Primavera?
1 Agosto, 2012 – 13:14
Rebeldes sirios executan públicamente a milicianos del régimen en Alepo
1 Agosto, 2012 – 13:14
Rebeldes sirios executan públicamente a milicianos del régimen en Alepo
Imagens foram parar à interne
Na semana em que o Supremo Tribunal Federal começa a julgar o ‘Mensalão’, maior escândalo de corrupção da era Lula, é no entanto um curto vídeo gravado com um telemóvel que mono-poliza as atenções e as conversas de bastidores em Brasília. As imagens, passadas entre políticos e assessores, de telemóvel em telemóvel, de tablet em tablet, mostram tórridas cenas de sexo protagonizadas pela escultural assessora do deputado Ciro Nogueira.
Por:Domingos Grilo Serrinha, correspondente no Brasil
O vídeo de Denise Leitão Rocha, de 30 anos, é o assunto mais comentado em Brasília desde que foi parar à internet, e as imagens até chegaram a circular durante uma sessão da Comissão Parlamentar de Inquérito ao jogo ilegal. Denise já passou até pelo constrangimento de entrar num gabinete do Congresso no momento em que vários deputados assistiam ao vídeo.
Em Maio, Denise já tinha sido notícia, ao ser apanhada num hotel em Teresina, no Nordeste, com o ex-jogador de futebol e agora deputado Romário, mas nada que se assemelhe ao furor que este vídeo agora causou. Ciro Nogueira já disse que tenciona demiti-la por causa do escândalo, mas propostas não faltam à escultural assessora, nomeadamente de revistas masculinas e de programas detelevisão.
A repercussão mediática do caso está a ofuscar até o aguardado julgamento do ‘Mensalão’, o maior escândalo de corrupção dos últimos anos, que começa amanhã. Isto se chegar a começar, porque dois advogados ligados ao ex-presidente Lula da Silva estão a tentar adiar o início do julgamento, alegando precisarem de mais tempo para lerem os autos e prepararem a defesa dos 38 arguidos. Além disso, os funcionários do Supremo Tribunal Federal, que estão em disputa salarial com o governo, ameaçaram entrar hoje em greve.
|
| |
| Relatório: CMVM identifica um gestor com lugar em 73 administrações |
|
quarta-feira, 1 de Agosto de 2012 | 10:04 |
A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), descobriu 17 gestores de empresas cotadas na bolsa de Lisboa que - com ou sem funções executivas - conseguem estar presentes no conselho de administração de mais de três dezenas de cotadas.
Segundo referem os jornais desta quarta-feira, há mesmo um que está na gestão de 73 empresas. Leu bem: "setenta e três".
D.D.
|
|
A partir de Agosto despedir é mais fácil e pagar menos aos trabalhadores também Posted: 31 Jul 2012 03:06 AM PDT Entre outras medidas, a última alteração ao Código do Trabalho aprovada pelo Governo prevê mais cortes nos direitos dos trabalhadores. As alterações entram em vigor dia 1 de Agosto.
O Governo vai de férias. Mas não se esquecem de alterar leis para nos deixar com menos direitos enquanto eles disfrutam das férias que o povo tem cada vez mais dificuldade em ter. A lei 23/2012 de 25 de Junho altera várias partes do Código do Trabalho em vigor entre as quais o Artigo 142 que altera o “contrato de trabalho em atividade sazonal agrícola ou para realização de evento turístico” de uma semana para 15 dias. Sendo assim, os contratos passam a ter mais uma semana sem que para isso seja necessário recorrer a contrato escrito. Esta medida pode aumentar a precariedade. Também o novo conceito de “inadaptação” faz com que seja mais fácil despedir um trabalhador por não se adaptar ao trabalho e o empregador deixa de estar obrigado a dar uma “segunda oportunidade” ao trabalhador como um posto de trabalho alternativo. A lei também permite o despedimento por “modificação substancial da prestação realizada pelo trabalhador, de que resultem, nomeadamente, a redução continuada de produtividade ou de qualidade, avarias repetidas nos meios afetos ao posto de trabalho ou riscos para a segurança e saúde do trabalhador, de outros trabalhadores ou de terceiros, determinados pelo modo do exercício das funções e que, em face das circunstâncias, seja razoável prever que tenham caráter definitivo” (Artigo 375). Ou seja, se não produzes, despedem-te. Ideal para telemarketing e callcenter onde as pessoas conquistaram a efectividade em empresas de trabalho temporário mas que não têm vínculo à empresa para a qual trabalham. Em relação ao regime de trabalho suplementar (vulgo horas extra) no artigo 230 são removidos alguns direitos sobre o pagamento das horas extra. Estas e outras alterações, que diminuem a os direitos do empregado ou funcionário, esses tais direitos já adquiridos, deixam alguns sindicados descontentes e alguns ameaçaram mesmo com um pré-aviso de greve ao trabalho extraordinário, como o Sindicado Nacional dos Trabalhadores do Sector Rodoviário. Sendo estas mencionadas no nosso site, não são as únicas. Uma análise mais alargada às alterações pode ser vistas aqui. Será que é assim que, passo a passo, os direitos dos trabalhadores lhes são retirados? |
AVALIAR
Por Lucília Tiago
2
"Mas existe tantas regras para quê? Para quê que é precisar complicar o..."
Encerramento nas pontes, majorações, banco de horas. Conheça as dez alterações que o código do trabalho sofre a partir de hoje
Mudanças no Código do Trabalho
D.R.
01/08/2012 | 00:00 | Dinheiro Vivo
Hoje entram em vigor um conjunto de alterações à lei laboral, algumas das quais terão um impacto quase imediato na vida dos trabalhadores. A partir de agora, as empresas podem reduzir para metade o valor das horas extraordinárias que pagam até aqui e o mesmo acontecerá com a compensação (em tempo e dinheiro) do trabalho em dia feriado.
Além das mudanças que visam reduzir os custos do trabalho, as novas regras vão também tornar os despedimentos mais fáceis e mais baratos, reduzir o número de férias e de feriados e introduzir mais flexibilidade nos horários.
Férias
A nova legislação elimina a majoração de três dias de férias que era atribuída aos trabalhadores sem registo de faltas no ano anterior. Esta medida apenas terá efeitos práticos nas férias gozadas a partir de 2013 e nessa altura, em vez de 25 dias úteis, os trabalhadores terão direito a gozar 22 dias- Apenas os setores e empresas com instrumentos de contratação coletiva anteriores a 1 de janeiro de 2003 que já previam a atribuição de mais dias, além dos 22, ficam de fora desta medida.
Feriados
Depois de várias hesitações (sobre o número e as datas), ficou estabelecido que deixam de ser considerados feriados o Corpo de Deus (móvel), 5 de outubro (implantação da República), 1 de novembro (religioso) e 1 de dezembro (Restauração).
Horas extraordinárias
É uma das medidas que mais contribuirá para baixar os custos laborais das empresas: a partir de agora, o trabalho prestado em regime de horas extraordinárias ou em dia feriado é pago pela metade, sendo que a nova legislação permite às empresas suspender durante dois anos, as disposições de instrumentos de regulamentação coletiva de trabalho e as cláusulas de contratos de trabalho que disponham sobre acréscimos de pagamento de trabalho suplementar superiores ao agora estabelecidos.
Hoje, entram em vigor um conjunto de alterações à lei laboral, saiba quais
David Soares | Comentado em 31/07/2012 às 23h37
Mas existe tantas regras para quê? Para quê que é precisar complicar o que é simples. Quem é bom e capaz no seu serviço tem trabalho.
Quando se vai ao supermercado buscar um produto, pode-se escolher o mais barato, ou o de melhor qualidade, ou o que tem melhor rácio preço/qualidade, quando se precisa de um canalizador ve-se qual é o que faz o trabalho pelo menor preço, ou quem faz melhor o trabalho, ou que tem o melhor rácio preço/qualidade.
Todas as pessoas, a todo o momento utilizam esta regra, porque uma pessoa por ser patrão não pode utilizar essa regra.
Ahh pois os sindicatos não deixam, essa é a unica parte chata.
Isa Galheta | Comentado em 30/07/2012 às 17h13
Fica tudo tão fácil para todos aqueles que tem a faca e o queijo na mão e fica tudo Difícil para aqueles que tem que contar tostões para sobreviver e que é explorado ao máximo nos seus trabalhos. Enfim