quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Portugal não está a ser resgatado, mas sim explorado


O caviar intragável

por João Pinto Bastos, em 29.01.14

Pois é, parece que à esquerda não há, efectivamente, nada de novo debaixo do sol.O Bloco, fazendo jus à sua tradição de parlapatice enfatuada, vai-se esfumando progressivamente, levando, nessa espiral destrutiva, os pouquíssimos rostos mediaticamente apelativos que ainda restavam nas caves bolorentas da Almirante Reis. A coisa tem uma história e genealogia próprias, que, para abreviar o possível cansaço dos leitores com as tranquibérnias do esquerdismo caviar, se resume no facto de a tradição política da extrema-esquerda ter no seu âmago constitutivo o dissídio e o confronto intestinos. Nada que, em boa verdade, surpreenda os espectadores mais cautos das guerras civis da esquerda portuguesa. Aliás, se há ilação que se pode retirar da imensa confusão em que caiu o Bloco de Esquerda é que o aggiornamento das esquerdas portuguesas, sob este regime, e com estes protagonistas políticos, é, ao cabo, uma autêntica miragem. Passada uma década e meia, o Bloco implode sem que, ao menos, tenha logrado europeizar, política e intelectualmente, um sistema político configurado às arrecuas. Mas, no fundo, o que tem de ser tem sempre muita força, e, neste caso, a força reside inapelavelmente do lado dos que desejam, sem desprimor para Schumpeter, a destruição pouco criativa da civilidade inerente ao bom trato da coisa pública. O problema é que, com esta implosão, a governabilidade futura do país ficará, em grande medida, superiormente limitada. Mais: pensar numa esquerda que governe unida, carregando solidariamente as dores da governação, é, para todos os efeitos, uma ilusão que doravante, atenta a crise presente, importa não alimentar. Tudo leva a crer, portanto, que serão os portugueses a pagar, mais uma vez, a factura desta romaria festiva, pela singela razão de que não será de todo possível regenerar a República sem uma extrema-esquerda que entre no arco da governabilidade, desobstruindo, com essa abertura, o imobilismo político crismado pelo PREC. Foi isto que, com muita bufonaria política à mistura, o séquito de Louçã diligentemente legou aos seus compatriotas.
TRAGEDIA DO MECO

Oposição brasileira pede investigação sobre gastos de Dilma em Lisboa

Comitiva instalou-se nos hotéis Ritz e Tivoli, com gastos de cerca de 21 mil euros

Por: Redacção / CP    |   2014-01-28 22:03
O principal partido de oposição ao governo de Dilma Rousseff no Brasil, o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), pediu esta terça-feira que as autoridades investiguem os gastos da presidente em Lisboa no último sábado.

O avião oficial de Rousseff fez uma escala em Portugal no trajeto entre Zurique, onde participou no Fórum Económico Mundial, e Havana, onde se realiza a cimeira da Comunidade dos Estados Caribenhos e Latino-Americanos e onde se encontrou com Fidel Castro.
SIRESPE


Doenças respiratórias mataram 50 portugueses por dia em 2012


28 de Janeiro, 2014
As doenças do foro respiratório foram responsáveis pela morte de 50 portugueses por dia, em 2012, um aumento de 17 por cento em relação ao ano anterior, segundo o relatório do Observatório Nacional das Doenças Respiratórias (ONDR).
«Não é possível forçar as equipas a comparecerem no túnel à hora combinada» - Mário Figueiredo
Mário Figueiredo (foto ASF)

Sem dinheiro e com credores? "SOS Famílias Endividadas" pode ajudar

Esta quarta-feira é apresentada uma nova rede de apoio a famílias em dificuldades. O objectivo da Confederação Nacional de Associações de Famílias é criar mecanismos para evitar a perda de bens e encontrar soluções.

Tomar dá tolerância de ponto para compensar cortes salariais


Funcionários ganham dia de folga. É uma forma de "repor alguma justiça", diz presidente da câmara

Redação Lux em 2014-01-29 09:51
Agentes britânicos em Portugal devido ao caso «Maddie»
Investigadores da polícia britânica que investigam o desaparecimento de Madeleine McCann de um aldeamento na Praia da Luz, Algarve, estão em Portugal, onde reúnem com agentes portugueses sobre a possibilidade de detenção de três suspeitos, refere hoje a imprensa britânica.