segunda-feira, 5 de agosto de 2013

ONU Poderá Reconhecer Direitos Sexuais para Crianças de Dez Anos


NOVA IORQUE, EUA, 30 de março (C-FAM) A Comissão sobre População e Desenvolvimento está considerando “direitos de saúde sexual e reprodutiva” para crianças até de dez anos.
Até mesmo o secretário-geral Ban Ki-Moon concorda. Numa declaração recentemente dada ele disse: “Os jovens, tanto quanto todas as pessoas, têm o mesmo direito humano à saúde, inclusive saúde sexual e reprodutiva”.
Atualmente, o direito internacional não reconhece um “direito” à saúde sexual e reprodutiva e certamente não reconhece esse direito no caso de menores de idade. Mas no ano passado, Anand Grover, Inspetor Especial da ONU para Saúde, provocou polêmica significativa quando não só afirmou que existe um “direito” de saúde sexual e reprodutiva, mas tentou definir esse direito como incluindo acesso ao aborto, contracepção e educação sexual.
A associação desse direito com jovens, principalmente crianças, feita pelo secretário-geral e pela Comissão sobre População e Desenvolvimento (CPD) é mais polêmica considerando que se pôde definir o direito como incluindo acesso ao aborto e à contracepção.
Organizações como a Federação Internacional de Planejamento Familiar (conhecida pela sigla em inglês IPPF) e IPAS, defensores ferrenhos dos direitos sexuais e reprodutivos de menores de idade internacionalmente e na ONU, já anunciaram relatórios oficiais à secretaria da conferência apoiando a linguagem de direitos que inclui contracepção e aborto. Eles estão também usando a conferência como uma oportunidade para atacar o envolvimento dos pais na saúde sexual de seus filhos.
Para organizações como a IPPF, os pais são os maiores obstáculos para que crianças menores de idade tenham acesso a serviços como aborto e contracepção, e eles esperam garantir a linguagem na conferência que marginalizará o papel dos pais.
Em sua declaração oficial, a IPPF declara: “As leis que restringem o acesso dos jovens aos serviços de saúde sexual e reprodutiva, inclusive leis de consentimento dos pais ou do marido”, têm de ser removidas ou impedidas de serem aplicadas. A IPAS vai muito mais longe, argumentando que os jovens têm de ser considerados participantes independentes, livres de quaisquer obstáculos que ignorem sua própria “capacidade de fazer decisões informadas”. A principal meta deles nesta conferência será marginalizar o envolvimento dos pais e incentivar países que apoiam sua posição a aumentar a pressão para o tipo de linguagem que o secretário-geral já vem propondo.
Considerando que o documento que será negociado na conferência exorta “os governos… a dar atenção total a atender às necessidades de educação, serviços e saúde reprodutiva dos jovens com total respeito pela privacidade e confidencialidade deles”, parece que os esforços deles podem já estar tendo um grande avanço inicial.
Os membros da Comissão começaram a negociar o documento agora e a sessão final de negociação ocorrerá em abril. É certeza que estará entre as mais polêmicas de anos.
Tradução: Julio Severo

http://c-fam.org/en/espanol/volumen-15/2499-onu-podera-reconhecer-direitos-sexuais-para-criancas-de-dez-anos


Tribunal decreta ilegais despesas de representação dos presidentes dos politécnicos

 
(SIC/Arquivo)

O Supremo Tribunal Administrativo obrigou o antigo presidente do Instituto Politécnico de Coimbra a devolver milhares de euros em despesas de representação, recebidos ilegalmente. De acordo com o Jornal de Notícias, até agora Torres Farinha foi o único a restituir o que recebeu  28 mil euros - por força da decisão judicial.

POR FAVOR APRENDAM ESTA LIÇAO DA VIDA

Durão Barroso: sem "acidentes políticos", Portugal pode regressar aos mercados em 2014

O presidente da Comissão Europeia espera que as diferentes forças políticas se juntem na execução do programa de ajustamento.


Barroso sublinha que o Governo agora remodelado deu garantias de cumprir as obrigações

Wednesday, 31 July 2013

SWAPS:"estado de pré-falência e recessão económica".




Aprender com os ‘swaps’ tóxicos

31/07/13 00:35 | Bruno Proença 
.
A polémica sobre os ‘swaps' é um caso paradigmático do regime que levou Portugal a este estado de pré-falência e recessão económica.
 .
A polémica sobre os ‘swaps' é um caso paradigmático do regime que levou Portugal a este estado de pré-falência e recessão económica. PS e PSD têm muitas culpas, a factura de milhares de milhões será paga pelos de sempre - os contribuintes - e o debate político é tão pobre que não permite resolver coisa nenhuma.
.
Vamos por partes.
.
Este Governo tem culpas óbvias. Os trabalhos da comissão de inquérito já provaram que Vítor Gaspar, então ministro das Finanças, e Maria Luís Albuquerque, quando foi secretária de Estado, foram avisados para a bomba-relógio que estavam a receber do anterior Executivo socialista.
 .
A informação recebida no Verão de 2011, quando chegaram ao Governo, podia não ser detalhada ao cêntimo, mas era mais do que suficiente para perceber que era uma questão grave, que na altura já correspondia a perdas potenciais de 1,4 mil milhões de euros para as contas do Estado.
.
E o que fizeram?
.
Durante quase dois anos, muito pouco. Seguindo a boa tradição lusitana, pediram relatórios e auditorias. Só actuaram junta da banca quando as perdas potenciais tinham duplicado para os três mil milhões de euros.
.
Não é indiferente que um elemento do Governo minta no Parlamento, para mais numa comissão de inquérito. E é hoje perfeitamente claro que Maria Luís Albuquerque contou uma versão da história que lhe convém mas que não coincide totalmente com a verdade.
.
Nas suas palavras, recebeu dados sobre os ‘swaps' do Governo socialista mas que eram insuficientes para tomar uma decisão. Isto é questionável. A equipa das Finanças deste Governo tem que justificar porque demorou tanto tempo para fazer alguma coisa.
.
Já o Executivo socialista de José Sócrates tem outro tipo de culpas, mais profundas. Primeiro, deixou que os ‘swaps' tóxicos nascessem nas empresas públicas como cogumelos.
Sem qualquer tipo de controlo. Segundo, depois de avisado pelos bancos internacionais e pelos serviços do ministério das Finanças também nada fez. 
.
Das explicações de Carlos Costa Pina, antigo secretário de Estado do Tesouro e Finanças, percebe-se que entende que as empresas públicas - e as suas administrações - tinham autonomia para fazerem e gerirem os ‘swaps'. Não seria um problema político, mas de gestão corrente, sobre o qual a tutela governamental não tem que actuar.
.
É importante reflectir sobre esta justificação. Faz sentido se fossem empresas privadas, o que não é o caso. São empresas públicas, por isso, são de todos os portugueses. Os activos e o dinheiro que os gestores públicos têm nas suas mãos são dos contribuintes, por isso devem ser geridos com particular cuidado e prudência.
.
Foi o que faltou em muitos dos ‘swaps' tóxicos contratualizados pelas diferentes empresas públicas junto da banca. Os gestores seguiram uma política financeira demasiado arriscada, que correu mal e agora os contribuintes são obrigados a pagar os erros suportando impostos mais altos.
.
Desta forma, importa evitar que situações como esta se repitam no futuro. Este é o tema que os deputados deviam estar a debater no Parlamento. E a questão resolve-se com legislação e regulamentação clara sobre o que os gestores públicos podem ou não fazer na gestão financeira das empresas do Estado. Isto já existe em outras áreas.
.
Os gestores de fundos de pensões sabem que estão proibidos de investirem em determinado tipo de activos. Pois os gestores das empresas, que são de todos nós, também devem saber que há fronteiras que não podem passar, sob pena de responsabilização criminal.
.
Isto não resolverá todos os problemas mas diminuirá o risco de novas surpresas desagradáveis no futuro. Além de debater os ‘swaps' tóxicos, é necessário aprender e fazer alguma coisa para resolver o assunto de vez.
Vacina brasileira contra o VIH começará por ser testada em macacos

Por Redação

Uma vacina brasileira contra o VIH, vírus causador da SIDA, vai começar a ser testada em macacos no último semestre de 2013, revelou a agência Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.

Ronaldo e Jennifer Lopez juntos em Los Angeles

Redação Lux / CSS em 2013-08-05 11:38
Jennifer Lopez assistiu ao jogo entre o Real Madrid e o Everton, em Los Angeles, e fez questão de tirar uma fotografia com Cristiano Ronaldo. Fã incondicional do clube, a cantora não perdeu a oportunidade de descer ao balneário e estar com alguns dos jogadores.
HOJE às 09:02

Radares da PSP e GNR apanharam mais de 80 carros do Estado em excesso de velocidade

Mais de 80 carros do Estado foram apanhados, nos dois últimos anos, por radares da GNR e PSP, a infringir o Código da Estrada e, nomeadamente, os limites de velocidade estabelecidos.

Ronaldo Resposta a Mourinho: "Não se cospe no prato onde se comeu"
Mourinho provocou e Ronaldo respondeu. O técnico português disse ter treinado o “verdadeiro Ronaldo” não quando assumiu o comando do Real Madrid, onde joga o internacional português, mas sim aquando da sua estadia em Barcelona, como treinador-adjunto. E Ronaldo não perdeu a oportunidade de responder: “Não se cospe no prato onde se comeu”, comentou o craque, segundo avança o jornal espanhol As.
Resposta a Mourinho: Não se cospe no prato onde se comeu
Ensino Politécnicos pagam subsídio ilegal a presidentes
Os presidentes dos politécnicos portugueses têm recebido, de forma ilegal, um subsídio relativo a despesas de representação, conta o Jornal de Notícias (JN) desta segunda-feira. O caso foi dado a conhecer quando o ex-presidente do Politécnico de Coimbra foi obrigado a devolver o dinheiro recebido no último mandato.
Politécnicos pagam subsídio ilegal a presidentes
O caso veio a público aquando do julgamento do anterior presidente do Instituto Politécnico de Coimbra, Torres Farinha, que foi obrigado pelo Tribunal Central Administrativo a devolver o dinheiro recebido à margem deste subsídio no último mandato – de 2004 a 2009.

GOVERNO BRITÂNICO REDUZ IMPOSTOS A CONTRIBUINTES INDIVIDUAIS

Inglaterra resolveu contrariar a falsa austeridade europeia tomando medidas sociais humanistas
O anúncio foi feito pelo ministro britânico das finanças, George Osborne, na apresentação do orçamento de estado para o ano fiscal de 2012/2013. Pelo terceiro ano consecutivo, Osborne apresentou um orçamento de austeridade que reflete o objetivo governamental de reduzir o défice público no período de cinco anos. “Temos que manter o rumo pelo que não temos grande margem para generosidade. Tomámos decisões difíceis, por isso também não temos necessidade de apertar mais o cinto. Trata-se de um orçamento fiscalmente neutro para um período de cinco anos e conseguimos isto através de uma redução modesta nos impostos e na despesa”, adiantou o ministro britânico. Entre as medidas em destaque neste orçamento conta-se o aumento do imposto sobre a venda de imóveis avaliados em mais de um milhão e 198 mil euros assim como a redução dos impostos sobre rendimentos individuais acima dos 180 mil euros por ano. Apesar de alguns sinais de otimismo, o crescimento da economia britânica continua a ser fraco. A taxa de desemprego é a mais alta dos últimos 16 anos.


Liga Contra Cancro exige explicações por recusa de medicamentos

5 de Agosto, 2013
O secretário-geral da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), Vítor Veloso, disse hoje que vai pedir esclarecimentos aos três Institutos Portugueses de Oncologia (IPO) e ao Ministério da Saúde sobre a alegada recusa aos doentes de medicamentos inovadores.Em declarações à agência Lusa, a propósito de uma notícia veiculada hoje no Diário de Notícias, que dá conta de que a Ordem dos Médicos terá pedido explicações ao Ministério da Saúde sobre uma alegada recusa dos três IPO (Lisboa, Porto e Coimbra) em fornecer medicamentos a doentes com cancro, Vítor Veloso disse ter ficado muito preocupado com a situação.
"É uma situação de preocupação para a Liga porque nós somos a associação que representa mais expressivamente os doentes oncológicos e porque existem ligações muito estreitas entre os centros de oncologia", disse.
De acordo com o Diário de Notícias de hoje, o veto dos IPO atinge alguns fármacos, considerados demasiado caros e que, alegadamente, levantam dúvidas quanto à eficácia.

" O PRESENTE ENVENENADO OFERECIDO AOS PORTUGUESES"



O Financiamento da CIA ao PS: Documento Inédito




Sexta-feira, 26 de Julho de 2013


No passado dia 13 de Maio o canal de televisão holandês Nederland 2 (equivalente à nossa RTP2) emitiu uma reportagem de 29 minutos intitulada «Dinheiro Secreto Americano para os Socialistas em Portugal» («Geheim Amerikaans geld naar socialisten Portugal»). A reportagem foi preparada pela própria Nederland 2, para a sua série de programas históricos «Outros Tempos» («Andere Tijden»: http://www.nederland2.nl/programmas/642-andere-tijden/uitzending/44643?missed=true).

A reportagem (em holandês, com entrevistas noutras línguas) apresenta testemunhos em primeira-mão dos que, no início de 1975, estiveram envolvidos na cadeia de financiamento do PS com dinheiros da CIA. 
Os entrevistados são: Mário Soares (dialoga em francês); Harry van den Bergh, o «correio» clandestino, membro do PvdA, Partido do Trabalho holandês, homólogo do PS; Hans-Eberhard Dingels, secretário de estado do governo SPD (o homólogo alemão do PS) da Alemanha da época, encabeçado por Willy Brandt (dialoga em alemão); Arthur Hartman, secretário assistente de estado dos EUA para a Europa e Canadá, durante o governo de Gerald Ford e do tristemente famoso secretário de estado Henry Kissinger, o homem que deu luz verde à ocupação de Timor-Leste pela Indonésia (dialoga em inglês); José Rentes de Carvalho, escritor residente na Holanda, que fornece ao público holandês esclarecimentos sobre a revolução dos cravos.
                                                               *    *    *

Antes de passarmos à reportagem vale a pena lembrar o que já era conhecido na altura dos acontecimentos, em Março de 1975. 


Logo após o 25 de Abril de 1974, Mário Soares, como ministro dos negócios estrangeiros do 1.º governo provisório, efectua um périplo pela Europa no sentido de granjear apoios para o novo Portugal saído da revolução. A 4 de Maio visitou Willy Brandt que promete o apoio de Bona. Iremos ver na reportagem que, afinal, o «apoio de Bona» não era só (ou propriamente) para Portugal.

A 3 de Março de 1975, poucos dias antes do golpe contra-revolucionário de Spínola do 11 de Março, a revista Extra de Berlim Ocidental publica um artigo com o título «CIA planeia golpe em Portugal antes do fim de Março» ([1]). O artigo afirmava (ênfase nosso): «O segundo factor da política da República Federal Alemã […] seria o interesse num regime "livre de comunismo" para Lisboa. Neste aspecto, o SPD desempenha um papel importantíssimo, ao lado do Partido Socialista Português, chefiado por Mário Soares (como se sabe, a fundação do PS e a nomeação de Mário Soares para seu presidente realizou-se na Alemanha Federal, durante o seu exílio, com o apoio da Fundação Friedrich-Ebert do SPD [2-3])». 

Quanto ao "livre de comunismo" deve ler-se sem os atributos de um desenvolvimento económico soberano e a favor do povo, conforme constava das teses aprovadas no 3.º Congresso da Oposição Democrática (Aveiro, 4 a 8 de Abril de 1973) e se plasmava no programa do MFA: política anti-monopolista, direitos dos trabalhadores, controlo económico, reforma agrária, etc. Quanto à Fundação Friedrich-Ebert do SPD, veremos adiante o seu papel e as suas ligações.


Continuava o artigo da Extra (ênfases nossos): «Entretanto, porém, o ministério dos negócios estrangeiros e o grupo de políticos do SPD encarregados dos assuntos externos […] lançaram-se já na tarefa de encaminharem as eleições de Abril para um rumo do seu interesse. Objectivo: impedir que os socialistas portugueses se unam aos comunistas. Este objectivo deverá ser conseguido através de um pesado apoio financeiro da República Federal e dos Estados Unidos, destinado sobretudo à ala direita do partido de Mário Soares. Uma das pessoas de confiança do lado português é o secretário de Estado das Finanças, Constâncio

O SPD prometeu já à ala direita do Partido Socialista a quantia do 90.000 marcos (aproximadamente 900 contos) […]». Mais à frente o artigo da Extra refere que «Bruno Friedrich [porta-voz do SPD] terá aconselhado Soares a proceder com mais flexibilidade para com a ala esquerda do seu partido». Isto é, o SPD não tinha dúvidas sobre quem encabeçava a ala direita do PS, apesar da afirmação bombástica de Mário Soares no Congresso do PS a 14 de Dezembro de 1974: «O nosso objectivo final é a destruição do capitalismo» (Jornal de Notícias).


Dizia ainda o artigo: «No que respeita às actividades e planos da CIA, a sua aspiração máxima é a guerra civil (já considerada por Soares como “possível”, ao apontar os comunistas como culpados de provocações ultra-esquerdistas, [provocações essas] possivelmente da autoria da CIA). […] 
Data marcada para esta operação da CIA: "ainda antes do fim de Março".». Isto é, já antes do golpe contra-revolucionário do 25 de Novembro de 1975 o modus operandi de usar o pretexto CIAtico da provocação ultra-esquerdista era avançado. A Extra também deixava claramente entender que o golpe teria o apoio do PS.

Dizia ainda a Extra «[…] o embaixador norte-americano em Lisboa, o agente da CIA Frank Carlucci, assumiu a condução das operações para um golpe de Estado planeado pela CIA».


Em 5 de Março de 1975 Carlucci afirmava que «nunca trabalhei nem trabalho para a CIA» (Jornal de Notícias). Era uma despudorada mentira, mais tarde oficialmente desmentida. Era também noticiado que os embaixadores europeus, nomeadamente o alemão, consideravam fantasiosas as notícias de um golpe previsto para Portugal envolvendo a CIA e a ala direita do PS. Divulgadas também as afirmações de Jaime Gama de que as «notícias são completamente falsas e inserem-se numa campanha anti-socialista que arrancou há algum tempo». Mas os acontecimentos e documentos posteriores vieram demonstrar inequivocamente que o que transpirou na época sobre o «golpe» não era nem fantasioso nem falso.
                                                                *    *   
Voltemos à reportagem. O repórter, num preâmbulo do programa, apresenta Harry van den Bergh (em 1974 um jovem membro do PvdA holandês), como o peão de uma operação clandestina de financiamento, financiamento esse que refere como «a ponta do iceberg» de uma operação «de poder da grande política a nível internacional». Num breve recorte do preâmbulo, Van den Bergh afirma que foi contactado expressamente, a pedido de Willy Brandt, «o grande homem da Europa», para levar dinheiro clandestinamente para os «camaradas» socialistas em Portugal, o que aceitou. A ideia que é sugerida, e repetida ao longo do programa, é a de que van den Bergh foi escolhido por ser considerado perito neste tipo de operações. 


Antes do tema central da reportagem é feita uma breve introdução sobre a revolução do 25 de Abril, pelo repórter e por José Rentes de Carvalho. São também mostradas imagens do périplo que Mário Soares efectuou pela Europa (Londres, Amsterdão, Bona) no início de Maio de 1974, como Ministro dos Negócios Estrangeiros do 1.º governo provisório (que referimos acima).


Aparece então Mário Soares na reportagem para dizer o seguinte: «Comecei por Londres, de Londres fui à Holanda, den Uyl, e daí fui a Willy Brandt. Falei com Willy Brandt. Toda a gente reconhecer [sic] a legitimidade da revolução». Note-se que Soares não diz «toda a gente apoiou a revolução» ou «toda a gente compreendeu a revolução». 
O «Toda a gente reconhecer a legitimidade da revolução» é pronunciado com ênfase por Soares, em tom demonstrativo e gratificante. Para Soares, aparentemente, a legitimidade da revolução não procedia do povo; havia que a procurar nas potências estrangeiras. (Oh Londres, Amsterdão e Bona: permitis ou não que o povo português se revolte?) Havia que obter dessas mesmas potências o gratificante «reconhecimento da legitimidade» e tinha sido essa a tarefa que tinha ido cumprir como ministro dos negócios estrangeiros em trânsito pela Europa dos poderosos.  . Quase se tem a sensação que Soares lhes disse qualquer coisa como «Os meus compatriotas fizeram umas traquinices; vocês desculpem lá isso e reconheçam a revolução.» e regressou todo contente porque os poderosos tinham reconhecido, dado o aval, à revolução. Que seria do povo português se Londres, Amsterdão e Bona não reconhecessem a legitimidade da revolução? Bem, se calhar havia que rebobinar a fita, voltar com tudo para trás, recolher o MFA aos quartéis e colocar Marcelo no Poder. .

Mário Soares prossegue assim: «Eles ajudaram-nos. Por exemplo, os alemães que nos ajudaram enormemente.». Nesta precisa altura o ouvinte da reportagem ainda pode pensar que Soares, nas funções de ministro dos negócios estrangeiros, informa sobre a ajuda que obteve para a revolução portuguesa, para o povo português. Infelizmente não é assim.  . De facto, Soares prossegue desta forma: «Eles [os alemães] ajudaram-nos a obter uma sede. Deram-nos dinheiro para… porque nós tínhamos necessidade de um jornal… de transformar um pequeno jornal num grande jornal socialista, etc., etc.». Soares, portanto, confessa que se esqueceu que estava no estrangeiro como representante oficial de Portugal. Esqueceu-se do povo português mas não se esqueceu que era chefe do PS. Isto é, usou o dinheiro dos contribuintes e abusou da sua confiança, colocando-os (o dinheiro e a confiança) ao serviço de fins meramente partidários. 

Depois desta introdução, a reportagem entra, então, no âmago da questão.

O secretário de estado do governo de Willy Brandt, Hans-Eberhard Dingels, refere que o SPD achou que devia ajudar o mais possível os socialistas. Van den Bergh confirma: «Willy Brandt [disse]: devemos ajudar os nossos camaradas (genossen)». 

Dingels achou que a pessoa para levar o dinheiro deveria ser Harry van den Bergh. Este concordou; recebeu um telefonema de Bona a dizer onde devia levantar o dinheiro. Levantou-o num banco discreto da Holanda: o Nederlandsche Middenstandsbank, em Amstelstraat, Amsterdão. Não enviaram o dinheiro directamente para Portugal alegadamente e segundo Dingels, porque a lei portuguesa não permitia enviar dinheiro para partidos como o socialista. De facto, não existia tal lei na altura nem foi essa a razão, como logo a seguir Dingels se descai a dizer: «era para que as autoridades [portuguesas] não soubessem.».
 
Van den Bergh foi esperado no aeroporto por «amigos» e posto no Hotel Ritz. Fizeram isso seis a sete vezes. Revela ainda van den Bergh que, nas últimas duas entregas, receando dificuldades, contactou o ministro dos negócios estrangeiros da Holanda (Max van der Stoel, também do PvdA) o qual conferiu a van den Bergh o cargo oficial de correio do Ministério, assegurando-lhe, portanto, imunidade diplomática. Na reportagem não fica esclarecido quem em Portugal recebe o dinheiro e quais as datas das entregas. Quanto a este último ponto deduz-se, porém, conjugando as várias informações da reportagem, que se trata do período em torno de Março de 1975, a que se reporta também o artigo da Extra acima referido.

Tendo o repórter perguntado a Dingels sobre a origem do dinheiro, obtém a resposta de que «só ele [Dingels] e muito poucos do SPD sabiam da origem do dinheiro» porque «o silêncio é de ouro». Quando interrogado sobre se mais alguém fez o que fizeram os do SPD, diz Dingels: «os ingleses… os suecos…, num total de 7 ou 8 pessoas ["correios"]». Dingels recusa-se a dizer o total de dinheiro enviado. Van den Bergh estima o total em mais de 800 mil euros o que nos parece uma estimativa aceitável tendo em conta os 90.000 marcos que a revista Extra divulgava (ver acima; [4]). 

Qual a origem do dinheiro? Hans-Eberhard Dingels, secretário de estado do governo de Willy Brandt, escusa-se a responder. 
A resposta é dada por Arthur Hartman (menos tímido que Dingels), na altura secretário de estado dos EUA. Arthur Hartman relata a oposição de Ford e Kissinger à revolução portuguesa «dada a influência do PCP». Refere também a questão da NATO (van den Bergh diz que a NATO considerava expulsar Portugal do seu seio).

Hartman diz que o Grupo de Berlim (Alemanha, Inglaterra, França, EUA), analisando o que se passava em Portugal, concluiu que tinha de pôr Mário Soares no poder. Diz ainda que usaram o «canal alemão» para fornecer «fundos e equipamento» a «Mário Soares e ao Partido Socialista». Refere que «os alemães já tinham experiência de como ajudar financeiramente outros partidos socialistas, através da Fundação Friedrich Ebert» ([2-3]). Os EUA limitaram-se a fornecer o dinheiro através dessa fundação. 

Hartman diz que não sabe concretamente de «que bolso» concreto saiu o dinheiro, mas que «está bem convencido de que foi dinheiro da CIA que foi enviado através deles [Fundação Friedrich Ebert]». O percurso do financiamento ao PS foi, portanto: CIA à Alemanha (Fundação Friedrich Ebert) à Holanda. Perante esta revelação diz van den Bergh com cara de convencido: «pode muito bem ter sido»; acrescenta ainda que não tem nenhum problema em ser correio de dinheiro da CIA, embora diga que não foi agente da CIA… 
.
Perguntado a Hartman quantas pessoas sabiam do financiamento da CIA, diz este que «na época provavelmente muito poucas». Sobre se Soares sabia disso, a resposta de Hartman é inequívoca: «Estou seguro que sim. Mas nunca discuti o assunto com ele». Colocada a mesma pergunta a Mário Soares, diz este: «Como podia eu saber? Eu não sou polícia, monsieur. Não sei.». Hartman, no seguimento da entrevista, justifica o segredo da operação: tratava-se de evitar que se dissesse na Europa que os EUA tinham usado a CIA para ajudar Soares; para não denegrir a figura de Mário Soares [perante os portugueses e os europeus]. 
.
A finalizar a reportagem um Soares nitidamente perturbado produz uma resposta ambígua e atabalhoada, em que fundamentalmente argumenta que não podia ir anunciar publicamente que tinha recebido dinheiro da Holanda e que se a Holanda teve de ir buscar o dinheiro a outro lado ele não ia indagar sobre isso.


Harry van den Bergh, o «correio» e «socialista» holandês, que disse não ser da CIA mas não se importar de ajudar a CIA. Como em Março de 1975, quando levou o financiamento da CIA para o PS.

*    *    
Mário Soares, no Congresso do PS a 14 de Dezembro de 1974, ainda dizia «O nosso objectivo final é a destruição do capitalismo». Procurava, assim, como em muitas outras vezes quer anteriores quer posteriores, ludibriar os trabalhadores e os elementos do MFA que alinhavam pelo PS, procurando estabilizar uma base eleitoral. Mas o objectivo de acabar com a revolução e proceder à recuperação do capitalismo monopolista e latifundiário já não oferecia dúvidas a muitos da cúpula do PS. Efectivamente, o objectivo do financiamento da CIA ao PS-Mário Soares só podia, obviamente e por definição, ser um: acabar com a revolução. 
E se Soares ainda podia dizer (como ainda agora mantém) que desconhecia a origem do financiamento ao PS, o mesmo não se aplica quando, com conhecimento de causa, se aliou a Carlucci-CIA na organização do golpe contra-revolucionário do 25 de Novembro de 1975. Golpe que pôs precisamente em marcha, pela mão do PS, a recuperação do capitalismo monopolista e latifundiário e não a «destruição do capitalismo».


Mário Soares e Frank Carlucci (CIA) em encontro noticiado em 10/6/2011 pelo Jornal de Notícias. Dois amigos do coração, satisfeitos pelo seu trabalho na preparação do golpe de 25 de Novembro. Tudo com o objectivo da «destruição do capitalismo» em Portugal…


Notas:
[1] O artigo da Extra vem transcrito em Ruben de Carvalho, Dossier Carlucci CIA, Edições Avante!, 1978. Livro imprescindível para a compreensão da história da contra-revolução em Portugal.

[2] Friedrich Ebert foi Presidente da chanada República de Weimar de 1919 a 1925. Tornou-se tristemente famoso por, enquanto representante da ala direita do SPD, ter perseguido duramente todos que se situavam à esquerda do SPD, terminando com o entendimento do SPD com o Partido Social-Democrata Independente Alemão (USPD). Deu luz verde à formação de corpos francos, constituídos por elementos desclassificados e criminosos da Alemanha, a quem incumbiu a tarefa de assasinar comunistas, membros do USPD e outros elementos e intelectuais progressistas. Abriu, assim, o advento do nazismo e a ascenão de Hitler.

[3] A Fundação Friedrich Ebert (FES), por trás de uma fachada respeitável de insituição que apoia por exemplo trabalhos académicos, não é mais que um dos suportes da CIA na Alemanha para levar a cabo operações clandestinas que devam surgir aos olhos da opinião pública como democráticas e até socialistas. 
É, na realidade, um dos institutos satélites do National Endowment for Democracy (NED), instituição americana ligada à CIA que se encarrega de organizar operações clandestinas que não interessa associar à CIA. A NED foi construtora do sindicato Solidariedade na Polónia e da Carta 77 na Checoslováquia. 
O presidente Bush qnunciou em 2004 o reforço para o dobro do financiamento da NED (http://www.voltairenet.org/article30022.html). A FES tem sido o veículo de outras ingerências da CIA em países que pretendem construir o seu futuro independentemente e controlando soberanamente os seus recursos. 
Actualmente a FES presta apoio na Venezuela aos que combatem o «chavismo» numa perspectiva pretensamente de «esquerda» (http://www.marxist.com/psuv-congress.htm). A FES também aparece associada ao NED no financiamento de operações contra-revolucionárias na Guatemala (1954), Cuba (1960), Chile (anos sessenta), etc. (http://www.pinknoiz.com/covert/ciaguatemala.html).

À luz destes esclarecimentos, o facto de «a fundação do PS e a nomeação de Mário Soares para seu presidente realizou-se na Alemanha Federal, durante o seu exílio, com o apoio da Fundação Friedrich-Ebert do SPD» não deixa de ser perturbador.
[4] De facto, pelas nossas contas, tomando em consideração a taxa de câmbio histórica $/DM no período de 1974 a 1999, a depreciação do dólar e a depreciação do euro, levam-nos a valores da ordem de 900 mil euros os 90.000 marcos mencionados pela Extra. Isto é, mesmo no que se refere ao valor «prometido ao PS» pelo SPD, a Extra não se enganava
Barrancos, o município com menos gente de onde ninguém quer sair

O ZÉ MARIA SAIU E DEU-SE MAL
Domingo
O negócio da traição
Trair pela internet é mais discreto e está na moda, além de ser um negócio altamente rentável.
Mourinho: "Brasileiro Ronaldo é o verdadeiro"
O português José Mourinho, atual treinador do Chelsea apelidou o brasileiro Ronaldo, já retirado, como o "verdadeiro".
Taxistas vivem terror em assalto violento
Ladrões agrediram e ameaçaram de morte. Tinham caçadeiras, pistolas e uma navalha
Governo contrata jornalistas da TVI
Pelo menos sete profissionais já pediram licença sem vencimento e três saíram. Desmotivação e "caça às bruxas" afastam jornalistas de Queluz
Candidato autárquico alcoolizado envolvido em acidente com um morto
Registaram-se também três feridos graves, que seguiam no mesmo carro que a vítima mortal
PSP bloqueia IPs legítimos no seu site por causa de hackers mas é atacada na mesma
  Posted: 04 Aug 2013 03:42 AM PDT
A PSP desde finais de 2012 que mantém uma lista de IPs bloqueados devido a ataques de hackers. Mesmo assim, “leaks” de e-mails da PSP continuam a circular na net. O site da PSP está a blopoasquear algumas ranges de IPs dos Estados Unidos bem como de outros países. A descoberta foi feita pelo Tugaleaks quando um IP de um servidor há meses estabelecido se viu impedido de aceder ao site da PSP. O servidor pertencia à empresa Ebl Global Networks Inc. mas também encontramos servidores da Burstnet Technologies Inc., uma empresa que é especialista em vender VPSs baratas e onde algumas são usadas para ataques informáticos. Por vezes clientes legítimos são bloqueados pois é prática comum de segurança informática bloquear gamas de IPs inteiras em vez de bloquear IPs individualmente. No entanto, alguns acessos legítimos ficam assim impossibilitados de aceder ao site desta força de segurança. A PSP respondeu-nos indicando que o site da PSP “pode e deve ser acedido do estrangeiro e conseguimos perceber através das nossas estatísticas que uma grande percentagem de pessoas acedem-nos de outros países, nomeadamente Espanha, Brasil e restantes Países da CPLP“ Justificou também estes bloqueios como dizendo que “[o]s servidores das forças de segurança possuem certificados de segurança que podem momentaneamente bloquear acessos do exterior por razões exclusivamente de segurança”. No entanto, o Tugaleaks sabe que este bloqueio por vezes dura vários meses. A PSP explica ainda que “no final de 2012 existiram diversas tentativas de intrusão em sites de entidades da administração central e local e nesse sentido, existem preocupações acrescidas pela qualidade dos dados que possuímos”. Sobre os processos abertos sobre ataques ao site da PSP, esta entidade não conseguiu indica-los ao Tugaleaks e remeteu-nos para o Ministério Público ou a Polícia Judiciária. Leaks de e-mails da PSP Mais de 30 e-mails foram disponibilizados a 30 de Julho no Pastebin. O Tugaleaks confirmou que alguns dos e-mails pertencem a responsáveis da PSP e não simplesmente a “departalentos”. A lista está disponível no pastebin e foi criada por dois hackers Portugueses, Cyb3rW4rr10r & devil|driver. Mesmo com restrições de acesso, os servidores da PSP continuam a permitir obter endereços pessoais. Um especialista em segurança informática comentou com o Tugaleaks, sob anonimato, que “sem conhecer a situação e com os factos apresentados, diria que não vale a pena bloquear IPs se o problema continua lá; a menos que pensem bloquear a Internet interira” Artigos relacionados: OVH: empresa que aloja Wikileaks é atacada por hackers que roubam dados confidenciais Hackers invadem servidores da CIA e derrubam acesso a site Site #ne-miguelito está em manutenção por causa da #ACAPOR