quarta-feira, 17 de outubro de 2012









Portugal é um dos países mais desiguais na União Europeia em termos de pobreza

Portugal é um dos países mais desiguais na União Europeia em termos de pobreza
legenda da imagem
Alkis Konstantinidis/EPA

Portugal permanece como um dos países “mais desiguais na União Europeia”, apesar do fosso entre os mais pobres e os mais ricos ter diminuído ligeiramente nos últimos vinte anos. Os dados, que constam do estudo “Desigualdade Económica em Portugal” que vai ser apresentado no Dia Mundial para a Erradicação da Pobreza e debatido quinta-feira no Conselho Económico e Social, revelam ainda que na região de Lisboa a taxa de pobreza subiu cerca de 80 por cento nas últimas duas décadas, em contraciclo com a tendência nacional, que entre 1993 e 2009, viu descer o número de pobres de 22,5 por cento da população para 17,9 por cento.

Quarta-feira, 17 de Outubro de 2012

Portugueses e espanhóis precisam de "uma perspectiva que não seja apenas a da austeridade"

 


Entrevista ao Presidente francês
 
Alexandre Martins - Público
Hollande: "Portugueses, espanhóis e gregos estão a pagar erros de outros" 

 Presidente francês diz que chegou a hora de oferecer uma perspetiva "para além da austeridade" aos países em crise. E cita o caso de Portugal: "Não podemos infligir uma pena perpétua a nações que fizeram sacrifícios consideráveis!" Daniel Ribeiro, correspondente em Paris (www.expresso.pt) 14:32 Quarta feira, 17 de outubro de 2012 Última atualização há 2 minutos "Dirijo-me aos gregos e também aos espanhóis e aos portugueses, que estão a pagar caro os erros cometidos por outros... é tempo de oferecer a estes países uma perspetiva para além da austeridade", defende François Hollande "Dirijo-me aos gregos e também aos espanhóis e aos portugueses, que estão a pagar caro os erros cometidos por outros... é tempo de oferecer a estes países uma perspetiva para além da austeridade", defende François Hollande Getty Images 29 1 Aumentar Texto Diminuir Texto Link para esta página Imprimir Enviar por email Deixe aqui o seu comentário 4 comentários Na entrevista publicada hoje pelo vespertino "Le Monde" e seis jornais diários europeus, o Presidente francês François Hollande diz que estamos perto da saída da crise mas considera ser urgente lançar planos de crescimento na Europa, contestando a drástica austeridade imposta aos países em resgate e em grave crise. François Hollande alerta designadamente para os perigos que ameaçam a Europa, recorrendo a palavras duras e imagens claras: "A maior ameaça que paira sobre a Europa é a de deixar de ser amada, passar a ser olhada (...), em última análise, como uma casa de correção". Pena perpétua "Não podemos infligir uma pena perpétua às nações que já fizeram sacrifícios consideráveis (...), os povos têm de constatar os resultados dos esforços que fazem (...)", explica o Presidente socialista francês. Defendendo a solidariedade dos países mais ricos para com os mais pobres, afirma, por exemplo: "Não se pode admitir que no mesmo espaço monetário países se financiem a 1% e outros a 7%, temos de evitar um efeito de renda". "Dirijo-me aos gregos e também aos espanhóis e aos portugueses, que estão a pagar caro os erros cometidos por outros... é tempo de oferecer a estes países uma perspetiva para além da austeridade", acrescenta Ler mais: http://expresso.sapo.pt/hollande-portugueses-espanhois-e-gregos-estao-a-pagar-erros-de-outros=f760866#ixzz29ZDF3uVJ
 
 
 Pensões de Reforma



Como se faz em Espanha e como se faz em Portugal. Tão perto e tão diferentes atitudes... .

Dá que pensar !

Não se manifestem, não, deixem-se ficar em casa, na tranquilidade do lar à espera que os outros lhes resolvam os problemas… Depois não nos podemos queixar...

-----------------------------------------------------------------------
O 1º Ministro de Espanha em declarações à TVE, sobre a apresentação do OE-2013, referindo-se aos reformados, disse:
 ... "A primeira prioridade é tratar os pensionistas da melhor maneira possível. A minha primeira instrução ao ministro das Finanças é de que as pessoas que não se devem prejudicar são os pensionistas.
No Orçamento de Estado deste ano só há dois sectores que sobem: os juros da dívida e as pensões. Não tenho nenhum interesse e se há algo que não tocarei são as pensões, o pensionista é a pessoa mais indefesa, que tem a situação mais difícil, porque não pode ir procurar outro posto de trabalho aos 75 ou 80 anos, tendo uma situação muito mais difícil"...

Fim de citação.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Em Portugal, os pensionistas celebraram um contrato com o Estado, em que se comprometeram a descontar 14 meses por ano durante a sua vida  activa,  tendo em vista a obtenção, na altura devida, de uma pensão calculada com base no número de anos de descontos, a ser paga em 14 meses.  E cumpriram integralmente a sua parte do contrato!.
Já em 2012, a outra parte contratante, o Estado Português, que necessariamente deveria ser pessoa de bem, decidiu alterar unilateralmente as premissas desse contrato e, numa primeira fase, passou a remunerar as pensões somente durante 12 meses, e prepara-se para no ano de 2013 acrescentar ainda a essa supressão ilegítima um corte adicional de 3 a 10%.
É uma decisão administrativa ilegal e sujeita a processo judicial, e para além disso, merecedora de um protesto forte daqueles que o Estado pensa serem fracos!
 
 

BANDIDOOOOOOO SEM CABEÇA A PRÉMIO....



VIVE no ESTORIL NUMA DAS CASAS QUE ERA
DO EMPRESÁRIO JORGE DE MELLO (na Quinta Patino) e,
ao que alegadamente consta, é também proprietário de mais um lote anexo (tudo em nome de Sociedades Offshore).

VIVE SEM SE ESCONDER  (pois nem pingo de vergonha tem) na sua mansão no Estoril, bem perto da escola de hotelaria, com uma excelente piscina sempre aquecida, no jardim casa de bonecas para a neta, com ar condicionado (vinda de um qualquer pais nórdico),  com um casal de caseiros vindos da Colômbia expressamente para o cargo (muito útil pois não sabem uma palavra de português). A esposa actual (Xana, durante muitos anos, uma das muitas amantes que tinha, a quem oferecia carros topo de gama), esbanja em compras para ela e amigos (botas, roupas, animais - cada coisa na ordem dos 600 euritos, simples prendinhas numa tarde de ida às compras); ele oferece jantares em restaurantes in, caça no Alentejo com amigos, passeia às descaradas por Cascais e Estoril.
 
Tem um bruto empreendimento em Cabo Verde, na ilha do SAL
(O Sal é aquela ilha, onde o BPN criou umas "sucursais" e um banco mais ou menos virtual, com que se faziam umas operações de lavagem de dinheiro e fugas ao fisco, etc. etc... )
Mas viver lá, não vive!
Ao menos, se lá se escondesse, era porque lhe restava alguma vergonha...
Sei o que digo; não é notícia de net. É conhecimento de causa - testemunhado.
MAIS UMAS DICAS:

0 - Tem um processo de investigação em curso,
1 - Negou coisas que o seu chefe disse,
2 - Esteve muito ligado a um grande partido,

3 - Sabe fazer umas cantarolas,
4 - Também sabe jogar golfe,
5 - Desde há uns meses nunca mais se ouviu falar dele
· De quem falamos ????

(...ver resposta abaixo ...)
Dias Loureiro!... ILUSTRE COMPADRE DE CAVACO SILVA,
CUJA FILHA SE CASOU COM UM FILHO DELE

Há trinta anos, um advogadozeco "pé rapado", em Coimbra, a viver actualmente à grande e à fartazana,
à custa da impunidade que grassa neste Portugal.

É o dono do maior Resort Turístico da Ilha do Sal...
Alguém dá por ele na nossa imprensa?
O que nos leva a pensar tal esquecimento..?

Como vêem é fácil fazer esquecer um roubo superior a mais de 5 mil milhões de euros, quando se tem amigos bens instalados.
______________________________
       
Vai passando para os esquecidos
se irem lembrando!...
Posted: 12 Oct 2012 05:14 AM PDT

Fonte

Lei aprovada no mês passado exige o consentimento dos pais para ritual com a boca

NOVA YORK — Um grupo de judeus ortodoxos processou o estado de Nova York nesta quinta-feira por uma nova lei que exige o consentimento dos pais para um ritual de circuncisão em que o circuncidador usa a boca para tirar sangue do pênis do bebê. O processo, aberto na Corte Distrital dos EUA, afirma que a regulamentação é inconstitucional e viola a liberdade religiosa, por tentar impedir um ritual judaico.

A lei, aprovada por unanimidade pelo Conselho de Saúde da cidade de Nova York no mês passado, visa a reduzir o risco de que os bebês contraiam herpes. O ritual, conhecido como metzitzah, é comum entre os 1,1 milhão de judeus ortodoxos que residem na cidade. De acordo com autoridades de saúde da cidade, pelo menos 11 meninos pegaram a doença com a realização da prática, entre 2004 e 2011. Dois deles morreram em consequência da herpes e outras dois sofreram danos cerebrais.

De acordo com a nova regra, os pais devem assinar um termo de consentimento que diz que o departamento de saúde aconselha que “a sucção oral direta não deve ser realizada”. O processo dos judeus ortodoxos afirma, no entanto, que a conclusão do tribunal de que o ritual aumenta o risco de herpes é baseada numa análise imperfeita e não é estatisticamente válida.

“Esta opinião é baseada em um estudo limitado, em suposições imprecisas e em dados insuficientes, os quais permanecem sendo ativamente debatidos dentro das comunidades médicas e científicas”.

Os autores incluem o Congresso Rabínico dos Estados Unidos e do Canadá, a Associação Internacional Bris e vários circuncisadores individuais, conhecidos como mohelim. Eles pedem que um juiz a emita uma liminar suspendendo a regulamentação.

Já o comissário de Saúde da cidade, Thomas Farley, defendeu a lei.

“A maior obrigação da cidade é proteger seus filhos, por isso, é importante que os pais conheçam os riscos associados à prática”, afirmou em um comunicado.

Posted: 16 Oct 2012 02:37 AM PDT
O Orçamento de Estado apresentado ontem mostra cortes brutais na saúde. A Xerox não vende directamente segundo o apoio a clientes, o que é falso. Algo aqui está errado…

Xerox vende 36.363 folhas por dia para o sistema de saúde de Braga

A descoberta é feita no site dos Ajustes Directos e diz respeito a um montante de 52 560,00EUR para “aquisição de resma de papel fotocópia”. Este contrato feito em 27 de Junho e com o prazo de entrega de um ano, sendo equiparado a 36.363 folhas por dia. Para a saúde. Apenas num conselho em Portugal. O contrato é omisso na quantidade e gramagem de folhas, o que no mínimo indica um contrato mal registado e com falta de informação básica.
O contrato é feito entre a Xerox Portugal – Equipamento de Escritório, Lda. E a Sub-Região Saúde de Braga

As contas são simples:
52560€ / 1.98 (preço resma) = 263545 resmas * 500 (folhas por resma) = 13.272.727 folhas / 365 dias = 36.363 folhas por dia.

Se o preço estiver mal, mesmo aumentando para um preço “normal” de mercado, continuam a ser demasiadas folhas.
O mais estranho no meio desta história foi o  Tugaleaks ter contactado  o apoio ao cliente que disse que “só vende a revendedores e fornecedores” directamente. Aparentemente o estado é excepção e desta forma podemo-nos apenas basear no preço que o Tugaleaks obteve das suas fontes.

A questão é, na era da informática e é preciso gastar cerca de 36.000 folhas por dia para um conselho ao nível da saúde?
A Computerworld avançou em Setembro que “A Xerox Portugal assinou um Memorando de Entendimento com o Governo português, envolvendo os Ministérios da Educação, da Economia e Inovação, da Ciência e Tecnologia e das Finanças. Este memorando tem por objectivo promover a literacia digital e a inovação empresarial, e procura contribuir para competitividade económica, para a empregabilidade e para o desenvolvimento da sociedade da informação.”
Aparentemente, uns meses mais cedo, existiu a venda de papel para não promover o “desenvolvimento da sociedade da informação”.




 

Clique na imagem para ampliar
Desconheço a fonte que deu origem ás afirmações nesta imagem, mas estão divulgados na internet em dezenas de sites

(Clique na imagem para ampliar)

Sendo ou não verdadeiras as medidas acima citadas, as medidas descritas em baixo, são bem reais e de fontes fidedignas: 
Exemplos de como outros países conseguem aumentar a receita sem criar novos pobres, todos os dias. Em Portugal o governo insiste em aumentar a carga fiscal mas diminui a receita, pois opta por ir sacrificando os que menos podem pagar, contribuindo para criar novos pobres, todos os dias.

França
Realizará 20 mil milhões.
Os muito ricos pagarão imposto de 75%
Haverá novos impostos para as grandes empresas e para os ricos.

Itália
As medidas são aparentemente mais eficazes, adaptadas a  níveis de maior ou menor riqueza,
Prevê arrecadar, não 1025 milhões como Passos Coelho pretendeu, mas 45 mil milhões.
- SALÁRIOS SUPERIORES A 90 MIL EUROS AO ANO, PAGARÃO MAIS 5%
- SALÁRIOS SUPERIORES A 150 MIL EUROS AO ANO, PAGARÃO MAIS 10%
- SALÁRIOS DOS PARLAMENTARES QUE GANHEM MAIS DE 150 MIL AO ANO, PAGARÃO  MAIS 20%
- REDUZIR O NÚMERO DE PARLAMENTARES
- supressão das províncias com menos de 300.000 habitantes ou 3.000 quilómetros quadrados de superfície.
- aumento do imposto sobre os rendimentos financeiros, de 12,5% para 20%
- Lei contra a evasão fiscal mais efectiva. fonte
- Monti baixa IRS a quem ganha menos de 28 mil euros! A decisão surgiu de uma forma inesperada, numa altura em que pela Europa só se ouve falar em aumento de impostos.”dn.

"França revela orçamento mais duro em 30 anos. 
O Governo francês prevê um encaixe de 20 mil milhões de euros com novos impostos focados sobretudo nas grandes empresas e nos mais ricos. Os milionários vão estar sujeitos à polémica carga fiscal de 75%.
O congelamento da despesa pública – excluindo o pagamento dos juros da dívida e de pensões – vai permitir uma poupança de 10 mil milhões de euros no próximo ano, que acresce à receita dos 20 mil milhões com os novos impostos. Além disso, Paris vai poupar mais 2,5 mil milhões de euros com a descida do limite aos gastos com a saúde para 2,7%.
Apesar disso, e tal como prometido pelo presidente François Hollande, a França foi em grande parte poupada dos cortes robustos nas despesas públicas, pensões e salários que foram impostos em outros países da zona do euro." noticiasaominuto

Os títulos na imprensa dão conta do mau governo que temos e dos maus resultados que alcança. 
 - "Segundo o relatório Fiscal Monitor, Portugal é a segunda economia do mundo com maior aumento da carga fiscal entre 2009 e 2012."   Económico
 - "Entre os seis países da União Europeia, Portugal é o único onde as medidas de austeridade exigiram um esforço financeiro aos pobres superior ao que foi pedido aos ricos, revela um estudo recente publicado pela Comissão Europeia. Na comparação com Grécia, Estónia, Irlanda, Reino Unido e Espanha, Portugal é também o País que regista um dos maiores aumentos de risco de pobreza devido às medidas de consolidação orçamental adoptadas durante a crise, ultrapassando a barreira dos 20% da população em risco." RTP
- "O pico de mortes em Portugal está relacionado com o programa de austeridade. O SNS foi forçado a cortes radicais desde que começaram a executar o plano de resgate do FMI em Maio, os efeitos começaram a sentir-se."(The Guardian)
- Vítor Gaspar admite "enorme aumento" de impostos. Governo aumenta em média 34,6% com sobretaxa de 4%.rtp
- Portugal é o país da União Europeia, com excepção da Letónia e Lituânia, a ter maiores desigualdades na distribuição dos rendimentos das famílias. Fonte
- Portugal entre os países que possui a mais pesada carga fiscal para a classe média. Fonte

Eis o resultado da operação irresponsável, de quem anda no governo a fazer estágios e experiências.
"O défice orçamental do subsector Estado situou-se nos 798,6 milhões de euros em Fevereiro, mais 191% do que no mesmo mês de 2011. ( continuamos a afundar) esta subida do défice deveu-se sobretudo à quebra da receita efectiva, que desceu 4,3%, e à subida da despesa efectiva em 3,5%." (3,5 equivale a 7 mil milhões de euros, entre Janeiro e Fevereiro desde ano.) Como é que o estado gastou mais 7 mil milhões em 2 meses quando afirma que se fartou de cortar?? Fonte
  • IRC desceu 46% 
  • Imposto sobre veículos desceu 44,6%
  • impostos indirectos, que sofreu uma queda de 9%
  • IVA desceu em 1,1% 
  • apenas as receitas com o IRS subiram 0,3% (os de sempre, que não tem hipóteses de fuga ao fisco) Fonte
Mas afinal não foi apenas o governo português, que andou a fazer experiências.... ? FMI reconhece erro de cálculo.
"No relatório semestral sobre o estado da economia mundial tornado público ontem à noite, o FMI reconhece que as medidas de contenção orçamental aplicadas em vários países em todo o Globo estão a ter, nos últimos anos, um impacto negativo na economia muito maior do que aquilo que os modelos que estão a ser utilizados previam. Entre as vítimas destes erros de cálculo estão os países que, na Europa, têm vindo, ainda sem sucesso, a apostar em políticas de forte austeridade para resolver os seus problemas orçamentais, como a Grécia e Portugal.

Numa caixa intitulada "Estaremos a subestimar os multiplicadores orçamentais de curto prazo?", os responsáveis do Fundo tentam perceber porque é que as suas previsões (e também as de outras instituições) para a evolução das economias têm vindo a falhar durante esta crise.
E a conclusão a que chegam é impressionante. Enquanto que nos modelos de projecção usados, se estimava que, por cada euro de cortes de despesa pública ou de agravamento de impostos se perdia 0,5 euros no PIB, a realidade mostrava que esse impacto (os chamados multiplicadores) é muito maior. Afinal, desde que começou a Grande Recessão, em 2008, o que os dados económicos mostram é que por cada euro de austeridade, o PIB está a perder um valor que se situa no intervalo entre 0,9 e 1,7 eurospublico

E note-se que as alternativas não deveriam passar apenas, por tentar aumentar abusivamente a carga fiscal do povo. Ainda existe a alternativa de cortar as despesas gordurosas dos políticos e amigos, que invalidam todos os sacrifícios exigidos ao povo, que já não conseguem sustentar tantos assaltos aos impostos.







Terça-feira, 16 de Outubro de 2012

OE 2013 – Massacre indigno de Abril


Aí está o monstruoso e criminoso Orçamento de Estado para 2013! Diz o PCP que é «Indigno do 25 de Abril». Dizem Os Verdes que é um «verdadeiro massacre às famílias». Diz o BE que é o «maior ataque jamais feito por um Governo ao país na História da democracia». Todas as críticas são justas! Toda a resistência é urgente!
Já muito se escreveu e disse sobre o que este crime significa. Em número de trabalhadores sem trabalho, atirados para o desespero. Em número de trabalhadores com trabalho, empurrados para a pobreza. Em número de doentes sem acesso a cuidados de saúde. Em número de jovens sem futuro. Em micro, pequenos e médios empresários, condenados à falência. Uma economia moribunda. A emigração dos mais aptos.

Gaspar, o demagogo barato e insolente, lerdo lacaio da troika, diz que «Recusar este orçamento é recusar o programa de ajustamento negociado com a troika». Por mim... vou nessa!!!
Estando tudo, ou quase tudo dito e escrito, fica esta imagem de um “governo” de fanáticos que, qual bando de criminosos encurralados, em vez de renderem perante os resultados catastróficos dos seus crimes, resolvem adoptar a estratégia desesperada da “fuga para a frente”, o que, como se sabe, sobretudo envolvendo gangsters em desespero, resulta em verdadeiros “banhos de sangue”.
Não deixarão de ser julgados pela História... embora eu preferisse vê-los julgados já... e por qualquer coisa muito mais imediata e concreta do que apenas a História!


HOJE às 09:38

Vítor Gaspar pôs o lugar à disposição, mas Passos travou

O ministro das Finanças falou nos últimos dias com o primeiro-ministro e pôs o lugar à disposição antes da conferência de imprensa em que apresentou as linhas gerais do Orçamento do Estado para 2013, na segunda-feira, apurou o jornal i junto de fonte próxima de Vítor Gaspar