segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

MANIFESTAÇOES NO EGIPTO


RECORDANDO COM SAUDADES DE UM BOM PORTUGUES

O PCP enviou as suas condolências à Coreia do Norte.

PROFESSORES HÁ MUITOS, O QUE NÃO HÁ SÃO ALUNOS

Há pessoas a quem a realidade custa muito a perceber. Temos assistido a um grande alvoroço porque Passos Coelho sugeriu aos professores que procurassem outros mercados para exercer a sua profissão (coisa bastante normal, diria eu, para qualquer outra arte), designadamente nos países lusófonos.
A generalidade da comunicação social promove a ideia de que é inaceitável que os professores não possam ensinar no maravilhoso lugar onde nasceram.
Eu até compreendo bem o desejo, mas ensinar quem se não existem alunos?
Se os portugueses não têm filhos, por variadíssimas razões, desde a crise ao direito à vidinha, ao corpo e à carreira e por aí fora, motivos que naturalmente não vou julgar nem interessa tratar agora, quem pretendem os professores excedentários ensinar?
Que direito existe a ser-se professor sem alunos? Não interessa se isto é certo ou errado, se é justo ou injusto. Sem ovos não se fazem omoletes e sem alunos não há professores. Resta aos professores queixarem-se não de Passos Coelho mas dos compatriotas que lhes couberam em sorte que não se reproduzem à medida dos seus "direitos".
BOAS-FESTAS PARA TODOS

Cirurgias

Perda de incentivos dos médicos faz crescer listas de espera

Económico
19/12/11 09:50





Em dois meses, houve menos 26 mil operações. Ministério admite que o fim do pagamento de horas extras levou a esta situação.

O número de doentes à espera de cirurgia está a aumentar em vários hospitais, na sequência da redução de operações, que estão a cair desde 2010, avança hoje o 'DN'. Um dos motivos para esta queda é o desinvestimento no programa de cirurgias adicionais, que são pagas por acto a toda a equipa que as faz, e que, apesar de custarem menos do que as horas extras, fizeram subir bastante os custos dos hospitais.

Numa altura em que os orçamentos destes foram cortados, houve limitações à contratação de profissionais e baixou o número de horas extras permitidas, unidades como o Centro Hospitalar de Lisboa Norte, Lisboa Central e o Hospital de Faro admitem ter anulado estas despesas, levando à subida de utentes em lista de espera.

O Ministério da Saúde admite que o decréscimo das cirurgias é uma "opção das instituições face aos constrangimentos orçamentais".

Certo é que os cortes nas horas extras nos hospitais não vêm de agora. Começaram em 5% com a ministra Ana Jorge, em 2010, e prolongaram-se este ano, mas para o dobro, para que em 2012 se atingisse o corte de 20%. Valores altamente contestados por porem em risco a prestação de cuidados médicos, dizem os sindicatos ou a Ordem dos Médicos.

Os profissionais da saúde já anunciaram que a partir do dia 2 de Janeiro não farão uma única hora extraordinária, nem sequer as 12 a que actualmente são obrigados. Isto depois de o Governo ter decidido cortar em 50% no pagamento por hora.






segunda-feira, 19 de Dezembro de 2011 | 07:45

MP aceita redução de pena de «Violador de Telheiras»


Henrique Sotero, conhecido como o «Violador de Telheiras», poderá ver a pena de 25 anos de prisão a que foi condenado reduzida, tendo o Ministério Público (MP) admitido uma redução da sentença em resposta ao recurso apresentado pela defesa junto do Triunal da Relação de Lisboa, noticia esta segunda-feira o Correio da Manhã.

Sotero foi sentenciado a 25 anos de prisão – a pena máxima – após terem sido dados como provados 71 crimes contra 14 raparigas, dos 12 aos 18 anos, incluindo crimes de violação, coacção sexual, sequestro, ameaças e roubo.

«Não nos repugna, até por razões de uniformização de jurisprudência, que possa tal pena de prisão vir a ser reduzida», refere o MP. «Afigura-se-nos poder assistir alguma razão ao arguido ao afirmar que a pena podia ser inferior em virtude de não terem sido cometidos crimes de sangue», considera o procurador Vítor Santos Cabrita.

«Na realidade, dúvidas não restam de que nos diversos crimes nunca o bem jurídico vida foi violado ou sequer ameaçado pelo arguido», refere o mesmo magistrado

segunda-feira, 19 de Dezembro de 2011 | 08:09

Cerca de 80% das corporações de bombeiros à beira da falência


Cerca de 80% das corporações de bombeiros voluntários do País encontram-se à beira da falência, noticia esta segunda-feira o Correio da Manhã.

Segundo o jornal, a diminuição dos serviços de transporte de doentes traduziu-se numa quebra de 50% nas receitas das corporações.

O Correio da Manhã assinala que algumas corporações já não têm dinheiro para questões tão básicas como combustíveis, arranjo de veículos ou mesmo para pagar a àgua e electricidade

AOS PAIS

MAFIAS DE LESTES E OS RAPTOS DE CRIANÇAS

Atenção Pais dos jovens que saiam à noite ou das escolas.

Avisem os vossos filhos se encontrarem uma criança que chora pela estrada, pelo passeio, etc.... com uma morada na mão e vos pede para acompanha-la a essa morada, PEGUEM NELA E LEVEM-NA PARA O POSTO DA POLÍCIA... e não para essa morada.

ISTO É UM NOVO MÉTODO DE RAPTAR AS CRIANÇAS E JOVENS PELAS MÁFIAS DE LESTE A OPERAR EM PORTUGAL.

Divulguem o máximo possível!!!

Obrigado a todos.