que a esperavam.
Os criminosos usaram duas motas e dois carros, um dos quais impedia o acesso à garagem da residência. Patrícia nem chegou a descer do seu Fiat Idea, pois os homens das motos apearam-se e alvejaram-na.
Juíza em São Gonçalo, também na área do Rio, notabilizou-se por sentenciar com pena máxima polícias que participavam em esquadrões da morte. Mas também fez inimigos poderosos ao condenar mafiosos que adulteravam combustíveis e que controlavam o transporte ilegal.
Em 2003, outros dois magistrados conhecidos pela severidade das sentenças foram assassinados: Alexandre Martins Filho e António José Machado Dias.

COMENTÁRIO MAIS VOTADO
"Não foi executada, foi assassinada.A execução é o cumprimento da pena de morte imposta por um tribunal."
Anónim

ROBERTO CARLOS A MULHER AMADA


Quinta-feira, Agosto 11, 2011

Imposto de sangue


O Instituto Português do Sangue (IPS), que está a fazer auditorias para adquirir um certificado de qualidade, segundo as normas europeias, vai lançar um concurso público internacional, até ao fim do ano, para poder vender sangue à indústria para ser transformado. Segundo o presidente do IPS, Álvaro Beleza, que acompanhou, o ministro da Saúde, Paulo Macedo, num apelo às doações entre os banhistas na praia de Carcavelos, Portugal usa apenas 90 mil unidades das 400 mil que recolhe anualmente.

Nãp quero aqui beliscar sequer aqueles que de uma forma altruista e generosa doam o seu sangue e com isso ajudam a salvar muitas vidas. O que me assusta é já ver esse sangue a ser transformado em negócio e ser vendido à industria. O que me aterrorisa é pensar que eles ainda possam pensar em criar um Imposto de Existir que todos teriamos de pagar...em sangue. Só os mais pobres, que o dos mais ricos é azul. Com esta gente nunca se sabe o que lhes passa pela cabeça.

PROXIMA MEDIDA DE AUSTERIDADE.

1 - SE QUER TRABALHAR, TERÁ DE PAGAR.

2- ABOLIR HORARIO DE TRABALHO.




JÁ FALTA POUCO PARA SÓ TER-MOS UNIVERSIDADES


Saiba quais são as 297 escolas do Ensino Básico que vão encerrar













O processo de reorganização da rede escolar vai prosseguir no próximo ano lectivo, adianta o Ministério da Educação. Saiba quais são as escolas que vão encerrar.


Vão encerrar 297 escolas do 1º ciclo do Ensino Básico no âmbito do processo de reorganização da rede escolar, avança o Ministério da Educação.

“Os alunos destes estabelecimentos de ensino iniciam o novo ano lectivo em centros escolares ou escolas com infra-estruturas e recursos que permitem melhores condições de ensino”, diz o gabinete do ministro Nuno Crato, em comunicado.

As unidades a encerrar foram identificadas em colaboração com as autarquias e situam-se em locais onde estão concluídos os centros escolares.

O processo de reorganização da rede vai prosseguir no próximo ano lectivo, adianta o Ministério da Educação.

No mês passado, o ministro Nuno Crato tinha já anunciado que 266 escolas com menos de 21 alunos teriam garantidamente que fechar, indicando ao mesmo tempo que novas agregações de escolas estavam suspensas.

"Houve acordo município a município"

António José Ganhão, responsável na Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) pela área da educação, diz que foram cumpridos os critérios definidos para o seu encerramento.

“Houve acordo município a município. Foi respeitado um conjunto de critérios para o encerramento das escolas que a Associação Nacional de Municípios sempre defendeu em todas as circunstâncias. Respeitados esses princípios, havendo acordo dos municípios, das famílias, melhores condições de trabalho para os alunos, melhores condições de aprendizagem, há pleno acordo da Associação Nacional de Municípios”, sublinha António Ganhão.

A maioria das escolas que agora encerra situa-se no interior do país, assinala o responsável da ANMP em declarações à Renascença.

“Nós assistimos ao fenómeno de desertificação do interior norte, centro e sul. Há uma faixa transversal interior que todos os dias vai perdendo população, não há emprego e não havendo emprego não há possibilidade de as pessoas permanecerem agarrados à agricultura de subsistência”, refere.

“Enquanto não houver medidas tendentes a fixar as populações no interior, através de políticas de desenvolvimento do mesmo, vamos continuar a assistir a este fenómeno”, adverte António Ganhão.


OS HOMENS DE AMANHÃ


TATUAGENS....CUIDADO PODE SER MUITO PERIGOSO