segunda-feira, 23 de julho de 2012

ONDE MORAM OS GUARDIÕES DA....CONSTITUIÇÃO?


Salazar o "Estadista"





SALAZAR... RESPOSTA A RICARDO ARAUJO PEREIRA

Exmo. Senhor Ricardo Pereira,

Li ontem, com toda a atenção, o artigo que escreveu na última edição da "Visão". Versa o excelso artigo produzido sobre o tema que agora está na moda: Quais os Portugueses que mais se evidenciaram ao longo da nossa história. Ensaia V. Exa. ao longo do mesmo artigo um conjunto de afirmações sobre Oliveira Salazar: Começa por afirmar a sua admiração pela sua inclusão na famosa "Lista", compara-o a Adolfo Hitler e termina, afirmando, que se Salazar ganhasse o concurso seria a primeira vez que teria ganho umas eleições democraticamente.

Perante o estilo leviano do artigo e a piadinha fácil, não me surpreende a comparação com A. Hitler. Surpreende-me, isso sim, que se tenha esquecido do óbvio. O tal Adolfo foi eleito democraticamente na Alemanha. E democraticamente eleito conquistou quase toda a Europa e democraticamente eleito ordenou o holocausto. Numa guerra onde morreram milhões e milhões de Europeus. Conclusão óbvia: As eleições, mesmo as "democráticas" valem o que valem. Nesta guerra não morreram Portugueses em combate.

Sabe o Exmo. Senhor a quem deve tal feito: Pois é! Ao tal que não foi democraticamente eleito.

· Sabe o Exmo. Senhor os esforços diplomáticos que foram feitos para evitar a entrada de Portugal na Guerra?

· Sabe quem gizou diariamente a estratégia? Sabe os riscos que corremos? As pressões que sofremos?

· Estimará quantos mortos morreriam se tivéssemos entrado briosamente no conflito? Muitos de nós hoje não estariamos cá, pois os nossos pais ou avós teriam certamente tombado em combate!

· Sabe o estado em que Salazar herdou o país após a espantosa 1ª República, que é tanto admirada pela família Soares? Eleita democraticamente claro está!

· Sabe a que estado de miséria chegou o povo que em 1928 abominava os partidos políticos, os quais os considerava os criminosos responsáveis pelo estado de ruína a que o país se encontrava.

· Sabe quem delineou, pela primeira vez, a viragem para a actual U.E.?

Pois é: O tal que não foi democraticamente eleito. Vá verificar, caro amigo. Leia. Sabe quem nunca fez obra? O que mandou construir a Ponte sobre o Tejo, a barragem de Castelo de Bode, o Aeroporto da Portela. Sabe quem nunca abandonou 1 milhão de Portugueses nas ex-colónias à sua sorte/morte? Pois é, pois é. Fácil foi fazer como se fez a seguir ao 25 de Abril. Fugir é sempre fácil. Além de ser próprio dos fracos. Sabe quem morreu na miséria, tendo servido a causa pública sem receber uma atenção, uma recompensa, um prémio, uma benesse, uma jóia, um diamante? Sabe quem foi íntegro no exercício do poder? Pois é, pois é. Se V. Exa. tem dúvida que Salazar ganharia todas as eleições durante o período que esteve no poder, está muitíssimo mal informado. Leia. Estude sobre a época. Que era alérgico a elas. Sem dúvida. E com razão, a meu ver. Estude a 1ª República. Os governos que se sucederam. O desgoverno que se atingiu. Vem daí a alergia. E quanto à censura: Pois. E a informação que temos hoje? Eu prefiro a censura. Evitaria ter de ler, por exemplo, o que tão infantilmente escreveu. Numa palavra: Não escreva sobre o que não sabe. E ainda tem uma surpresa. Num país infestado pela corrupção, pela mediocridade e pela ambição desmedida pelo poder na busca da corrupção, eu voto no Salazar. E não serei o único. Garanto-lhe.

Cumprimentos do,

Pedro Mota

PS: Não tenho 100 anos. Tenho 43. Não vivi no tempo da "maldita" Ditadura. Ao invés, li e estudei muito sobre ela. Não me atrevo a sugerir tal. A ignorância neste país é desmedida. Não fuja, pois, à regra


A partir de Paris, Sócrates continua aumentar a dívida pública portuguesa.


TEM SEGURO AUTOMOVEL??? VERIFIQUE O RECIBO, POIS ESTES RECIBOS TAMBEM TEM ALCAVALAS COMO A EDP......ALCAVALA PARA PGA....ALCAVALA INEM..MAIS O RESPECTIVO SELO ETC.

VERIFIQUE COMO SE É ROUBADO, LEGALMENTE





VER TELEVISÃO é um suicídio cultural, ético, moral e espiritual

MIGUEL RELVAS: "TURBOLICENCIATURA"


Por maioria de razão seria normal que a turbolicenciatura de Miguel Relvas não incomodasse por aí além os portugueses. O facto de a licenciatura de Miguel Relvas ter sido obtida da maneira que já todos conhecemos, e que nem vale a pena adjectivar, faz dele pior ministro? Claro que não. Mas acontece que esta questão incomoda e muito os portugueses. Se não fosse assim, porque diabo assistiríamos a um autêntico levantamento popular contra Relvas como o que está a acontecer?
Pedro Marques Lopes Diário de Notícias



Portugal tem a menor carga fiscal da Europa.... para os ricos... mas a mais pesada, para os pobres?

Posted: 18 Jul 2012 02:16 AM PDT

Este é um gráfico que irá surpreender muitos. Mas, de facto, Portugal é dos países da UE com menor carga fiscal em relação ao PIB.
Como pode ser, perguntarão indignados os que já não podem suportar tantos impostos que pagam? E a propaganda (comunicação) social dos grandes interesses serve-se habilmente desse justo sentimento, fazendo os portugueses acreditar que são uns sortudos.
Mas o problema e o azar dos portugueses é a famigerada injustiça fiscal, os benefícios (ajudas) fiscais concedidos a alguns, a fuga ao fisco e os rendimentos e movimentos de capital isentos ou pagando pouco de imposto.
A realidade é essa, os mais ricos, os que podem, pouco ou nada pagam. Essa é, aliás, uma das razões de fundo das dificuldades financeiras do Estado. Enquanto os da classe média e os pobres, pagam muito mais do que deviam e podem.
Repara-se, por exemplo, nos países nórdicos, onde a carga fiscal no PIB é maior, porque a injustiça fiscal é menor, os ricos pagam muito mais do que os de cá. E são países muito mais desenvolvidos e justos que o nosso.
Ou seja a nossa carga fiscal parece ser a mais leve mas essa aparência falsa é provocada pelo favorecimento que se dá aos mais ricos e pela sobrecarga nos mais pobres.
Na totalidade parece que somos favorecidos, mas analisando de perto, somos sobrecarregados para compensar a protecção aos ricos.
Com a agravante de que em Portugal pagam-se duas vezes impostos, pois os serviços sociais cobram sempre que recorremos a eles.. Pagamos impostos e taxas, etc.
Mas as últimas medidas do governo provam que ele insiste em sacrificar os mais pobres...
Portugal o mais tirano dos governos. Sacrifica os pobres para poupar os ricos. O resultado é este, destrói a galinha dos ovos de ouro e mata o estado à fome.

Não há novidade nenhuma em admitir que quando se fala de verbas avultadas a serem enviadas todos os anos para Offshores estamos perante fugas massivas ao fisco. A recuperação destas verbas para a economia formal permitiria – por exemplo – ter um orçamento tem défice zero. Assim, quando o Fisco anuncia que vai chamar cerca de 600 contribuintes cujos Bancos reportaram terem transferido grandes quantias para Paraísos Fiscais e que não deveriam ter gerado tais montantes segundo as suas declarações de rendimentos estamos perante uma situação grave. Trata-se obviamente de gente muito abastada e 600 nomes representam certamente uma boa percentagem de todas as famílias “ricas” de Portugal. Tal fenómeno explica porque é que os Ricos conseguem atravessar todas as crises de forma quase imperturbável: porque arrastam a maior parte das suas fortunas na economia subterrânea.
O grande mal não está, contudo, na imoralidade dos Ricos, mas na existência de Offshores. Haverá sempre ricos imorais, mas terá sempre que haver Leis e países que toleram Offshores que servem sempre para lavagens de dinheiros da droga, do crime e do terrorismo e para que os mais ricos se furtem aos seus deveres sociais e comunitários?Fonte:http://dn.sapo.

Fugas ao fisco
Os rendimentos de capital têm uma vantagem. Como a lei só estipula um englobamento facultativo desses rendimentos, poucos são os contribuintes que optam por isso. E assim conseguem - através de "planeamento fiscal agressivo" - atenuar ou anular as taxas mais reduzidas.

Dividendos

Os dividendos recebidos por contribuintes nacionais podem ser transformados ,em dividendos de uma sociedade sediada na Holanda ou outro país em que estejam isentos. O seu beneficiário só tem de depositá-los numa praça fiscalmente mais "rentável". Presentemente, dado já existirem acordos de troca de informação, passou a ser desvantajoso depositar em "paraísos fiscais". Caso não consigam mascarar essa transferência numa operação comercial, arriscam-se a ficar sujeitos a uma taxa autónoma de 35 por cento.

Heranças (imóveis e contas bancárias)

As heranças podem ser um caso complicado. Com os imóveis, é comum "parqueá-los" numa sociedade e o herdeiro recebe as quotas de uma sociedade. Como, em geral, o valor das quotas não segue o valor real do imóvel, mesmo que se tribute o valor das quotas, escapa-se à tributação do imóvel. Caso o bem a herdar sejam contas bancárias, o mais usado é a co-titularidade dessas contas. Os empréstimos dos sócios às sociedades (suprimentos) podem esquivar-se. Como a lei geral tributária fixa que os suprimentos são necessariamente remunerados (sendo os juros tributados), a "técnica" é considerar esse suprimento como "prestação suplementar" que pode não ser remunerada.

Mais valias mobiliárias

As mais-valias mobiliárias passaram a ser tributadas desde 2010, mas o que se tributa é apenas um saldo entre mais e menos-valias. Até uma operação denominada short-seling - operação de um dia para outro, com taxas de juro elevadas, eminentemente especulativas - pode ficar isenta.
Basta que se encontrem menos-valias que a compensem. Ou então reinvestir as mais-valias em fundos de investimentos ou de pensões cuja posse e rendimentos de unidades de participação continuam isentos. fonte

Artigo de Paulo Morais que retrata Portugal e os que nos desgovernam.

Posted: 21 Jul 2012 01:10 AM PDT

Portugal...que futuro?
"Os portugueses sentem-se perdidos. Desiludidos com Passos Coelho, não vêem na oposição uma alternativa credível e de Cavaco Silva já não esperam qualquer solução. Ao fim de um ano de mandato, Passos vive dias difíceis. Tem contra si a opinião pública, por causa das promessas não cumpridas. Depois de se ter comprometido a não baixar os salários e a não aumentar os impostos, fez exactamente o contrário e conta agora com o divórcio da maioria dos portugueses.
Ainda por cima, a população não entende a razão de ser destes sacrifícios. Em primeiro lugar, porque eles não são igualmente repartidos. A Banca mantém os seus privilégios, as rendas pagas à EDP ou nas parcerias público-privadas não param de crescer. E, além do mais, nem sequer as contas públicas se reequilibram, pois, apesar do aumento de impostos, a colecta reduz-se, o ministro das Finanças não cessa de errar nas suas previsões. É o descalabro das contas públicas. Dentro do seu governo, é chamuscado pelo escândalo Relvas. Não conta com a solidariedade do seu parceiro de coligação, o PP (Paulo Portas), cujo principal objectivo é fazer campanha por si e pelos seus ministros. A deslealdade é, aliás, uma marca histórica no PP, vem de longe.
Num País sem governo e sem oposição, já nem o Presidente tranquiliza os portugueses. Descredibilizado pela gaffe da sua "modesta" reforma, Cavaco arrastar-se-á até ao fim do mandato, vaiado nas ruas. Resta-lhe o papel de comentador da actualidade. Mas essa função Marcelo desempenha melhor. Com o desemprego a atingir uma dimensão perigosa, na ordem dos quinze por cento, as famílias em dificuldades económicas, as empresas descapitalizadas e a classe política completamente descredibilizada – é o futuro que está posto em causa." Fonte




O CARTÃO DE MIGUEL RELVAS

E O DE...DUARTE LIMA

António Mexia: de Ministro à EDP com salário milionário

Posted: 22 Jul 2012 01:40 PM PDT

António Mexia é mais bem pago que o falecido Steve Jobs. É um boy ex-governo de Santa Lopes que após ser Ministro foi para a EDP como gestor. Mais um caso de tachos.

António Mexia: de Ministro à EDP com salário milionário

O documentário Donos de Portugal já avisava que vários políticos após saírem do governo se estabelecem em privados ou em empresas do estado. É o caso de António Mexia, com 55 anos, licenciado em economia.
Após estar no Governo de Santana Lopes que terminou com a Assembleia da República dissolvida ponto antes do dia de Natal de 2004, passaram poucos meses até que em 2005 entrou para a EDP.

Actualmente, António Mexia ganha mais do que o falecido Steve Jobs na Apple, com a diferença de que este ganhava 1 dólar e Mexia é, no mínimo, ganancioso. Ganha mais de 600 mil euros anuais e pode ganhar até 4.2 milhões. É um dos mais bem pagos do PSI-20.

Segundo declarações de Alberto de Castro da comissão de vencimentos da EDP a 16 de Março ao Jornal i, “as linhas fundamentais da política de remunerações não serão substanciais”. Pode ainda receber mais com prémios variáveis, segundo o CM.

A EDP é das empresas que mais reclamações tem, também por ser a única com infra-estruturas a operar em Portugal. Embora o mercado hoje em dia esteja liberalizado, as empresas que fazem a liberalização usam infra-estruturas da EDP.

Segundo o Portal das Queixas, um website dedicado a recolher queixas de várias empresas, existem várias queixas, em cerca de duas páginas. A última parceria com o Continente, que de transparente não tem nada, continua a deitar por terra qualquer forma de melhoria da qualidade dos consumidores.

Afirmam alguns utilizadores do Tugaleaks que a EDP é a “multinacional chinesa” é “chupista”. Mais informações e opiniões podem ser encontradas no nosso Facebook.

No entanto, isso não impede os ordenados milionários dos seus gestores ex-políticos.