terça-feira, 10 de abril de 2012
Lisboa
16º CAssembleia Geral
Galp distribui 6,4 milhões a gestores
Saiba quanto vai ganhar o futuro presidente da Galp Energia.
Por:Sofia Piçarra
Américo Amorim poderá contar, como futuro presidente da Galp Energia, com um salário anual de 210 mil euros, de acordo com o relatório de governo da empresa sobre a remuneração paga em 2011 a Murteira Nabo, actualmente no cargo. São 15 mil euros mensais, ainda assim longe dos 117 mil entregues ao presidente executivo, Ferreira de Oliveira, que deverá manter-se no cargo. No ano passado, o administrador levou para casa 1,337 milhões de euros de salário fixo, a que somou ainda mais de 305 mil euros de remuneração variável.
Já o conselheiro de Estado, e ex-presidente da SIBS, Vítor Bento e o antigo secretário de Estado do Tesouro de José Sócrates, Carlos Costa Pina, hoje na Ongoing, que são as novidades na lista de nomes propostos para a nova administração como vogais, podem receber cerca de 44,5 mil euros mensais.
A remuneração é variável conforme a sua futura posição na empresa, mas José António Marques Gonçalves, o administrador mais bem pago depois de Ferreira de Oliveira, aufere 532 mil euros, mais 91 mil em remuneração variável: cerca de 44,5 mil euros por mês. Os administradores não executivos recebem, no mínimo, três mil euros.
Em 2011, a Galp Energia distribuiu 6,4 milhões de euros em remunerações na administração. Destes, 4,3 milhões de euros foram para a comissão executiva e 1,6 milhões para salários de gestores não executivos com funções de gestão noutras empresas do grupo. Já os administradores não executivos e que não exercem funções executivas noutras empresas da Galp receberam 500 mil.
Os nomes deverão ser aprovados na próxima assembleia geral, a 24 de Abril, que vai escolher os órgãos sociais para o triénio 2012-2014. Na lista, Américo Amorim, que detém 33,34% da petrolífera, através da Amorim Energia, reforça a sua presença na Galp, já que a filha, Paula Ramos Amorim, e Diogo Mendonça Tavares, vogal do grupo, integram a proposta.
ASSEMBLEIA MUDA ESTATUTOS PARA SAÍDA DA ENI
A assembleia geral da Galp vai escolher os novos órgãos sociais, mas também a alteração aos estatutos, que permitem à Amorim Energia reforçar a sua participação na empresa, de 33,34%. A ENI, que detém o mesmo valor, está a negociar a saída com Américo Amorim, que tem direito de preferência, mas também com a Sonangol, que sempre procurou um lugar na petrolífera. A CGD, que detém 1%, terá de abdicar do seu direito de compra e vender a sua posição, conforme acordado com a troika.
Preços da gasolina em Portugal sobem dia sim, dia não
Catarina Melo
10/04/12 00:05
As subidas de preços têm afectado tanto os condutores de carros abastecidos a gasolina, como a gasóleo. Contudo, é sobretudo na gasolina onde se têm feito sentir as maiores subidas. Se o litro de gasóleo já encareceu mais de 6% desde o início do ano, no caso da gasolina sem chumbo 95 octanas, o aumento de preços ultrapassa já os 12%. Mais: Recuando até ao início de 2012, é possível concluir que, em média, os preços da gasolina sobem pelo menos uma vez em cada dois dias.
Para chegar a esta conclusão foi tida em consideração a evolução diária dos preços médios dos combustíveis divulgados pela Direcção Geral de Energia e Geologia (DGEG) através do site http://www.precoscombustiveis.dgge.pt. Analisando esse histórico, constata-se que no acumulado ano, o preço da gasolina subiu em 57% dos dias, enquanto que ocorreram descidas em apenas 38% dos dias. Nos dias em que ocorreram subidas de preços, a gasolina ficou mais cara, em média, 0,6 cêntimos. Já nas descidas, a média diária foi de apenas 0,4 cêntimos. Os incrementos também marcam o dia-a-dia dos condutores de viaturas abastecidas a diesel, mas numa dimensão um pouco menor. Em 2012, cotação do gasóleo aumentou em 49% dos dias, ao passo que as descidas marcaram 40% dos dias.ENCHAM ATÉ REBENTAREM............
".....Não há pior analfabeto que o analfabeto político..."
DELITO DE OPINIÃO: ISTO DE CUSPIR PARA O AR NUNCA DEU BOM RESULTADO
ESTÃO A VENDEREM-NOS A PATACO!!!
de colonizadores a colonizados
> Portugal a liderar tudo o que é negativo, já que foi o Estado-membro da OCDE que registou a maior quebra no PIB nos últimos três meses de 2011. > Nova subida dos combustíveis. O preço da gasolina voltou a subir, atingindo o valor mais elevado de sempre. > Indústrias de Defesa? Onde? O Secretário de Estado Adjunto e da Defesa Nacional, Paulo Braga Lino, afirmou que as indústrias de defesa «possuem carácter estruturante e dispõem de um potencial exportador significativo para a economia nacional». > CGD vende 9,58% da Cimpor à brasileira Camargo. Esta decisão da CGD acaba por ser uma surpresa, já que havia indicações de que pretendia ficar com as acções da Cimpor, até porque haveria autorização da troika para manter esta posição. Já cansa repetir-se sempre o mesmo em relação às políticas absurdas que se têm desenvolvido para enfrentar a crise em que nos puseram. Mas, muito mais, cansa assistirmos, dia após dia, à persistência em erros que estão a...
E ASSIM A CULPA VAI MORRER SOLTEIRA E UMA GRANDE PUTA!!!
ESTA TENHO QUE REPASSAR …
Sim, a culpa da crise é do funcionário público Vítor Constâncio que não viu, ou não quis ver o buraco do BPN;
É o Estado!!!
ELE AGORA VIROU-SE PARA ÁFRICA ONDE A CORRUPÇÃO É A IMAGEM DE MARCA!
Angola: CORRUPÇÃO JÁ AFETA DIREITOS FUNDAMENTAIS - relatório
NME - LusaPASSOS COELHO: "O ALDRABAS QUE ENGANOU E MENTIU AOS PORTUGUESES"
Pedro Passos Coelho – Best of 2010-2011
|
|
Preços da gasolina em Portugal sobem dia sim, dia não
Catarina Melo
10/04/12 00:05
As subidas de preços têm afectado tanto os condutores de carros abastecidos a gasolina, como a gasóleo. Contudo, é sobretudo na gasolina onde se têm feito sentir as maiores subidas. Se o litro de gasóleo já encareceu mais de 6% desde o início do ano, no caso da gasolina sem chumbo 95 octanas, o aumento de preços ultrapassa já os 12%. Mais: Recuando até ao início de 2012, é possível concluir que, em média, os preços da gasolina sobem pelo menos uma vez em cada dois dias.
Para chegar a esta conclusão foi tida em consideração a evolução diária dos preços médios dos combustíveis divulgados pela Direcção Geral de Energia e Geologia (DGEG) através do site http://www.precoscombustiveis.dgge.pt. Analisando esse histórico, constata-se que no acumulado ano, o preço da gasolina subiu em 57% dos dias, enquanto que ocorreram descidas em apenas 38% dos dias. Nos dias em que ocorreram subidas de preços, a gasolina ficou mais cara, em média, 0,6 cêntimos. Já nas descidas, a média diária foi de apenas 0,4 cêntimos. Os incrementos também marcam o dia-a-dia dos condutores de viaturas abastecidas a diesel, mas numa dimensão um pouco menor. Em 2012, cotação do gasóleo aumentou em 49% dos dias, ao passo que as descidas marcaram 40% dos dias.
"e por isso os preços nao param de aumentar!!!!! e eu banhadas na bomba irei dar,lol..."
09 Abril 2012