terça-feira, 10 de abril de 2012

Combustíveis

Preços da gasolina em Portugal sobem dia sim, dia não

Catarina Melo
10/04/12 00:05

enviar noticia
29 leitores
Numa altura em que as dificuldades económicas se agravam, os portugueses gastam cada vez mais na altura de abastecer o carro de combustível.

Numa altura em que as dificuldades económicas se agravam, os portugueses gastam cada vez mais na altura de abastecer o carro de combustível.

Gasolineiras a operar em Portugal acompanhem a Galp e avancem com novas mexidas nos seus tarifários.

As subidas de preços têm afectado tanto os condutores de carros abastecidos a gasolina, como a gasóleo. Contudo, é sobretudo na gasolina onde se têm feito sentir as maiores subidas. Se o litro de gasóleo já encareceu mais de 6% desde o início do ano, no caso da gasolina sem chumbo 95 octanas, o aumento de preços ultrapassa já os 12%. Mais: Recuando até ao início de 2012, é possível concluir que, em média, os preços da gasolina sobem pelo menos uma vez em cada dois dias.

Para chegar a esta conclusão foi tida em consideração a evolução diária dos preços médios dos combustíveis divulgados pela Direcção Geral de Energia e Geologia (DGEG) através do site http://www.precoscombustiveis.dgge.pt. Analisando esse histórico, constata-se que no acumulado ano, o preço da gasolina subiu em 57% dos dias, enquanto que ocorreram descidas em apenas 38% dos dias. Nos dias em que ocorreram subidas de preços, a gasolina ficou mais cara, em média, 0,6 cêntimos. Já nas descidas, a média diária foi de apenas 0,4 cêntimos. Os incrementos também marcam o dia-a-dia dos condutores de viaturas abastecidas a diesel, mas numa dimensão um pouco menor. Em 2012, cotação do gasóleo aumentou em 49% dos dias, ao passo que as descidas marcaram 40% dos dias.

Sem comentários: