segunda-feira, 6 de outubro de 2014

<iframe width="560" height="315" src="//www.youtube.com/embed/TWu8H1wgwCE" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>

Idosa operada vive com objeto no peito esquecido durante a intervenção cirúrgica

Segunda-feira, 06 Outubro 2014 09:18 | António Henriques
Uma mulher com 73 anos de idade, operada a um cancro da mama, apresentou um quadro de infeção, que a levou ao hospital, segundo conta o Jornal de Notícias. Após uma TAC, foi-lhe detetado um objeto no peito, esquecido durante a cirurgia, realizada em fevereiro. A idosa está internada, no Hospital Distrital da Guarda, em estado grave.

00:05

“Problema das pensões tem de ser resolvido por trabalhadores e pensionistas”

António Costa e Rosário Lira
“Problema das pensões tem de ser resolvido por trabalhadores e pensionistas”
As pensões sociais devem ser suportadas de forma igualitária, por quem está no activo ou reformado.
"É prioritário haver um entendimento sobre como resolver" o problema das pensões, defende Artur Santos Silva. Para o presidente da Fundação Gulbenkian as pensões sociais - para as quais os beneficiários não contribuíram - "são indispensáveis" e "deveriam ser superiores". Por isso, todos devem suportar esse encargo. "É um problema que tem de ser resolvido por uma via igualitária de quem trabalha e de quem está com pensões". "É um problema de todos nós", afirma, por isso, defende também que "é uma área decisiva" para se realizar "um pacto entre as principais forças políticas"

Mulher que ameaçava pais de Maddie encontrada morta

A polícia esteve no local, mas não parecem existir indícios de crime

Por: Redação / EC    |   hoje às 01:04
Uma mulher de 63 anos, acusada de perseguir os pais de Madeleine McCann na internet foi encontrada morta, este domingo, apenas alguns dias após ser desmascarada por um jornalista da «Sky News».

Segundo o «Mirror», Brenda Leyland, de 63 anos, que usava o nome @sweepyface para publicar mensagens de ódio contra Kate e Gerry McCann no Twitter, terá sido encontrada morta num hotel em Leicester, Inglaterra, mas não parecem existir indícios de crime.

Leyland tinha sido desmascarada pelo jornalista Martin Brunt, da «Sky News», que esteve em sua casa para a questionar sobre o porquê das publicações no Twitter, ao que a mulher tinha respondido: «tenho o direito de o fazer».

A mulher terá desaparecido na quinta-feira, e foi descoberta num hotel em Grove Park, por volta da uma da tarde de sábado. A polícia foi chamada ao local e já garantiu que a morte está a ser investigada, sem quaisquer suspeitas maiores.

«Agentes estiveram no local e estamos a preparar um relatório para o médico legista. A identificação da falecida é um problema dele. A morte não está a ser tratada como suspeita», afirmou fonte da polícia, segundo o «Mirror».

A polícia está atualmente a investigar um dossier com várias publicações, do Twitter, Facebook e fóruns, ofensivas dirigidas ao casal McCann, como as que Leyland terá publicado. O «arquivo» foi reunido por pessoas anónimas que temiam pela segurança dos pais de Madie, que o entregaram à polícia de Londres.


Marinho e Pinto arrasa partidos e diz que o caminho que se está a trilhar é de “suicídio colectivo”

Na assembleia de fundadores do PDR, o eurodeputado anunciou que vai fazer um “striptease” dos seus vencimentos e defendeu candidatura de cidadãos a todos os órgãos políticos
Nelson Garrido
No mesmo dia em que o Presidente da República, Cavaco Silva, alertou para o risco de implosão do sistema partidário nacional, o eurodeputado Marinho e Pinto, lançava, em Coimbra, o Partido Democrático Republicano (PDR) do qual é fundador, arrasando com o actual sistema partidário: “Estão ao serviço das suas clientelas”.
“Há um novo projecto político para Portugal e que tudo fará para aperfeiçoar a democracia política, a democracia económica e democracia social”, declarou Marinho e Pinto, numa alusão ao PDR, cujo lançamento, na Casa Municipal de Cultura de Coimbra, juntou ce
05 Outubro de 2014 | 22h36 - Actualizado em 05 Outubro de 2014 | 22h36

Brasil/Eleições: Mil 209 pessoas são detidas

Brasília - Até o momento, Mil 209 pessoas foram detidas no país, neste domingo, por irregularidades eleitorais, incluindo 80 candidatos - informou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que elogiou a "tranquilidade" das eleições.


O principal delito foi o de propaganda eleitoral, com 41 candidatos e 749 pessoas detidos por pedir voto. Nove candidatos e 69 eleitores também foram presos por compra de votos.
O TSE contabilizou outras 1.882 irregularidades, para as quais não foi decretada prisão, mas que terão as denúncias investigadas.

O presidente do TSE, ministro José António Dias Toffoli, considerou que as denúncias foram "problemas isolados".
"Levando-se em conta que essa é a quarta maior eleição do mundo, com 142,8 milhões de eleitores - o Brasil só tem menos eleitores do que Índia, Estados Unidos e Indonésia -, podemos dizer que o povo brasileiro, a cidadania e a democracia deram prova de uma grande maturidade e tranquilidade" nas eleições, declarou Toffoli.

Correio da Manhã

Foto Gonzalo Fuentes/ REUTERS
Milhares de franceses manifestaram-se em Paris, a favor da família tradicional
R
05.10.2014  17:54
Dezenas de milhares de franceses desfilam em defesa da família tradicional
Manifestações percorreram as cidades francesas de Paris e Bordéus.
Dezenas de milhares de pessoas desfilaram este domingo nas cidades francesas de Paris e Bordéus para defender os valores da família tradicional e para contestar o recurso de barrigas de aluguer e técnicas de reprodução assistida por casais homossexuais.
A ação foi convocada pelo movimento "Manif pour Tous" ("Protesto para todos", em português), grupo que liderou os protestos no ano passado contra a lei que autorizou o matrimónio homossexual em França, promulgada em maio de 2013.

Governo admite norma transitória para pagamento de salários em atraso

erão ser abrangidos pelas novas regras do fundo de garantia salarial. Tema vai hoje à concertação social.Processos recusados pod
Enric Vives-Rubio
O Governo está disponível para alargar, com carácter retroactivo, as novas regras de acesso ao fundo de garantia salarial (FGS) aos trabalhadores com salários em atraso que têm visto os seus pedidos de intervenção recusados. Essa disponibilidade, apurou o PÚBLICO, será apresentada aos representantes dos sindicatos e dos patrões durante a reunião da Comissão Permanente de Concertação Social desta segunda-feira.
Contudo, não se sabe se essa norma transitória envolverá apenas os trabalhadores de empresas que iniciaram um processo especial de revitalização (PER) ou se salvaguarda também a situação das empresas insolventes com planos de recuperação aprovados pelos credores.
Morreu actor e realizador brasileiro Hugo Carvana Morreu actor e realizador brasileiro Hugo Carvana inShare O actor e realizador brasileiro Hugo Carvana morreu este sábado aos 77 anos devido a um cancro no pulmão. Em 1996 foi-lhe diagnosticado um cancro no pulmão, tendo sido dado como debelado no ano seguinte. No entanto, o actor terá sofrido uma recidiva e foi internado no Hospital Pró-Cardíaco, no Rio de Janeiro, a 28 de Setembro
ASAE encerrou refeitórios de hospitais por falta de higiene
Redação
A Autoridade de Segurança Alimentar (ASAE) decretou a suspensão e fecho de 45 cozinhas e locais de armazenamento de comida em Lisboa, Carnaxide e Cascais, após uma mega-operação de fiscalização a refeitórios de hospitais e unidades de saúde da Grande Lisboa, em setembro.
Posted: 05 Oct 2014 03:01 AM PDT
Sabia que a Assembleia da República está obrigada a dar um valor a cada partido por cada voto que esse partido tem? Conheça os valores que os partidos usufruem.
A Lei 19/2003, que regula o financiamento dos partidos e das campanhas eleitorais, prevê no seu artigo 5º que os partidos recebam um valor por cada voto que os Portugueses paguem.
Assim, ao votar, está a contribuir para que esse partido ganhe dinheiro – que é usado pelo partido sem qualquer vigilância ou controlo, tendo em conta que são entidades privadas.
Ter um partido é, por isso, bastante lucrativo: quantos mais votos tiver, mais dinheiro tem.

Segundo a lei referida, “[a] cada partido que haja concorrido a acto eleitoral, ainda que em coligação, e que obtenha representação na Assembleia da República é concedida, nos termos dos números seguintes, uma subvenção anual, desde que a requeira ao Presidente da Assembleia da República“. A lei indica ainda que a forma de pagamento é “numa quantia em dinheiro equivalente à fracção 1/135 do salário mínimo mensal nacional por cada voto obtido na mais recente eleição de deputados à Assembleia da República“.

ar exterior11 Partidos políticos receberam 76 milhões de euros da Assembleia da República nos últimos 4 anos

O Tugaleaks obteve os valores oficiais que a AR distribuiu aos deputados.
Em resumo, nos últimos 5 anos foram pagos a partidos um valor 76,590,705.16EUR. Os valores estão a dercescer, tendo em conta os níveis de abstenção, mas antecipa-se que em 2014 os valores se situem nos 14,853,458.24EUR.
O PSD foi o partido que nos últimos cinco anos recebeu mais verba, um total de 29,072,562.76EUR seguido do PS com 25,029,673.05EUR.


subvencoes partidos 2011 2014 Partidos políticos receberam 76 milhões de euros da Assembleia da República nos últimos 4 anos(clique mara ampliar)

Ainda segundo a AR, todos os partidos “receberam a subvenção a que tinham direito, não se tendo registado qualquer caso de não solicitação de subvenção“. Ou seja, se os partidos quisessem, podiam abdicar desta subvenção.
Há um ano atrás Marinho Pinto disse em entrevista á TVI que cada voto valia 3EUR, tecendo duras críticas aos partidos. Na altura,d ice que “por isso é que os partidos ficam em pânico quando se fala em abstenção”.
Posted: 05 Oct 2014 11:22 AM PDT


Existe a possibilidade de ocorrerem inundações ou deslizamentos de terra por causa de chuvas intensas

As autoridades locais emitiram avisos de refúgio (hinan kankoku, 避難勧告) em quatro províncias, atingindo mais de 10 mil pessoas que podem voluntariamente procurar abrigos públicos para se proteger do tufão 18.

Segundo a emissora NHK, os avisos abrangem 9.520 moradores em Tahara (Aichi), 722 na ilha de Oshima (Tóquio), 322 na ilha de Kouzushima (Tóquio), 282 em Minamikiso (Nagano), 14 em Otaki (Nagano) e 13 em Aki (Kochi), totalizando 10.873.

Além disso, as autoridades emitiram avisos para preparação de refúgio (hinan junbi jouhou, 避難準備情報) que atingem mais de 510 mil domicílios em 14 províncias, incluindo Mie, Chiba e Quioto.

Em todos esses locais, existe a possibilidade de ocorrerem inundações ou deslizamentos de terra por causa das chuvas, além de danos por causa do vento. Nas regiões de Kinki e Tokai, o tufão pode provocar rajadas de ventos de até 180 km/h.

Segundo boletim divulgado à 2h45 desta segunda-feira pela Agência Meteorológica do Japão, o tufão 18, chamado Phanfone (ファンフォン), está a 120 km ao sul do Cabo de Shio (Wakayama) e se desloca a uma velocidade de 35 km/h em direção nordeste, com ventos sustentados de 144 km/h (40 m/s) e rajadas de até 198 km/h (55 m/s).

O tufão já atinge parte da região Kinki e deve chegar em Tokai ainda na madrugada desta segunda-feira e em Kanto pela manhã, segundo previsões da Agência.

AVISOS PARA PROCURAR ABRIGO

Em caso de calamidade, as autoridades podem emitir alertas para que os moradores procurem abrigo. Mesmo que não for dado nenhum alerta de refúgio, mas perceber que a situação é de risco, é muito importante tomar uma decisão própria com antecedência.

Hinan junbi jouhou (避難準備情報) - informe para se preparar para um possível refúgio) Para portadores de necessidades especiais, idosos, crianças pequenas, entre outras pessoas que levem mais tempo para se refugiar. Este alerta serve para dar início a essa ação.

Hinan kankoku (避難勧告) - aviso para se refugiar

Este alerta é dado quando é constatado um aumento na possibilidade de danos aos moradores. Pessoas que não tenham dificuldades para se refugiar também devem dar início a essa ação.

Hinan shiji (避難指示) - ordem para se refugiar

Este alerta é dado quando é constatado um alto risco de danos aos moradores. É uma ordem severa de refúgio e deve ser obedecida.

Via: Alternativa Online
Posted: 04 Oct 2014 10:43 PM PDT
Crianças na Libéria, um dos países mais afetados pelo ebola

Dois hospitais de Washington concluíram que pacientes em quarentena não estavam infectados pelo vírus Ebola. Na França, enfermeira infectada teve alta. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 7,492 mil casos estão confirmados no mundo, com 3,439 mil mortes.

Nos Estados Unidos, o Hospital da Universidade de Howard e o Departamento de Saúde do distrito de Columbia excluíram a possibilidade de contaminação por Ebola em paciente que apresentou os sintomas.

Já o Hospital Adventista Shady Grove, da região de Rockville, informou que seu paciente não estava infectado, mas permanece internado para tratamento da malária.

Até o momento, somente o caso do paciente de Dallas foi confirmado nos Estados Unidos. Ele contraiu o vírus em viagem pela Libéria.

Na França, a enfermeira que contraiu Ebola durante trabalho voluntário na Libéria, no mês passado, está recuperada e deixou o hospital em Paris, onde ficou em tratamento nas últimas duas semanas.

Segundo informações do ministério da saúde francês, ela ainda ficará em tratamento, mas não há mais risco de contaminação.

A enfermeira, cuja identidade foi mantida em confidencialidade, foi a primeira francesa a ser infectada com o vírus. Ela chegou ao País após apresentar os sintomas no dia 15 de setembro. De acordo com estimativas da entidade Médicos sem Fronteiras, 373 profissionais da saúde foram infectados pelo Ebola, sendo 208 mortes na África Ocidental.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) confirma que 3,439 mil pessoas morreram em decorrência do atual surto de Ebola. A OMS ampliou ainda a lista de nações onde o vírus mortal apareceu, com a inclusão dos Estados Unidos, e informa que 7,492 mil casos foram informados.

As mortes ocorreram, principalmente, na Libéria, Guiné e Serra Leoa. Na Nigéria, 20 casos e oito mortes foram confirmadas e no Senegal foi registrado um caso, sem mortes. Já na República Democrática do Congo foram reportadas 43 mortes.

Fonte: Dow Jonews Newswire.