segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Posted: 05 Oct 2014 11:22 AM PDT


Existe a possibilidade de ocorrerem inundações ou deslizamentos de terra por causa de chuvas intensas

As autoridades locais emitiram avisos de refúgio (hinan kankoku, 避難勧告) em quatro províncias, atingindo mais de 10 mil pessoas que podem voluntariamente procurar abrigos públicos para se proteger do tufão 18.

Segundo a emissora NHK, os avisos abrangem 9.520 moradores em Tahara (Aichi), 722 na ilha de Oshima (Tóquio), 322 na ilha de Kouzushima (Tóquio), 282 em Minamikiso (Nagano), 14 em Otaki (Nagano) e 13 em Aki (Kochi), totalizando 10.873.

Além disso, as autoridades emitiram avisos para preparação de refúgio (hinan junbi jouhou, 避難準備情報) que atingem mais de 510 mil domicílios em 14 províncias, incluindo Mie, Chiba e Quioto.

Em todos esses locais, existe a possibilidade de ocorrerem inundações ou deslizamentos de terra por causa das chuvas, além de danos por causa do vento. Nas regiões de Kinki e Tokai, o tufão pode provocar rajadas de ventos de até 180 km/h.

Segundo boletim divulgado à 2h45 desta segunda-feira pela Agência Meteorológica do Japão, o tufão 18, chamado Phanfone (ファンフォン), está a 120 km ao sul do Cabo de Shio (Wakayama) e se desloca a uma velocidade de 35 km/h em direção nordeste, com ventos sustentados de 144 km/h (40 m/s) e rajadas de até 198 km/h (55 m/s).

O tufão já atinge parte da região Kinki e deve chegar em Tokai ainda na madrugada desta segunda-feira e em Kanto pela manhã, segundo previsões da Agência.

AVISOS PARA PROCURAR ABRIGO

Em caso de calamidade, as autoridades podem emitir alertas para que os moradores procurem abrigo. Mesmo que não for dado nenhum alerta de refúgio, mas perceber que a situação é de risco, é muito importante tomar uma decisão própria com antecedência.

Hinan junbi jouhou (避難準備情報) - informe para se preparar para um possível refúgio) Para portadores de necessidades especiais, idosos, crianças pequenas, entre outras pessoas que levem mais tempo para se refugiar. Este alerta serve para dar início a essa ação.

Hinan kankoku (避難勧告) - aviso para se refugiar

Este alerta é dado quando é constatado um aumento na possibilidade de danos aos moradores. Pessoas que não tenham dificuldades para se refugiar também devem dar início a essa ação.

Hinan shiji (避難指示) - ordem para se refugiar

Este alerta é dado quando é constatado um alto risco de danos aos moradores. É uma ordem severa de refúgio e deve ser obedecida.

Via: Alternativa Online
Posted: 04 Oct 2014 10:43 PM PDT
Crianças na Libéria, um dos países mais afetados pelo ebola

Dois hospitais de Washington concluíram que pacientes em quarentena não estavam infectados pelo vírus Ebola. Na França, enfermeira infectada teve alta. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 7,492 mil casos estão confirmados no mundo, com 3,439 mil mortes.

Nos Estados Unidos, o Hospital da Universidade de Howard e o Departamento de Saúde do distrito de Columbia excluíram a possibilidade de contaminação por Ebola em paciente que apresentou os sintomas.

Já o Hospital Adventista Shady Grove, da região de Rockville, informou que seu paciente não estava infectado, mas permanece internado para tratamento da malária.

Até o momento, somente o caso do paciente de Dallas foi confirmado nos Estados Unidos. Ele contraiu o vírus em viagem pela Libéria.

Na França, a enfermeira que contraiu Ebola durante trabalho voluntário na Libéria, no mês passado, está recuperada e deixou o hospital em Paris, onde ficou em tratamento nas últimas duas semanas.

Segundo informações do ministério da saúde francês, ela ainda ficará em tratamento, mas não há mais risco de contaminação.

A enfermeira, cuja identidade foi mantida em confidencialidade, foi a primeira francesa a ser infectada com o vírus. Ela chegou ao País após apresentar os sintomas no dia 15 de setembro. De acordo com estimativas da entidade Médicos sem Fronteiras, 373 profissionais da saúde foram infectados pelo Ebola, sendo 208 mortes na África Ocidental.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) confirma que 3,439 mil pessoas morreram em decorrência do atual surto de Ebola. A OMS ampliou ainda a lista de nações onde o vírus mortal apareceu, com a inclusão dos Estados Unidos, e informa que 7,492 mil casos foram informados.

As mortes ocorreram, principalmente, na Libéria, Guiné e Serra Leoa. Na Nigéria, 20 casos e oito mortes foram confirmadas e no Senegal foi registrado um caso, sem mortes. Já na República Democrática do Congo foram reportadas 43 mortes.

Fonte: Dow Jonews Newswire.

Sem comentários: