quinta-feira, 11 de agosto de 2011


O FILME DE 5 DIAS DE TERROR EM LONDRES


A DESCONHECIDA


SOLIDAO







Quarta-feira, 10 de Agosto de 2011
ZENILDA GUSMÃO CASOU – UMA DESGRAÇA NUNCA VEM SÓ





O tema é irresistível e a abordagem impõem-se: Zenilda Gusmão casou. Não fosse o caso de ser filha de Xanana Gusmão, atual PM de Timor-Leste, e seria somente mais um casal de pombinhos que dera o nó. Mas assim não é defacto. A filha de Gusmão, certamente por via de ser filha de quem é, tem dado pelas barbas ao povo timorense, como é de algum modo público e como por lá se diz e é notório.

“Era uma rapariga simples que vivia sempre com algumas dificuldades financeiras, apesar de um pouco melhor que a maioria dos timorenses, e agora, desde que o pai é PM, enriqueceu num ápice – pelo menos dá mostras disso nas exibições públicas.” Comenta a quem é feita a pergunta sobre Zenilda Gusmão e aquilo que dela dizem os timorenses.

Mas é assim tão evidente que esta personagem que ainda há uns poucos de anos era quase uma desconhecida, merece agora que falem dela e sobre o seu enriquecimento “relâmpago”? O que estará na base de tudo isto?

Dizem portugueses cooperantes ao serviço da ONU em Díli, e que conheceram “a miúda do Xanana”, que ela era uma “tesa” e até uma “crava”, que andava sempre na “pendura”, porque não tinha dinheiro para restaurantes, para discotecas, para se divertir. “Era quase como uma “mascote” para nós. Havia sempre alguém que lhe pagava o que consumia”, afirmam ao recordar os anos de 2002 e até cerca de 2007. E não é só um ou dois cooperantes que estiveram em Timor-Leste que o afirmam. “A miúda era simpática, simples, mas era uma “tesa”, não tinha nada.” É o consenso descritivo dos inquiridos.

Sendo assim, com toda a legitimidade, pergunta-se: Como é possível Zenilda Gusmão ter uma vida de fausto a partir do momento em que o pai Gusmão ascende a PM? Como enriqueceu Zenilda Gusmão? Enriqueceu por obra e graça do Espírito Santo? É realmente rica como dizem e ela demonstra?

O NEGÓCIO DO ARROZ “MAL COZINHADO”

Timorenses melhor informados também recordam que Zenilda Gusmão começou a “ter posses depois de Xanana Gusmão passar a exercer o cargo de primeiro-ministro. Principalmente a partir do momento em que o pai cometeu a irregularidade mais que conhecida de a introduzir no negócio do arroz.” Referem-se concretamente a “negócios de empresas criadas a propósito para comercializarem arroz que o Estado Timorense adquiria posteriormente para regular e dar acesso do alimento à população, algo do género. Ora Zenilda surge como sócia de uma empresa por formas que redundam ilegais – uma vez que o pai, na qualidade de PM, não podia legalmente entregar o negócio àquela empresa devido ao facto de ter lá uma familiar na estrutura principal.” Saliente-se que esses “negócios do arroz” já eram apontados como “falcatruas” apadrinhadas pelo PM Gusmão antes de serem despoletadas as acusações (comprovadas) de conluio com a empresa de Zenilda. Na época já haviam “nebulosos propósitos” e procedimentos em que amigos do PM Gusmão “eram beneficiados, uns até criaram uma empresa chamada Três Amigos, que praticamente, durante algum tempo, tiveram o monopólio da comercialização do arroz que depois o governo lhes comprava. A ponto de Xanana Gusmão sentir necessidade de ir desmentir à TVTL que estivesse a fazer “falcatruas” com esses negócios de arroz "mal cozinhado".

A “JUSTIÇA” TIMORENSE

Como sempre acontece em Timor-Leste, a justiça, o Poder Judicial, nunca atua nestes casos. Quando atua tudo cai no esquecimento dos inquéritos ou afirma descaradamente que nada de irregular detetou. Saliente-se a subserviência do Poder Judicial ao poder de Xanana Gusmão, de Ramos Horta, de empresários próximos daqueles - os tais que antes “quase nada tinham de seu”. Ainda hoje está por ser tirado da gaveta as conclusões às ilegalidades cometidas pelos responsáveis da libertação total e rocambolesca de Martenus Bere, referenciado por crimes contra a humanidade pelas Nações Unidas. Ilegalidades em que Xanana Gusmão (PM), Ramos Horta (PR), Lúcia Lobato (Ministra da Justiça), Comando da PNTL e outros estiveram envolvidos. A esse propósito o presidente do Conselho Superior de Magistratura Judicial e do Tribunal de Recurso de Timor-Leste anunciou ter ordenado averiguações ao "caso Bere" e, "a verificar-se que houve libertação ilegal, desencadeará a acção penal e disciplinar correspondente". Esse tal presidente da “justiça-mor”, Cláudio Ximenes, assim declarou nos primeiros dias de Setembro de 2009. As conclusões a que chegou, a que o órgão máximo da “justiça” timorense chegou estão por conhecer. Aqui ficou a prova, se dúvidas existissem, de que a justiça timorense comporta-se à maneira dos animais amestrados de um circo e nada mais que isso. Julga e condena timorenses de baixo estrato social enquanto oferece a impunidade aos do poder político-governamental e aos seus aliados no empresariado. Isto para não referir práticas denunciadas de crimes de eclesiásticos que a própria PGR tem medo de proceder em conformidade com as determinações da lei.

É por tudo isso que podemos considerar inútil as denuncias de práticas ilegais dos que detém os poderes em Timor-Leste. A corrupção é rainha e senhora naquele país, o conluio é descarado, do nepotismo nem se fala por ser tão doentio. A exibição de riqueza obtida por “mistérios” é prática quotidiana. Atualmente já existe uma elite poderosa que se construiu ao abrigo de Gusmão e de Horta, entre outros. Os sonhos de justiça, democracia, liberdade, estado de direito, etc. foram só isso mesmo: sonhos. A realidade é dolorosa e agora já não existe modo de retornar ao passado e começar de novo, com justiça. País sem justiça, ou com uma “justiça” como aquela que existe em Timor-Leste, não é país realmente democrático. A Democracia é incompatível com a violência, a injustiça, a corrupção, a fome… Tudo isso é aquilo que existe demasiado em Timor-Leste.

O CASAMENTO DA “MIÚDA DO XANANA”

Não esquecendo a razão da prosa, o casamento faustoso de Zenilda Gusmão, será útil recorrer ao Timor Hau Nian Doben, blogue timorense, que anuncia o casório, autoria de Zizi Timor Oan, e mostra muitas fotografias sobre “o luxo asiático” em que decorreu, vertendo toda a sua indignação por aquilo que considera o casamento da “… PRINCESA DO ARROZ FRAUDULENTO – ZENILDA GUSMÃO”, apesar da miséria em que muitissimos timorenses mal sobrevivem.

Curiosamente, ou talvez não, Zenilda Gusmão passou de “Miúda do Xanana”, termo carinhoso, a vários epítetos demonstrativos do asco que suscita, um deles é “Princesa do Arroz”. Tudo tem que ver com aquilo que os timorenses vêem em Zenilda, uma oportunista e alguém que fica indiferente às realidades do país e aos erros e crimes que são apontados à “nata” da elite timorense de que ela demonstra fazer parte. O casamento de Zenilda, segundo afirmam e é credível pelo demonstrado, valeu um despesa de trezentos mil dólares… Quem ofereceu aquela boda aos “distintos” presentes foi Zenilda? Foi Xanana? Foi o Xá da Pérsia? A "dádiva" é pertença dos timorenses esfomeados? Como sempre, tudo fica pela penumbra. À vista temos a fome e a miséria em Timor-Leste.

Se na verdade os timorenses têm razão (e devem de ter) ao dizerem que enquanto eram esbanjados recursos escandalosamente excessivos na boda por entre os corruptos amigos e familiares do poder, logo ali ao lado e não muito longe, ou no interior montanhoso do país, a miséria perdura e a fome é facto, é ameaça e companheira no quotidiano, quem põe cobro a isto e a outros acontecimentos similares que denunciam capacidades financeiras imensas e que dificilmente terão sido conseguidas honestamente?

Xanana Gusmão… e Ramos Horta, os ditos “pais da nação”, mostram que nem maus padrastos sabem ser. A fome para os timorenses, a vergonha para eles – ao menos recomendada aqui nesta prosa. Este casamento, a boda, o que o rodeia e antecede, pode ser só mais uma mostra de podridão a que alguns (muitos) da elite timorense se aliaram. Outras mostras já se viram, outras haverá.

Depois desta aceitação e vivência com as injustiças da realidade timorense – implícita no fausto do casamento - nem fará sentido desejar felicidades aos noivos, o que é lamentável, porque um casamento deveria ser sempre pautado pela transparência, pela dignidade, pela solidariedade, pela honestidade, pela paz e pelo amor. Assim, pelo visto, de certeza que não é o caso.

Zenilda Gusmão casou-se e mostrou os poderes adquiridos… Uma desgraça nunca vem só. O império da família Gusmão será alargado, a exemplo de Eduardo dos Santos ou de Obiang, esse bandido dono da Guiné-Equatiorial.

*Original em PÁGINA GLOBAL, publicação onde o autor colabora



Londres a ferro e fogo | Até quando o dogma do “paraíso multicultural”?

Posted: 10 Aug 2011 10:50 AM PDT

Tottenham, bairro londrino marcado por forte presença extra-europeia e muçulmana, constituiu o epicentro dos violentos motins que eclodiram há dias, propagando-se com celeridade a outros pontos da capital britânica. A morte do líder de um gangue étnico de delinquentes, durante uma rusga policial, despoletou uma vaga de violência sem quartel tendo por alvo inicial as forças da ordem. A barbaridade atroz protagonizada por hordas de desordeiros, culminou no saque organizado de estabelecimentos comerciais, pilhagens de edifícios e no incêndio de imóveis e viaturas. Contudo, ao contrário de notícias falaciosas veiculadas por alguns órgãos de comunicação social, visando branquear os desmandos criminosos que assolaram Londres, salvaguardando com astúcia, a origem étnica dos vândalos que os cometeram, tais acontecimentos fatídicos não constituem episódio inédito nas últimas décadas. Com efeito, ciclicamente zonas de Inglaterra habitadas maioritariamente por populações oriundas do...


Encontro de Blogueiros. Participe da Promoção!
por Bloggers em agosto 9 , 2011 às 9:20 pm |
Comentários (44)

I Encontro de Blogueiros Progressistas de SP
por Bloggers em abril 7 , 2011 às 10:12 pm | Comente aqui.

Para mais informações sobre as inscrições acesse o Blog do I Encontro Estadual do Blogueiros Progressistas de SP: www.encontrosp.blogspot.com
Siga o Twitter do I Encontro em SP @BlogueirosSP
Comentar


MigraKut: Brasileiro cria aplicativo que migra fotos do Orkut para o Facebook
por Bloggers em abril 1 , 2011 às 9:04 pm | Comente aqui.


Fotos: Reprodução

“o empresário e arquiteto de software curitibano, Rafael Zanoni, resolveu dar uma ajuda no processo de migração de quem já tem conta no Orkut. Zanoni criou o aplicativo “MigraKut” que, uma vez instalado no Facebook, consegue transferir os álbuns do Orkut para a rede social criada por Mark Zuckerberg”.
Leia mais
Este texto foi originalmente publicado Por Gabriel dos Anjos Do G1, em São Paulo.
Comentar


Brasileiros se destacam no prêmio considerado o ‘Oscar’ do Twitter
por Bloggers em março 30 , 2011 às 7:25 pm | Comente aqui.
Marina Silva venceu o Shorty Awards na categoria ‘política’.
Jovem que relatou conflito no Complexo do Alemão ganhou em ‘inovação’.

Foto: Reprodução

Considerado pelo jornal norte-americano “New York Times” como o “Oscar” do Twitter, o Shorty Awards acredita que os brasileiros estão entre os que melhor usam o microblog. Além de diversas indicações para o prêmio por representantes do país, Marina Silva (PV), ex-senadora do Acre, venceu na categoria “política”, Rene Silva Santos, que relatou pelo site os conflitos entre traficantes e policiais no Complexo do Alemão, ganhou em “inovação”, e a conta Lei Seca RJ, do publicitário Edu Trevisan, que fala sobre o que acontece na cidade do Rio de Janeiro, foi o vencedor na categoria “notícias”.
Esta foi a terceira edição do prêmio que, segundo os organizadores, reconhece pessoas e organizações que produzem o melhor conteúdo na mídia social.
“O conteúdo político deste microblog é fruto de ação coletiva e não de um indivíduo. O Shorty Awards é o reconhecimento desse trabalho coletivo”, afirmou a ex-senadora em sua conta no Twitter.
Leia mais
Este texto foi originalmente publicado Do G1, em São Paulo.
Comentar


Primeiro Wiki completa 16 anos. Saiba como ele surgiu
por Bloggers em março 30 , 2011 às 7:16 pm | Comente aqui.

Tecnologia permitiu o surgimento da Wikipedia e do WikiLeaks, e revolucionou o modo de navegar pela web. Foto: Benson Kua

A tecnologia que permitiu que Julian Assange se tornasse uma das figuras mais notórias – e discutidas – da atualidade com seu site WikiLeaks completou 16 anos no dia 29 de março de 2011. E mesmo que você não tenha se aventurado no emaranhado de documentos oficiais e sigilosos vazados pelo site de Assange, ou passado horas navegando pelas páginas da Wikipedia, você já deve ter uma ideia bastante próxima do que é um Wiki.
A história do Wiki começa, quando o programador Ward Cunningham usava uma ferramenta chamada Hypercards…
Leia mais
Este texto foi originalmente publicado por Leonardo Carvalho, Atualizado: 29/3/2011 13:04– MSN Tecnologia
Comentar


I Encontro de Blogueiros pela Democratização da Comunicação
por Bloggers em março 24 , 2011 às 7:41 pm | Comente aqui.

Foto: Bloco

ENTRADA FRANCA
Galera do Brasil, especialmente do estado do Ceará:
O Centro de Estudos da Mídia Alternativa “Barão de Itararé” – núcleo Ceará e Revista Nordeste 21 promoverão nos dias 28 e 29 de maio, I ENCONTRO DE BLOGUEIROS E MÍDIAS SOCIAS NO CEARÁ. Local: Centro Urbano de Cultura, Ciência, Esporte e Arte (CUCA), em Fortaleza. O tema principal será o Marco Regulatório da Mídia – o fim da censura, e serão convidados o Ex-ministro da Comunicação Social no Governo Lula, Franklim Martins, a deputada Luiza Erundina (PSB-SP), líder da Frente Parlamentar pela Liberdade de Expressão e o Direito à Comunicação com Participação Popular, a deputada cearense Rachel Marques (PT/CE), autora do projeto de lei (72/2010) que defende criação do Conselho Estado de Comunicação do Ceará. O jornalista Plínio Bortolotti, Blogueiro, Diretor Institucional do Grupo de Comunicação O POVO, jornal, rádios e TV (Fortaleza, Ceará). O evento é aberto para todos os tipos de internautas.
As inscrições poderão ser feitas pelo e-mail blogdadilma13@gmail.com ou pelo fone: 85-96207430(TIM) falar com o Daniel.
Leia mais
Este post foi originalmente publicado por Daniel Pearl editor geral – Blog da Dilma
Comentar

Posts mais antigos



Este é o BLOGGERS, Blog da Equipe TOPBLOG. Nossa missão é contribuir com blogueiros e visitantes do Portal. A partir de agora você também faz parte de um sistema interativo e cultural.






Encontro de Blogueiros. Participe da Promoção!





Patrocinador


Apoio Institucional



Redes Sociais

twitter

facebook

orkut


Apoio/Divulgação


© 2008 / 2011 - topblog.com.br - Informação democrática e colaborativa - Um direito de todos



Almeirim: Familiares de homem falecido há três anos confrontados com mandado de captura





Ordem para deter morto

Ana Maria Lopes nem queria acreditar no motivo que levou a GNR de Almeirim a tocar-lhe à campainha de casa, na terça-feira à tarde. Os militares levavam um mandado de captura para deter e conduzir à prisão o seu irmão, José António Oliveira, que faleceu quase há três anos. Mesmo depois de morto, foi declarado contumaz pelo Tribunal de Execução de Penas de Évora, e tem um ano e sete meses de cadeia para cumprir.
Por:João Nuno Pepino


"Isto é brincar com os nossos sentimentos", disse ontem Ana Maria Lopes ao CM, recordando que a família comunicou a sua morte às autoridades. José Oliveira faleceu a 30 de Setembro de 2008, aos 49 anos, no Hospital São Francisco Xavier, que na altura tentou, sem sucesso, contactar os familiares.

Os seus cinco irmãos tiveram conhecimento do óbito por mero acaso, em Janeiro deste ano, quando se preparavam para assinar uma escritura e foram informados pela Conservatória de Alpiarça.
Ana Maria Lopes julgava-o vivo, até porque nunca deixou de receber correspondência dos tribunais dirigida ao irmão. "Mas eu própria dirigi-me à GNR, poucos dias depois de saber que o meu irmão tinha morrido", conclui a mulher.