terça-feira, 10 de abril de 2012

"....que só há dinheiro para tratar os ricos, que não sobra nada para os pobres".




"Como é possível que tantos continuem a acreditar nas mentiras de tão poucos, que tantos continuem dispostos a vender os seus primogénitos para enriquecer os mais ricos dos ricos? Como é possível prescindir do futuro, da liberdade, da democracia, como temos andado a fazer? Apetece-nos emigrar para o Brasil, para a Tunísia, para algum sítio onde ainda pareça possível melhorar alguma coisa, mas a peçonha invadiu o mundo. Nos EUA, na Irlanda ou em Portugal, repete-se que o Serviço Nacional de Saúde não é sustentável, que só há dinheiro para tratar os ricos, que não sobra nada para os pobres".
José Vítor Malheiros, Público

A CHULICE E OS ROUBOS NÃO PARAM

Lisboa

16º C



COMENTÁRIO MAIS VOTADO

"e por isso os preços nao param de aumentar!!!!! e eu banhadas na bomba irei dar,lol..."


09 Abril 2012

Assembleia Geral

Galp distribui 6,4 milhões a gestores

Saiba quanto vai ganhar o futuro presidente da Galp Energia.

Por:Sofia Piçarra

Américo Amorim poderá contar, como futuro presidente da Galp Energia, com um salário anual de 210 mil euros, de acordo com o relatório de governo da empresa sobre a remuneração paga em 2011 a Murteira Nabo, actualmente no cargo. São 15 mil euros mensais, ainda assim longe dos 117 mil entregues ao presidente executivo, Ferreira de Oliveira, que deverá manter-se no cargo. No ano passado, o administrador levou para casa 1,337 milhões de euros de salário fixo, a que somou ainda mais de 305 mil euros de remuneração variável.

Já o conselheiro de Estado, e ex-presidente da SIBS, Vítor Bento e o antigo secretário de Estado do Tesouro de José Sócrates, Carlos Costa Pina, hoje na Ongoing, que são as novidades na lista de nomes propostos para a nova administração como vogais, podem receber cerca de 44,5 mil euros mensais.

A remuneração é variável conforme a sua futura posição na empresa, mas José António Marques Gonçalves, o administrador mais bem pago depois de Ferreira de Oliveira, aufere 532 mil euros, mais 91 mil em remuneração variável: cerca de 44,5 mil euros por mês. Os administradores não executivos recebem, no mínimo, três mil euros.

Em 2011, a Galp Energia distribuiu 6,4 milhões de euros em remunerações na administração. Destes, 4,3 milhões de euros foram para a comissão executiva e 1,6 milhões para salários de gestores não executivos com funções de gestão noutras empresas do grupo. Já os administradores não executivos e que não exercem funções executivas noutras empresas da Galp receberam 500 mil.

Os nomes deverão ser aprovados na próxima assembleia geral, a 24 de Abril, que vai escolher os órgãos sociais para o triénio 2012-2014. Na lista, Américo Amorim, que detém 33,34% da petrolífera, através da Amorim Energia, reforça a sua presença na Galp, já que a filha, Paula Ramos Amorim, e Diogo Mendonça Tavares, vogal do grupo, integram a proposta.

ASSEMBLEIA MUDA ESTATUTOS PARA SAÍDA DA ENI

A assembleia geral da Galp vai escolher os novos órgãos sociais, mas também a alteração aos estatutos, que permitem à Amorim Energia reforçar a sua participação na empresa, de 33,34%. A ENI, que detém o mesmo valor, está a negociar a saída com Américo Amorim, que tem direito de preferência, mas também com a Sonangol, que sempre procurou um lugar na petrolífera. A CGD, que detém 1%, terá de abdicar do seu direito de compra e vender a sua posição, conforme acordado com a troika.

Preços da gasolina em Portugal sobem dia sim, dia não

Catarina Melo
10/04/12 00:05

enviar noticia
29 leitores
Numa altura em que as dificuldades económicas se agravam, os portugueses gastam cada vez mais na altura de abastecer o carro de combustível.

Numa altura em que as dificuldades económicas se agravam, os portugueses gastam cada vez mais na altura de abastecer o carro de combustível.

Gasolineiras a operar em Portugal acompanhem a Galp e avancem com novas mexidas nos seus tarifários.

As subidas de preços têm afectado tanto os condutores de carros abastecidos a gasolina, como a gasóleo. Contudo, é sobretudo na gasolina onde se têm feito sentir as maiores subidas. Se o litro de gasóleo já encareceu mais de 6% desde o início do ano, no caso da gasolina sem chumbo 95 octanas, o aumento de preços ultrapassa já os 12%. Mais: Recuando até ao início de 2012, é possível concluir que, em média, os preços da gasolina sobem pelo menos uma vez em cada dois dias.

Para chegar a esta conclusão foi tida em consideração a evolução diária dos preços médios dos combustíveis divulgados pela Direcção Geral de Energia e Geologia (DGEG) através do site http://www.precoscombustiveis.dgge.pt. Analisando esse histórico, constata-se que no acumulado ano, o preço da gasolina subiu em 57% dos dias, enquanto que ocorreram descidas em apenas 38% dos dias. Nos dias em que ocorreram subidas de preços, a gasolina ficou mais cara, em média, 0,6 cêntimos. Já nas descidas, a média diária foi de apenas 0,4 cêntimos. Os incrementos também marcam o dia-a-dia dos condutores de viaturas abastecidas a diesel, mas numa dimensão um pouco menor. Em 2012, cotação do gasóleo aumentou em 49% dos dias, ao passo que as descidas marcaram 40% dos dias.

ENCHAM ATÉ REBENTAREM............


".....Não há pior analfabeto que o analfabeto político..."

"Não há pior analfabeto que o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. O analfabeto político é tão burro que se orgulha de o ser e, de peito feito, diz que detesta a política. Não sabe, o imbecil, que da sua ignorância política é que nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos que é o político vigarista, desonesto, o corrupto e lacaio dos exploradores do povo."


Bertolt Brecht (1898-1956)

DELITO DE OPINIÃO: ISTO DE CUSPIR PARA O AR NUNCA DEU BOM RESULTADO

por João Campos | 10.04.12
No Público: Mário Soares considera que as medidas de austeridade não estão a atingir de forma equilibrada todos os portugueses. Para o ex-Presidente da República os cortes decididos pelo Governo em resposta à crise económica “têm atingido gravemente os mais desfavorecidos e a classe média, em via de empobrecimento” mas “os mais favorecidos não são atingidos”. Por uma vez, estou completamente de acordo com o nosso ex-Presidente da República. Aliás, proponho mesmo que Mário Soares, uma vez que não está entre "os mais desfavorecidos" ou mesmo na "classe média, em via de empbrecimento", sirva de exemplo, e que lhe sejam retiradas várias mordomias, como carrinho do Estado com motorista e, já agora, plafond para multas por excesso de velocidade.

ESTÃO A VENDEREM-NOS A PATACO!!!

de colonizadores a colonizados


O Primeiro-Ministro está a andar por Moçambique. Faz-me lembrar os vendedores de outros tempos que, de terra em terra, vendiam peças de ouro e prata a preços mais baratos do que nas lojas.
.
Só que, agora, o objecto de venda é o nosso património, o seu, o meu, o de todos. Da China aos Estados Unidos, do Brasil a Angola e Moçambique, vamos sendo colonizados e espoliados do pouco que nos resta, que é também para isso que "a crise" foi inventada.
.
De Passos a Portas, de Gaspar a Pereira, todos os vendilhões ministros se apressam a vender-nos a pataco. Porque a troika manda e Passos quer.
> ECONOMIA <

> Portugal a liderar tudo o que é negativo, já que foi o Estado-membro da OCDE que registou a maior quebra no PIB nos últimos três meses de 2011. > Nova subida dos combustíveis. O preço da gasolina voltou a subir, atingindo o valor mais elevado de sempre. > Indústrias de Defesa? Onde? O Secretário de Estado Adjunto e da Defesa Nacional, Paulo Braga Lino, afirmou que as indústrias de defesa «possuem carácter estruturante e dispõem de um potencial exportador significativo para a economia nacional». > CGD vende 9,58% da Cimpor à brasileira Camargo. Esta decisão da CGD acaba por ser uma surpresa, já que havia indicações de que pretendia ficar com as acções da Cimpor, até porque haveria autorização da troika para manter esta posição. Já cansa repetir-se sempre o mesmo em relação às políticas absurdas que se têm desenvolvido para enfrentar a crise em que nos puseram. Mas, muito mais, cansa assistirmos, dia após dia, à persistência em erros que estão a...

E ASSIM A CULPA VAI MORRER SOLTEIRA E UMA GRANDE PUTA!!!


Sim, a culpa da crise é dos funcionários públicos - muito bom!

ESTA TENHO QUE REPASSAR …


Sim, a culpa da crise é do funcionário público Vítor Constâncio que não viu, ou não quis ver o buraco do BPN;

Sim, a culpa da crise é do funcionário público Teixeira dos Santos que não viu, ou não quis ver o buraco da Madeira;

Sim, a culpa da crise é do funcionário público Alberto João Jardim que
criou "às escondidas para os do continente não cortarem nas tranches" um buraco de seis mil milhões de euros;

Sim, a culpa da crise é dos funcionários públicos da Assembleia da República que auferiram só em ajudas de custo no ano de 2010 a módica quantia de três milhões de euros, fora os salários e demais benefícios;

Sim, a culpa da crise é dos funcionários públicos que gerem, continuamente, em prejuízo as empresas públicas como a Metro do Porto, CP, ANACOM, REFER, REN, CARRIS, EDP, PT, Estradas de Portugal, Águas de Portugal, . a lista é interminável, mas não abdicam das viaturas topo de gama, telemóveis, talões de combustível... enfim a lista é interminável;



Sim, a culpa da crise é dos funcionários públicos das Juntas de Freguesia e Câmaras Municipais que ganham por cada reunião assistida;
.
Sim, a culpa da crise é dos funcionários públicos da Assembleia da República, já reformados, com as suas subvenções vitalícias por meros 6 anos de "serviço". Reformados alguns com apenas 40 anos de idade!!! Quantos são desde 1974? Enfim, a lista é interminável.

Sim, a culpa da crise é dos funcionários públicos que presidem fundações como a Guimarães 2012 com salários imorais, na ordem dos milhares de euros.
Quantas são? Enfim, a lista é interminável;

Sim, a culpa da crise é dos funcionários públicos que compram submarinos;
Sim, a culpa da crise é dos funcionários públicos que adjudicam pareceres jurídicos a empresas de advogados, quando podiam solicitar o mesmo serviço às Universidades, pagando dez vezes menos, ajudando dez vezes mais as finanças das mesmas;

Sim, a culpa da crise é dos funcionários públicos que adjudicaram obras permitindo as famosas "derrapagens financeiras". E quem paga?

É o Estado!!!

Etc., etc., etc..

Sim, a culpa da crise é desses funcionários públicos, e não dos funcionários publicos que trabalham arduamente para alimentar estes pulhas O pagador de impostos.
CÊ NUNO

ELE AGORA VIROU-SE PARA ÁFRICA ONDE A CORRUPÇÃO É A IMAGEM DE MARCA!

Angola: CORRUPÇÃO JÁ AFETA DIREITOS FUNDAMENTAIS - relatório

NME - Lusa

Luanda, 09 abr (Lusa) - O nível de corrupção em Angola já afeta os direitos fundamentais, disse hoje à Lusa em Luanda o presidente da organização não-governamental Associação Justiça, Paz e Democracia (AJPD), que divulgou esta tarde um relatório sobre a corrupção no país.

António Ventura falava à Lusa à margem da apresentação do estudo "A Topografia da Corrupção e da Falta de Transparência em Angola", que começou a ser elaborado em janeiro de 2010 e apresenta os 10 sinais e caminhos mais visíveis da corrupção em Angola.

De acordo com António Ventura, o documento pretende contribuir para que procuradores, juízes e o Presidente do Tribunal de Contas tenham sinais para "estar atentos e identificar práticas de corrupção e de falta de transparência a nível dos gestores públicos".

"Temos a certeza de que o impacto da corrupção na nossa sociedade é cada vez mais forte e já está afetar até mesmo a proteção dos próprios direitos fundamentais, sobretudo os direitos económicos e sociais, como a educação e a saúde. Não temos outro caminho que não seja o otimismo, não para estancar a corrupção no seu todo, mas para minimizar sobretudo o seu impacto na vida das pessoas", sublinhou António Ventura.

O presidente da AJPD referiu igualmente que este trabalho de sistematização das várias práticas de corrupção identificadas a nível da administração pública, vem na sequência do programa denominado "Boa Governação, Transparência e Cidadania" da AJPD, cuja intenção é dar o seu contributo à política de tolerância zero anunciada há alguns anos pelo Presidente da República José Eduardo dos Santos.

"Infelizmente, daquilo que temos estado a acompanhar, para além da aprovação da Lei da Probidade Pública e algumas medidas administrativas que têm sido tomadas pelo Executivo, não conseguimos ainda vislumbrar que de facto o combate à corrupção tenha surtido os seus efeitos", lamentou.

Ao descrever a forma como foi elaborado o trabalho, António Ventura apontou algumas dificuldades na sua realização, como a identificação de exemplos para determinadas práticas, que fez recorrer várias vezes a informações disponíveis em outros relatórios ou na imprensa.

"Sentimo-nos satisfeitos, sobretudo pelo facto de sistematizarmos as práticas, algumas delas até já reconhecidas por autoridades angolanas. Por exemplo uma das coisas que identificámos é que muitas vezes há a prática de enriquecimento ilícito através das contratações. Servidores públicos que várias vezes acabam por contratar empresas nas quais eles próprios têm interesses", apontou.

O ativista disse que o relatório é mais um passo do programa que a AJPD está a levar a cabo, salientando que já foi feito há alguns anos o levantamento de toda a legislação - Penal, Civil ou Comercial - que pode ser usada no combate à corrupção em Angola, bem como uma conferência com especialistas para analisar o impacto e formas de combate a esse mal.

"Este ano estamos a publicar este relatório sobre as práticas e obviamente no próximo ano vamos voltar a fazer outros estudos sobre o impacto da corrupção e a sua relação com os direitos humanos em determinados sectores da vida social. Vamos concretizar essas práticas que aqui identificámos, que são dez, no sector concreto da vida social", concluiu.

PORTUGUESES APRENDEI A VIVER SEM COMER...!!!

PASSOS COELHO: "O ALDRABAS QUE ENGANOU E MENTIU AOS PORTUGUESES"


Esta gajada é toda igual.... Clique a seguir e ouça um aldrabão bem pior que o Sócrates! Este cavalheiro vai colocar os portugueses a pão e laranjas!
Clique


Pedro Passos Coelho – Best of 2010-2011


Durante 2010 e 2011, Pedro Passos Coelho disse que sim, disse que não e disse o contrário. Durante várias semanas recolhi, compilei e compus as melhores declarações deste extraordinário homem. Hoje, tenho o prazer de apresentar os melhores momentos de Pedro Passos Coelho (e o Rodrigo Moita de Deus há-de desculpar o roubo descarado deste texto).
Adenda: Especialmente esclarecedoras as afirmações deste extraordinário homem, nos últimos 2 anos, após a declaração ao país acerca do Orçamento de Estado para 2012.
Publicado originalmente no Aventar
share


Grande Lisboa: Polícia judiciária tem imagens de videovigilância


Pistola em punho e cara destapada, dois assaltantes de sotaque brasileiro invadiram domingo à tarde a Farmácia do Altinho, na Pontinh

a, Odivelas, aterrorizando a funcionária, que estava sozinha ao balcão.


Grande Lisboa: Polícia judiciária tem imagens de videovigilância


Pistola em punho e cara destapada, dois assaltantes de sotaque brasileiro invadiram domingo à tarde a Farmácia do Altinho, na Pontinh

a, Odivelas, aterrorizando a funcionária, que estava sozinha ao balcão.
Combustíveis

Preços da gasolina em Portugal sobem dia sim, dia não

Catarina Melo
10/04/12 00:05

enviar noticia
29 leitores
Numa altura em que as dificuldades económicas se agravam, os portugueses gastam cada vez mais na altura de abastecer o carro de combustível.

Numa altura em que as dificuldades económicas se agravam, os portugueses gastam cada vez mais na altura de abastecer o carro de combustível.

Gasolineiras a operar em Portugal acompanhem a Galp e avancem com novas mexidas nos seus tarifários.

As subidas de preços têm afectado tanto os condutores de carros abastecidos a gasolina, como a gasóleo. Contudo, é sobretudo na gasolina onde se têm feito sentir as maiores subidas. Se o litro de gasóleo já encareceu mais de 6% desde o início do ano, no caso da gasolina sem chumbo 95 octanas, o aumento de preços ultrapassa já os 12%. Mais: Recuando até ao início de 2012, é possível concluir que, em média, os preços da gasolina sobem pelo menos uma vez em cada dois dias.

Para chegar a esta conclusão foi tida em consideração a evolução diária dos preços médios dos combustíveis divulgados pela Direcção Geral de Energia e Geologia (DGEG) através do site http://www.precoscombustiveis.dgge.pt. Analisando esse histórico, constata-se que no acumulado ano, o preço da gasolina subiu em 57% dos dias, enquanto que ocorreram descidas em apenas 38% dos dias. Nos dias em que ocorreram subidas de preços, a gasolina ficou mais cara, em média, 0,6 cêntimos. Já nas descidas, a média diária foi de apenas 0,4 cêntimos. Os incrementos também marcam o dia-a-dia dos condutores de viaturas abastecidas a diesel, mas numa dimensão um pouco menor. Em 2012, cotação do gasóleo aumentou em 49% dos dias, ao passo que as descidas marcaram 40% dos dias.

China:

Bebé sanita abaixo

Uma mulher deu à luz numa casa de banho pública em Pequim, mas acidentalmente accionou o autoclismo e o bebé foi pela sanita abaixo. Os bombeiros resgataram a criança, que estava em estado crítico