terça-feira, 28 de outubro de 2014

Internacional

Estado Islâmico obriga jornalista refém a fazer 'tour' de Kobane

28/10/2014 09:52:04
Estado Islâmico obriga jornalista refém a fazer 'tour' de Kobane
O Estado Islâmico (EI) publicou um novo vídeo esta segunda-feira nas redes sociais. Mas este é diferente dos outros.
O filme, com cerca de cinco minutos de duração, começa com imagens aéreas de Kobane (cidade síria que faz fronteira com a Turquia), filmadas por um drone do grupo jihadista.
Em seguida surge o jornalista John Cantlie, vestido com roupas pretas (a cor da bandeira do EI), a fazer uma reportagem sobre o que se passa na cidade.
O refém afirma que as notícias sobre a retirada e a perda de território por parte do EI na cidade são falsas e que Kobane está “totalmente controlada pelo Estado Islâmico”


Mourinho e Ronaldo são os únicos portugueses candidatos à Bola de Ouro

28.10.2014 - 10:14
Cristiano Ronalo e José Mourinho são os únicos portugueses candidatos à Bola de Ouro de 2014. O técnico do Chelsea figura entre uma lista de treinadores de topo, enquanto o futebolista soma nomeações e distinções.
 
Rodrigo Cabrita / Global Imagens
Mourinho e Ronaldo nos tempos do Real Madrid
Horas depois de fazer um "hat-trick" de prémios em Espanha, somando a eleição de melhor jogador da liga espanhola à de melhor avançado e autor de melhor golo, Cristiano Ronaldo foi nomeado à Bola de Ouro de 2014.
HOJE às 11:03

Mais de 35% dos casais criam conflitos por questões financeiras, revela estudo

Um questionário realizado por um projeto de investigação do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra mostra que mais de 35% dos casais com filhos criam conflitos em torno de questões financeiras

Ex-diretor do FMI expulso do Partido Popular espanhol

28.10.2014 - 08:59
O Partido Popular, no poder em Espanha, anunciou na segunda-feira ter expulsado o ex-diretor do FMI Rodrigo Rato e todos os outros membros do partido sob investigação por terem utilizado cartões de crédito profissionais para despesas pessoais.
 
DANI POZO/AFP
Rodrigo Rato
Rato e cerca de 80 membros da classe dirigente espanhola são acusados de violação do direito das empresas por terem gasto um total de 15 milhões de euros em discotecas, safaris e artigos de luxo com cartões de crédito da Caja Madrid e do Bankia e escapado ao fisco.

Lloyds confirma fecho de 150 balcões e despede nove mil

Banco britânico liderado pelo português António Horta Hosório vai encerrar 150 balcões durante os próximos três anos

Posted: 27 Oct 2014 04:22 AM PDT
A crise parece não passar pelo Norte. A Câmara Municipal do Porto gastou mais de 50 mil eutros a renovar a sua imagem. Mas o site não funciona como devia.
30 mil euros por um site já de si é algo puxado para a crise em que estamos. Mas se o site ainda funcionasse, podia-se dizer que o dinheiro teria sido usado para alguma coisa útilo. Mas, não foi.
No momento em que este artigo foi escrito, tendo já sido testado noutros dias anteriores, o website não era compatível com resoluções 800×600, não era compatível com dispositivos móveis, não cumpria regras básicas de acessibilidade, ignora standarts da web para pesquisas e não manteve a informação do site anterior.

Ainda existem, efetivamente, pessoas que usam resolução 800×600; sejam pessoas que têm problema de visão ou ecrãs pequenos. Já os telemóveis e tablets, têm cada vez mais consumido mercado para os computadores, e o site também não era compatível, de acordo com testes feitos pelo Tugaleaks neste e noutros sites para o efeito. O facto de não ser compatível tem a ver com os “quadrados azuis” que são mostrados na versão PC, e são omitidos na versão móvel. Os standarts da web definem sempre uma imagem igual em qualquer dispositivo, o que não é o caso. 
Chegando á parte da acessibilidade, que é obrigatória nos sites da administração pública e central, verifica-se que segundo o site Access Monitor, um medidor de acessibilidade web criado pela Unidade ACESSO da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, IP, o site da Câmara Municipal do Porto não cumpre as normas A, AA e AAA das regras de acessibilidade WCAG 1,0 ou 2,0.
Acresce ainda que todo o histórico da Câmara Municipal do Porto presente no site antigo, simplesmente desapareceu. Comunicações, informação, eventos, etc. A migração dos conteúdos não foi feita e por isso anos e anos de informação foi, basicamente perdida.
O campo da pesquisa (lado direito do ecrã) é igualmente interessante, num sentido negativo: para se protegerem de SQL Injection, só é permitida a pesquisa por termos que a Câmara do Porto escolhe. Tentámos pesquisar por “porque motivo este site não funciona bem”, mas não conseguimos, pois existe uma proteção em JavaScript contra pesquisas contrárias à vontade deste Município.




Site da CM Porto: para que é que serviram 30 mil euros?

A empresa a quem foi encomendado este site foi a WHITE STUDIO, S.A., uma sociedade anónima constituída no Norte de Portugal. Segundo fontes confirmaram ao Tugaleaks, esta empresa fez vários sites para entidades ligadas à política antes das eleições do ano passado para o Município.

Confrontado o Município do Porto com esta situação, nada disse. Ao Município foi solicitado ainda o caderno de encargos, informação de testes feitos com acessibilidade e se na “opinião da CM Porto, a Acessibilidade Web é uma obrigatoriedade de qualquer site feito pela administração pública, central e local?”.
Por não ter respondido em dez dias úteis a qualquer questão do nosso órgão de comunicação social, o Município viola assim a Lei de Acesso a Documentos Administrativos.

Como o site não funciona bem, talvez o nosso e-mail não tenha chegado.

O Tugaleaks disponibiliza o contrato feito com a CM Porto:

Crime Reeva nunca teve sexo com Pistorius e "queria deixá-lo"

A mãe de Reeva Steenkamp revela que a filha nunca chegou a ter relações sexuais com Oscar Pistorius e que estaria decidida em abandoná-lo na noite em que foi morta.
Mundo
Reeva nunca teve sexo com Pistorius e queria deixá-lo
DR
Reeva Steenkamp e Oscar Pistorius nunca tiveram relações sexuais durante os três meses em que namoraram e a modelo estaria a pensar acabar o namoro na noite em que este a matou, revela a mãe de Reeva.
Embora o atleta sul-africano tenha afirmado em tribunal que ele e a modelo estariam a pensar viver juntos, June Steenkamp afirma que não tem quaisquer dúvidas de que a sua filha queria pôr um ponto final no romance.
Segundo a mesma, Reeva estaria a evitar ter sexo com Pistorius porque estaria com dúvidas sobre a sua compatibilidade em termos de casal.
“Eles partilhavam a mesma cama mas ela estava com medo de levar a relação para um novo nível”, revelou a mulher em entrevista à The Times Magazine.
Para a mãe, o facto de a filha ter todas as suas roupas arrumadas na mala é uma prova de que esta estaria a pensar abandonar Pistorius naquela noite.
Posted: 27 Oct 2014 07:04 PM PDT
Apoiadores de Aécio Neves (PSDB) reagem ao resultado das eleições presidenciais, em Belo Horizonte

A reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT) tem motivado a mobilização, por meio das redes sociais, para protestos pedindo o impeachment da petista, com base nas denúncias de corrupção na Petrobras. As manifestações foram marcadas em São Paulo, Estado onde o adversário de Dilma, Aécio Neves, teve a segunda maior vitória: 64,31% dos votos válidos. Em Santa Catarina ele alcançou 64,59%.

No Facebook, dois eventos mobilizam mais de 10 mil pessoas. Cerca de 12 mil confirmaram presença em um ato marcado para esta segunda-feira, às 18h, no Largo da Batata, na zona oeste da capital. O ato pedirá o impeachment de Dilma e um "sistema de votação mais confiável", segundo a descrição do evento.

A manifestação deve defender o voto facultativo, o voto impresso na urna eletrônica e a devolução do "dinheiro roubado" da Petrobras. O evento foi criado por um perfil chamado Mudança Já, que se apresenta como um "movimento apartidário por uma gestão pública eficiente, educação e cidadania".

Cerca de 14 mil pessoas confirmaram presença em outro ato, marcado para amanhã, na Avenida Paulista, também às 18h, com nome de "Impeachment da Dilma".

Via: Exame