quarta-feira, 20 de março de 2013

 PARA NÃO ESQUECER......



Kate ameaçada de morte

Kate McCann recebeu uma ameaça de morte através da internet, que está a ser tratada com especial cuidado pela polícia inglesa, devido ao facto de a mãe de Maddie, criança desaparecida em 2007 na Praia da Luz, Algarve, ir correr a Maratona de Londres já no próximo mês.
 PORTUGAL DE HOJECriança expulsa de infantário

Fábio Boaventura, de cinco anos, conseguiu sair sozinho do infantário da Associação de Solidariedade Social e de Apoio à Família (ASSAF), em Forte da Casa, Vila Franca de Xira. Andou 15 minutos até chegar a casa, incluindo um percurso pela Estrada Nacional 10, e regressou ao infantário, ao ver que não estava ninguém em casa. Encontrou a mãe, Fábia, no infantário, desesperada por ninguém saber onde estava o menino
Posted: 19 Mar 2013 06:36 AM PDT

Talvez poucas pessoas saibam que a fábrica de armas Pietro Beretta Ltda. (a maior indústria de armas no mundo) é controlada pela Holding SpA Beretta e que o acionista majoritário da Holding SpA Beretta, depois de Gussalli Ugo Beretta, é o Instituto para Obras de Religião (IOR), comumente conhecido como Banco do Vaticano, instituição privada, fundada em 1942 pelo Papa Pio 12 e com sede na Cidade do Vaticano.

A história por trás de tudo isso é a seguinte:

Roma não foi construída em um dia, tampouco o Vaticano, e menos ainda sua opulência atual. Isso tem suas raízes no século 4 da era cristã, quando o imperador Constantino se converteu ao cristianismo e colocou à disposição do papa Silvestre I uma fortuna colossal – de fato o transformou no primeiro papa rico na história.


A Igreja Católica é a única organização religiosa do mundo que tem como quartel-general um estado independente: a cidade do Vaticano. Com seus 0,44 quilômetro quadrado de superfície o Vaticano é muito menor do que muitos campos de golfe no mundo; e para percorrê-lo sem pressa não se necessita muito mais que uma hora; contar suas riquezas, contudo, levaria bastante mais tempo.

A moderna opulência do Vaticano baseia-se na generosidade de Benito Mussolini que, graças à assinatura do Tratado de Latrão entre seu governo e o Vaticano, outorgou à Igreja Católica uma série de garantias e medidas de proteção. A Santa Sé conseguiu que a reconhecessem como um estado soberano, beneficiou-se com a isenção fiscal de sua propriedade para beneficiar seus cidadãos, que não precisavam pagar os direitos aduaneiros pelo que importavam do exterior. Foi-lhe concedida imunidade diplomática e seus diplomatas começaram a desfrutar dos privilégios da profissão, igual assim como os diplomatas estrangeiros reconhecidos junto à Santa Sé. Mussolini prometeu introduzir o ensino da religião católica em todas as escolas do país e deixou a instituição do casamento sob a égide das leis canônicas, que não admitiam o divórcio. Os benefícios que o Vaticano recebeu foram enormes, dentre eles, os benefícios fiscais foram preponderantes.

Em 1933, o Vaticano mais uma vez demonstrou sua capacidade de estabelecer negócios lucrativos com os governos fascistas. A concordata de 1929, assinada com Mussolini, foi seguida por outra entre a Santa Sé e o 3º Reich de Hitler. O gestor Francesco Pacelli foi uma das figuras-chave do pacto com Mussolini: seu irmão, o cardeal Eugênio Pacelli, futuro papa Pio 12, foi responsável pela negociação como secretário de Estado do Vaticano, assinando um tratado com a Alemanha de Hitler. Pio 12 conhecia bem a Alemanha. Ele fora núncio em Berlim, durante a 1ª Guerra Mundial, e depois, como secretário de Estado de Pio 11, teve inúmeras intervenções no rumo que estava tomando a política alemã. Nesta qualidade interveio decisivamente na encíclica de Pio 11, conhecida como Mit brennender sorge (que se pode traduzir “Com preocupação ardente”). A iniciativa da encíclica partiu, ao contrário do que se acredita, dos bispos alemães, sendo o primeiro rascunho escrito em Roma pelo Cardeal Faulhaber. O então cardeal Pacelli, que fala alemão, deu-lhe a forma final, apresentada a Pio 11, sendo então assinada e publicada. Apesar da constante e grande pressão mundial, o papa Pio 12 sempre se negou a excomungar Hitler e Mussolini; seu pontificado foi caracterizado pela adoção de uma falsa postura de neutralidade. Quando os nazistas invadiram a Polônia, o papa Pio 12 se recusou a condenar a invasão; uma das maiores vantagens que obteria o Vaticano do muito lucrativo acordo que mantinha com Hitler era a confirmação de Kirchensteuer, um imposto eclesiástico; trata-se de um imposto estadual que ainda hoje os fiéis alemães devem pagar, e só podem escapar se renunciarem à sua religião. Na prática, muito poucos renunciam. Este imposto representa por si só entre 8 e 10% dos impostos totais arrecadados pelo governo alemão.

Os números do Vaticano

Estima-se que o Vaticano seja o dono de cerca de 20% a 30% dos imóveis da Itália, incluindo igrejas, escolas, hospitais, clínicas e até hotéis.

Beatriz Olivon - No final de fevereiro, o papa Bento 16 deixará o cargo. Assim, ele deixa de ser chefe do Estado da cidade do Vaticano, o menor Estado do mundo em tamanho e um dos menores em população. O Estado da cidade do Vaticano tem 0,44 quilômetro quadrado, sendo o menor estado independente do mundo, de acordo com o banco de dados do livro CIA, o World Factbook. O Vaticano tem pouco mais de 800 moradores – 836, de acordo com estimativas de julho de 2012, só há dois estados com menos habitantes. Em 2011, a força de trabalho somava 2.800 pessoas, a maior parte delas mora fora do Vaticano e está empregada na área de serviços.

Estima-se que o Vaticano seja o dono de cerca de 20% a 30% dos imóveis da Itália, incluindo igrejas, escolas, hospitais, clínicas e até hotéis. Durante a crise econômica, um antigo imposto sobre bens imóveis que tinha sido extinto retornou e a oposição pediu que ele também fosse aplicado às propriedades do Vaticano.

Crise - Assim como seus pares na Europa, o Vaticano também sentiu a crise financeira. O livro da CIA afirma que nem o Vaticano escapou das dificuldades financeiras que afetaram a Europa e, em 2012, começou a avaliar onde cortar custos para reverter o déficit no orçamento de 2011. Os rendimentos foram de US$308 milhões em 2011 enquanto os gastos foram de US$326,4 milhões.

A maioria dos gastos públicos vai para salários e outros custos com pessoal. O relatório afirma que os rendimentos e condições de vida dos trabalhadores são comparáveis aos dos que trabalham em Roma.

O Vaticano é financiado por diversas fontes, incluindo investimentos, aluguel dos imóveis e doações. Uma coleta anual nas dioceses somada a doações diretas vai para um outro fundo usado diretamente pelo papa para caridade, desastres e ajuda a igrejas em países em desenvolvimento, segundo o CIA, o World Factbook. As doações aumentaram entre 2010 e 2011, segundo a CIA.

O orçamento do Estado da cidade do Vaticano inclui a receita dos museus, correio e venda de souvenir. A receita também aumentou entre 2010 e 2011 por causa do aumento no número de horas de funcionamento dos museus e do maior número de visitantes, segundo o relatório.

Referencias:
BBC , Forum anti nova ordem mundial

Fonte:
Brasilia em pauta e http://www.nosdiasdenoe.tk/
Posted: 19 Mar 2013 06:45 PM PDT
Enviado por Brandon Taylor
Correspondente no Reino Unido


O Parlamento do Chipre rejeitou, nesta terça-feira, a cobrança compulsória de uma taxa sobre os depósitos dos correntistas do país - e que seria usada para financiar um pacote de resgate ao sistema financeiro cipriota.

A Casa, de 56 assentos, registrou 36 votos contra a impopular taxa e 19 abstenções. Enquanto isso, fora do Parlamento, milhares de manifestantes saíram às ruas para protestar contra a cobrança.

A taxa é uma precondição para que o Chipre receba um resgate de 10 bilhões de euros da União Europeia.

A rejeição à cobrança coloca em dúvida o pacote de resgate e a saúde do sistema financeiro cipriota, à beira do colapso.

Ministros das Finanças da zona do euro alegam que os dois maiores bancos do Chipre vão falir se não houver algum tipo de acordo.

Via: BBC


Exclusivo CM
Arguidos esgotam todos os recursos
Processo Casa Pia transita hoje em julgado. Carlos Cruz, Jorge Ritto e Manuel Abrantes mais perto de prisão. Para ler no CM.
01h00 Nº de votos (1) Comentários (0)
Exclusivo CM
Reforma e salário dão um milhão a Belmiro
Descontos para a Segurança Social valem pensão superior a 5000 euros a Belmiro de Azevedo. Saiba tudo no CM.



Posted: 19 Mar 2013 08:30 AM PDT
 
 
A taxa sobre os depósitos dos cipriotas representa muito mais do que um simples assalto à economia do seu povo. Chipre está a ser vítima de uma guerra estratégica para o controlo do Mediterrâneo Oriental.

Os 10 mil milhões necessários  poderiam facilmente ter sido pagos com o Fundo de estabilização Europeu, mas a Europa quis medir forças com a Russia, que é quem mais perde com esta mediada. 

A Russia vai jogar uma cartada decisiva: cobrir esse valor para não perder os seus interesses na exploração de gás nas águas de Chipre e assim impedir a hegemonia de Israel na Região.


Um paraíso fiscal que se tornou num pesadelo.


A Nações são verdadeiros piões no xadrez geo-político e financeiros mundial e as suas populações os seus escravos. Este caso não é diferente. No caso de Chipre, o resgate de 10 mil milhões de euros representa uma soma relativamente modesta que poderia ter sido realizada através do mecanismo europeu de estabilização, criado para esse efeito. Não o foi, voluntariamente, pelas razões estratégicas de que é palco esta região.


O sector financeiro de Chipre está hipertrofiado, o seu peso é de sete vezes o do PIB do país, Chipre tornou-se assim num verdadeiro casino no Mediterrâneo. Com condições fiscais bastante favoráveis, um terço dos depósitos são provenientes do estrangeiro. Só os capitais russos acendem a mais de 20 mil milhões de euros.


Chipre é um paraíso fiscal, uma espécie de off-shore, onde numerosas empresas russas lavam o seu dinheiro. Com as medidas decretadas, os russos poderão perder 3 mil milhões de euros.


Esta medida, em termos puramente económicos, não faz sentido, é contraproducente, dado que a fuga dos depósitos bancários poderá atingir 20 a 30 mil milhões de euros, ou seja três vezes o resgate.



Uma medida anti-constitucional.


Algumas pessoas ficaram admiradas pelo facto de que uma medida tão drástica tenha sido tomada sem a consulta prévia dos parlamento, de Chipre e Europeu, que teoricamente deveriam representar o povo.


Quanto ao Parlamento Europeu, este não serve para nada, apenas para legitimar o "sistema" no seio da União Europeia, ele tem apenas um papel consultivo, e no caso de Chipre nem sequer foi consultado. Tudo se decide no seio da União Europeia entre os ministros das finanças e a Comissão, ou seja, têm poder executivo e legislativo.


Quanto ao Parlamento de Chipre, nem sequer foi posto ao corrente destas medidas. Claro que deverá pronunciar-se nas próximas horas, mas não poderá recusar as medidas, dado que a ajuda da Troika está dependente da aprovação desta medida.


A cartada de Moscovo.


Moscovo fala em "confiscação de bens estrangeiros" e de "uma decisão injusta, não profissional e perigosa".  A Russia está a jogar uma cartada de mestre: cobrir grande parte do resgate, dos 10 mil milhões de euros que Chipre necessita, em troca do monopólio da exploração de gás no espaço económico exclusiva da ilha.


O que realmente está em questão não é tanto a questão financeira de Chipre, trata-se é do controlo das reservas de gás na região oriental do Mediterrâneo.


Imensas reservas de gás foram descobertas nas águas de Chipre e estas representam uma corrida estratégica fundamental entre a Russia (com Gazprom) e Israel contra o Líbano, a Síria, o Egipto e a Turquia no controlo desta região.


Não é puro acaso que os países desta zona viram-se recentemente confrontados com "Primaveras Árabes", queda de regimes ou desestabilizações como no caso da Grécia.


A finança e a política estão intimamente ligadas, os financeiros colocam as pessoas que querem nos lugares que querem e estas fazem o que eles lhes ordenaram de fazer.



Taxar os depósitos: um teste para aplicação futura noutros países.


Estas medidas irão criar um "precedente" que poderá ser aplicado aos países com os mesmos problemas que Chipre, leia-se os do sul da Europa. Foi escolhido como teste, porque sendo pequeno e longe do centro da Europa, as revoltas terão poucas repercuções mediáticas nos outros países europeus.


Os portugueses, os gregos, os espanhóis, os italianos, deveriam estar inquietos quanto aos seus depósitos. Quando os impostos não forem suficientes para pagarem as dívidas, será utilizado o mesmo roubo imposto a Chipre. Dizemo-nos sempre, para nos convencermos, que isso não irá acontecer, mas acontece, com a simple justificação que situações excepcionais justificam medidas excepcionais.



Posted: 19 Mar 2013 04:30 AM PDT
Submeter um formulário num site significa aderir. No entanto, não existe informação de adesão no site. Segundo a EDP, o contrato “não serve para nada”.
A EDP “sofreu” com o mercado livre. Para isso, na altura da liberalização do mercado de energia, criou uma empresa do mesmo grupo e com o mesmo fim. Existem portanto duas empresas: EDP Comercial que actua no mercado livre e EDP Universal que actua no mercado com tarifa fixa.
Estas empresas não deixam de ser do mesmo grupo, antes pelo contrário, como se irá poder ver, basta o preenchimento de um formulário no site para uma adesão. A mão de uma empresa lava a outra mão da outra empresa.




O formulário online

No formulário online que está disponível aqui, após total preenchimento, somos informados que teremos um contacto brevemente. Das três pessoas que o Tugaleaks tem conhecimento que foram afectadas pela passagem contratual sem assinatura ou concordância, todos receberam o contrato para assinar. Não o enviaram, mas de nada valeu. A alteração foi efectuada.
De ressalvar ainda que existe a obrigatoriedade no formulário da EDP Comercial de facultar os dados a terceiros para markting e de indicar o NIB para ser cobrada a mensalidade da luz por débito directo. Sem a checkbox da cedência de dados, não se pode avançar com o contrato.




O contrato

Segundo contacto telefónico do Tugaleaks com a EDP (ambas as empresas) indicaram que não era preciso documentos. A EDP Universal indicou que “não havia documentos para comprovar a mudança” e que “se outro operador pedir, nós cancelamos”. Por outro lado, a EDP Comercial indicou que “o contrato não serve para nada”, mas não nos soube indicar se uma adesão via site tinha validade legal.
Já nas condições gerais do contrato, é indicado no ponto 2.2 que “O Contrato entra em vigor na data da sua assinatura (…)”. Temos três casos onde isso não foi preciso. Os contratos chegaram a casa dos clientes, mas continuam lá.

O Tugaleaks não tem até ao momento conhecimento de qualquer empresa além da EDP Comercial a praticar esta ilegalidade. Encaminhámos por isso os afectados por esta situação, escandalosa e danosa, para o Provedor do Cliente EDP. Mas sendo empresas do mesmo grupo, será que vai existir algo a fazer se não “comer e andar”.

EDP sem responder

Contactámos a EDP através dos contactos para Jornalistas, e identificamo-nos como Movimento Cívico que tinha detectado uma irregularidade no funcionamento da EDP, com a intenção de publicar a informação no nosso website. Foi-nos informado um e-mail de Rute F. (decidimos ocultar o nome completo) para o qual foram enviadas algumas questões. Recebemos recibo de leitura, mas não recebemos resposta.

O Tugaleaks vem assim avisar todos os seus leitores para terem cuidado redobrado na elaboração de contratos com prestadores de energia no mercado liberalizado, sobretudo na EDP Comercial.

Mulheres conduzem mesmo pior que os homens

Investigação teve em conta a estatística de acidentes ao longo de 19 anos e revela que as mulheres têm mais acidentes que os homens. Há muito que se discute quase como a velha questão de quem nasceu primeiro, ovo ou galinha? Afinal, quem conduz melhor, homem ou mulher? Eles dizem que é o sexo oposto. [...]
"Protejam as crianças e os idosos"
O papa dos pobres e dos humildes. Já parecia estar definido o tipo de pastor que Francisco pretende ser, mas ficou claramente patente, na homilia da missa de inauguração do seu pontificado, ontem de manhã, na Praça de São Pedro, em Roma, que terá na primeira linha das suas preocupações os mais desfavorecidos.
Escola deixa alunos na rua horas a fio
Dezenas de alunos da Escola Básica de 2º e 3º ciclo Hermenegildo Capelo, em Palmela, são forçados a ficar no exterior do estabelecimento, por vezes à chuva e ao frio, entre as 8 e as 10 da manhã, denunciam os encarregados de educação. São alunos que moram fora de Palmela e apanham o autocarro no único horário disponível, às 7h30. Chegam à escola pelas 8h00 mas a direção só autoriza a entrada perto das 10h00, quando começam as aulas dos Cursos de Educação e Formação (CEF).
Posted: 19 Mar 2013 01:36 PM PDT
O Secretário de Estado Adjunto do Ministro-Adjunto e dos Assuntos Parlamentares, Feliciano Barreiras Duarte, que tutela o Alto Comissariado para a Imigração e Dialogo Intercultural, assinou os despachos de atribuição de subsídios a 35 Associações de Imigrantes, ao abrigo do Programa de Apoio ao Associativismo Imigrante 2013, no valor global de cerca de 670 mil euros. (M) É para este tipo de projectos , que vai o dinheiro dos subsídios e impostos do portugueses!

[Esta mensagem é um resumo do texto original. Para ler a história completa visite a respectiva página]
Posted: 19 Mar 2013 07:55 AM PDT
Nos últimos tempos, tem vindo a público a notícia de que o (des)governo deste país, por intermédio do Ministro da Defesa, José Pedro Aguiar-Branco, tem planos para o fecho do centenário Instituto de Odivelas e para a transformação do Colégio Militar num externato misto. Ambas estas medidas, a par de outras desejadas pelo actual Governo para a reestruturação dos estabelecimentos militares de ensino, poderão levar à destruição de um excelente modelo de ensino e dos valores transmitidos por estas instituições históricas, não só aos seus educandos mas também a toda sociedade portuguesa. O PNR opõe- se a esta medida cega de destruição dos Estabelecimentos Militares de Ensino, e estando solidário com as Associações de Pais e de Encarregados de Educação dessas instituições, exorta todos os nacionalistas a apoiar a Vigília pela defesa do Instituto de Odivelas, que se vai realizar no dia 20 de Março, pelas 20:00, junto ao Mosteiro de S. Bernardo e S. Dinis, no Largo D. Dinis, na cidade de...

[Esta mensagem é um resumo do texto original. Para ler a história completa visite a respectiva página]
Violada em mata por rapaz amigo
Ana, nome fictício, tinha 15 anos. No verão do ano passado, um rapaz que conhecia uma sua amiga - e que mora perto da sua casa - começou a enviar lhe várias mensagens. Trocaram algumas palavras durante meses e aquele assediou-a. Esta semana, convenceu-a a encontrarem-se e não hesitou: violou--a. Foi preso pelos inspetores da Polícia Judiciária do Porto e foi libertado, sem qualquer medida de coação.
Buscas à casa de Christine Lagarde
Polícia francesa realizou buscas a residência da presidente do FMI, em Paris.

Buscas na residência de Christine Lagarde em Paris

Por Agência Lusa, publicado em 20 Mar 2013 - 13:06 | Actualizado há 6 horas 41 minutos







  • Lagarde FMI
A polícia francesa realizou hoje buscas na residência da diretora do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, em Paris, no âmbito da investigação de um caso que remonta à época em que era ministra das Finanças.
“A senhora Lagarde não tem nada a esconder”, disse o advogado, Yves Repiquet, à agência France Presse, acrescentando que a diretora do FMI não foi ouvida no processo.
Ministra da Economia e Finanças de França entre 2007 e 2011, Christine Lagarde decidiu em 2007 recorrer a um tribunal arbitral para resolver um litígio entre o organismo público que geria o passivo do Crédit Lyonnais (CDR) e o empresário e antigo ministro Bernard Tapie.
Em julho de 2008, o tribunal arbitral, que é uma jurisdição privada, condenou o CDR a indemnizar Tapie em 285 milhões de euros (400 milhões com juros).
A justiça francesa está a investigar se esta arbitragem lesou ilegalmente o Estado. No âmbito da investigação já foram feitas buscas às residências e escritórios do antigo secretário-geral da presidência Claude Guéant, de Bernard Tapie e do então chefe de gabinete de Christine Lagarde, Stéphane Richard.