quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Primavera?

1 Agosto, 2012 – 13:14

Rebeldes sirios executan públicamente a milicianos del régimen en Alepo

AKI BRASIL


Escândalo sexual ofusca ‘Mensalão’







Imagens foram parar à interne

Na semana em que o Supremo Tribunal Federal começa a julgar o ‘Mensalão’, maior escândalo de corrupção da era Lula, é no entanto um curto vídeo gravado com um telemóvel que mono-poliza as atenções e as conversas de bastidores em Brasília. As imagens, passadas entre políticos e assessores, de telemóvel em telemóvel, de tablet em tablet, mostram tórridas cenas de sexo protagonizadas pela escultural assessora do deputado Ciro Nogueira.

Por:Domingos Grilo Serrinha, correspondente no Brasil

O vídeo de Denise Leitão Rocha, de 30 anos, é o assunto mais comentado em Brasília desde que foi parar à internet, e as imagens até chegaram a circular durante uma sessão da Comissão Parlamentar de Inquérito ao jogo ilegal. Denise já passou até pelo constrangimento de entrar num gabinete do Congresso no momento em que vários deputados assistiam ao vídeo.

Em Maio, Denise já tinha sido notícia, ao ser apanhada num hotel em Teresina, no Nordeste, com o ex-jogador de futebol e agora deputado Romário, mas nada que se assemelhe ao furor que este vídeo agora causou. Ciro Nogueira já disse que tenciona demiti-la por causa do escândalo, mas propostas não faltam à escultural assessora, nomeadamente de revistas masculinas e de programas detelevisão.

A repercussão mediática do caso está a ofuscar até o aguardado julgamento do ‘Mensalão’, o maior escândalo de corrupção dos últimos anos, que começa amanhã. Isto se chegar a começar, porque dois advogados ligados ao ex-presidente Lula da Silva estão a tentar adiar o início do julgamento, alegando precisarem de mais tempo para lerem os autos e prepararem a defesa dos 38 arguidos. Além disso, os funcionários do Supremo Tribunal Federal, que estão em disputa salarial com o governo, ameaçaram entrar hoje em greve.



Relatório: CMVM identifica um gestor com lugar em 73 administrações

Os administradores executivos das sociedades cotadas a tempo inteiro acumulavam, em média, lugares de administração em 12 firmas de dentro e fora do grupo da sociedade onde exerciam funções. (DE)


HISTÓRIA DE PORTUGAL NA TAILÂNDIA – NOS MEANDROS DA DIPLOMACIA


Introdução
Entrei ao serviço da diplomacia por acidente. Não meti cunhas nem lambi botas a ninguém. Assim foi, desde de 1978 (34 anos) estou ligado à Embaixada de Portugal em Banguecoque, quer como utente, mais tarde “biscateiro”, funcionário assalariado e triunfalmente entrei no funcionalismo, público, do Estado Português.
.
Mas durante a minha permanência de 24 anos muito se haja passado. Servir a diplomacia foi uma experiência, minha, do “arco-da-velha” e penetrei num mundo, fechado, que poucos os portugueses conhecem.
.
Este mundo, estranho, em que os diplomatas se consideram elites, funciona o oportunismo, a hipocrisia, o cinismo, a incompetência, a mentira, a intriga, o apunhalamento pelas costas, a feitura de bodes expiatórios, o peculato, a negligência, a vaidade de ser e não valer nada e entre outras coisas a “mariquice” a céu aberto.
.
De facto por cerca de 9 anos não tive assim, assim, problemas de maior e só os viria a ter de quando um funcionário, tailandês (da manutenção das instalações da missão) me informou: “ela (embaixatriz) meteu, entre vários bens do Estado Português, no contentor os plintos da arcada da residência”.
.
Ora aqueles plintos são (creio que ainda residem) peças chinesas, valiosas, vindas de Macau no final do século XIX.” Os plintos viajaram a Portugal e fi-las regressar a Banguecoque e daí, por anos, fui, secretamente, tomado à perna por 4 embaixadores, não me lembro diplomatas “noviços” me fizeram a vida cara, sem eu saber aquilo se passava à minha volta.
.
Era assim, eu, um “gajo” a ter muito cuidado porque era anti-gamanço.
.
Aguardem o próximo capítulo no próximo 1 de Agosto de 2012.
José Martins
.

1º Episódio
A história faz-se contando-se e outros que venham, depois de mim e que lhes sirva, como documento, para transmitir aos vindouros.
.
Fui eu, ainda vivo, o português no terreno, que mais se dedicou à história de Portugal na Tailândia.
.
Em mais de três décadas estive envolvido na história e nos locais da mesma. Estive em bairros, genuinamente, portugueses, em Banguecoque, cujo estes, quando os conheci, eram praticamente como de quando foram, implementados, no final do século XVIII.
.
O espaço “Ban Portuguet”, na velha, capital do Reino do Sião, Ayuthaya, onde os portugueses se instalaram no começo do século XVI, conheço-o como a palma de minha mãos e facto, principal, desta história.
.
Vasculhei papelada antiga, na Chancelaria da Missão fiz cópias digitalizei-as, captei milhares de imagens em locais, onde viveram os portugueses, suas mulheres tailandesas e filhos lusodescendentes, que hoje, alguns, já não existem.
.
Tudo fiz por amor a uma causa e nunca em busca de um real ou procura de mordomias do Poder. Certos representantes de Portugal, enviados para a Tailândia, que eu servi no meu melhor não me trataram com a devida decência...
.
Partiram, depois da missão e rotina diplomática, da Tailândia, sem deixarem obra. A que foi realizada antes por outros destruiram-na!
.
Os vicios, diplomáticos de outrora, mantiveram-se vigentes onde o elitismo prevaleceu como se Portugal ainda fosse o grande empório das especiarias da Europa do século XVI.
.
Lá irei, lá irei contar não só a história de Portugal na Tailândia de 501 anos como assim revelar os “arremessos” silenciosos e maldosos que pairaram sob a minha cabeça durante 13 anos. A verdade, como o azeite, vem à tona da água.

O COMEÇO DA HISTÓRIA DE PORTUGAL NA TAILÂNDIA

A missão diplomata de Portugal em Banguecoque, Tailândia é a mais antiga estabelecida na Ásia e Oriente. No presente com 192 anos de existência e no mesmo lugar na margem esquerda do grande rio Chao Praiá na cidade de Banguecoque.
.
Para que o leitor fique elucidado, preliminarmente, acerca da história de Portugal na Tailândia escolhemos um trecho do eminente homem de cultura e pouco lembrado historiador, Dr. Joaquim Campos, Cônsul de Portugal, na Tailândia 1936-1945 que nos diz na monografia: “Early Portugueses Accounts of Thailand – Antigos Relatos da Tailândia” Câmara Municipal de Lisboa – 1983.


“ Vasco da Gama com apenas 28 anos foi incumbido pelo Rei D.Manuel I de levar a bom termo a decoberta do Caminho Marítimo para a Índia que viria a completar com êxito em 1498”
.
“ Em 1498 Vasco da Gama descobriu o caminho marítimo para a Índia e desembarcou na costa de Calecute. Este acontecimento, com a sua enorme influência, viria a transformar toda a história comercial e militar do Oriente desde Jeddah até ao Japão.
.
O próprio Vasco da Gama não navegou para além dos mares da Índia, mas a sua expedição foi descrita num Roteiro do Mar, escrito por Álvaro Velho, em que reunidas informações não só das terras por ele visitadas mas também dos países para além de Calecute.
.
Acerca do Sião, a que, por informações dadas pelos Árabes, ele chamou “Xarnauz”, foi-lhe dito que o Rei, que na altura era Rama Tibodi II, podia reunir 20.000 homens de combate, 4.000 cavalos e 400 elefantes de guerra.
.
No que diz respeito aos seus produtos, ele só fala no benjoin e aloés que os Árabes transportavam para outros países. Diz mais adiante que o Rei do Sião era Cristão e o seu Reino era de Cristãos.
.
Também fala de Tenassarim como Reino Cristão, cujo Rei podia reunir mil guerreiros e que possuia 500 elefantes. Na realidade, obviamente, os Árabes não informaram Vasco da Gama de que o povo de Sião era crsitão, mas que eles seguiam uma religião diferente do Islão e que veneravam imagens: em consequência do que Gama se convenceu de que o Sião seria um reino Cristão pois os europeus, embora bastantes conhecedores do Islamismo, muito pouco sabiam, naquela época, sobre o Budismo e o Hinduismo.
.
A expedição de Diogo Lopes Cerqueira a Malaca em 1509 forneceu informações gerais sobre a Tailândia, mas o contacto com Portugueses propriamente dito, foi estabelecido depois da conquista de Malaca em 1511.
.

“De regresso, chegado a Caliate teve conhecimento da injustiça praticada por D. Manuel I ao nomear o seu sucessor sem lhe comunicar e em Dabul veio a saber que o substituto era o seu inimigo Lopo Soares de Albergaria e que foi um rude golpe para o seu brio e a sua débil saúde. A doença agravou-se ainda mais quando soube que este já se encontrava na Índia e desolado, o grande capitão exclamou ´mal com homens por amor de El-Rei e mal com El-Rei por amor dos homens. Bom é acabar´. Seguidamente, redigiu uma carta a D. Manuel I a pedir para olhar pelo seu filho em troca do serviço prestado e na noite de 15 para 16 de Dezembro de 1515 à vista de Goa, que ele tanto amava, morreu, desaparecendo assim um dos gigantes dos mares e da epopeia portuguesa”
.
Mesmo antes de terminar a conquista, Albuquerque enviou a Ayuthaya, como embaixador ao Rei do Sião Rama Tibodi II, Duarte Fernandes que conhecia a Malásia muito bem tendo tomado esse conhecimento durante o seu cativeiro em Malaca.
.
Ele fez a viagem num junco chinês e quando mandou informar que era o embaixador do Rei de Portugal, o Rei Rama Tibodi II ordenou a um capitão que, com duzentos “lancharas”, o fosse receber e após o desembarque foi levado em procissão ao palácio do rei.
.
Centenas de pessoas de pessoas corriam as ruas para verem estas estranhas pessoas brancas, com grandes barbas, como dantes não tinham visto em Ayuthaya, O Rei recebeu o embaixador, sentado numa cadeira dourada instalada numa plataforma elevada, numa grande sala, ornamentada com colgaduras de brocado e acompanhado pelas suas mulheres e filhos que, com as damas da corte estavam sentadas à volta da plataforma, vestidas de seda e brocados e usando rica joalharia de ouro e pedras preciosas.

.
Duarte Fernandes entregou ao Rei, como presente, uma rica espada cujo punho estava cravejado de joias, com a carta assinada por Albuquerque em nome do Rei de Portugal. O Rei tratou o enviado com grande cortesia, perguntou tudo sobre Portugal e sobre a captura de Malaca e exprimiu a sua grande satisfação pela perspectiva de punir o Rei rebelde de Malaca, que se considerava como um estado vassalo do Sião desde o tempo da Ramkamhaong embora tivesse rompido a sua submissão.
.
O Rei mandou com Duarte Fernandes um embaixador siamês e como presentes, um anel em rubis, uma espada e uma coroa e a própria Rainha-Mãe mandou algumas braceletes com joias e três pequenas caixas de ouro. O enviado siamês foi recebido com as devidas honras e o comércio foi aberto com Malaca. A recepção simples mas digna desta embaixada contrasta estranhamente com cerimonial esmerado que caracterisou as embaixadas de Luis XVI a Phra Narai no século XVII e as formalidades rigorosas com que foram recebidos os enviados britânicos no século XIX.
.
Albuquerque enviou, em 1511, um outro embaixador, António Miranda de Azevedo, e com ele Manuel Fragoso, que iria ficar no Sião, especialmente, encarregado de preparar para Albuquerque um relatório escrito sobre toda a matéria – mercadoria, roupas e costumes da terra e sobre a latitude dos portos. Manuel Fragoso permaneceu no Sião cerca de dois anos e levou seu relatório pessoalmente a Goa onde chegou na companhia dum embaixador enviado pelo Rei do Sião”.
José Martins
Continua – Próximo episódio em 8 de Agosto

POLÍTICOS HONESTOS E DESONESTOS - DÁ MESMO PARA PENSAR...!!!



Tivemos o Dr. Manuel Arriaga, primeiro PR, Salazar morreu pobre, e Ramalho Eanes recebeu menos do que aquilo a que tinha direito. Qualquer semelhança com os nossos políticos é erro de redacção.

HARRY TRUMAN foi um tipo diferente como presidente. Provavelmente tomou tantas ou mais decisões em relação à história dos EUA como as que tomaram os 42 presidentes que o precederam.

.
Uma medida da grandeza talvez permaneça para sempre: trata-se do que fez DEPOIS de deixar a Casa Branca.
.
A única propriedade que tinha quando faleceu era uma casa na qual morava, que se encontrava na localidade de Independence, Missouri. Sua esposa a havia herdado de seus pais e, fora os anos em que moraram na Casa Branca, foi onde viveram durante toda a vida.
.
Quando se retirou da vida oficial em 1952, todos seus interesses consistiam numa pensão do Exército de $ 13.507 por ano. Ao saber o Congresso que ele custeava seus próprios selos de correio, lhe outorgou um complemento e mais tarde, uma pensão retroactiva de $ 25.000 anuais.
.
Depois da posse do presidente Eisenhower, Truman e sua esposa voltaram a seu lar no Missouri dirigindo seu próprio carro... sem nenhuma companhia do Serviço Secreto.
.
Quando lhe ofereciam postos corporativos com grandes salários, os rejeitava dizendo: “Vocês não me querem a mim, o que querem é a figura do Presidente, e essa não me pertence. Pertence ao povo norte-americano e não está a venda...”.
.
.
Ainda depois, quando em 6 de Maio de 1971 o Congresso estava se preparando para lhe outorgar a Medalha de Honra em seu 87°
aniversário, se recusou a aceitá-la, escrevendo-lhes: “Não considero que tenha feito nada para merecer esse reconhecimento, venha ele do Congresso ou de qualquer outra parte”.
Como Presidente pagou todos seus gastos de viagem e comida com seu próprio dinheiro.
.
Este homem singular escreveu: “Minhas vocações na vida sempre foram ser pianista numa casa de “meninas” ou ser político. E para falar a verdade, não existe grande diferença entre as duas!”.

quarta-feira, 1 de Agosto de 2012 | 10:04

Gestores de cotadas acumulam cargos em dezenas de empresas


Os administradores executivos de empresas cotadas na Bolsa de Lisboa acumulavam, em 2010, funções executivas numa média de oito empresas, dentro ou fora dos grupos empresariais, revela o relatório anual sobre o «governo das sociedades cotadas» divulgado na terça-feira pela CMVM.

A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), descobriu 17 gestores de empresas cotadas na bolsa de Lisboa que - com ou sem funções executivas - conseguem estar presentes no conselho de administração de mais de três dezenas de cotadas.

Segundo referem os jornais desta quarta-feira, há mesmo um que está na gestão de 73 empresas. Leu bem: "setenta e três".

D.D.


Reitores não aprovam orçamentos enquanto Passos não os receber

Jornal de Negócios - Portugal -
Os reitores das 16 universidades públicas decidiram ontem suspender a elaboração dos orçamentos de cada uma das instituições para 2013, e exigem ser recebidos por Pedro Passos Coelho. O corte médio no financiamento das universidades deverá ascender a 2


A partir de Agosto despedir é mais fácil e pagar menos aos trabalhadores também

Posted: 31 Jul 2012 03:06 AM PDT

Entre outras medidas, a última alteração ao Código do Trabalho aprovada pelo Governo prevê mais cortes nos direitos dos trabalhadores. As alterações entram em vigor dia 1 de Agosto.

A partir de Agosto despedir é mais fácil e pagar menos aos trabalhadores também

O Governo vai de férias. Mas não se esquecem de alterar leis para nos deixar com menos direitos enquanto eles disfrutam das férias que o povo tem cada vez mais dificuldade em ter.

A lei 23/2012 de 25 de Junho altera várias partes do Código do Trabalho em vigor entre as quais o Artigo 142 que altera o “contrato de trabalho em atividade sazonal agrícola ou para realização de evento turístico” de uma semana para 15 dias. Sendo assim, os contratos passam a ter mais uma semana sem que para isso seja necessário recorrer a contrato escrito. Esta medida pode aumentar a precariedade.

Também o novo conceito de “inadaptação” faz com que seja mais fácil despedir um trabalhador por não se adaptar ao trabalho e o empregador deixa de estar obrigado a dar uma “segunda oportunidade” ao trabalhador como um posto de trabalho alternativo.

A lei também permite o despedimento por “modificação substancial da prestação realizada pelo trabalhador, de que resultem, nomeadamente, a redução continuada de produtividade ou de qualidade, avarias repetidas nos meios afetos ao posto de trabalho ou riscos para a segurança e saúde do trabalhador, de outros trabalhadores ou de terceiros, determinados pelo modo do exercício das funções e que, em face das circunstâncias, seja razoável prever que tenham caráter definitivo” (Artigo 375). Ou seja, se não produzes, despedem-te. Ideal para telemarketing e callcenter onde as pessoas conquistaram a efectividade em empresas de trabalho temporário mas que não têm vínculo à empresa para a qual trabalham.

Em relação ao regime de trabalho suplementar (vulgo horas extra) no artigo 230 são removidos alguns direitos sobre o pagamento das horas extra.

Estas e outras alterações, que diminuem a os direitos do empregado ou funcionário, esses tais direitos já adquiridos, deixam alguns sindicados descontentes e alguns ameaçaram mesmo com um pré-aviso de greve ao trabalho extraordinário, como o Sindicado Nacional dos Trabalhadores do Sector Rodoviário.

Sendo estas mencionadas no nosso site, não são as únicas. Uma análise mais alargada às alterações pode ser vistas aqui.

Será que é assim que, passo a passo, os direitos dos trabalhadores lhes são retirados?

AVALIAR

Lucília Tiago

Por Lucília Tiago

2

"Mas existe tantas regras para quê? Para quê que é precisar complicar o..."

Encerramento nas pontes, majorações, banco de horas. Conheça as dez alterações que o código do trabalho sofre a partir de hoje

As 10 alterações ao Código do Trabalho


Mudanças no Código do Trabalho
D.R.

01/08/2012 | 00:00 | Dinheiro Vivo

Hoje entram em vigor um conjunto de alterações à lei laboral, algumas das quais terão um impacto quase imediato na vida dos trabalhadores. A partir de agora, as empresas podem reduzir para metade o valor das horas extraordinárias que pagam até aqui e o mesmo acontecerá com a compensação (em tempo e dinheiro) do trabalho em dia feriado.


Além das mudanças que visam reduzir os custos do trabalho, as novas regras vão também tornar os despedimentos mais fáceis e mais baratos, reduzir o número de férias e de feriados e introduzir mais flexibilidade nos horários.
Férias
A nova legislação elimina a majoração de três dias de férias que era atribuída aos trabalhadores sem registo de faltas no ano anterior. Esta medida apenas terá efeitos práticos nas férias gozadas a partir de 2013 e nessa altura, em vez de 25 dias úteis, os trabalhadores terão direito a gozar 22 dias- Apenas os setores e empresas com instrumentos de contratação coletiva anteriores a 1 de janeiro de 2003 que já previam a atribuição de mais dias, além dos 22, ficam de fora desta medida.

Feriados
Depois de várias hesitações (sobre o número e as datas), ficou estabelecido que deixam de ser considerados feriados o Corpo de Deus (móvel), 5 de outubro (implantação da República), 1 de novembro (religioso) e 1 de dezembro (Restauração).

Horas extraordinárias
É uma das medidas que mais contribuirá para baixar os custos laborais das empresas: a partir de agora, o trabalho prestado em regime de horas extraordinárias ou em dia feriado é pago pela metade, sendo que a nova legislação permite às empresas suspender durante dois anos, as disposições de instrumentos de regulamentação coletiva de trabalho e as cláusulas de contratos de trabalho que disponham sobre acréscimos de pagamento de trabalho suplementar superiores ao agora estabelecidos.



Hoje, entram em vigor um conjunto de alterações à lei laboral, saiba quais

David Soares | Comentado em 31/07/2012 às 23h37

Mas existe tantas regras para quê? Para quê que é precisar complicar o que é simples. Quem é bom e capaz no seu serviço tem trabalho.

Quando se vai ao supermercado buscar um produto, pode-se escolher o mais barato, ou o de melhor qualidade, ou o que tem melhor rácio preço/qualidade, quando se precisa de um canalizador ve-se qual é o que faz o trabalho pelo menor preço, ou quem faz melhor o trabalho, ou que tem o melhor rácio preço/qualidade.
Todas as pessoas, a todo o momento utilizam esta regra, porque uma pessoa por ser patrão não pode utilizar essa regra.

Ahh pois os sindicatos não deixam, essa é a unica parte chata.

RESPONDER | DENUNCIAR

Isa Galheta

Isa Galheta | Comentado em 30/07/2012 às 17h13

Fica tudo tão fácil para todos aqueles que tem a faca e o queijo na mão e fica tudo Difícil para aqueles que tem que contar tostões para sobreviver e que é explorado ao máximo nos seus trabalhos. Enfim